• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    37
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

Continuo com a opinião de que o filme não deixa isso claro (podem chamar de "sutileza", ou como quiserem), e que o argumento do Uglúk, apesar de coerente, é baseado meramente numa suposição.
 
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

Eu ouvi falar que esse filme é ruim. É verdade. Sim ou não.
 
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

Continuo com a opinião de que o filme não deixa isso claro (podem chamar de "sutileza", ou como quiserem), e que o argumento do Uglúk, apesar de coerente, é baseado meramente numa suposição.

Mas nesse filme, tudo, em ponto de vista de intepretação geral, é uma suposição...

É tipo, dizer q é um fato que o Fauno existia na realidade geral.
 
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

Mas nesse filme, tudo, em ponto de vista de intepretação geral, é uma suposição...

É tipo, dizer q é um fato que o Fauno existia na realidade geral.

Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

O filme não coloca em prova a existência ou a não-existência em si e materialmente do Fauno. Isso não é importante pra história.

O teu argumento é uma suposição no sentido de que busca uma explicação alhures pra cena do Pale Man, saindo do plano do que o filme mostra, e indo pra outro lugar.

Ele só funcionaria se, naquela cena, a Ofelia estivesse agindo meramente e completamente sob o efeito de uma magia, ou feitiço, que não é o que o filme evidencia. Aquele banquete não tinha poder de sedução diferente do poder de sedução inerente à um banquete como aquele, e ela ainda estava agindo, naquela cena, por volição própria.

Prova disso é que nem o Tisf nem o Kiwi deram esse argumento, que teria, verdadeiramente, acabado com a discussão, antes. O Tisf mesmo disse "acho que foi isso mesmo então", como se tivesse chegado a essa conclusão só depois que você falou isso. E olha que tanto o Tisf e como o Kiwi são caras espertos.

Outra prova disso é que ela hesita. Isso não faria sentido numa cena onde ela age completamente sob o efeito de magia, porque a hesitação é própria da vontade.

Quando você começa a fazer suposições desse tipo, ela não pode excluir qualquer outra suposição.:roll:

E sinceramente, eu não teria achado muito problema nessa cena se o Fauno não tivesse falado: "Você vai morrer".
 
Última edição:
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

Ele só funcionaria se, naquela cena, a Ofelia estivesse agindo meramente e completamente sob o efeito de uma magia, ou feitiço, que não é o que o filme evidencia. Aquele banquete não tinha poder de sedução diferente do poder de sedução inerente à um banquete como aquele, e ela ainda estava agindo, naquela cena, por volição própria.
Você acha que o fato dela ter ido dormir sem comer, em nada tem a ver com o que aconteceu? Você não comentou o paralelo que eu fiz com a maçã e o Paraíso.

Prova disso é que nem o Tisf nem o Kiwi deram esse argumento, que teria, verdadeiramente, acabado com a discussão, antes. O Tisf mesmo disse "acho que foi isso mesmo então", como se tivesse chegado a essa conclusão só depois que você falou isso. E olha que tanto o Tisf e como o Kiwi são caras espertos.
Isso não prova nada, eu simplesmente complementei o que eu achei da cena, com o que o Ugluk comentou, porque tinha desprezado esse lance do banquete influenciar ela pelo fato dela estar sem comer (o que pra mim soa coerente), aliando com aquilo que eu já disse sobre a curiosidade e a inconsequência comum de crianças.

Outra prova disso é que ela hesita. Isso não faria sentido numa cena onde ela age completamente sob o efeito de magia, porque a hesitação é própria da vontade.
Eu não lembro dela ter hesitado em nenhum momento ao pegar a uva. Aliás, ela passa, olha e pega, e só é impedida pelas fadinhas ou como queira chamar. Aliás, essa falta de hesitação me chamou atenção na hora.

E sinceramente, eu não teria achado muito problema nessa cena se o Fauno não tivesse falado: "Você vai morrer".
Eu já comentei sobre isso na página anterior, que inclusive você reclamou de como ela saberia o tempo que deveria ficar dentro da câmara.
 
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

8-O Oia vi esse filme ontem... Do mal :evil:
Maravilhoso, mesmo tendo de ficar com os olhos fechados em várias cenas...
 
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

8-O Oia vi esse filme ontem... Do mal :evil:
Maravilhoso, mesmo tendo de ficar com os olhos fechados em várias cenas...

Assisti no sábado... Vale cada centavo pago, é realmente perfeito! :obiggraz:
Tem um tempo que não aparecia nada tão bom no cinema.
Detalhe: Também não consegui abrir os olhos em algumas cenas... :mrgreen:
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Vi ontem o filme e...caraca, muito foda. Me lembrou os contos de fada antigos, onde tem magia, fantasia, etc. mas tem muita coisa PURE EVIL junto.

O fato da guria ter comido a uva, que tanto incomodou o Quisito, pra mim foi bem natural, afinal de contas, qual é a pior forma de impedir uma criança de fazer algo? Dizer pra ela não fazer um milhão de vezes.

E pra mim também fica claro que é a imaginação dela no final do filme... pois ela tá lá na beira da escada conversando com o fauno e, quando a câmera foca do ponto de vista do Capitão, ela tá falando sozinha.
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

bom... depois de inúmeros comentários e ver quem é o diretor eu estou bem propenso a ve-lo na proxima semana
 
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

Eu acho que vocês grifam coisas demais neste tópico. :|

Ah, o textão abaixo vai conter alguns spoilers, sim senhor.

Enfim, eu entendo que às vezes uma cena mal construída atrapalhe o desenvolvimento ou a conclusão de um filme, principalmente quando ela é uma cena fundamental do mesmo. O caso é que eu não achei aquela cena tão fundamental assim para o resultado final dO filme.

Eu entendo o Quisito, para ele a cena faz com que a personagem se torne automaticamente uma imbecil, logo isso é grave para a narrativa e etc. Mas eu entendi a cena exatamente do jeito que o orc que postou na página anterior. A própria fotografia da cena fazia com que aquela mesa com aquele banquete fosse sedutor ao extremo. A coloração vermelha viva de tudo que estava na mesa mostra isso. Aliás, aquelas uvas eram enormes, anh?! :ahn?:

Fora o que o Kim disse, dela provavelmente estar com fome por estar sem comer (eu nem lembrava disso também), e o que o Tisf disse, que tudo aquilo estar, no fim das contas, sendo imaginado por ela. Ela só estava "adaptando" os "cuentos de hadas" de forma que ela pudesse criar um mundo onde ela era considerada uma fivgura importante, afinal ela estava em meio a uma situação na qual era apenas uma menininha chata sem muita importância (o Capitão não dava a mínima pra ela, e a sua mãe estava muito preocupada com o bebê e em agradar o Capitão, tanto que mal reparava nas coisas que ela falava. Se duvidar a Mercedes dava mais atenção a ela que a própria mãe).

E em todos estes contos haviam situações de perigos, coisa do tipo, etc. Aliás, se resistir ao banquete fosse fácil, o Fauno provavelmente não teria se preocupado tanto. Eu cheguei a pensar inclusive que o monstrão lá ia tentar convecê-la a comer algo, mas era desnecessário. A própria forma como os alimentos estavam na cena mostra como eles eram de fato hipnóticos.

De resto, não acho que essa cena prejudique a narrativa do filme nem a sua "mensagem". Por sinal, um filme belíssimo.

Não acho que os personagens tenham um caráter maniqueísta. Acho que quando mutio, dá pra dizer isso do Capitão, que ao meu ver era mais uma pessoa perturbada pelo lance lá do seu pai e do relógio (que o perseguia quase que como um fantasma), do que um cara "malvadão" só porque não gostava da Ofelia. R os outros soldados não eram tão "maus" quanto o capitão...eu não lembro se era o Garcés ou o Solanzo, mas tinha um que só atirava em quem estava morto. Ao encontrar alguém vivo, chamou o capitão. Além disso, a expressão deles depois que o capitão mata cruelmente os dois agricultores mostra que eles estavam bem incomodados com a cena (além de, é claro, preocupados com o pito que tinham levado)...não sei nem se eles esperavam a reação que o Capitão teve.

Em termos técnicos, o filme também é muito bom, como todos os outros do Del Toro, aliás....esse aí sabe como usar os computadores pra enriquecer um filme, e não pra "chamar a atenção". Além da maquiagem foda, é claro...

Enfim, belo filme. Não que eu tenha gostado de tudo nele, mas não to a fim de falar de coisas que me desagradaram agora. =]

De resto, só um comentário a respeito de dois "dejà vús" que eu tive assistindo o filme:

- A cena do sapo "se auto-vomitando" me lembrou bastante cenas de A Viagem de Chihiro.

- A cena onde o capitão aparece mexendo no relógio do pai pela primeira vez me lembrou um pouco a cena onde o Kroenen está consertando (ou whatever) o próprio braço em Hellboy. O cenário vazio, mas cheio de coisas espalhadas e penduradas no teto, a mesa centralizada na cena, o travelling lento, ambos os personagens de costas para a câmera, o som de "tic tac"....enfim.

(pus a tag de spoiler aqui, apesar de achar que são duas cenas que não tem nada de mais, mas que seja)

Maravilhoso, mesmo tendo de ficar com os olhos fechados em várias cenas...
Nhó. XD
 
Re: O Labirinto de Pan (El Laberinto del Fauno, 2006)

8-O Oia vi esse filme ontem... Do mal :evil:
Maravilhoso, mesmo tendo de ficar com os olhos fechados em várias cenas...

O melhor foi que levamos mas uma amiga nossa que tem pavor de filmes de terror ou cosas do gênero...
Quando começou dissemos... "Calma é quase igual as crônicas de nárnia" huahuauahuauha.... dois minutos depois a cena dos agricultores deitou por terra nosso argumento...

quanto ao filme... achei ótimo e fazia tempo que não saia do cinema com uma sensação de "dinheiro bem gasto"...

Eu gostei de praticamente todo o elenco, mas a personagem Mercedes e o médico me marcaram mais, talvez pela dualidade e dificuldade enfrentada pelos dois para auxiliar a resistência...

Sofri junto com o gago na cena do "um, dois, três"... foda!

Aliás por falar em foda a última cena do médico foi demais!
Mostra que a dignidade dele estava acima do seu medo de enfrentar o inimigo...

E fui só eu ou que notei ou naquela cena da ófelia em que ela abre o livro para a segunda tarefa aparece um rorchash em forma de trompas de falópio?
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Eu percebi as trompas de falópio, mas era essa a intenção não? Afinal a mãe estava vazando sangue logo ao lado...
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Eu percebi as trompas de falópio, mas era essa a intenção não? Afinal a mãe estava vazando sangue logo ao lado...

Com certeza!
Mas o que eu quis dizer é que muita gente não devem nem ter se ligado...
Achei muito bem bolada a sacada do Del Toro, poderia simplesmente fazer as páginas do livro ficarem ensaguentadas sem usar qualquer forma específica...
visualmente ficou bonito e ao mesmo tempo chocante!
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Com certeza!
Mas o que eu quis dizer é que muita gente não devem nem ter se ligado...
Achei muito bem bolada a sacada do Del Toro, poderia simplesmente fazer as páginas do livro ficarem ensaguentadas sem usar qualquer forma específica...
visualmente ficou bonito e ao mesmo tempo chocante!

Não, não poderia simplesmente fazer as páginas do livro ficarem ensanguentadas sem forma específica pq naquela hora o livro quis dizer "Hey, ofélia, sabe sua mãe grávida? Então, ela vai morrer" Por isso o formato do útero (não são só as trompas) e o sangue.
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Não, não poderia simplesmente fazer as páginas do livro ficarem ensanguentadas sem forma específica pq naquela hora o livro quis dizer "Hey, ofélia, sabe sua mãe grávida? Então, ela vai morrer" Por isso o formato do útero (não são só as trompas) e o sangue.

Ah mas ali acho que não foi as ali acho que não foi um recado para a Ofélia não... acho que foi pra quem tá assistindo o filme...

Eu discordo, acho que ela só associou porque viu o sangue no livro e em seguida vê a mãe sangrando...
Porque convenhamos uma menina da idade da Ofélia já sabe o formato do útero?
Ainda mais nos anos, sei lá 50, 60... Aliás alguém tem idéia de quando se passa o filme?
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Ainda mais nos anos, sei lá 50, 60... Aliás alguém tem idéia de quando se passa o filme?
Bom, o Franco ficou no poder de 1939 a 1975, acredito que o filme mostra o final do período já.
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Ah mas ali acho que não foi as ali acho que não foi um recado para a Ofélia não... acho que foi pra quem tá assistindo o filme...

Eu discordo, acho que ela só associou porque viu o sangue no livro e em seguida vê a mãe sangrando...
Porque convenhamos uma menina da idade da Ofélia já sabe o formato do útero?
Ainda mais nos anos, sei lá 50, 60... Aliás alguém tem idéia de quando se passa o filme?

Ok, vamos por partes. É óbvio que o recado é para quem está vendo o filme, a história está sendo contada para o público. A questão é que esse "recado" é passado através do "recado" para a Ofélia - sem piras de o que uma menina poderia saber, a coisa é só essa: o livro avisa que a mãe dela vai passar mal, nós vemos a imagem do útero e sabemos disso junto com ela. Agora você querer me dizer que "nem todo mundo" percebeu aquele formato já é forçar a amizade, a coisa estava extremamente evidente.
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Bom, o Franco ficou no poder de 1939 a 1975, acredito que o filme mostra o final do período já.
Nope, nope, lembrei, no começo do filme, aparece: "Espanha, 1944".
 
Re: O Labirinto de Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006)

Ok, vamos por partes. É óbvio que o recado é para quem está vendo o filme, a história está sendo contada para o público. A questão é que esse "recado" é passado através do "recado" para a Ofélia - sem piras de o que uma menina poderia saber, a coisa é só essa: o livro avisa que a mãe dela vai passar mal, nós vemos a imagem do útero e sabemos disso junto com ela. Agora você querer me dizer que "nem todo mundo" percebeu aquele formato já é forçar a amizade, a coisa estava extremamente evidente.

Mas então temos uma contradição.

Como o livro avisa que a mãe dela vai passar mal, se aquilo é tudo imaginação dela?

Coincidência?

Ou então isso prova que tudo é verdadeiro e que aquilo realmente acontece com ela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo