• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit será gravado a 48 frames por segundo, explica Peter Jackson

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Peter Jackson, diretamente do Facebook, explica a decisão – tornada pública apenas alguns dias atrás por seu diretor de fotografia, Andrew Lesnie – de filmar O Hobbit a 48 frames por segundo, duas vezes a velocidade usada normalmente. “A chave para entender isso é que este processo requer uma velocidade de 48fps na gravação e [...]Artigos relacionados:
  1. Peter Jackson diz que se for preciso será o diretor de O Hobbit
  2. As 10 Maneiras em que "O Hobbit" de Peter Jackson será diferente de "O Hobbit" de Tolkien
  3. Representantes dos estúdios falam sobre Peter Jackson na direção de O Hobbit

Leia Mais...
 
Re: O Hobbit será filmado a 48 frames por segundo, explica Peter Jackson

Realmente parece melhor, mas a minha preocupação é se terão cinemas suficientes para passar o filme dessa forma. Bem, ao final de 2012 deverão haver, não é possivel que daqui pra lá, pouquíssimos existam...
 
Re: O Hobbit será filmado a 48 frames por segundo, explica Peter Jackson

Por enquanto eu fiquei mais curioso em relação à imagem nos monitores da foto no topo da notícia. Tá com cara de ser o Bilbo, não? :lol:
 
Re: O Hobbit será filmado a 48 frames por segundo, explica Peter Jackson

Parece muito bom! Espero que possa assistir assim no cinema aqui...
 
Re: O Hobbit será filmado a 48 frames por segundo, explica Peter Jackson

Por enquanto eu fiquei mais curioso em relação à imagem nos monitores da foto no topo da notícia. Tá com cara de ser o Bilbo, não? :lol:

Sim, parece ser o Bilbo nas cavernas das Montanhas Sombrias.
 
Re: O Hobbit será filmado a 48 frames por segundo, explica Peter Jackson

Por enquanto eu fiquei mais curioso em relação à imagem nos monitores da foto no topo da notícia. Tá com cara de ser o Bilbo, não? :lol:
Realmente parece ele, nas montanhas, no covil de gollum.
 
Filme como quiserem, o importante mesmo, como disseram acima, foi ver, supostamente, Bilbo na caverna do Gollum! hehe

E não duvido que seja isso. Afinal, Serkys disse que já terminou suas gravações, ou seja, as primeiras cenas gravadas foram as de Bilbo e Gollum.


Agora, quanto à notícia técnica, alguém sabe se os cinemas brasileiras já rodam em 48fps? E eu achei bem interessante essa mudança. Quer dizer que nenhum outro filme foi gravado assim antes? É inovação do Hobbit?

E mais uma dúvida. A notícia falou sobre o preço do filme 35mm e tal. Rodando em 48fps, gastarão o dobro de filme que normalmente se gastaria. Mas O Hobbit está sendo rodado em película ou digital?
 
E não duvido que seja isso. Afinal, Serkys disse que já terminou suas gravações, ou seja, as primeiras cenas gravadas foram as de Bilbo e Gollum.

Foi o que eu também pensei. :yep:

Agora, quanto à notícia técnica, alguém sabe se os cinemas brasileiras já rodam em 48fps? E eu achei bem interessante essa mudança. Quer dizer que nenhum outro filme foi gravado assim antes? É inovação do Hobbit?

Não sei sobre os cinemas brasileiros, mas acho que há ainda poucos no mundo capazes (se houver). Nenhum outro filme foi gravado a 48fps ainda, nem Avatar. Mas o Cameron pretende filmar "Avatar 2 e 3" assim também. O Hobbit será o pioneiro, no entanto.

E mais uma dúvida. A notícia falou sobre o preço do filme 35mm e tal. Rodando em 48fps, gastarão o dobro de filme que normalmente se gastaria. Mas O Hobbit está sendo rodado em película ou digital?

Imagino que totalmente digital.
 
Acredito que se até agora nenhum filme foi gravado em 48fps é porque o charme do cinema vem dos 24fps. Até quem filma com digital que consegue taxas muito maiores usa 24fps.

Mas sei lá, não me oponho.
 
De qualquer forma a imagem ainda é seca dos munitores, percebam que no canto superior direito há fundo verde, o que remete que ou essa foto foi tirada no momento da gravação, ou como ele falou estava assitindo as cenas.
 
Agora, quanto à notícia técnica, alguém sabe se os cinemas brasileiras já rodam em 48fps? E eu achei bem interessante essa mudança. Quer dizer que nenhum outro filme foi gravado assim antes? É inovação do Hobbit?

Não sei sobre os cinemas brasileiros, mas acho que há ainda poucos no mundo capazes (se houver). Nenhum outro filme foi gravado a 48fps ainda, nem Avatar. Mas o Cameron pretende filmar "Avatar 2 e 3" assim também. O Hobbit será o pioneiro, no entanto.

É a aposta de Cameron para o futuro imediato da projeção nos cinemas. Ele acredita que a projeção em 4K ainda não é viável comercialmente, já que a maioria dos filmes é autorada em 2K, daí a inovação viria do uso de maiores velocidades de frame rate (48fps ou 60fps).

No passado, já houve várias tentativas de aumentar o framerate, mas elas acabaram não sendo adotadas pelo alto custo na troca dos equipamentos. Teoricamente, com a projeção digital tomando conta das salas de cinema, o custo para o upgrade para 48fps não seria tão elevado, já que os projetores digitais de segunda geração, comprados depois de janeiro de 2010, têm condição de lidar com framerates mais altos, bastando uma atualização de software (repito, em teoria). Além disso, as câmeras de alta definição usadas atualmente também podem capturar imagens com elevados framerates.

Em relação ao custo dos efeitos especiais, Cameron também disse que o custo deverá ser provavelmente apenas 10% maior, com o uso de softwares adequados que auxiliem na escolha do material que requeira mais frames para ser renderizado de forma adequada (ou seja, dependendo da tomada, os frames poderiam, por exemplo, ser duplicados, sem a necessidade de se gerar 24 frames extras).

James Cameron Says The Next Revolution in Cinema Is…

Acredito que se até agora nenhum filme foi gravado em 48fps é porque o charme do cinema vem dos 24fps. Até quem filma com digital que consegue taxas muito maiores usa 24fps.

A diferença agora é a maior adoção da projeção digital nas salas de cinema. Se filmes de grande bilheteria forem lançados em 48fps, talvez os exibidores migrem para a nova tecnologia, assim como ocorreu com o 3D (e talvez cobrem mais pela entrada também :roll:).
 
Foi o que eu também pensei. :yep:



Não sei sobre os cinemas brasileiros, mas acho que há ainda poucos no mundo capazes (se houver). Nenhum outro filme foi gravado a 48fps ainda, nem Avatar. Mas o Cameron pretende filmar "Avatar 2 e 3" assim também. O Hobbit será o pioneiro, no entanto.



Imagino que totalmente digital.

Cara. Duvideo-dó que tenha cinema pra reproduzir a 48fps no Brasil mesmo ndaqui a dois anos. O Lucas fez a mesma bravata quando voltou pro Star Wars pra contar a primeira trilogia em digital, prevendo que no lançamento do terceiro filme a maiorai dos cinemas no mundo usariam projetores digitais. Até hoje, projeção digital é caso raro no Brasil e ainda não é sequer o que o Lucas previa no mercado americano.

É sim. Vai ser digital. O PJ a tempos tá usando a Red que é uma marca de câmeras digitais novas fabricadas pelo fundador da Oakley (aquela marca de óculos). A Red surgiu do nada em 2004 ou 2005.
O PJ foi o primeiro diretor famoso a rodar um curta com uma Red.
Pro Hobbit ele vai usar uma Epic. Essa belezinha aqui que é meu sonho de consumo:
http://www.coolgadgetconcept.com/341/

É a aposta de Cameron para o futuro imediato da projeção nos cinemas. Ele acredita que a projeção em 4K ainda não é viável comercialmente, já que a maioria dos filmes é autorada em 2K, daí a inovação viria do uso de maiores velocidades de frame rate (48fps ou 60fps).

E olha que a Epic roda 5k.

Teoricamente, com a projeção digital tomando conta das salas de cinema, o custo para o upgrade para 48fps não seria tão elevado, já que os projetores digitais de segunda geração, comprados depois de janeiro de 2010, têm condição de lidar com framerates mais altos, bastando uma atualização de software (repito, em teoria). Além disso, as câmeras de alta definição usadas atualmente também podem capturar imagens com elevados framerates.
Eu compartilho de um certo pessimismo com relação a essa teoria. To esperando até hoje a atualização oficial do frame rate de minha câmera 5D. Neguinho diz que é só uma questão de firmware da Cannon, mas quando dobraram o frame rate da 7D a bichinha ficou famosa por ter crises de overheating. Portanto não sei como os projetores digitais atuais reagiriam ao processamento do dobro do frame rate.
Além do mais a questão custo, é uma estimativa do Cameron. Ele já manda essa pra pressionar a industria. Isso sem contar que esses 10% se referem ao mercado americano.

A diferença agora é a maior adoção da projeção digital nas salas de cinema. Se filmes de grande bilheteria forem lançados em 48fps, talvez os exibidores migrem para a nova tecnologia, assim como ocorreu com o 3D (e talvez cobrem mais pela entrada também :roll:).
Não digo que isso não aconteça, mas creio ser bem mais difícil justificar o aumento do preço do ingresso de um filme através da tecnologia 48fps do que o recurso 3D.
O público enxerga o 3D como uma experiência que não precisa ser explicada. Vc entra no cinema, bota os óculos e bum.
Já o 48fps apresenta diferenças sutis em relação a projeção convencional. É parecido com aquele papo dos 24 full ou do 30 intrelaçado. Ou mesmo do 720p e 1080p.
Pra vender esse recusrso vc tem que explicar para a platéia que algo ali está diferente. New and improved. É mais ou menos como a roupa nova do rei.
No fundo muita gente nem repara a diferença o que em termos comerciais acaba apresentando um diferencial de venda para um público mais exigente.
Nesse caso isso pode influenciar a decisão das salas de fazer ou não o upgrade pra projeção 48fps. E nesse caso pra eles nnao passa de uma relação custo beneficio.
 
Última edição:
Não sei se eu conseguirei perceber essa diferença, com essa visão de ancião que tenho :lol:
Mas legal saber dessa novidade, desse apuro na qualidade que os filmes terão.
 
Pra resolver a discussão aí de cima, só lembrar que o PJ anunciou que O Hobbit sairá tanto em 24 quanto em 48fps.
É algo meio óbvio, mas é bom avisar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo