1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Mal que permanece

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elendil, 5 Set 2008.

  1. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Sempre me questionei sobre que rumos tomou a Terra-média durante a Quarta Era. Os símbolos do poder maligno de Sauron, como Dol-guldur, Mordor, Minas Morgul ficaram todas desabitadas? E a Floresta das Trevas, Thranduil ainda reinava ao norte ou partiu junto com os elfos de Lórien no final da Terceira Era?

    Li em algum lugar, certa vez, que uma Sombra e medo tomaram conta dessa região, e que poucos se aventuravam pela floresta. Que Sombra era essa, já que Sauron fora destruído e seu exército de criaturas fora desmantelado? Que Mal era esse que havia sobrevivido a Sauron e que ainda contaminava certos lugares da Terra-média?
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Daewen

    Daewen Elener

    O que eu li foi sobre um cara chamando Herumor, que teria se tornado o Senhor do Escuro na Quarta Era, já no reinado de Eldarion. Agora não lembro o nome do texto que li.
    Aqui tem o que a Enciclopedia fala dele.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sobre a Quarta Era:
    "Nesta época a Sombra voltou a surgir. O Rei Eldarion começava a ter problemas com a integridade de seu reino e hordas de Orcs voltavam a agir em todos os lugares. Em Umbar rumores dos seguidores ainda leais a Sauron corriam por todos os lugares. Um nome surgiu das trevas: Herumor. "

    Ah achei aqui o link...

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 5 Set 2008
  3. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

  4. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Na verdade a floresta foi regenerada, recebendo o nome de Floresta Verde (Eryn Lasgalen). E Celeborn passou a governar a parte sul da floresta, que se tornou Lórien Oriental.
    Isso me faz crer que o mal de Dol Guldur foi, de certa forma, esquecido ou reparado. No entanto lugares como Mordor com certeza demorariam muitos e muitos anos para serem reabitados, e mesmo assim acho que as regiões mais próximas de Barad Dûr nunca serviriam de abrigo a ninguém dos Povos Livres.
     
  5. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Dol Guldur foi destruída por Celeborn e Galadriel, quando os seus exércitos se juntaram com os the Thandruil;
    Mordor ficou totalmente destruída, a torre de Barad Dur e a Porta Negra caíram, os terrenos em volta de Nurn foram entregues aos escravos que foram libertados pelo Rei Elessar;
    Minas Morgul foi destruída pelos Homens de Gondor;
    Durante o início da quarta era, o sul da Floresta das Folhas Verdes, como passou a ser chamada a Floresta Tenebrosa, passou a ser Lórien Oriental e o resto juntou-se ao reino da Floresta, mas, eventualmente, todos os elfos foram para o Ocidente;

    Quanto às histórias sobre o reinado do Rei Eldarion, não passaram de um esboço, quase, de uma história que Tolkien pensou em escrever, mas não achou que a maldade existente entre os homens fosse motivo suficiente para criar outra história... (não me lembro onde li isto... XD)

    Espero que tenha ajudado...
     
  6. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    Sim, sim!!! Tudo que me chegar sobre a questão será de ajuda!!!!

    Agradeço os link também, material interessante!!!
     
  7. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    É dito nos apêncides do Retorno do Rei que Dol Guldur foi sitiada, e Galadriel derrubou suas muralhas, e pôs a descoberto suas cavidades. Tomo isso como prova de que a fortaleza foi destruída. Minas Morgul ficou por muito tempo desabitada, até que todo o mal que residia lá fosse eliminado, e acho que Barad-dûr caiu mesmo. Agora sobre esse Herumor, nada sei.
     
  8. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Então são dois, meu caro Irmão Luis!! Passarei a acompanhar esse tópico. Pergunta interessante essa, Eädsohn.:clap:

    E também, agradeço aos amigos pelos links. Muito bons!!:joinha:
     
  9. Deriel

    Deriel Administrador

  10. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    é possivel especular, entretanto, que Herumor e/ou seu irmão Fuinur podem ser nazgûl tornados porque três deles são citados como 'grandes senhores da raça de Númenor'.

    Isso está correto? Para mim os nazgûl seguiram o destino pós-morte comum dos homens após a destruição do anel, isto é, foram para Mandos.

    Eu li alguma vez que esse tal vilão da Quarta Era poderia ser o Boca de Sauron, ou que talvez seja um dos magos azuis, mas creio que tudo é especulação.
     
    Última edição: 6 Set 2008
  11. Deriel

    Deriel Administrador

    É isso que eu estava "trabalhando" agora. Não tem como ser Nazgûl pois este perderam todo o poder, que era derivado dos Nove, com a destruição do Um
     
  12. Elendil

    Elendil Equipe Valinor

    é possivel especular, entretanto, que Herumor e/ou seu irmão Fuinur podem ser nazgûl tornados porque três deles são citados como 'grandes senhores da raça de Númenor'.


    Especular? Tolkien deixa pistas sobre esses dois misteriosos personagens? Se sim, onde?
     
  13. Tarik Khalil

    Tarik Khalil Usuário

    Bom, não tem palavra melhor do que especular para a maioria das coisas que fazemos nesse fórum Eädsohn.

    Boca de Sauron seria a hipótese de ser mais poderoso. Mas a sombra poderia se tratar de muita coisa... provavelmente algo mais fraco.
     
  14. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Eu não acredito na possibilidade de Herumor ser nazgûl - pelos motivos já apresentados pelos colegas - e menos ainda da raça dos homens. O desaparecimento dos magos azuis me faz pensar em um "ressurgimento" deles na 4ª Era, até porque não existia mais Sauron para dominar a tudo e a todos. Este, então, era o momento para a atuação destes magos misteriosos.
    E, claro, mais uma vez os homens se submeteram e se encantaram aos poderes mágicos de criaturas enigmáticas e raramente confiáveis.
     
  15. Elendil

    Elendil Equipe Valinor


    Essa Sombra seria algo mais fraco ou mais sutíl? O que quero dizer é, apesar do banimento de Melkor-Morgoth e de seu servo, Sauron, a "mácula" deixada pelo primeiro e muito utilizada pelo segundo, ou seja, a maldade, medo e desejo de destruir, ainda permanecesse em Arda mesmo depois do desmantelamento das forças escuras no fim da Terceira Era. O que residiu (ou resistiu) a partir da Quarta Era foi essa "mácula" ou "veneno" que Melkor deixou para "contaminar" Arda. Poderiamos chamar de "a herança de Melkor"?
    Pelo menos, até agora foi por esse caminho que comecei a ver as coisas. Estou viajando muito? Mesmo porque, no geral é só especulação mesmo, como disse Tarik Khalil.:D
     
  16. Glaunir

    Glaunir Usuário

    "A herança de Melkor". Poxa, gostei do termo!
    Mas, acho que você está certo. Afinal de contas, Morgoth auxiliou na construção de Arda e bem, ele ajudou significativamente a produzir lá as suas máculas, por assim dizer.
    Mas, o ponto ao qual quero atribuir maior destaque, é o seguinte: independente do quão grande tenha sido a participação de Melkor na Nova Sombra, a história do comportamento dos homens se faz pelos condicionamentos do passado e a repercussão que isso tem de forma mais imediata em um futuro próximo. Skinner, psicólogo norte-americano, destaca que a história da humanidade se faz pelo desejo de se obter consequências vantajosas para si mesmo. Assim, a subida de Eldarion ao poder, desfavoreceu significativamente outros grupos que não partilhavam de suas idéias e até mesmo do rei Elessar - dessa forma, uma cicatriz da Guerra do Anel e claro, do Mal instalado desde Morgoth.
    A questão é: não existe uma Sombra de determinados homens. O que o profº Tolkien tenta mostrar é que houve uma Sombra que começou a tomar conta dos homens e a desconhecida identidade desta SOmbra vem a nos revelar que todos e cada um a possuem. Podemos co-relacionar essa cosmovisão do profº com o nosso mundo atual: relaçoes interpessoais esvaziadas de sentimento, descuido ao meio ambiente e ambição extremada pela riqueza.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  17. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    A história não tem fim. Mesmo que Gondor se tornar uma espécie de "Império Romano" e conquistar o mundo todo, um dia esse poder cessaria e Gondor se transformaria em vários reinos menores como aconteceu na história real.

    Se o professor estivesse entre nós tenho certeza que teríamos grandes histórias sobre a quarta era para ler...
     
  18. Glaunir

    Glaunir Usuário

    Não só da Quarta Era, mas uma continuidade sem fim. Eu jamais me cansaria de ler mais e mais novas histórias do professor Tolkien!
     
  19. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Certeza! Eu disse em outro tópico que se pudesse colocar uma agulha na nuca e viver para sempre na Terra-Média eu não hesitaria!

    Pouco nerd o garoto?
     
  20. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Sim, qualquer um de nós gostaríamos de poder continuar a ler outras histórias do professor, ou melhor ainda, vive-las, mas se todas as histórias tivessem infinitas continuações talvez não estaríamos aqui debatendo sobre um futuro incerto de uma antiga Terra-Média.
     

Compartilhar