• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O livro das vidas

Anica

Usuário
(Disponível a partir de 29/1)

Este título da coleção Jornalismo Literário apresenta ao leitor brasileiro uma pequena amostra da arte de escrever obituários. O livro das vidas reúne uma seleção de textos publicados na seção de obituários do New York Times, com ênfase nas histórias de pessoas comuns, cujas vidas ganham outra dimensão ao serem descritas com o olhar curioso e afetuoso dos repórteres do diário americano.
Em detalhado posfácio que acompanha o volume, Matinas Suzuki Jr., coordenador da coleção Jornalismo Literário, mostra como a seção de obituários foi ganhando importância nos jornais americanos e ingleses ao longo das últimas quatro décadas. Suzuki relembra a trajetória de Alden Whitman, imortalizado por Gay Talese como o Sr. Má Notícia (em perfil incluído na coletânea Fama & anonimato), que deu novo impulso a este tipo de texto ao entrevistar figuras famosas com o objetivo declarado de recolher informações para os seus futuros obituários. "A seção de obituários do Times é uma cerimônia de adeus diária de bom jornalismo e uma das campeãs de leitura do jornal mais influente do mundo. Há quem pense que a valorização do obituário pela imprensa de língua inglesa seja um ritual de morbidez, mas isso é uma falsa impressão", escreve Suzuki.
Para além dos "mortos ilustres", esta coletânea mostra como a seção de obituários pode alcançar grandes momentos ao descrever, com humor, ironia e notável poder de síntese, histórias de pessoas que dificilmente freqüentariam as páginas dos jornais. Gente como Angelo Zuccotti, o sujeito que cuidava da porta de El Marocco, famosa boate nova-iorquina, e que considerava sua atividade uma arte. Ou Anton Rosenberg, amigo dos beatniks Jack Kerouac e Allen Ginsberg, que tinha uma atitude tão cool e uma despreocupação e indiferença tão grandes que "nunca chegou muito a nada".
Entre os autores dos obituários desta coletânea, um merece atenção especial: Robert McG. Thomas Jr., que levou ao requinte literário a tarefa de sintetizar a vida dos personagens em uma única frase, a primeira do texto. Autor de 657 obits - ou McGs, como ficaram conhecidos - no New York Times, morto aos sessenta anos, tornou-se ele próprio personagem de um texto nesta coletânea.
 
Estranho, mas curioso. E eu não consigo desvincular o sucesso desse tipo de texto de uma tendência meio mórbida não. Mas devo dar uma bizoiada nas livrarias quando for lançado.

Aliás, ler essa notícia me lembrou daqueles anúncios de óbito que vemos em sites de humor, pérolas do tipo "É com grande alegria que anunciamos o falecimento de Fulano" e tal... :dente:
 
Eu acho isso bem interessante!

Já li alguns obituários famosos do NYT, incluse o de Tolkien, se não me engano.
 
Eu lembro que uma vez li em um livro de um jornalista (não lembro se o do Bial ou do Tralli) que normalmente os jornais já têm prontos os obituários daqueles que já estão com um pé na cova, sabe? Tipo, Dercy Gonçalves e outros velhinhos marotos que andam por aí. Não deixa de ser estranho, né?

Mas acho que a cultura do obituário é um pouco diferente aqui no Brasil. Aqui não há necessariamente o artigo exaltando todos os feitos do defunto, somando biografia com homenagem. Aqui é mais aquele "fulano de tal morreu, ele fez isso, isso e isso".
 
Poisé, vocês já viram como as homenagens aos que todo mundo esperava morrer acontecem muitíssimo antes das homenagens aos que morreram derepente? Tem vez que dá impressão de que a homenagem passa ao mesmo tempo que a morte do cara, de tão rápido.

E eu acharia bacana obituários mais completos no Brasil. São sempre uma boa recordação e fonte de informações.
 
Anica disse:
Eu lembro que uma vez li em um livro de um jornalista (não lembro se o do Bial ou do Tralli) que normalmente os jornais já têm prontos os obituários daqueles que já estão com um pé na cova, sabe? Tipo, Dercy Gonçalves e outros velhinhos marotos que andam por aí. Não deixa de ser estranho, né?

Sim, a do João Paulo II estava pronta desde 1996 e só era atualizada durante os anos. A Globo tinha um enviado especial no Vaticano só para poder ter a exclusiva no dia que ele morresse.

Um fato curioso é que quando o ACM morreu: de acordo com fontes (lá de dentro da telinha), a notícia foi segurada, por algumas horas, para a equipe da Globo chegar a tempo e cobrir esse grande evento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo