• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

Sua nota para o filme.


  • Total de votantes
    126
Amei. Totalmente. Não podia ser melhor, porque não podia mesmo. Eu digo SIM a todas as pequenas adaptações!
Assisti em 3D Macro XE.

Queria poder abraçar o PJ para agradecê-lo pelas intertextualidades. A trilha sonora, os diálogos, as cenas, as tomadas de paisagem, tudo TUDO remete, explica, completa e adiciona à trilogia SdA. Chorei com cada citação.

Amei a parte do Conselho Branco. A cena do Gollum foi MUITO perfeita. Erebor é glória-sob-a-montanha. Valfenda ficou incrível, novamente.

Épico. Mal posso esperar pra dez/2013.
 
Última edição:
Re: [SPOILERS] Qual a melhor descrição para o filme?

Para quem nunca leu, ou nunca se preocupou muito se é igual ou não ao livro, vão ter um ótimo filme, mas para quem se importa vai ficar 2h40mim se contorcendo e tendo raiva de tudo o que foi feito amais e amenos dentro do filme.

Abaixo alguns pontos e desabafo.

concordo com o Barlach, pensando que o Peter faria um filme mais fiel ao livro já que dividiu em 3 partes me decepcionei profundamente com isso.
Como filme tem uma ótima fotografia, qualidade de filmagem, trilha sonora etc...
Agora para os Fã que lembram e curte muito originalidade de Tolkien tenho muitas criticas, entendo que sim há partes que se podem e devem ser "adaptadas" para a versão cinematográfica mas colocar coisas sem sentido para mim foram muito complicadas.
Galadriel em Valfenda? Radagast e seu treno insano? Gandalf ficar de mal com o Thorin? Anões atacando os Trolls? a mudança da forma como Bilbo achou o anel [nos filmes SDA 2 e 3 mostra ele andando no escuro igual no livro O Hobbit (pq mudou nem faço ideia)] gandalf "chamando" as águias (usou novamente a ideia do filme SDA 1)? a forma de como Bilbo entra na companhia....

Paro por aqui (por enquanto)

Discordo que quem não leu vai achar bom.

A direção é ruim. Em nenhum momento te deixa tenso, feliz ou qualquer outra emoção. Eu desafio qualquer pessoa que gostou do filme a achar uma cena sequer com o mesmo nível de tensão que a cena em que o Pippin mexe na flecha e derruba o corpo no poço em Moria.

O roteiro é ruim. É a primeira vez que vejo um filme em que o personagem do título é coadjuvante. Aquela introdução desnecessariamente longa cheia de menções ao SdA como os Sacola-Bolseiro. A luta com os orcs parece as cenas do Piratas do Caribe 2 (isso não é um elogio). E vilão que morre fazendo piada? Sério?

Fraquíssimo.
 
O filme é ruim. Mal dirigido, mal adaptado...

1. Pra que aquela introdução longa? O Frodo discutindo sobre a festa e os Sacola Bolseiro? Só pra encher linguiça, sem utilidade nenhuma a cena.
2. Que necessidade foi aquela de endeusar o Thorin? Ao invés de mostrar o cara sendo foda, como qualquer filme decente faria (vide Aragonr no começo do SdA), precisa falar?
3. A cena com os trolls tava pronta no livro pra ser adaptada, pra que mudar? Ficou toda esquisita, afinal, que tipo de grupo se entrega pra todos morrerem pra salvar um (que vai morrer do mesmo jeito)? Como que 3 trolls gigantes roubam cavalos e ninguém vê?
4. Orcs atacando de dia? F*-se a mitologia, pelo jeito.
5. O Radagast dá um embrulho maligno pro Gandalf. Caso você tenha QI 2 e já tenha esquecido isso, a Galadriel lembra o público do embrulho maligno do Radagast. Daí abre o embrulho e te lembra que o embrulho é maligno.
6. No mesmo critério "as pessoas vendo esse filme são imbecis" os anões fogem escondidos de Valfenda. A Galadriel explica pro público que os anões fugiram escondidos de Valfenda.
7. Anões são capturados, o Bilbo se separa e surpresa! O personagem título tem a sua terceira fala do filme, depois de uma hora e meia!
8. Ao invés da luta épica que vimos em Moria, uma cena de luta com os personagens pulando de um lado pro outro, como se fosse uma cena do Piratas do Caribe 2 (isso não é um elogio).
9. Vilão que morre fazendo piada? Sério?
10. A sacada da borboleta pra chamar as águias no SdA foi legal. Você cria uma associação no começo do primeiro filme e aí no final do terceiro, você usa aquilo pra lembrar as pessoas, num final épico (e que não presume que as pessoas são imbecis). Reutilizar a mesma associação no Hobbit é preguiça de roterista.
11. Que cena mal filmada foi aquela do Thorin descendo pra enfrentar o orc? O close up sem emoção nenhuma, a câmera lenta, a falta de tensão me lembraram de Tróia (de novo, não é um elogio).
12. O discurso final metido a engraçadinho, primeiro falando mal do Bilbo pra depois falar que estava errado... Comparar com a cena entre o Aragorn e o Boromir no final do Sociedade é até sacanagem.

Enfim, um filme de roteirista preguiçoso que achou que bastava repetir o que tinha feito no SdA e colocar umas piadas a mais pra ganhar uns bilhões de dólares em 3D.
 
Re: [SPOILERS] Qual a melhor descrição para o filme?

...
A direção é ruim. Em nenhum momento te deixa tenso, feliz ou qualquer outra emoção. Eu desafio qualquer pessoa que gostou do filme a achar uma cena sequer com o mesmo nível de tensão que a cena em que o Pippin mexe na flecha e derruba o corpo no poço em Moria.
o Meu "tenso" foi no sentido de que foi "tenso" ter assistido, não foi um elogio e não tive tensão em assistir o filme também.

Discordo que quem não leu vai achar bom....
...O roteiro é ruim. É a primeira vez que vejo um filme em que o personagem do título é coadjuvante. Aquela introdução desnecessariamente longa cheia de menções ao SdA como os Sacola-Bolseiro. A luta com os orcs parece as cenas do Piratas do Caribe 2 (isso não é um elogio). E vilão que morre fazendo piada? Sério?

Fraquíssimo.


Concordo com o ponto do personagem principal ser coadjuvante nessa parte (mas temos que lembrar que o papel de Bilbo realmente é mais ativo depois na chegada da floresta das trevas mesmo),
A introdução era até plausivel, so achei errado o Bilbo ter contado, (me refiro a parte onde ele fala sobre Erebor), aquilo quem deveria ter contado era Thorin como ele mesmo contou na noite do chá... (e :censu:, elfos viram o Smaug e não ajudaram? ONDE TA NO LIVRO ISSO? Peter e sua tara por elfos em batalhas que não participaram [abismo de Helm], to ficando com raiva disso)
Na lutas dos "Orcs" (que pra mim pareciam goblins [orcs estranhos aqueles]) a parte da luta foi sim meio Piratas do caribe (a parte da pedra foi arg... pq não fazer como no livro? correria correria medo de ser pego beros dos orcs e ai eles param e lutam, orcs ficam inteligentes e vão correndo em silencio por tuneis diferentes etc, AI SIM Bilbo se perde isso teria sido INCRÍVEL e teria dado uma tensão (agora tensão no sentido bom) imensa, até mais que a do Pipin (como você citou).

A parte do orcs fazer piada e no fim que eles caíram e o Grão orcs cai em cima deles :censu: concordo que ele forçou.

Mas sim, pessoas que não leram vão gostar, assim como gostaram de piratas do caribe, é uma aventura comédia, onde tem ação e eles riem tbm, isso vende...

E assim como vc Barlach eu sou um Fã realmente Fã e já li muito de O Hobbit, e de Tolkien e prezo MUITO pela fidedignidade das obras dele tenho minhas criticas. Te entendo. =(
 
O filme é ruim. Mal dirigido, mal adaptado...

1. Pra que aquela introdução longa? O Frodo discutindo sobre a festa e os Sacola Bolseiro? Só pra encher linguiça, sem utilidade nenhuma a cena.
2. Que necessidade foi aquela de endeusar o Thorin? Ao invés de mostrar o cara sendo foda, como qualquer filme decente faria (vide Aragonr no começo do SdA), precisa falar?
3. A cena com os trolls tava pronta no livro pra ser adaptada, pra que mudar? Ficou toda esquisita, afinal, que tipo de grupo se entrega pra todos morrerem pra salvar um (que vai morrer do mesmo jeito)? Como que 3 trolls gigantes roubam cavalos e ninguém vê?
4. Orcs atacando de dia? F*-se a mitologia, pelo jeito.
5. O Radagast dá um embrulho maligno pro Gandalf. Caso você tenha QI 2 e já tenha esquecido isso, a Galadriel lembra o público do embrulho maligno do Radagast. Daí abre o embrulho e te lembra que o embrulho é maligno.
6. No mesmo critério "as pessoas vendo esse filme são imbecis" os anões fogem escondidos de Valfenda. A Galadriel explica pro público que os anões fugiram escondidos de Valfenda.
7. Anões são capturados, o Bilbo se separa e surpresa! O personagem título tem a sua terceira fala do filme, depois de uma hora e meia!
8. Ao invés da luta épica que vimos em Moria, uma cena de luta com os personagens pulando de um lado pro outro, como se fosse uma cena do Piratas do Caribe 2 (isso não é um elogio).
9. Vilão que morre fazendo piada? Sério?
10. A sacada da borboleta pra chamar as águias no SdA foi legal. Você cria uma associação no começo do primeiro filme e aí no final do terceiro, você usa aquilo pra lembrar as pessoas, num final épico (e que não presume que as pessoas são imbecis). Reutilizar a mesma associação no Hobbit é preguiça de roterista.
11. Que cena mal filmada foi aquela do Thorin descendo pra enfrentar o orc? O close up sem emoção nenhuma, a câmera lenta, a falta de tensão me lembraram de Tróia (de novo, não é um elogio).
12. O discurso final metido a engraçadinho, primeiro falando mal do Bilbo pra depois falar que estava errado... Comparar com a cena entre o Aragorn e o Boromir no final do Sociedade é até sacanagem.

Enfim, um filme de roteirista preguiçoso que achou que bastava repetir o que tinha feito no SdA e colocar umas piadas a mais pra ganhar uns bilhões de dólares em 3D.

O mundo é redondo, filhão! Tenho certeza que muita coisa que você gosta é cópia de alguma coisa que já existiu. ;o)
É hoje que eu me acabooooooo!!!
 
Re: [SPOILERS] Qual a melhor descrição para o filme?

Pessoalmente eu não tenho tantos problemas com essas mudanças (já tive mais) e concordo que há falta de cenas tensas, mas convenhamos, há alguma tensão no livro? Reli semana passada e nem nos momentos em que o Bilbo desce no covil de Smaug há tensão. Já em ASdA,Qqando o Pippin joga a pedra no fundo no poço no livro você fica mais tenso que na cena equivalente do filme (incluindo as releituras do livro). Mas minha principal crítica ao filme é mesmo a duração. Está muito longo.
 
Re: [SPOILERS] Qual a melhor descrição para o filme?

Sobre ser longo... =)
Eu simplesmente Acho MUITO BOM filmes longos, mas SOMENTE quando não se sente o tempo passando, que nem começar a ler um livro as 12:00 e depois vc percebe que já são 5:00 e vc nem percebeu...
tanto que curto ver e rever SDA estendido.

Sobre tensão...
o livro não passa tensão verdade, mas imagine você em uma noite escura, chovendo MUITO e te mandam ver uma fogueira a distancia, então vc se depara com 3 trolls, se vc falar que ão é tenso isso... ou se vc me falar que a parte da clareira com os Wargs tbm não tem tensão... quando eu leio livros ou vejo filmes eu me coloco como ou ao lado do personagem, e isso pra mim gera a tensão, e eu sinto sim tensão no livro, e no filme nem tanto, não sei se pela forma abordada ou por outro motivo. =)
 
Re: [SPOILERS] Qual a melhor descrição para o filme?

Já li o livro e curti o filme, sei que tem muitas diferenças e adições em relação ao livro, mas procuro não dar tanta relevância a isso, prefiro ver as coisas como obras separadas.

O que mais gostei foram as menções aos Magos Azuis e à Ungoliant.

Outra coisa que pude observar é que pode-se perceber no Azog é que Peter Jackson quis nos mostrar que também existe linha de nobreza na raça dos Orcs.

Mas o que me deixou mais chateado mesmo foi a legenda, mas como sei inglês fiquei mais de boa. De qualquer forma, é duro ter que ver que os personagens falam "goblins e orcs" e na legenda ter só "orcs", ou até mesmo quando fala apenas "goblins" eles traduzem pra orcs". Apesar de goblins ser uma sub-raça de orc, o certo é deixar na legenda como eles são mencionados no livro.
 
Isso é uma curiosidade que eu tenho. Houve muitas modificações nos cenários já conhecidos do SDA?

Eu gostei da contextualização que eles fizeram de alguns cenários. Outras tomadas do Condado ou do caso que comentei acima. O cenário em si não mudou muito não. Nossos velhos conhecidos estão lá, lindos, e com muito mais tecnologia :D

Muito bom o 3D!
Primeiro filme na minha vida que não me sinto mal em filme com 3D, curti e recomendo.

Eu ia comentar isso. Na verdade, eu ia dizer mais. Ia dizer que foi o melhor 3D que eu já vi na vida, porque usou o 3D como um efeito mesmo, e não como atração à parte, em cenas isoladas e apelativas. Pode ser que daqui a um tempo, quando essa onda de emoção passar, eu mude de opinião, mas por enquanto é isso.
 
9/10... só por que eu vou ter que esperar mais um ano. :mrgreen:

Edit: Sei que sou suspeito pra falar isso, mas a cena da batalha de Azanulbizar foi muito foda! :grinlove:
 
Última edição:
Re: [SPOILERS] Qual a melhor descrição para o filme?

Essa de goblins e orcs é da tradução do livro mesmo, em que é tudo igual.

Agora, eu não tenho tanto problema assim com a fidelidade (ou não tenho mais). Existem adpatações fiéis que geram filmes bons e filmes ruins, e adaptações mais livres que geram filmes bons e filmes ruins. Tanto que a melhor cena da Sociedade do Anel é uma que não tá no livro, que é a morte do Boromir. Ou então aquele começo do Duas Torres. E até o discurso do Aragorn no final do RdR ficou legal, apesar de ser na verdade do Théoden.

Meu problema foi com o filme mesmo, direção, roteiro, atuações. Achei que ia ser um épico de fantasia e é um filme de aventura-comédia.

Não sei como vai ficar nos próximos. As cenas na Floresta das Trevas, com as Aranhas, são bem tensas, mas pelo jeito virarão pastelão...
 
Adorei o filme!! Estar de volta a terra media e com anões cantando \o/
Quanto ao 3D eu gostei e não gostei. Eu esperava algo mais, mas talvez seja pq fiquei acostumada com filmes que ficam lançando coisas a toda hora na tua cara.
É um 3D bem sutil que da mais vivacidade as cenas.
 
Re: [SPOILERS] Qual a melhor descrição para o filme?

Meu problema foi com o filme mesmo, direção, roteiro, atuações. Achei que ia ser um épico de fantasia e é um filme de aventura-comédia.

Não sei como vai ficar nos próximos. As cenas na Floresta das Trevas, com as Aranhas, são bem tensas, mas pelo jeito virarão pastelão...

Cê tá ligado que O Hobbit é um livro infantil, né?

E que nessa parte que você diz ser tensa, o Bilbo mata aranhas cantando "Aranhoca aranhoca, você é uma boboca". :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo