1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Homem Sentimental (Javier Marías)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Pips, 15 Mar 2011.

  1. Pips

    Pips Old School.

    O amor ganha diversos significados ao longo dos anos, uns descrevem a sensação de um coração palpitando enquanto outros citam o pensamento contínuo em relação a pessoa amada. As consequências estão entre o casamento, o término, a traição e a morte. Por mais que se fale de amor o que se desenvolve em histórias sobre esse sentimento é precisamente sua trajetória, começo, meio e fim (cheio de reviravoltas, é claro). Todavia, a história de um tenor que, ao viajar de trem, se interessa pela fisionomia das três pessoas com quem divide cabine, e logo em seguida os encontra, relata o amor de diversas formas e ao mesmo tempo: sonhos, anseios, realidades, pesares, versões, da companhia, da solidão.

    Leão de Napoles é o nosso narrador nessa noite de ópera, o tenor estava na cidade de Madri quando tudo aconteceu. Ele conheceu Manur, sua mulher Natália e o acompanhante contratado pelo banqueiro para ficar com sua mulher, Dato. O Homem Sentimental, lançado pela Companhia das Letras em 2004 com tradução de Eduardo Brandão, de Javier Marías – que ganhou diversos prêmios e é membro da Real Academia Espanhola – é outro exemplar fascinante da bibliografia do autor espanhol com outra abertura incrível, onde uma simples viagem de trem torna-se um retrato detalhado com exatidão no imaginário do leitor – tanto nas descrições fisícas quanto na respiração das personagens e até no que o narrador está sentido.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar