• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Livro Vermelho (Mao Tsé-Tung)

Azagthoth

Usuário
Comprei há algum tempo naquelas coleções da Folha. Uma coletânea de frases tiradas de entrevistas e discursos do velho Mao. Estou relendo e não encontrei nenhum thread. Uma descrição do wikipédia:

Citações do Presidente Mao Tsé-Tung como é mais conhecido no Ocidente, e conforme sugere o próprio nome, é uma coletânea de citações do presidente da República Popular da China Mao Tsé-Tung, com o intuito de difundir o seu pensamento e educar ideologicamente a sociedade chinesa. Foi organizado por Lin Piao, ministro da Defesa de Mao.[1] O livro possui 33 capítulos. Os seus tópicos abordam a ideologia de Mao, conhecido no Ocidente como Maoismo ou, oficialmente, como "Pensamento de Mao Tsé-Tung". Inicialmente publicado na China, teve distribuição internacional após abril de 1964.

A distribuição subsidiada deste livro pelo governo comunista chinês fez com que O Livro Vermelho se tornasse o segundo livro mais vendido na história, atrás apenas da Bíblia, tendo aproximadamente 900 milhões de cópias impressas. A popularidade do livro está ligada ao fato de que é uma exigência "não-oficial" para todo cidadão chinês possuir o livro, exigência essa que se fez notar especialmente durante a Revolução Cultural.
 
Este está na minha seleta lista que nem de graça e com arma apontada na cabeça eu leria.
Deve ser terrível para ti ler absurdos como:
Nós somos partidários da liberdade combinada com a direção e da democracia com direção centralizada, mas isto não significa, de modo algum, que se deve recorrer à coação para solucionar as questões ideológicas e os problemas que envolvem a distinção entre o correto e o errado, que surgem no seio do povo. As tentativas de solução das questões ideológicas ou das questões relativas ao correto e ao errado através das ordens administrativas ou da coação não são somente vãs como são igualmente perniciosas. Nós não podemos abolir a religião por meio de ordens administrativas, nem obrigar as pessoas a não crer. Não podemos obrigá-las a crer no marxismo. A única via para resolver as questões de natureza ideológica ou as controvérsias no seio do povo é o uso do método democrático, da discussão, da crítica, persuasão e educação, e nunca o uso de métodos de coerção ou repressão.
 
Se é pra ser seduzido pelo "Grande Salto a Frente" que levou o país a ter milhões de pessoas morrendo de fome? Não obrigado:(
Pô mas a China enfrentou grandes fomes em vários períodos da sua história. Não é uma novidade do governo Maoísta, nem sei se é tão simples colocar toda a culpa dessa última nele. Fatores como clima, enchentes e guerras colaboraram demais pra tudo isso.

Inclusive com esse regime ela conseguiu erradicar a fome que sempre foi um dos grandes males do país.

PS: Não sou maoísta nem nunca simpatizei.
 
Uma coisa é fome causadas por fatores climáticos, desastres naturais ou guerras que são fatores externos e outra é um ditador ordenar milhões de pessoas largarem o campo pra acelerar a produção industrial, num regime de trabalho nada amigável. Quando cairam na real que a produção agrícola caiu, podiam ter bilhões de parafusos produzidos, mas não podiam se alimentar deles. Que ditador brilhante!
 
Pô mas a China enfrentou grandes fomes em vários períodos da sua história. Não é uma novidade do governo Maoísta, nem sei se é tão simples colocar toda a culpa dessa última nele. Fatores como clima, enchentes e guerras colaboraram demais pra tudo isso.

Inclusive com esse regime ela conseguiu erradicar a fome que sempre foi um dos grandes males do país.

PS: Não sou maoísta nem nunca simpatizei.
Precisamente (pergunta não provocativa), em que período ela erradicou a fome?
 
Este está na minha seleta lista que nem de graça e com arma apontada na cabeça eu leria.
Bem, Fúria... por causa deste tópico, acabei de ler o livrinho rubro. Foi rápido... ele é simples e bem curtinho. Me pareceu que o livro está num mundo bem distante do real, ou da realidade do que era o século XX. Não foi uma perda de tempo (ler, nunca é). Mas como líder e homem, Mao foi mal e mau.
 
Ainda bem que no capitalismo não existe fome 🙏

Incrível que mesmo o Morfindel estando ausente desse fórum, ele caprichou nos discípulos.

É simplório pra todo comunista fanático e doente, na primeira oportunidade atacar o capitalismo.

Só que se esquecem que pra China se relacionar com o mundo globalizado, ter chance de vender toda sua imensa produção, se ela não se abrisse mão de ser fechada e adotasse um modelo econômico que hoje é muito baseado no capitalismo, ela simplesmente não sobreviveria como país gigante e pujante, logo o capitalismo direta e indiretamente fez o bem de ter evitado que a China não fosse uma Coréia do Norte 2 - versão piorada com muito mais gente morrendo de fome.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo