• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Homem sempre presente em fatos marcantes da Terra-média

Lord Khamûl

Usuário
Eu só postei aqui com o intuito de fazer uma reflexão que acho muito interessante.

Tolkien sempre valorizou e deu importancia a todas as raças de Arda, até mesmo os personagens do lado do mal como os orcs e Cia Ltda.

Mas o que me chama a atenção é o fato dos homens estarem sempre ligados ao destino de vários acontecimentos que ocorreram na Terra média, vou citá-los (me ajudem se eu esquecer):

Um homem matou Scatha;
Um homem matou Smaug;
Um homem matou Glaurung;
Através da intervenção de um homem os Valar prapraram uma investida contra Morgoth derrotando-o;
Através da intervenão de um homem Ancalagon foi derrubado;
Através de um homem Morgoth perdeu uma Silmaril;
Através de um homem Sauron perdeu o Um Anel para sempre;
Através de um homem Gondor voltou ao seu explendor grandiosamente;
Através de um homem Arnor foi reerguida;
Através de um homem vários povos se uniram e marcharam para o Morranon enganando Sauron e decretando sua derrota eterna.

Bom, é isso aí! Foi apenas algumas colocações onde eu vejo o poder, a força que o homem possui para tratar os designios sobre a Terra média. :D

Tolkien, um grande homem!
 
Eu só postei aqui com o intuito de fazer uma reflexão que acho muito interessante.

Tolkien sempre valorizou e deu importancia a todas as raças de Arda, até mesmo os personagens do lado do mal como os orcs e Cia Ltda.

Mas o que me chama a atenção é o fato dos homens estarem sempre ligados ao destino de vários acontecimentos que ocorreram na Terra média, vou citá-los (me ajudem se eu esquecer):

Um homem matou Scatha;
Um homem matou Smaug;
Um homem matou Glaurung;
Através da intervenção de um homem os Valar prapraram uma investida contra Morgoth derrotando-o;
Através da intervenão de um homem Ancalagon foi derrubado;
Através de um homem Morgoth perdeu uma Silmaril;
Através de um homem Sauron perdeu o Um Anel para sempre;
Através de um homem Gondor voltou ao seu explendor grandiosamente;
Através de um homem Arnor foi reerguida;
Através de um homem vários povos se uniram e marcharam para o Morranon enganando Sauron e decretando sua derrota eterna.

Bom, é isso aí! Foi apenas algumas colocações onde eu vejo o poder, a força que o homem possui para tratar os designios sobre a Terra média. :D

Tolkien, um grande homem!



Bem por ai,curioso que:

Por causa de um homem,o anel não foi destruído quando se teve a chance.
Por causa de um homem,Rohan foi para a guerra ao lado de Gondor.

Enfim,homens são f****. No bom sentido.
 
Isso é verdade, mas acho que outras raças também tiveram seus destinos entrelaçados com a história da Terra-Média. Talvez até os elfos tenham tido mais importância do que os homens. Mas realmente não podemos negar o legado dos homens:wink:
 
Bom, Talvez Tolkien deu essa importância (até maior que dos elfos) aos Homens por que no final eram eles que ficariam com a Terra-Média, eles que ficariam até o final dos tempos ...assim como é dito no Silamrillion, pág.36 Do início dos tempos.

"[...]e por meio de sua atuação (homens) tudo deveria, em forma e de fato, ser completado;e o mundo seria concluído até o último e mais ínfimo detalhe."

Então eles teriam de participar e conhecer desde o começo os problemas e as coisas do mundo.
 
A meu ver Tolkien mostrou muito bem o caráter duplo dos homens. Tão bravos e valentes nos momentos mais críticos pelos quais a Terra-média passou, e por outro lado, tão suscetíveis a corrupção, tão facilmente seduzidos pelas "forças das trevas". Os Numenorianos Negros, os Nove e Isildur que o digam!
 
Os homens seriam os verdadeiros donos da Terra-Média, talvez por isso Tolkien tenha dado destaque a eles. Talvez ele queria provar que a raça humana, mesmo sendo mais fraca que a raça élfica, poderia comandar o destino de muitos e realizar atos heróicos.
 
E por causa de um homem (uma pequena parcela de culpa), Gondolin foi descoberta.


Ou seja, o homem sempre estave presente em vários acontecimentos como ator principal, rsrsrs seja como o grande heroi seja como um causador de confusão e etc.

Mas eu também vejo os homems como agentes principais de toda a história de Arda. :hihihi:
 
Ou seja, o homem sempre estave presente em vários acontecimentos como ator principal, rsrsrs seja como o grande heroi seja como um causador de confusão e etc.

Mas eu também vejo os homems como agentes principais de toda a história de Arda. :hihihi:


Seria por esse motivo que os Valar e Elfos sentem uma certa... "inveja" dos homens ?

Pela dádiva de deixar os círculos do mundo e, além disso, fazer as coisas acontecerem na Terra Média ? :think:
 
Seria por esse motivo que os Valar e Elfos sentem uma certa... "inveja" dos homens ?

Pela dádiva de deixar os círculos do mundo e, além disso, fazer as coisas acontecerem na Terra Média ? :think:


Eu também sinto isso! Acho que os elfos tinham um pouco de inveja dos homens por vários motivos, dentre os quais podemos citar a mortalidade e como foi dito antes, os grande feitos que eles conseguiram realizar e continuaram até o fim dos tempos... :D
 
Eu também sinto isso! Acho que os elfos tinham um pouco de inveja dos homens por vários motivos, dentre os quais podemos citar a mortalidade e como foi dito antes, os grande feitos que eles conseguiram realizar e continuaram até o fim dos tempos... :D

Sim sim, por que tipo. O que leva o Ser humano a realizar as coisas é a sua curiosidade sem tamanho - e o pensamento irritadiço de que somos mortais. Todos querem deixar algo para a posteridade, algo que lhe permita ser lembrado para sempre por gerações futuras. Motivados por esse sentimento de concretização, o homem desenvolve meios para tal.
Tolkien deve ter procurado mostrar isso na sua obra - desbancando os elfos e toda aquela aura de "perfeição" e colocando as desvantagens da imortalidade. Eles e os Valar podiam esperar ,oras, eles eram imortais.
Porém os homens não. Sendo mortais, eles tinham de agir aqui e agora!

Porém como todo filho...não entendem o que é melhor para eles, ou seja,
Morrer é a maior de todas as dádivas, pelo menos na Terra Média.


 
Os homens seriam os verdadeiros donos da Terra-Média, talvez por isso Tolkien tenha dado destaque a eles. Talvez ele queria provar que a raça humana, mesmo sendo mais fraca que a raça élfica, poderia comandar o destino de muitos e realizar atos heróicos.

De fato, não é surpreendente que os homens sejam os mais responsáveis pelo destino da TM. Afinal, os elfos foram chamados à Aman, e lá muitos permaneceram. è como se os Elfos estivessem "de férias" na TM, a verdadeira morada deles é em Aman, assim como a dos Homens é a TM.
 
É mesmo interessante.
Todos esses acontecimentos de grande relevância ao destino da TM tiveram a força dos homens presente de algum modo. Isso me recorda a vontade do Tolkien em tentar demonstrar que seres de capacidade, ou intelecto, aparentemente inferiores à elite da obra, possuem total condições de terem participações decisivas nos casos que podem ou não comprometer o destino de todos.
O surgimento dos homens, em uma terra mergulhada no caos provocado por Morgoth, onde não havia lugar ou tempo seguro, os deixaram em uma posição muito desconfortável perante os demais seres, como os elfos, que já estavam muito organizados. Porém, não muito tarde, eles demonstraram que tbm poderiam ser fortes, e se impor no domínio da TM, unindo forças com os elfos e batalhando contra o mal em guerras, que foram importantíssimas.
Isso mais tarde também foi sentido por seres mais "fracos" ainda, como no caso dos hobbtis, totalmente alheios aos acontecimentos do mundo. De uma forma inesperada para eles, se viram decidindo o destino, não somente do seu povo, mas de todos os outros que conviviam com eles, fosse em harmonia ou não, chegando a despertar o rerspeito em todos os habitantes da TM.
 
Última edição:
...assim como é dito no Silamrillion, pág.36 Do início dos tempos.

"[...]e por meio de sua atuação (homens) tudo deveria, em forma e de fato, ser completado;e o mundo seria concluído até o último e mais ínfimo detalhe."
Eu gostaria de ter citado exatamente esta passagem. Muito bem colocada. :D

Os homens seriam os verdadeiros donos da Terra-Média, talvez por isso Tolkien tenha dado destaque a eles. Talvez ele queria provar que a raça humana, mesmo sendo mais fraca que a raça élfica, poderia comandar o destino de muitos e realizar atos heróicos.
De fato, embora os elfos sejam os primogênitos, os homens são os sucessores. A mitologia nos conta sobre os fatos e acontecimentos até o estabelecimento dos homens.
Porém como todo filho...não entendem o que é melhor para eles, ou seja,
Morrer é a maior de todas as dádivas, pelo menos na Terra Média.
Mas não é culpa dos filhos não entenderem este dom, veja a pasagem:
"A morte é o seu destino, o Dom de Ilúvatar, que com o passar do tempo até os Poderes vão invejar. Melkor, porém, lançou sua sombra sobre este dom, confundindo-o com as trevas; e fez surgir o mal do bem; e o medo da esperança."
Silmarilion - Do início dos tempos​
 
Última edição:
Mas não é culpa dos filhos não entenderem este dom, veja a pasagem:
"A morte é o seu destino, o Dom de Ilúvatar, que com o passar do tempo até os Poderes vão invejar. Melkor, porém, lançou sua sombra sobre este dom, confundindo-o com as trevas; e fez surgir o mal do bem; e o medo da esperança."
Silmarilion - Do início dos tempos​

Sim mas no conto de Adanel é dito:
" [..] A primeira Voz nunca mais ouvimos, exceto uma vez. No silêncio da noite Ela falou, dizendo: "- Renunciastes a Mim, mas vós permaneceis Meus. Dei-vos a vida. Agora ela encurtar-se-á, e cada um de vós em pouco tempo virá a Mim, para aprender quem é vosso Senhor: aquele que idolatrais ou Eu que criei-o."

O silmarillion foi contado do ponto de vista dos elfos então, seria possível eles terem se enganado quanto ao "dom" que Ilúvatar deu aos Homens? Eles não sabiam o motivo dos Homens morrerem então "inventaram" que isso era um dom? Pode ser...será que era pros homens terem vida longa como os Elfos?

É apartir daí que eles (Homens) começaram a ter medo da morte, e depois Morgoth envenenou-os...ou não?:think:
 
Vida longa é diferente da imortalidade élfica, os primeiros reis de númenor vivam mais de 200 anos, e esse trecho do conto de Adanel é uma lenda humana que pode ter tido influência de Morgoth.

Os elfos receberam tais informações dos Valar, uma fonte um pouco mais confiável.
 
As mulheres tb estiveram presentes como Arwen com os Nazgûl e a inundação repentina do Rio Baraduin...
 
Que tenho mais a dizer? Nós somos os caras! :mrgreen:

Vida longa é diferente da imortalidade élfica, os primeiros reis de númenor vivam mais de 200 anos, e esse trecho do conto de Adanel é uma lenda humana que pode ter tido influência de Morgoth.

Os elfos receberam tais informações dos Valar, uma fonte um pouco mais confiável.

Na real eles viviam mais que isso, uns 350-400! 200 Já era na época que a Sombra os atiçava.
 
As mulheres tb estiveram presentes como Arwen com os Nazgûl e a inundação repentina do Rio Baraduin...

Sim, é verdade, mas foi a Arwen no filme, porque no livro foi Frodo quem atravessou a cavalo e Elrond através dos poderes dos Valar é que fizeram a inumdação de supetão no rio, rsrsrs :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo