• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Hobbit ou Lá e De Volta Outra Vez” escrito errado no começo do livro?

ByLexis

Usuário
Acabei de dar aquela "relida anual" em todos os livros desde O Hobbit até O Retorno do Rei e percebi uma coisa enquanto estava procurando runas pra poder traduzir (sim esse é um hobbie meu), quando abri a primeira página do livro O Hobbit (HarperCollins) e lá estava o famoso título alternativo "O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez", mesmo sabendo o que significava, abri um guia de runas traduzidas na internet e fui indo de letra por letra só pra dar aquela conferida e acabei percebendo que o último "z" de "Vez" não é um "z", e sim um "s", ficando assim "Ves". Isso tem alguma explicação ou vocês acham que eu acabei de encontrar um erro milenar inaceitável? kkkkkkjkk
 

Anexos

  • image_2022-07-05_133059761.png
    image_2022-07-05_133059761.png
    1,3 MB · Visualizações: 5
As runas representam letras ou fonemas?
Pergunto porque não faço ideia mesmo.
:hihihi:
Nesse caso letras, mas também podem representar fonemas (porém não tem nenhum q se aproxime do som de Z ou S asuhaushahu), os fonemas são:
 

Anexos

  • image_2022-07-05_134405491.png
    image_2022-07-05_134405491.png
    24,1 KB · Visualizações: 6
Última edição:
Bem, a edição de casa é a de capa azul da Martins Fontes (também tem a edição em inglês em casa). Mas estou longe dela, uns 200 quilômetros. Talvez valha a pena dar uma espiada nos volumes de outras editoras pra ver se o projeto deles tem as mesmas runas ou se é algo que foi passado originalmente pelo pessoal de Tolkien para todo mundo mesmo.
 
Bem, agora a pouco peguei a amostra do livro da Martins Fontes de 2003 e da Harper Collins de 2019 da amostra do site da Amazon e o resultado foi curioso:

hob4.jpg


O último caractere aparece grafado de forma diferente entre as duas edições.

Imagem maior de 700kb

hob3.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo