1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Hobbit - O mesmo livro, várias editoras

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Breno Volpini, 9 Fev 2004.

1. Breno Volpini

Breno Volpini Usuário

Saudações! Mias uma mensagem minha.. vocÇes já devem estar enjoados de mim :?
    Desta vez venho destacar a variedades de livros "O Hobbit" que temos.. São várias editoras diferentes...
    A pergunta: O conteúdo do livro varia de cada editora? A tradução é diferente? Se for diferente, qual a editora que tem a melhor tradução?
    Outro ponto: o preço varia muito para cada editroa consultada por mim, vai de R$24,75 a R$81,00. Entenderam o porquê dessa mensagem?
    Obrigado a quem se dispuser a responder...
    Abraços do Breno!

2. Psamatos

Psamatos Visitante

algumas edições são portuguesas... logo suas traduções são diferentes... eu já tive em mãos as edições lusitanas e brasileiras e mudam em relação a capa e ao vocabulário mas a idéia se mantém a mesma. Houveram algumas mudanças de algumas edições como complemento ou algo assim (se diz revisadas eu acho)..

3. The_Raven

The_Raven Usuário

R$ 81????? que editora tem coragem pra cobrar este absurdo?????
    Isto chama-se elitização!!!, é por isso que o brasileiro não lê, as editoras teimam em tornar algumas folhas de papel em preciosidades que poucos podem ter em casa para desfrutar!!!! :x :x :x :x
    algumas edições antigas tratam corretamente a espécie "goblin", não a generalizando para oirc, reletivo aos orcs que sequestram os anões e Bilbo, na montanha

4. Pandatur

Pandatur Usuário

Todas as edições publicadas no Brasil são da Martins Fontes (menos uma lá da década de 70/80 bem porca, mas que não se deve vender hoje em dia), e não possuem nada de diferente fora o papel e a capa (ou talvez uma ou outra correção). E sim, existem publicações lusitanas, as quais (é claro) têm vocabulário um pouco distinto do nosso, e se não me engano lá não se traduziram muitos nomes próprios (uma pena, já que o próprio Tolkien escreveu um guia para tal tradução). As edições lusitanas creio eu serem todas da Editora Europa-América.
    Se você encontrou O Hobbit por R$80,00 deve ser uma edição importada e talvez com acabamento de luxo, não? As da MF não passam da metade desse valor.

5. Breno Volpini

Breno Volpini Usuário

Eu achei outra publicação da editora Devir. Será que é a mesma tradução?
    Nota: O Hobbit da editora Devir custa: R$25; da editora Martins Fontes: R$38,50.

6. Nob

Nob Usuário

Provavelmente, essa publicação da Devir deve ser a versão em quadrinhos. Se a capa for assim:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

O livro é essa versão.

7. =|Andúril|=

=|Andúril|= Usuário

hum.. tava lendo aqui e topico e surgiu uma duvida: Existe edição de bolso (do Hobbit, silma ou sda) publicada aqui no Brasil?? :o?: :o?: :o?:

8. essa é mesmo a versão da história em quadrinhos, muito ruim, diga-se de passagem....e outra coisa, alguém sabe onde eu consigo uma foto do Thórin pra o avatar???? se souberem, me ajudem, por favor....

9. Pandatur

Pandatur Usuário

No Brasil não existe publicação em formato bolso dos livros do Tolkien em português não.

Quanto à foto do Thorin, se eu tivesse mais tempo eu até seria mais específico, mas vá em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que você encontrará com certeza alguma imagem do Thorin!

10. Estë

Estë the Gentle

Um amigo meu ficou de me emprestar a edição inglesa (que ele não leu) do irmão dele. Segundo ele me contou é uma das primeiras edições e parece falar mais sobre o Gollum e até menciona como ele encontrou o anel. Não sei se é verdade... ainda estou esperando ele me trazer o livro :x

11. Ithryn Luin

Ithryn Luin Usuário

eh uma lastima o descaso das editoras.
    Jah achei ediçoes do sda e do hobbit por menos d 5 reais, o problema eh q sao em ingles...
    Agora olhem a ironia. Um livro importado custa menos que um livro nacional.
    Claro q a qualidade eh outra coisa... o livro eh feito com aquelas folhas de papel reciclado, capa mole... qualidade questionavel obviamente, porem quem nao pagaria 15 reais pra ler o senhor dos aneis caso ainda nao o tivesse lido???

Se as editoras pensassem mais em quantidade de vendas e menos em lucros obtidos por venda entao teriamos mais acesso a grandes obras. Da pra contar nos dedos as obras de tolkien q jah foram traduzidas... se quer um estudo aprofundado tem q pegar livros importados, oq nem sempre se encontra em livrarias...

12. Psamatos

Psamatos Visitante

ah.... mta gente vai querer m matar( incluindo tio Mith!) mas vamos lá: no lugar onde faço inglês, me vi mexendo nos livros da biblioteca e eis que encontro: uma edição de 1972 de O Hobbit!!!!!!!!!!! o livro é britânico e encontra-se em negociações comigoe a diretora para eu adquirir essa preciosidade!!!!!!!! caso eu consiga eu posto detalhes sobre isso..

13. Pandatur

Pandatur Usuário

Existe sim diferença nas edições inglesas, mas só nas antigas.
    O Hobbit foi lançado em 1937, e nesta edição original havia uma diferença acerca de como Bilbo se apodera do Anel. Lá, Gollum dá o Anel a Bilbo quando este vence as charadas. Só que quando escrevia SdA, Tolkien viu que isso não se encaixaria com a história do Anel. Afinal, Gollum estaria tão preso ao Anel que nunca o daria a Bilbo. O que Tolkien fez? Reescreveu esta parte da história, tornando-a tal como a conhecemos ao ler O Hobbit. Então em 1951 foi lançada a Segunda Edição de O Hobbit, com tal "correção".
    Se você reparar ao ler o Prólogo de SdA, verá que a "versão alternativa" de O Hobbit é citada, quando se fala que Bilbo dizia que Gollum o deu o Anel, até que Gandalf enfim conseguiu descobrir a verdade. Ótima jogada do mestre.

Portanto Estë, para ser diferente da edição que circula aqui no Brasil, o livro do seu amigo deve ser uma relíquia de família, afinal, trata-se da primeira edição de "The Hobbit". Toma cuidao pra não estragar... :mrgreen:

14. Ithryn Luin

Ithryn Luin Usuário

estragar???
    eu com esse livro em maos trataria logo d mudar de estado, ateh de pais se possivel heheheheheeh

Um livro desses hj em dia deve tar valendo uma pequena fortuna

15. Estë

Estë the Gentle

Quanto a isso pode ter certeza, SE meu amigo cabeça de vento trouxer o livro (todo dia eu cobro e ele sempre esquece :disgusti: ) eu terei o máximo cuidado. Mas agora fiquei ainda mais ansiosa pra lê-lo...

Compartilhar