• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O longo adeus (Raymond Chandler)

Anica

Usuário
Feche os olhos e pense em um detetive particular dos filmes e livros noir. Pensou? Provavelmente o que veio na sua mente foi aquele sujeito meio cínico, de atitudes violentas quando necessárias, senso de humor corrosivo e cujo visual assemelha-se muito com Humphrey Bogart usando chapéu e capote, e sempre com um cigarro por perto, como dá para ver nessa imagem aqui:

big_sleep.jpg


Isso não acontece à toa. Muito do que se lê/vê de noir teve fortíssima influência de Raymond Chandler (1888-1959), que nos tempos do pós-Guerra e pós-Depressão escreveu várias histórias com uma personagem que viraria modelo de detetive particular, Philip Marlowe. E é lendo obras como O longo adeus (publicada originalmente em 1954) que dá para ter uma ideia de porque a personagem ficou tão famosa e, mais do que isso, porque é tão imitada.


continue a ler o artigo no blog meia palavra
 
Esse foi o meu primeiro contato com o universo de Chandler. E é um dos meus livros favoritos dele, mas o melhor ainda é o primeiro que ele escreveu: "O sono eterno", em que ele conseguir reunir tudo do que mais tarde viria a formar o gênero do noir.
 
eu me enrolo pra ler the big sleep pq já vi o filme. para romances policiais isso meio que pode estragar a experiência de leitura, né? ou o filme é bem diferente?
 
[align=justify]Que tipo de analogias seriam possíveis de se fazer com relação aos romances policiais da Agatha Christie? Ou não há semelhanças? Fiquei curioso, o Marlowe parece ser uma persona magnética mesmo.[/align]
 
não vejo semelhanças fora o fato de serem histórias de detetive pós-guerra. os detetives de agatha não são do tipo hardboiled, pelo menos não do que eu lembro dos livros que li. acho que se fosse fazer aproximação, poirot e miss marple estariam muito mais para holmes e dupin do que para o marlowe.
 
Anica disse:
eu me enrolo pra ler the big sleep pq já vi o filme. para romances policiais isso meio que pode estragar a experiência de leitura, né? ou o filme é bem diferente?

nunca vi o filme, anica. pode ser um tanto chato ler já que vc já sabe do final. tenta outros livros do chandler. "a dama do lago" também é muito bom.

os livros dele você não lê somente pela trama de mistério, mas pela atmosfera que ele consegue criar.
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Que tipo de analogias seriam possíveis de se fazer com relação aos romances policiais da Agatha Christie? Ou não há semelhanças? Fiquei curioso, o Marlowe parece ser uma persona magnética mesmo.[/align]

Agatha Christie é do tipo romance enigma. Uma assassinato ocorrido no passado, normalmente em um ambiente restrito (um navio, uma casa, uma vila) da alta sociedade, vários suspeitos vão deixando pistas para, no final, usando seu raciocínio lógico infalível, o detetive juntar as pontas e resolver o caso. Via de regra, o detetive não influencia o desenrolar dos acontecimentos, limitando-se a fazer suas análises da situação. Nem sofre consequências ou lesões físicas. A preocupação em criar um enigma bem elaborado por vezes beira a forçação de barra.

Já Chandler é seguidor de Dashiell Hammett, o pai do romance policial noir. Esse tipo de romance trouxe o gênero mais próximo à realidade. Nem sempre temos um mistério bonitinho como nos romances enigma. Às vezes vários enigmas, um enigma insolúvel, às vezes nem sequer existe um enigma. O crime é retratado nas camadas mais baixas, nas ruas, em ambientes rasteiros. O detetive é bem falível, de moralidade questionável, envolve-se completamente na trama, sofre, machuca-se, apaixona-se, influencia (as vezes de forma negativa) o desenrolar dos acontecimentos.Esse estilo moldou o que se entende como romance policial nos dias atuais e fez com que Philip Marlowe se tornasse o maior arquétipo de detetive, mais importante que Mr. Holmes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo