1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por fcm, 6 Abr 2017.

  1. fcm

    fcm Visitante

    E ai!
    Terminei esse livro mas não entendi nada do final.
    Tô lendo um post aqui do posfácio pra vê se dá uma luz.
    O que vocês acharam desse final?

    btw, segue o link do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • LOL LOL x 1
  2. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Creio que existem várias interpretações! Eu entendi a epifania de Juliana como uma percepção que a realidade deles no livro não é real; que são "personagens de um livro", ou melhor dizendo, de uma realidade alternativa que nunca aconteceu ("e se...").

    Também entendi o I Ching como a voz do próprio autor indicando aos seus personagens que eles não são reais, através do Gafanhoto Torna-se Pesado e outras "previsões". Durante o acesso de loucura do sr. Tagomi ele também tem umas visões do nosso mundo.

    Como uma metalinguagem mesmo. E podemos admitir então três linhas paralelas - o universo real, o universo dos personagens e o universo do livro O Gafanhoto Torna-se Pesado. O que cabe aqui, eu acho, é a reflexão sobre as ações dos indivíduos nos contextos em que estão inseridos através dessas várias realidades.
     
    • Ótimo Ótimo x 2

Compartilhar