1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O mais velho ou algum erro

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Relghal, 8 Mar 2002.

1. Relghal

Relghal Usuário

Então, aqui vai uma das minhas dúvidas sobre Sda e até penso que possa ser um erro do Tolkien.Quando acaba Sda se diz que Bilbo tinha ultrapassado o velho Tuk e se tornado o mais velho dos hobbits, já que este era o mais velho dos hobbits.Mas Gollum era um hobbit e viveu muito mais que o Bilbo... Será que Tolkien esqueceu do Gollum ???

Lembrando que :

- Os hobbits do Condado pensaram que Bilbo tinha morrido quando se afogou no água.111 anos
    - As pessoas que sabiam que o Bilbo não tinha morrido, tinham conhecimento de Gollum e que este era um hobbit
    - Os dois mantiveram o anel e mesmo que Bilbo não o tivesse encontrado e usado Gollum continuaria mais velho.

Será um erro ??????

" Não contavam com a minha astúcia "

2. Largo Cavafundo

Largo Cavafundo Usuário

Acho q o Gollum nao conta como um hobbit, pois a transformacao dele foi mto mais intensa do q a do Bilbo, tanto q nao se diria q ele eh um hobbit so d ve-lo...

Kuilëandan Caltincoglosion!

MULHERES, PARTICIPEM DO CONCURSO "Women Will rule the World" DA SdB

3. Avatar_theOld

Quando o Bilbo se afogou? Não lembro disso. Tá no primeiro livro?

E o Gollum não conta, porque ele só tá tão velho por causa do anel. Nem fufu que ele alcançaria 500 anos sem o anelzito dele. O Bilbo ficou com o anel, e tava jovem enquanto isso. Só que depois que ele se desfez do coisinho, envelheceu de uma vez tudo que tinha deixado de envelhecer e começou a envelhecer normalmente, como se nunca o tivesse encontrado.

[Clube da Insônia]
    [Clube da amizade]

4. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

Naum acho quo o gullum pode ser considerado um hobbit assim como os nazgul naum podem ser considerados humanos. O gollum era mais uma criatura criada pelo anel do que qualquer outra coisa. Inclusive todos no livro se referem a ele como alguem que ja FOI um hobbit

5. KADU

KADU Estão vendo esta caneta?

O registro do condado era feito por hobbits(dãããrrr) e eles tinham muitos motivos pra nao considerar Gollum em suas estatísticas.

6. Skywalker

Skywalker Great Old One

A grande questão que deve ser levantada é: Será que Bilbo teria chegado aos 111 anos se não fosse possuidor do Anel? Provavelmente não, o que nos obriga a considerar o Gollum como hobbit, já que ambos sofreram efeitos do Um (este bem mais que aquele), o que me leva à duas conclusÕes

1. Tolkien não imaginava Gollum como Hobbit desde o início da obra (posso estar errado em relação à isso. Ainda não acabei de ler o Letters...)

2. O Sméagol não habitava o Condado. Talvez esse "ranking" só seja válido para aqueles que habitavam a região.

Mas o mais certo é que o fato de o Gollum ser ou não considerado Hobbit (nesse caso específico) está diretamente ligado à existência ou não de asas no Balrog e da natureza de Tom Bombadil....

No! I ll never turn to the dark side!
    I m a Jedi, like my father before me!

7. Turambar_theOld

Turambar_theOld Usuário

Se eu naum me engano o Gollum eh de um raça q presede os Hobbits tanto eh pq o amigo dele quando acho o anel foi mergulhando num riu e ele e Seagol iaum juntos mergulhar as vezes ............ mas os Hobbits naum mergulhaum assim como os pais de frodo q morreraum afogados e Sam q quase quase TB naum foi????

8. Avatar_theOld

O Bilbo teria chegado a essa idade com ou sem o anel. Como eu falei, depois que ele se livrou do anel, envelheceu tudo o que tinha que envelhecer, e depois foi ficando mais velho aos poucos. Achoq ue de qualquer modo, ele teria chegado a essa idade.

[Clube da Insônia]
    [Clube da amizade]

9. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

alguns tipos de hobbits nadam. Se naum me engano o cla do merri o faz.

10. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Eu acho que se o Gollum não poderia mais ser considerado um hobbit, o Bilbo, pelo menos, "roubou". Ele passou 60 anos com o Anel e menos de 20 sem ele, por isso eu concordo em parte com o Legolas. Acho que o Bilbo envelheceu rápido quando deu o Anel (vai ter gente pensando besteira...) pro Frodo, mas era tempo suficiente pro Anel já ter causado um efeito razoável nele. Não acho que viveria tanto sem o Anel.
    Já quanto a "competição do mais velho hobbit", as pessoas do Condado não sabiam do Anel, então o Bilbo ganhou, segundo eles.

"Viva as pulgas francesas!"

11. KADU

quote:
    alguns tipos de hobbits nadam. Se naum me engano o cla do merri o faz.

Exite mesmo, os GRADOS sao um ramo de hobbits que tem mais afinidade com rios e além de nadar sao capazes de construir pequenas embarcaçoes.

12. Dernhelm

Dernhelm Usuário

O Gollum não é um hobbit é um primo distante mais ha uma diferença !!!!!!!!!

The White Lady

13. Relghal

Relghal Usuário

quote:

Já quanto a "competição do mais velho hobbit", as pessoas do Condado não sabiam do Anel, então o Bilbo ganhou, segundo eles.

"Viva as pulgas francesas!"

Não, não, no Condado pensavam q o Bilbo tinha morrido um pouco depois de sua festa e desconsideraram ele, poi ele tinha 111 anos. E eu acho q Gollum poderia ser considerado um hobbit, pois no As duas torres o lado Smeagol conseguiu superar por algum tempo o lado Gollum e por alguns momentos voltou a ser um velho e bom hobbit

" Não contavam com a minha astúcia "

14. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

de qualquer forma, no final das contas bilbo foi o mais velho pq ele foi para as terras imortais e gollum morreu.

-------------------------
    Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média

15. Largo Cavafundo

Largo Cavafundo Usuário

quote:
    de qualquer forma, no final das contas bilbo foi o mais velho pq ele foi para as terras imortais e gollum morreu.

Mas o Bilbo morreu no Oeste, e o Gollum com certeza viveu mais

Kuilëandan Caltincoglosion!

MULHERES, PARTICIPEM DO CONCURSO "Women Will rule the World" DA SdB

16. Wolfgan

Wolfgan Usuário

pérai... me embananei todo agora... como assim o Gollun foi um Hobbit ???? qual a diferença entre o Gollun e o Sméagol ??? isso tá em um dos 3 livros ???

po, é chato chegar atrasado na história como eu sabia...

17. KADU

Sim Golllum foi um Hobbit e Sméagol era o seu nome antes de ser tranformado pelo anel.

18. bechara

bechara Usuário

NINGUEM MORRE NA TERRA DOS VALAR...

"One Ring To Rule them ALL"

19. Wolfgan

Wolfgan Usuário

mais quando ele achou o anel já não era o gollun ?

20. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

quote:
    quote:

Mas o Bilbo morreu no Oeste, e o Gollum com certeza viveu mais

naum... bilbo foi para o oeste exatamente pq naum ia morrer. assim como frodo e sam.

-------------------------
    Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média

Compartilhar