• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Homem do Castelo Alto - Philip K. Dick

• Criador do tópico Criador do tópico fcm
  • Data de Criação Data de Criação
F

fcm

Visitante
E ai!
Terminei esse livro mas não entendi nada do final.
Tô lendo um post aqui do posfácio pra vê se dá uma luz.
O que vocês acharam desse final?

btw, segue o link do Posfácio

Creio que existem várias interpretações! Eu entendi a epifania de Juliana como uma percepção que a realidade deles no livro não é real; que são "personagens de um livro", ou melhor dizendo, de uma realidade alternativa que nunca aconteceu ("e se...").

Também entendi o I Ching como a voz do próprio autor indicando aos seus personagens que eles não são reais, através do Gafanhoto Torna-se Pesado e outras "previsões". Durante o acesso de loucura do sr. Tagomi ele também tem umas visões do nosso mundo.

Como uma metalinguagem mesmo. E podemos admitir então três linhas paralelas - o universo real, o universo dos personagens e o universo do livro O Gafanhoto Torna-se Pesado. O que cabe aqui, eu acho, é a reflexão sobre as ações dos indivíduos nos contextos em que estão inseridos através dessas várias realidades.

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$460,00
Termina em:
Back