• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O livro dos livros perdidos (Stuart Kelly)

Anica

Usuário
Se tem algo que bibliófilo adora é ler livros sobre livros. É por isso que O livro dos livros perdidos de Stuart Kelly já acaba ganhando a curiosidade pelo título mesmo, sem nem ter que recorrer à sinopse e afins. Até porque ele é sobre isso mesmo, obras de grandes escritores que jamais leremos porque se perderam ou porque nunca foram escritas. Ou ainda, autores que não conheceremos porque não sobrou registro algum deles a não ser de elogios de terceiros para suas obras.

O livro é montado em ordem cronológica, começando com os clássicos gregos e chegando até os dias atuais. Cada capítulo é dedicado para um autor, e em tom anedótico Stuart Kelly mescla um pouco da biografia com o que supostamente aconteceu para que não pudéssemos ter uma determinada obra em mãos: fogo, regime político, maluquice de escritor. Tudo é um motivo para que toda uma história seja simplesmente apagada.

CONTINUE A LER O ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
ele fala sobre o livro II da poética (sobre o riso), d aristóteles? é pq lendo o tópico o 1º q veio a memória foi o livro perdido q aparece no nome da rosa, do umberto eco.
 
não, não tem nada do aristóteles lá. ele aparece nos capítulos sobre alguns autores, citado porque fazia referência ao trabalho deles, mas não aparece na lista dos livros perdidos, não.
 
De cara, lembro dos capítulos perdidos do Satyricon. E mais de cem peças de Sófocles foram perdidas nas areias do tempo...

Interessante a resenha. :sim: Vou dar uma folheada nesse livro em uma livraria assim que tiver a chance.
 
Acabei comprando pelo motivo que a Anica falou na resenha... comprei pelo título XD . Ainda não li :vergonha: . Também tenho vontade de ler os capítulos perdidos do Satyricon (há editoras inclusive que afirmam ter uma edição com o texto integral :rofl:). Do Sofloces nenhuma trologia completa sobreviveu, o que é uma pena. Agora, das obras do autor da Orestéia (Esquilo), o Kelly cita as seguintes obras que só pelo título dá vontade de conhecer: A esfinge, Laio, Mirmídones, Sísifo empurrando a pedra, Sísifo e a fuga, As amas secas de Dioniso ....
 
Kelvin disse:
Também tenho vontade de ler os capítulos perdidos do Satyricon (há editoras inclusive que afirmam ter uma edição com o texto integral :rofl:)..

É verdade. A edição da Martin Claret é a única no mundo a ter o "texto integral" do Satyricon. Pelo menos, segundo o que afirmam na capa:

179261_4.jpg
:rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo