• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Iluminado" (The Shining, Stephen King)

Lew Morias

Luck is highly overrated
Depois de muito ouvir falar sobre Stephen King resolvi finalmente ler algo de sua autoria. Muitas expectativas e lá fui eu ler "O Iluminado".

Bom, a história é bem envolvente. Rapidamente você se vê preso a trama proposta. Quer saber o que vai acontecer com a família confinada naquele hotel, o que há de especial com o garoto, se o pai vai realmente conseguir se livrar da bebida...

Então o autor vai "construindo" os personagens. Através de "flashbacks" vai nos mostrando acontecimentos importantes que ajudaram a construir a personalidade de cada um. Dessa forma fica mais fácil de entender as atitudes tomadas pelos personagens ao longo da trama.

O que eu não gostei muito foi que algumas coisas ficaram meio no ar.

O Overlook realmente queria o garoto? Ou estava interessado no pai? Ou nos três? Ocorreram assassinatos naquela festa que nunca acabava? Quem era a mulher do 217? O nome do antigo dono do hotel era Horace ou Harry? Ou Horace Harry Derwent? Ele fora morto ou matara alguém no Overlook? Por que Hallorann continuou ouvindo a voz da "coisa" se ele mesmo já tinha a visto evaporar e desaparecer?

E vocês? O que acharam d'O Iluminado? :think:

Desde já agradeço aqueles que leram o livro com atenção e responderão minhas perguntas. :D :abraco:

[Eu procurei algum tópico sobre o livro mas não achei. :disgusti: Se existir, peço a algum moderador que indique o link e tranque este tópico.]
 
Respondendo a suas perguntas.
Pergunta 1: Sim.
Pergunta 2: Ele era apenas uma ferramenta para realizar a pergunta 1.
Pergunta 3: Ela era apenas uma vítima inocente.
Pergunta 4: Não há menção quanto a isso.
Pergunta 5: No livro fala sobre ela, mas não lembro se citava nomes. Dizia apenas que fora encontrada morta e que o seu acompanhante fugira.
Pergunta 6 e 7: O nome era Horace M. Derwent o Harry era um apelido.
Pergunta 8: Não há menção quanto a isso.
Pergunta 9: O fato dele ter visto evaporar e desaparecer não quer dizer que a entidade maligna tenha se extinguido.
:squid:
 
O Iluminado é a minha obra favorita do Stephen King. E eu considero com certeza a história mais assustadora de todas as obras dele que li até agora. E não por ser recheado de monstros, personagens macabros e o caramba a quatro. Acho a obra extremamente sugestiva. O livro não traz apenas todos os elementos que uma boa história de terror tem, traz a degradação/evolução de cada personagem psicologicamente, o que (pra mim) é um dos elementos mais legais em uma história de terror. Não o que você (o personagem) vê, mas o que ele poderia ver, e como esse "poderia" afeta nossa mente (a do personagem).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo