• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o legolas é um elfo.......

O nome da mae, so se tiver nos HoME pq nao é dito em nenhum livro em portugues com o nome de quem Thranduil se casou. :D
 
Não se sabe o nome da mãe de Legolas. E é preciso cuidado para se dizer que ele é um Elfo Verde (Nando). Thranduil, o pai dele, era um Sinda. Legolas é tão (ou, no caso, talvez até mais) Sinda quanto, digamos, Finarfin era Noldo.
 
Exato, elfo-verde se refere ao povo que habitava Ossiriand na 1ª Era, o termo correto é Nando, ou Elfo-Silvestre para Legolas.
Sobre sua ascendência, seu pai é Thranduil e seu avô é Oropher, morto na última aliança se não me engano. Sobre sua mãe, avó ou qualquer parente mais distante, nada se sabe. Nem nos HoME pelo que sei...
 
HoME é History of Middle Earth. É uma série de doze livros escritos por Tolkien q contam várias coisas da Terra Média, mas infelizmente naum existem em portugues. :wink:
 
Ao menos no caso dos elfos, eu acho que essa ascendência, a raça, a estirpe do elfo em questão era determinada de forma patriarcal.

Seguindo o exemplo do próprio Finarfin; bom, Finarfin era um noldo porque Finwë era um noldo, assim como Finrod, Orodreth, Angrod e Aegnor e Galadriel eram também de estirpe noldorin, porque Finarfin era de estirpe noldorin, porque era filho de Finwë, um noldo puro; eu acho que o fator patriarcal é extremamente poderoso nesse sentido. Ao menos, é o que as histórias mostram; ao final das contas, por exemplo, Fingolfin e Finarfin são tão vanyar quanto noldor; mas eles são noldorin, vivem entre os noldor, são príncipes noldor e comandam os noldor.
E ninguém contestava isso. Eles eram considerados noldor e aceitos como tal, pois eram filhos de um noldo.

Legolas, portanto, seria um sinda, não porque ele tinha mais sangue sinda ou não, mas porque Thranduil era sinda; independente da mãe de Legolas ser sinda ou nando, Legolas era considerado sinda porque seu pai também o era.
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Ao menos no caso dos elfos, eu acho que essa ascendência, a raça, a estirpe do elfo em questão era determinada de forma patriarcal.

Seguindo o exemplo do próprio Finarfin; bom, Finarfin era um noldo porque Finwë era um noldo, assim como Finrod, Orodreth, Angrod e Aegnor e Galadriel eram também de estirpe noldorin, porque Finarfin era de estirpe noldorin, porque era filho de Finwë, um noldo puro; eu acho que o fator patriarcal é extremamente poderoso nesse sentido. Ao menos, é o que as histórias mostram; ao final das contas, por exemplo, Fingolfin e Finarfin são tão vanyar quanto noldor; mas eles são noldorin, vivem entre os noldor, são príncipes noldor e comandam os noldor.
E ninguém contestava isso. Eles eram considerados noldor e aceitos como tal, pois eram filhos de um noldo.

Legolas, portanto, seria um sinda, não porque ele tinha mais sangue sinda ou não, mas porque Thranduil era sinda; independente da mãe de Legolas ser sinda ou nando, Legolas era considerado sinda porque seu pai também o era.
Nossa quanto conhecimento 8O ... Espero algum dia chegar lah :D ... Quanto ao tópico em si acho que já foram esclarecidas as duvidas :wink: ... Só mais uma coisa, eu acho o Legolas um personagem muito interessante, mais não por qual autor o interpretou nos filmes, mas por como ele é nos livros ( apenas dando minha opinião :P )
 
Fëaruin Alcarintur ¥ disse:
Ao menos no caso dos elfos, eu acho que essa ascendência, a raça, a estirpe do elfo em questão era determinada de forma patriarcal.

Seguindo o exemplo do próprio Finarfin; bom, Finarfin era um noldo porque Finwë era um noldo, assim como Finrod, Orodreth, Angrod e Aegnor e Galadriel eram também de estirpe noldorin, porque Finarfin era de estirpe noldorin, porque era filho de Finwë, um noldo puro; eu acho que o fator patriarcal é extremamente poderoso nesse sentido. Ao menos, é o que as histórias mostram; ao final das contas, por exemplo, Fingolfin e Finarfin são tão vanyar quanto noldor; mas eles são noldorin, vivem entre os noldor, são príncipes noldor e comandam os noldor.
E ninguém contestava isso. Eles eram considerados noldor e aceitos como tal, pois eram filhos de um noldo.

Legolas, portanto, seria um sinda, não porque ele tinha mais sangue sinda ou não, mas porque Thranduil era sinda; independente da mãe de Legolas ser sinda ou nando, Legolas era considerado sinda porque seu pai também o era.

Mas não há como definir exatamente a linhagem dos personagens descritos, pois nada é dito sobre esta ser definida pelo pai do indivíduo (ou talvez tenha sido, eu não li todos os registros ainda).

Fingolfin e Finarfin eram considerados noldor entre os próprios membros da raça, mas isso não quer dizer que verdadeiramente eram.
 
Nob, não dá para imaginar Fingolfin e Finarfin sendo outra coisa que não Noldor. Os dois eram lordes dos Noldor, e Fingolfin tornou-se Alto-rei deles. E, lembrando da discussão da Ordem, em que foi levantada a idéia de que elfos com origem mista poderiam ser aceitos como parentes na família da mãe, que vantagem haveria para eles em serem reconhecidos entre os Vanyar se eles eram filhos do lorde dos Noldor?
 
Swanhild disse:
Nob, não dá para imaginar Fingolfin e Finarfin sendo outra coisa que não Noldor. Os dois eram lordes dos Noldor, e Fingolfin tornou-se Alto-rei deles. E, lembrando da discussão da Ordem, em que foi levantada a idéia de que elfos com origem mista poderiam ser aceitos como parentes na família da mãe, que vantagem haveria para eles em serem reconhecidos entre os Vanyar se eles eram filhos do lorde dos Noldor?

Não estou levando em conta vantagens ou que alguém não os considerasse noldor. Só estou dizendo que não há como provar, diante da inexistência de textos que concretizem isso, que a linhagem seja decidida pelo fator patriarcal.
 
A gente tem que ver pelos exemplos, Nob. Você se lembra de algum elfo cuja ascendência e parentela tenha sido relatada pela linha materna? Eu não me lembro de nenhum elfo assim.
 
Trecho da carta 297:

Legolas is translated Greenleaf (II 106, 154) a suitable name for a Woodland Elf, though one of royal and originally Sindarin line.

Se não me engano isso tá nos Apêndices também, né?
 
Citação:

Legolas is translated Greenleaf (II 106, 154) a suitable name for a Woodland Elf, though one of royal and originally Sindarin line.



Se não me engano isso tá nos Apêndices também, né?

sim, mas ser um sindarin de linhagem "royal", se deve ao fato de seu pai... e ser de uma linhagem real sindarin nao indica q ele nao possa ser tbem de outra linhagem ao mesmo tempo... Exemplo: Melian e Thingol: Luthien era da linhagem ainur, mas tbem era da linhagem elfica, a qual ela era considerada, uma elfa sindar...

Tolkien definitivamente usa o fator patriarcal, mas se formos levar em conta o q nos eh contado, o certo eh que Finarfin e Fingolfin sao tanto Vanyar qto Noldor, mesmo q considerados reis Noldor... O titulo de Noldor, nao tira os 50% Vanyar de seu corpo...
 
Swanhild disse:
A gente tem que ver pelos exemplos, Nob. Você se lembra de algum elfo cuja ascendência e parentela tenha sido relatada pela linha materna? Eu não me lembro de nenhum elfo assim.

Nem eu, mas não é possível exemplificar ou aproximar a linhagem de um elfo por causa do que ele era considerado na época, pois nada é relatado sobre isso.
 
Ao menos no caso dos elfos, eu acho que essa ascendência, a raça, a estirpe do elfo em questão era determinada de forma patriarcal.
Nas em todos os casos apresentados, os filhos eram considerados assim pq ele eram descendentes diretos da "linhagem real" das famílias/reinos dos elfos.
Mas vamos supor q ocorra um casamento entre um supremo rei dos Noldor e uma rainha dos Vanyar, agora vamos supor q ambos faleçam. Seus filho seria reis dos Noldor, dos Vanyar ou de ambos?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo