1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias O maior mistério de "Star Wars": Han Solo atirou primeiro?

Tópico em 'Clube Star Wars' iniciado por Fúria da cidade, 27 Jul 2017.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Afinal de contas, o que fez George Lucas mudar a clássica cena na cantina intergalática?

    A cena é classica: uma música agitada ao fundo toca enquanto o contrabandista Han Solo está na cantina de Tatooine. Greedo, um capanga alienígena de Jabba, confronta o humano e logo a discussão acaba em morte - do alien, é claro.
    O momento protagonizado por Harrison Ford em "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" ficou tão famoso que tornou-se meme antes mesmo dessa expressão existir. A cena é rápida e, para quem não conhece bem a franquia, fica a pergunta: quem atirou primeiro, Han Solo ou Greedo?

    Bem, aqui vai a resposta: originalmente, apenas Han Solo atira e Greedo morre sem nem ao menos revidar o tiro. Então por que toda essa perturbação na força a respeito do assunto?

    Mexendo em time que está ganhando

    Tudo pode ser explicado graças às diversas mudanças feitas por George Lucas nas versões lançadas posteriormente ao filme, que incomodaram profundamente os fãs puristas.
    "Star Wars", título original do filme, deveria ser uma história única e não uma franquia dividida em seis títulos. O grande sucesso do sci-fi fez com que o cineasta continuasse a história de Luke Skywalker, Darth Vader, Princesa Leia e companhia.
    Dessa forma, as edições especiais do longa lançado em 1977 possuíam diversas alterações em cenas, diálogos, sequências e trilhas sonoras para chegar a um resultado que conversasse mais com a narrativa que George Lucas planejou para a série.
    Uma destas alterações foi justamente o instante no qual Han atira em Greedo - em uma edição especial de 1997, Lucas editou a cena e inseriu outro tiro para fazer com que o capanga de Jabba atirasse antes, e Solo apenas revidasse.

    Em uma entrevista ao Washington Post, George explicou que mudou este excerto justamente por conta da construção de personagem, pelo fato de que Han Solo ia se casar com Leia e não poderia sair com um perfil negativo.
    "Eu estava pensando ‘Ele deveria ser um assassino cruel?'. Eu estava pensando na Mitologia em si - Han Solo seria um caubói ou John Wayne? E então eu decidi ‘Sim, ele deveria ser o John Wayne’, e quando você é John Wayne, você não atira primeiro, você deixa eles atirarem antes", disse Lucas.
    Resumindo: Han Solo atirou primeiro? Sim, mas a história foi alterada para deixar o contrabandista bem na fita. Cá entre nós, todo mundo sabe que ele não prestava e, mesmo assim, o personagem cativou muitos fãs por todo o globo! Vida longa a Han Solo e não tão longa assim a Greedo.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Então Greedo tinha uma mira digna de stormtrooper, porque Han Solo nem faz menção de desviar.
     
  3. Bruno Praça

    Bruno Praça Usuário

    • LOL LOL x 3
  4. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Han atirou primeiro e pronto.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Nos livros do "Guia do Caçador de Recompensas" é dito que o Greedo era um péssimo caçador, dizem que ele cai de um speed bike, PARADO.
     
    • LOL LOL x 1
  6. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    Han foi o único a atirar...

    Agora, essa de que star wars era pra ser história única não cola, pra mim...

    Ja não tinha o nome de episódio IV desde o começo? Como poderia ser uma história única?

    De qualquer forma, acho que a cena como é originalmente adiciona um toque de realismo ao personagem...
     
  7. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Não. O primeiro filme foi lançado apenas como Guerra nas Estrelas. Anos depois, quando estava pra sair O Império Contra-Ataca, Lucas relançou o filme com o subtítulo Uma Nova Esperança.
     
  8. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Na verdade isso nunca foi um "mistério", só uma controvérsia mesmo, ligada a essas tosquices do George Lucas.

    É por conta dessas alterações que surgiu a ótima
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , pra tentar restaurar a trilogia às suas versões originais de cinema.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. jrmalta

    jrmalta Usuário

    É verdade que o filme foi lançado com o nome Guerra nas Estrelas (Star Wars). Também é verdade que somente mudou de nome quando do lançamento do Império Contra-Ataca. Entretanto, não creio que isso seja suficiente para afirmarmos que seria uma história única. Na verdade, isso é um grande mistério. Pode ser que sim ou que não.

    Oficialmente, já estariam escritos os 6 primeiros episódios e blablabla que todos já sabemos.

    Mas, sinceramente, pelo menos uma trilogia era plausível que já tivesse um esboço desde o início, pois alguns fatos me parecem essenciais e muito intrínsecos à história para não fazerem parte desde o início. Não há como pensar que seria história única sem pensar que então, no primeiro filme Darth Vader não seria pai de Luke, nem Luke seria irmão de Leia. Ou seja, se era história única, por que tais fatos não foram revelados logo no primeiro? Ou se isso foi criado depois, porque não houve um romance entre Luke e Leia no primeiro? Era bem plausível que isso acontecesse.

    O fato de ter sido lançado como Star Wars pode ser explicado por alguns fatores, como a ausência de qualquer garantia de que o filme fizesse sucesso. O seu conteúdo era muito controverso para a época (espaço, naves, "espadas" de luz, tiros a laser, robôs), poderia ter sido um fiasco e, assim, a sequência poderia nunca ter existido. Além disso, "Star Wars" é um nome bem mais forte, impactante, para um filme isolado do que "Uma nova Esperança".
     
  10. Bruce Torres

    Bruce Torres Let's be alone together.

    Na verdade, a resposta é simples: confusão. Como você disse, era um risco: Lucas estava resgatando um formato de cinema com o qual ele cresceu mas que há muito havia desaparecido: o cinema episódico. Star Wars foi uma aposta arriscada, mas o acordo que ele fez com a Fox, se o filme não fosse tão bem assim, previa mais uma sequência apenas, que fosse barata: Splinter of the Mind's Eye, que acabou sendo lançado apenas como um romance do UE. Ali você tinha tensão sexual entre Luke e Leia, Han Solo e Chewbacca não estavam presentes, e um confronto entre Luke e Vader com igualdade de condições. Não é à toa que quando ele viu que o primeiro filme havia se saído tão bem, ele chamou uma veterana do sci-fi e dos roteiros, Leigh Brackett, pra ver o que ela podia acrescentar ao roteiro - posteriormente ele pediu a Kasdan que escrevesse mais e mexesse em outras coisas, e foi aí que ele teve a ideia de colocar Vader como pai de Luke. Se você quer saber, naquela parte em que Yoda e Ben falam sobre existir outro jedi que poderia acabar com Vader, Lucas queria inserir uma outra personagem - ele não tinha planejado Leia como irmã gêmea ainda. O que Lucas fez não foi um megaplanejamento - ele apenas mostrou o dedo do meio pros manuais de roteiro e seguiu em frente. :lol:
    --- Mensagem Dupla Unificada, 17 Ago 2017, Data da Mensagem Original: 17 Ago 2017 ---
    Só mais uma coisa: quando perguntaram pro Lucas como ele vê Star Wars, ele diz que é uma novela. Mas quando ele diz isso, não é uma novela contemporânea da Globo que é toda planejada - é uma novela que a qualquer momento pode ser reescrita e reorientada e ir pra qualquer lado.
     
  11. jrmalta

    jrmalta Usuário

    Perfeito.
     

Compartilhar