• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Início

Soh, mas ai ta o grande problema, o universo fica no meio do Vazio, e Arda seria apenas um planeta nesse universo ???
 
Olha, segundo essa mesma passagem eu creio Arda seria o único planeta em Eä, a não ser pela terra de Aman que estaria Eru sabe onde.

A Chama Imperecível estava no coração do Mundo, e eu creio que é apenas por isso que a vida fluía normalmente: o tempo passava, o livre-arbítrio existia e as pessoasl vivam e morriam. A Chama era a própria fonte da Vida, e sem ela nada existiria. Provavelmente Aman levou um pouco da Chama quando foi para fora dos Círculos do Mundo, mas Arda ainda possuia a maior parte da Chama. Ou será que a Chama estava em Arda e supria Aman mesmo fora dos Círculos do Mundo? :think: Pensarei a respeito. Se alguém tiver uma resposta ou uma teoria, poste aqui. :obiggraz:

Bem, seguindo a linha de pensamento já colocada, Arda seria o único planeta em Eä.
 
Na minha opinião, Eä era a própria chama. A chama existia em Aman, então quando ela foi levada, levou tb uma parte da chama...
Se Arda fosse o único planeta de Eä, de onde veio o meteoro com que Eol fez as espadas ??? Deve ter + alguma coisa...
 
O meteoro pode ter sido simplesmente junção de poeira cósmica, não necessariamente o pedaço de um planeta. :obiggraz:
 
Ok, pessoal. O problema todo é que temos mais de uma concepção de universo coexistindo no Silma.

No Ainulindalë temos Arda dentro de Eä dentro do Vazio, e tanto Arda quanto Eä são limitadas. Como Eä é limitada, não temos problema nenhum em chamar de Vazio o espaço que sobrou do Vazio original depois que Eä foi criada. E mais, Arda está contida propriamente dentro de Eä, ou seja, existe um espaço entre a fronteira externa de Arda e a fronteira externa de Eä. Nesse espaço estão outros planetas e estrelas pertencentes a Eä (o Ainulindalë fala que Arda foi posta no meio das estrelas inumeráveis, e planetas são perfeitamente possíveis de existir nesse universo se existem estrelas, certo? :wink:). Essa é uma das concepções de universo que temos no Silma.

Agora, notaram que eu não falei nada sobre a história de que Melkor foi expulso pra fora de Arda pela Porta da Noite direto para dentro do Vazio? E notaram que, se tem um espaço entre Arda antes de chegar na fronteira externa de Eä, isso seria impossível? Bem, isso é porque a concepção de universo que vale para o capítulo 24 do Silma é diferente da que vale para o Ainulindalë. No capítulo 24 (que foi composto pelo Tolkien bem antes do Ainulindalë publicado), Arda faz fronteira diretamente com o Vazio, não existem outros planetas, e as estrelas são só pontinhos brilhantes na abóbada celeste, que fica por cima da superfície terrestre.

Edit: A fonte das informações são os HoMEs 10 e 4 (em particular a observação sopbre as estrelas inumeráveis é do Christopher Tolkien).
 
Maedhros disse:
Vocês num ficam empolgadas com as falas de Eru? Pô, é o próprio Único falando, é demais! :mrgreen:

Estou aqui é pra isso mesmo. 8-)

Brincadeiras a parte, a concepção do universo em Tolkien é muito mais próxima da dos antigos do que da moderna ciência. O vazio alude para a própria falta de referencial dos antigos para o além mundo em tempos em que se julgava que a terra era plana. O Vazio é o termo designado para explicar o que está para além do alcance dos filhos de ilúvatar, o além-matéria. Aqueles antigos esquemas hebraicos de representação do mundo, com as comportas do céu, o inferno abaixo da terra para ondei iam os mortos e um entorno de vazio me veio a cabeça quando da minha primeira leitura da Quenta Silmarilion.

É uma dicotomia entre o Eä e o Vazio. Não cabe a nós mortais tentar entender o Vazio. Ele pode ser entendido como um "aquilo que ainda não foi criado."
 
Eru disse:
Maedhros disse:
Vocês num ficam empolgadas com as falas de Eru? Pô, é o próprio Único falando, é demais! :mrgreen:

Estou aqui é pra isso mesmo. 8-)

Brincadeiras a parte, a concepção do universo em Tolkien é muito mais próxima da dos antigos do que da moderna ciência. O vazio alude para a própria falta de referencial dos antigos para o além mundo em tempos em que se julgava que a terra era plana. O Vazio é o termo designado para explicar o que está para além do alcance dos filhos de ilúvatar, o além-matéria. Aqueles antigos esquemas hebraicos de representação do mundo, com as comportas do céu, o inferno abaixo da terra para ondei iam os mortos e um entorno de vazio me veio a cabeça quando da minha primeira leitura da Quenta Silmarilion.

É uma dicotomia entre o Eä e o Vazio. Não cabe a nós mortais tentar entender o Vazio. Ele pode ser entendido como um "aquilo que ainda não foi criado."

Besteira. Cabe a nós entender sim, o Vazio é só "onde não tem nada", simples assim. Quando algo é criado no vazio, que por definição próprio é infinito, ele continua infinito, mas com um trechinho sendo ocupado por matéria e/ou tempo.
 
"onde não tem nada" - para além da matéria

E quanto ao que ainda não foi criado, digo porque Arda foi criada onde antes havia vazio. Logo, tudo pode ser criado a partir do vazio pela vontade de Eru.
 
LHRagone disse:
Como assim cada hora vale um universo diferente ??? Mudou mesmo ou Tolkien se "esqueceu" desse detalhe ???

LHRagone, se você perguntou isso a respeito do meu post anterior, o problema é que as partes do Silma não foram todas compostas ao mesmo tempo, ou revisadas ao mesmo tempo pelo autor (no caso, o Tolkien pai). Então, tem coisas no Silma que se contradizem. Esse caso do universo é uma dessas coisas. O capítulo 24 foi escrito 15 anos ou mais antes da última versão do Ainulindalë, e até onde a gente sabe, pelo material contido nos HoMEs, nunca mais foi revisado depois disso. Então, não é que o universo uma hora é de um jeito e outra hora é de outro na história, não é isso. O Tolkien decidiu que o universo dele ia ser como está no Ainulindalë, ou seja, do jeito que eu descrevi no primeiro parágrafo do meu post. O problema é que, depois que ele decidiu que o universo ia ser assim, ele não reescreveu as partes do Silma que já estavam prontas.
 
so uma coisa... o Mundo (com o m maiusculo) pelo q eu vejo no silma, é Ea, e nao Arda.... confere? :o?:
 
DJ disse:
so uma coisa... o Mundo (com o m maiusculo) pelo q eu vejo no silma, é Ea, e nao Arda.... confere?

Perfeito, DJ. Parece esquisito, mas é isso mesmo. Quem quiser, pode conferir a passagem do Ainulindalë em que Eru diz aos Valar que quem quiser pode entrar em Eä.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo