1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"O Iluminado" (The Shining, Stephen King)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Lew Morias, 28 Set 2009.

1. Lew Morias

Lew Morias Luck is highly overrated

Depois de muito ouvir falar sobre Stephen King resolvi finalmente ler algo de sua autoria. Muitas expectativas e lá fui eu ler "O Iluminado".

Bom, a história é bem envolvente. Rapidamente você se vê preso a trama proposta. Quer saber o que vai acontecer com a família confinada naquele hotel, o que há de especial com o garoto, se o pai vai realmente conseguir se livrar da bebida...

Então o autor vai "construindo" os personagens. Através de "flashbacks" vai nos mostrando acontecimentos importantes que ajudaram a construir a personalidade de cada um. Dessa forma fica mais fácil de entender as atitudes tomadas pelos personagens ao longo da trama.

O que eu não gostei muito foi que algumas coisas ficaram meio no ar.

O Overlook realmente queria o garoto? Ou estava interessado no pai? Ou nos três? Ocorreram assassinatos naquela festa que nunca acabava? Quem era a mulher do 217? O nome do antigo dono do hotel era Horace ou Harry? Ou Horace Harry Derwent? Ele fora morto ou matara alguém no Overlook? Por que Hallorann continuou ouvindo a voz da "coisa" se ele mesmo já tinha a visto evaporar e desaparecer?

E vocês? O que acharam d'O Iluminado? :think:

Desde já agradeço aqueles que leram o livro com atenção e responderão minhas perguntas. :D :abraco:

[Eu procurei algum tópico sobre o livro mas não achei. :disgusti: Se existir, peço a algum moderador que indique o link e tranque este tópico.]

2. Jango

Jango Branca! Branca! Branca!

Respondendo a suas perguntas.
    Pergunta 1: Sim.
    Pergunta 2: Ele era apenas uma ferramenta para realizar a pergunta 1.
    Pergunta 3: Ela era apenas uma vítima inocente.
    Pergunta 4: Não há menção quanto a isso.
    Pergunta 5: No livro fala sobre ela, mas não lembro se citava nomes. Dizia apenas que fora encontrada morta e que o seu acompanhante fugira.
    Pergunta 6 e 7: O nome era Horace M. Derwent o Harry era um apelido.
    Pergunta 8: Não há menção quanto a isso.
    Pergunta 9: O fato dele ter visto evaporar e desaparecer não quer dizer que a entidade maligna tenha se extinguido.
    :squid:

3. Kyra

Kyra I am Jack's smirking revenge.

O Iluminado é a minha obra favorita do Stephen King. E eu considero com certeza a história mais assustadora de todas as obras dele que li até agora. E não por ser recheado de monstros, personagens macabros e o caramba a quatro. Acho a obra extremamente sugestiva. O livro não traz apenas todos os elementos que uma boa história de terror tem, traz a degradação/evolução de cada personagem psicologicamente, o que (pra mim) é um dos elementos mais legais em uma história de terror. Não o que você (o personagem) vê, mas o que ele poderia ver, e como esse "poderia" afeta nossa mente (a do personagem).

Compartilhar