• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Que o gentil leitor da Valinor me perdoe se pareço colocar o carro na frente dos bois com a primeira parte desta série sobre a história do clássico "O Hobbit". No entanto, convém que começos sejam acompanhados de uma dose considerável de impacto, o que me levou a tomar a decisão de principiar com informações que são do conhecimento de poucos leitores de Tolkien, mesmo os mais fiéis. Estou falando da revisão radical do livro, que o Professor iniciou por volta de 1960 e acabou abandonando tempos depois.
</ br> Leia Mais...
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

acho que seria muito bom mas pra que reformular algo que já era um sucesso?
deixe como está O Hobbit e um ótimo livro isso e fato!!
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Eu sou muito fan de "o Hobbit" como é, mas acho que seria bem interessante essa versão mais sombria do livro. Combinaria mais com o universo de Tolkien descrito em o Silma e SdA.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Realmente, dá uma certa curiosidade em imaginar como seria O Hobbit "senhordosaneisizado". Mas o que eu observo nisso tudo (mais uma vez) é que o perfeccionismo de Tolkien parecia só piorar com o tempo, chegando ao ponto de querer re-escrever uma obra que ele já havia publicado anos atrás. O cara ficou tão obcecado por deixar seu lengedarium perfeito, que dá impressão que ele pudesse ser um tanto quanto angustiado em alguns aspectos, sei lá.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Dava um ótimo artigo na Super Interessante!
Nem imaginava algo desse tipo (um autor reformular sua obra? Já ouvi falar em notas em edições mais recentes, mas nada do gênero). Mas não nego que ficaria interessante algo mais atrelado ao SDA. Porém, descaracterizaria totalmente O Hobbit, que é uma leitura bem agradável e leve, na qual, na minha opinião, é uma ótima introdução para o mundo de Tolkien.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

aahh não, ainda bem q ele tinha este sábio amigo... O Hobbit rulez!!
Não sei se ia gostar dessa versão hard não.

É bem "perigoso" reler algo que escrevemos há muito tempo, com certeza evoluímos (literariamente), sem contar nossas idéias, conceitos e objetivos que mudam sempre; mas acho importante mantermos nossos textos como concebemos e gostamos na época em que escrevemos... quando mais tarde voltamos a lê-los é como se pudessemos ver um espelho do passado.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Confesso que eu acharia BEM interessante ter acesso a essa versão de O Hobbit.
Como eu entrei para o mundo de Tolkien através do Silma (com exceção dos filmes), quando li O Hobbit, fiquei com a mesma opinião do Professor, como foi citada no texto:

o Professor achava que o estilo narrativo e literário geral da aventura de Bilbo estava leve demais, e às vezes meio bobo, em comparação com o que veio depois.

Pra mim, em comparação com o que veio depois E com o que veio antes.
Não que eu não tenha gostado do livro como é, e acho legal que se tenha mantido a obra na sua versão original, uma vez que foi escrita inicialmente para crianças mesmo. Mas no fim das contas, acho que eu preferiria ler a versão mais "hard", mais interligada com as outras obras.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Olha, eu sou meio talibã quanto a novas versões de coisas que eu gosto. Mas ficaria grato se um dia pudéssemos ler (em português) essa “nova versão’ de O Hobbit.

Imagina. Tudo mais sombrio. Com várias conexões ao DAS. Ai minha cabeça vai explodir. Velho sabido esse Tolkien. Sabe realmente nos deixar ansioso por algo que nunca vai acontecer.... :lol:
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Eu acho O Hobbit o melhor dos Livros de Tolkien que já li e com a mais simples de todas leituras, creio que no começo ficaria pouco estranho para mim e para muitos que já estão acostumado com O Hobbit como é, e uma mudança assim ficaria meio confuso. Na minha opinião, eu acho que deveria ser lançado um "livro 2" e mudar a história um pouco e fazer como O Senhor dos Anéis, mas sei la, é um assunto meio confuso, eu deixaria como está! :lol:
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Se tivessemos conhecimento dess edição revisada, ela com certeza faria tremendo sucesso, mas perderia o direito de ser chamada "O Hobbit". O Hobbit é um livro pré-SdA, mas responde por si só como uma obra, sem a extrema necessidade do SdA para responder suas lacunas. Não está ligado a ele, a revisão de Tolkien seria um "Senhor dos Anéis 0 - A Descoberta do Anél."
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Agora fico dividido. Acho que seria muito interessante ler essa versão "nova" de O Hobbit, porém, como um purista que sou, não abriria mão de continuar lendo O Hobbit original, mais leve e descontraído.

Mas eis aí uma discussão interesse! Pelo o que tenho visto na Valinor, o maior medo dos fãs de O Hobbit é que Guilhermo del Toro transforme a obra em um filme obscuro demais, sombrio, adulto. Algo que seria totalmente contrário ao estilo do livro.

Mas a que conclusão chegar agora, se o próprio Tolkien tentou obscurecer sua obra??
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

O negócio é que, caso Tolkien tivesse terminado de reescrever O Hobbit, ninguém seria purista hoje por aqui com relação à versão original, visto que ao ser traduzida pela primeira vez essa já seria a versão revisada, e os leitores brasileiros teriam essa versão como a padrão e não teriam do que reclamar sobre ela ser mais ou menos sombria.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

O negócio é que, caso Tolkien tivesse terminado de reescrever O Hobbit, ninguém seria purista hoje por aqui com relação à versão original, visto que ao ser traduzida pela primeira vez essa já seria a versão revisada, e os leitores brasileiros teriam essa versão como a padrão e não teriam do que reclamar sobre ela ser mais ou menos sombria.
Pois é, fiquei pensando nisso também. No final das contas, é uma questão de costume. Nós nos acostumamos com o O Hobbit infantil como o é, mas achamos ele bom dessa forma. Aliás, ótimo!

Se Tolkien tivesse revisado o livro, nós brasileiros não conheceríamos a versão infantil e hoje, com certeza o Cisne ia estar postando um artigo sobre a versão original. E todos diriam: "credo, ainda bem que ele mudou tudo!"

Ou não! rs

De qualquer forma, ver Tolkien modificando sua própria obra é muito mais aceitável do que ver Del Toro fazendo isso por ele.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

É até interessante ver as insatisfações de Tolkien visando uma obra (e aqui me refiro a todo o Legendarium) mais homogênea e até verossimil. Nunca imaginaria que ele estava insatisfeito com o ar infantil e de certa forma mais descontraído.

Não faço a menor idéia de como ficaria essa versão d'O Hobbit caso essa revisão fosse terminada, mas é como o Tilion disse, se ele tivesse terminado não conheceríamos a versão atual (ou a primeira, ou segunda) versão da história e estariamos acostumados com um ar mais pesado nele.


De qualquer forma, ver Tolkien modificando sua própria obra é muito mais aceitável do que ver Del Toro fazendo isso por ele.

Pois é, eu tenho que concordar contigo neste ponto!! :mrgreen:
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

"Tolkien ficou insatisfeito com duas coisas do primeiro livro após ter conseguido publicar "O Senhor dos Anéis". Primeiro, ele achava que era preciso integrar melhor o mundo de "O Hobbit" com a geografia, a história etc. apresentada com mais detalhes na Saga do Anel. Em segundo lugar, o Professor achava que o estilo narrativo e literário geral da aventura de Bilbo estava leve demais, e às vezes meio bobo, em comparação com o que veio depois."

É o que eu penso até hoje: creio que a parte de integrar a Geografia com a Saga do Anel foi válida, mas que do início de "O Hobbit" até a parte em que Bilbo e os anões adentram a Floresta das Trevas, o livro pra mim é extremamente besta e chato, especialmente com cançõezinhas chatíssimas, trolls com nomes fofos e atitudes débeis, elfos bêbados e desconcentrados em suas funções que, desta forma, auxiliam a fuga de Bilbo e dos anões.
Lógico que levo em conta tudo do "antes e depois", pois nem mesmo Tolkien esperava criar uma história mais sombria com o SdA.
Na minha concepção, "O Hobbit" ,tal qual nos chegou, é um livrinho que começa bobo e termina lindamente! E por isso mesmo merece meu respeito, simplesmente porque é o desenrolar de uma mente brilhante como a de Tolkien: ele não só desenvolveu uma historinha que era para ser inicialmente para seus filhinhos, mas criou um mundo colossal e maravilhoso, do qual ele mesmo ficou embasbacado!
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Ontem mesmo estava discutindo com meu amigo sobre as diferenças entre O Hobbit e os outros livros do professor. Ele me dizia que não conseguia ver nO Hobbit os elementos tolkienianos, que se falassem que o livro fora escrito por outro autor seria fácil acreditar. Talvez nesse ponto, se houvesse tido essa revisão conversas como essa não ocorreriam.

Eu faço uma leitura um pouquinho diferente. E consigo ver nas duas obras as características literárias do professor.

O Hobbit é mais bobinho, alegre, leve porque é uma história que é contada a partir do ponto de vista dos hobbits, ora, nada mais lógico que retratar os elfos como brincalhões, trolls como bobalhões e termos vários versos entremeando a história. Era assim que os hobbits viam e viviam sua vida, por assim dizer em seu "mundinho cor-de-rosa" afastado de tudo e todos de fora de seus domínios. Não era à toa que aqueles que se aventuravam para as terras estrangeiras não eram vistos com bons olhos.

A primeira parte dO Hobbit então reflete isso, é mais bobinha, alegre e leve. Com o desenrolar da história a perspectiva hobbit vai ampliando-se (sob o ponto de vista do Bilbo), ganhando matizes acinzentadas e "preparando o terreno" de forma perfeita para a literatura sombria de SdA. Neste, os hobbits já têm um maior "conhecimento" das terras estrangeiras, o poder maléfico de Sauron já estende suas garras até bem próximo do Condado, o "mundinho cor-de-rosa" ganha outras tonalidades mais próximas ao negro. É preciso crescer e se permitir conhecer melhor as outras criaturas. Passamos a conhecer melhor os elfos (sob o ponto de vista dos hobbits, é importante frisar) e aprendemos que eles não são aqueles brincalhões que se pensava anteriormente. Os hobbits deixam de pensar apenas em seu mundinho para lutar pela integridade do mundo como um todo. É o desfecho perfeito e grandioso para a história bobinha deixada lá atrás.

Alguns podem até comentar, mais e quanto ao Silmarillion? Não é O Hobbit um contraponto perdido no meio do nada entre o Silma e o SdA? Bem, eu não acho. As histórias do Silma são narradas sob o ponto de vista de valar, elfos e homens. São acontecimentos restritos e conhecidos apenas por estes e seus descendentes. Desses acontecimentos os hobbits nada sabiam e só vão conhecer algo sobre quando passam a ir às terras estrangeiras e ampliam seus horizontes. É o pano de fundo histórico servindo muito bem às histórias narradas mais a frente.

Mas é como o Tilion disse, se Tolkien tivesse terminado de reescrever a obra. Nada do que escrevi acima seria válido, essa leitura não seria feita. Por isso, só posso ficar feliz de que ele não o tenha terminado. =]

PS: mas não deixaria de ler a "nova versão" se esta caísse em minhas mãos. :lol:
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Que autor tem coragem de revisar sua obra (e não uma nota de edição, mas uma boa mudança na história) depois dela ter feito sucesso pelo mundo inteiro, vendendo milhões de cópias ? :doido:


Com descobertas dessa importância é que desvendamos cada vez mais o carater de Tolkien, afinal, ganhar dinheiro ele conseguiu; mas também conseguiu muito mais que isso: a admiração dos fãs do mundo todo, mostrando que o que lhe interessa realmente é a qualidade do que seus mais fiéis (e não fiéistambém) iriam ler.

Mais uma vez, as descobertas acerca das obras de Tolkien surpreende! :amem:
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Eu não sei se seria muito a favor de mudar a obra. Eu penso que o jeito brincalhão e fofo do Hobbit está bom e não me incomoda nenhum pouco. Tolkien pensou em fazer um livro para crianças e eu acho que ele foi bem sucedido nessa parte, fez um ótimo livro, não desprezando a inteligência delas, mas como todo livro infantil, teria de ter um certo tom lúdico. O hobbit não é errado em relação a Senhor dos Anéis. Não podemos nos esquecer que os tempos do Hobbit eram de paz, só aparece uma batalha no final do livro e ao longo da trilogia temos várias batalhas. Por isso o tom menos sombrio da primeira obra. É claro que Tolkien nem pensava em fazer Senhor dos Anéis, ainda. É sempre bom um autor saber variar os estilos das obras,umas mais sombrias, outras mais alegres e por aí vai,é muito interessante para mim, mudar o clima de obra em obra. Mas,mesmo assim gostaria de ver os rascunhos do Hobbit modificado.
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Bem, é verdadeiro que a leitura de O Hobbit é muito mais leve e "ingênua" diante das demais obras de Tolkien. Todavia, o aspecto infantil dado à estória não a torna boba ou dispensável, e sim, a meu ver, cativante. Mesmo sendo diferente do SDA, O Hobbit permanece com a qualidade e a excelência que Tolkien possui para "prender" os leitores. Não consigo imaginar que tenha passado pela mente dele modificar essa obra! Admito, porém, que fiquei interessada quanto a versão mais “hard”... Bem que ela poderia ser lançada como uma outra estória d’O Hobbit *divagando*
 
Re: "O Hobbit" virado do avesso -- ou quase

Não seria agradável se fosse publicada apenas a versão revisada !!
Mas contando que estivessem disponíveis as 2 versões seria muito interessante comparar a evolução intelectual desse grande mestre da literatura e imaginem a valiosa carga de informações sobre o SDA teria nessa reformulação.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo