• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“O Hobbit”: um esboço para Smaug?

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Smaug por Peter KonigQuando Guillermo Del Toro ainda era o diretor de “O Hobbit”, muitas vezes declarou que Smaug, um dos personagens mais aguardados do filme, teria de ser O Dragão; que seria um dos ...

Leia Mais...
 
É realmente muito bonito e diferente daquela imagem passada de dragão de contos infantis.
Lembrou-me um pouco um balrog.
Desta imagem para um aperfeiçoamento cada vez maior! SE assim pudesse ser...
Gostei do esboço!
Uma pena que "O Hobbit" esteja cada vez mais longe de virar sétima arte...
 
Não me agradou o esboço.

É válido a idéia de querer fazer algo diferente dos clichês de dragões, mas o Smaug é um dragão bem "padrão", como pode ser visto nas ilustrações de Tolkien.

Além disso, O Hobbit é um livro feito para crianças, botar um dragão-balrog-bode-from-hell não combina muito.
 
É realmente muito bonito e diferente daquela imagem passada de dragão de contos infantis.
Lembrou-me um pouco um balrog.
Desta imagem para um aperfeiçoamento cada vez maior! SE assim pudesse ser...

Eu ia falar a mesma coisa. Cara de Balrog.


:think: ...

Mas eu não gostei muito não. O rosto ta maneiro, com esses chifres aí, o maxilar... mas eu nunca vi réptil com pêlo.

E não sei o porquê, mas do jeito que tá a imagem, eu imaginei um corpo de jabuti nesse bixo.
 
Parece aquelas montaria dos Nazgul, com um Balrog não gostei nem um pouco. É muito diferente do Smaug criado por Tolkien.
Alias, existem esboço de algum Smaug desenhado pelo escritor?
 
Também não gostei da arte não. Quebrou com a "clássica" imagem de dragão, mas ficou muito Balrog também. Ficou bem estranho, pra ser sincero.
 
É.... me lembrou o Godzilla americano..
Reparem que esse dragao se parece muito com uma iguana.

godzillawuvsNY.jpg
 
Última edição:
No geral eu gostei, mas também espero que isso só tenha sido, lá em 2008, umas das ideias iniciais para o Dragão. Concordo que Smaug tenha que ter algo a mais que os outros dragões do cinema ainda não apresentaram. Fugir em partes do clichê é bom, mas demais pode distanciar muito da proposta de um dragão. Mas acredito que não será isso que veremos na (im)possível versão para o cinema.

Parece aquelas montaria dos Nazgul, com um Balrog não gostei nem um pouco. É muito diferente do Smaug criado por Tolkien.
Alias, existem esboço de algum Smaug desenhado pelo escritor?

Esboço não, tem o Smaug desenhado por Tolkien para O Hobbit, e que está em quase todas as edições do livro no Brasil:

attachment.php

O problema é que, apesar do Smaug do Tolkien ser bem legal e combinar com as outras ilustrações, ele não é tão "terrível". Fica bem no livro, mas algo do tipo ficaria bem num filme?
 

Anexos

  • smaug.jpg
    smaug.jpg
    241,9 KB · Visualizações: 1.158
A arte que eu mais gosto do Smaug é aquela do John Howe que é a capa da nova edição brasileira d'O Hobbit.

Smaug.jpg

Sei que é meio difícil, mas gostaria muito de uma versão cinematográfica desta arte. É mau, imponente e não destoa das versões mais clássicas de um dragão.
 
Se eles trabalharem bem, não vai importar tanto o formato do dragão, acredito que o que mais assusta no Smaug sua inteligência, o fato de ser astuto demais e persuasivo em excesso! Entretanto, óbvio que ele tem que parecer imponente, mas esse desenho com o perdão de quem gostou, ficou horrível demais.

Se isso sair vou ter que retomar o tópico "Balrogs tem asas" e dizer que sim rs
 
Esboço não, tem o Smaug desenhado por Tolkien para O Hobbit, e que está em quase todas as edições do livro no Brasil:

attachment.php

O problema é que, apesar do Smaug do Tolkien ser bem legal e combinar com as outras ilustrações, ele não é tão "terrível". Fica bem no livro, mas algo do tipo ficaria bem num filme?

Juro que não sabia que essa versão de Smaug apresentaa no Hobbit era do Tolkien, pra mim era do Ted:dente:
Enfim, o Dragão do Hobbit era um tanto mais parecido com dragões de contos de fadas, então penso que se colocassem numa historia dessas de fato pegaria muito mal, mas pensem bem, esse dragão ai, não tem adsolutamente nada a ver com tradicionais que costumamos ver. Vai ver por isso meio que nos chocou, mostar um dragão com pelos e parecido com o Godzilla. :blah:
 
Cada um, obviamente, terá uma visão subjetiva sobre Smaug (ou qualquer outro personagem descrito). Mas aqui falamos de Samug, então...

Não há em lugar algum a concepção fixa de uma imagem, tanto que os ilustradores Tolkien based fazem, cada um, o esboço daquilo que acham ser o ideal: primeiro pela descrição; depois pela ideia mental. Tolkien também teve a sua imagem, mas não necessariamente é a ideal, perfeita, unânime, etc.

Muitas ilustrações do John Howe, por exemplo,deixam as de Tolkien no chinelo. Mas cada uma tem sua beleza e peculiaridade.

Se Del Toro pensava na imagem de um Smaug de meter medo,eu faço voz a ele: dragõezinhos de contos de fada, da Bela Adormecida ao Shrek, ficam legais em... historias infantis. E como muitos aqui sabem, "O Hobbit" é, inicialmente, um livro para crianças (mais especificamente para os filhos de Tolkien).
 
Olha, não vou negar que o bichão ficou muito foda! Fascinante!

Mas NÃO é o Smaug!

Por mais que "ser original" seja bom e essencial, destoar da mente do autor é um desrespeito ao mesmo. E fugir das descrições do livro, é cutucar demais os fãs.

Porém essa notícia me lembrou algo que até então não tinha cogitado e que agora me caiu como uma bomba: Allan Lee e John Howe não estão fazendo parte desta (pseudo)produção? Alguém sabe algo sobre isso?

Juro que não sabia que essa versão de Smaug apresentaa no Hobbit era do Tolkien, pra mim era do Ted:dente:
Mas TODAS as ilustrações desta edição de O Hobbit da MF foram feitas por Tolkien. Ou estou errado?

Se Del Toro pensava na imagem de um Smaug de meter medo,eu faço voz a ele: dragõezinhos de contos de fada, da Bela Adormecida ao Shrek, ficam legais em... historias infantis. E como muitos aqui sabem, "O Hobbit" é, inicialmente, um livro para crianças (mais especificamente para os filhos de Tolkien).
E assim também deveria ser o filme: infanto juvenil, divertido, com aventuras, algumas passagens de terror, um final muito emocionante que fizesse chorar (como a morte de Thorin me fez chorar no livro) e uma bela lição de moral quando Bilbo estivesse voltando para o Condado!
 
Última edição:
Eu sinceramente não gostei desse dragão ai, ficou beeem esquisito, uma mistura de Balrog com Godzila americano....horrivel. Acho que a imagem de Howe cairia perfeitamente bem.
 
Hum, muito estranho, não gostei não!
Inovações demais às vezes estraga... ainda prefiro o Smaug como um dragão tradicional mesmo.
 
Andei pesquisando e, com excessão dos irmãos Hildebrandt (entre os famosos), todos os artistas que se inspiram em Tolkien (incluindo os desconhecidos) têm uma concepção extremamente parecida do Smaug, ou seja, pela descrição, é impossível sair do tradicional: cabeça fina e alongada, corpo esguio, curto e fino e com uma calda bem longa, asas longas e patas curtas; e cores quentes, QUENTES!!!, vermelho, laranja e amarelo. Nada desse cinza sem graça dessa ilustração. E nada de cabeça arredondada e curta, como a montaria de um Názgûl.

O típico dragão chinês, porém com asas.

Vejam alguns exemplo:

Ilustração de Angus McBride:
attachment.php

Outra de John Howe:
attachment.php

Duas de Alan Lee (pra mim as mais fodas. A segunda principalmente):
attachment.php

attachment.php
 

Anexos

  • Alan Lee - The Hobbit - 02 - A bed of gold.jpg
    Alan Lee - The Hobbit - 02 - A bed of gold.jpg
    434,9 KB · Visualizações: 926
  • Alan Lee - The Hobbit - 20 - Smaug's fury.jpg
    Alan Lee - The Hobbit - 20 - Smaug's fury.jpg
    174,5 KB · Visualizações: 822
  • McBrideSmaugattacksEsgaroth.jpg
    McBrideSmaugattacksEsgaroth.jpg
    52 KB · Visualizações: 819
  • the_death_of_smaug.jpg
    the_death_of_smaug.jpg
    448 KB · Visualizações: 903
Andei pesquisando e, com excessão dos irmãos Hildebrandt (entre os famosos), todos os artistas que se inspiram em Tolkien (incluindo os desconhecidos) têm uma concepção extremamente parecida do Smaug, ou seja, pela descrição, é impossível sair do tradicional: cabeça fina e alongada, corpo esguio, curto e fino e com uma calda bem longa, asas longas e patas curtas; e cores quentes, QUENTES!!!, vermelho, laranja e amarelo. Nada desse cinza sem graça dessa ilustração. E nada de cabeça arredondada e curta, como a montaria de um Názgûl.

O típico dragão chinês, porém com asas.

Vejam alguns exemplo:

Ilustração de Angus McBride:
attachment.php

Outra de John Howe:
attachment.php

Duas de Alan Lee (pra mim as mais fodas. A segunda principalmente):
attachment.php

attachment.php


As ilustrações de John Howe e Alan Lee são bem parecidas se olharem bem. Seria interessante manter-se fiel a ela, já que são os desenhistas oficiais da saga.
O esboço ficou bem parecido com Weapon do FF7 - Advent Children.
 
Mas eu estava pensando e acho que nem precisamos nos preocupar. Se esse esboço vazou tão cedo, antes mesmo de sabermos se existirá um filme (quanto mais dois), então é porque já deve ter sido descartado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo