• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation..., 2013)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    98
Fiquei bem decepcionado com esse segundo filme. Nao sou purista nem nada, eu até gosto das adaptações que PJ fez para a trilogia O Senhor dos Anéis, mas as mudanças que ele fez aqui não só deixaram o filme lento, mas incoerente com o que ele já apresentou antes.

Então Gandalf já sabe sobre a volta do inimigo desde muito antes do aniversario do Bilbo. Caraca, ele LUTOU contra ele!! Os dois lá cara a cara aumentando o Ki DragonBallZ-style e... tá bom? Quando ele vai conversar com Saruman em A Sociedade do Anel ele deveria ter falado: "Eu lutei contra Sauron nas ruinas de Dol-Guldur e o poder dele era OVER 9000'.

Quem for ver os filmes em sequencia no futuro vai realmente achar que a erva dos Hobbits afetou a cabeça do Gandalf. A maior ameaça ao povos livres da Terra-Média voltou...acho que vou pro aniversário do Bilbo soltar uns fogos.

E se Sauron já não é apenas uma presença maligna e sim um adversário com força suficiente para quebrar o cajado do Gandalf, por que o Bilbo não o vê quando coloca o Anel?

Falando nisso, a obssessao por recriar momentos da trilogia classica nessa nova é completamente desnecessária. Ela não reforça os links entre os filmes. Ela apenas enfraquece esses momentos. Ainda pensando em alguem que vai ver os filmes na sequencia, começando pelo Hobbit, ver o anel escorregar no dedo do Frodo no Ponei Saltitante nao vai ter o mesmo impacto porque ja vai ter acontecido DA MESMA FORMA com Bilbo no primeiro filme. A cura do Frodo pela Arwen também perde completamente a força porque ela já aconteceu antes com a Tauriel e o Kili.

Esse "romance", alias, putz... OK, Gimli também tinha essa paixao platonica pela Galadriel, mas olha o tempo de tela que isso tomou!! E isso foi gravado agora, nas refilmagens, segundo a interprete da Elfa. Quer dizer, podia ter sido evitado... :P

O Beorn foi muit mal aproveitado. Odiei as primeiras fotos dele, parecia um Kevin Costner das cavernas, mas no filme eu fiquei querendo que ele aprecesse mais.

Thorin continua esquizofrenico, mas me deu pena naquela cena em que ele fica com o mapa na mao repetindo que a porta deveria estar ali... aí a cena é completamente cagada com "é...nao deu...fica pra proxima" e eles vao embora de cabeça baixa...que é isso cara???

Pra nao ir muito mais longe, eu só gostaria de dizer que aquela estatua gigante dourada foi de uma tosquice extrema!!! Os anoes tinha um molde gigante de statua perto da porta de entrada da cidade pra que?? Pra encher de chocolate na pascoa? Smaug ja estava saindo pra destruir a cidade, nao precisava voltar pra ver aquilo. Ninguem precisava estar ali pra ver aquilo.

De pontos positivos, a luta contra as aranhas, a fuga nos barris e o dialogo entre Bilbo e o Dragao.

Peter Jackson, vc era o escolhido...
 
Kanawati, não filmaram LOTR pensando em filmar O Hobbit 10 anos depois. Por isso as incongruências.

Mas concordo com a parte de Thórin desorientado, olhando para o mapa, sem saber o que fazer. Realmente, por uma questão pessoal eu teria filmado essa cena assim: os anões lamentando, uns apoiados em outros, chorando, lamentando... uma cena bem triste mesmo, enquanto Thórin permaneceria olhando para o "além"; e isso tudo enquanto Bilbo estivesse fazendo suas deduções.

Mas para isso teríamos que retirar o momento heroico de Bilbo, que "descobre" a porta secreta com a luz lunar, já que os anões estariam ali com ele. Enfim, creio que ficaria melhor.

Ficou estranho mesmo os anões indo embora, como se o insucesso da jornada significasse apenas um "tudo bem, então vamos indo já que não deu"; e logo em seguida retornando, como treze marionetes.

PJ é um excelente diretor, o admiro sobremaneira, mas às vezes realmente não dá para entender certas coisas. É como se alternasse momentos de sobriedade com outros de delírios.
 
Última edição:
E se Sauron já não é apenas uma presença maligna e sim um adversário com força suficiente para quebrar o cajado do Gandalf, por que o Bilbo não o vê quando coloca o Anel?

posso estar enganada (até porque confesso que fiquei meio zureta tentando acompanhar o smaug mexendo para lá e para cá), mas se eu não me engano na hora que smaug tá falando com o bilbo e ele ainda tá com o anel e o smaug fala em um grande mal e blablabla, aí o bilbo vê o sauron num esquema parecido com o do frodo (as labaredas formando o zóio). mããs, como disse, pode ter sido minha imaginação. sério, saí com dor de cabeça do cinema tentando acompanhar o smaug.
 
Não é imaginação sua, @Ana Lovejoy. Isso realmente aconteceu. Concordo com quase tudo que o Kanawati disse, mas eu acho que essa questão da suposta inconsistência do Gandalf enfrentar o Sauron no O Hobbit e se "esquecer" disso no SdA ainda dá para explicar. Teremos ainda o ataque das forças do CB a Dol Guldur. Sauron vai ser expulso e fingir derrota, como é dito nos livros. Imagino que todos vão pensar que o belzebu foi derrotado de novo, só para ele aparecer mais forte uns 70 anos depois. Isso se o PJ fizer o favor de seguir um pouquinho mais Tolkien de perto nesse último filme.
 
Não é imaginação sua, @Ana Lovejoy. Isso realmente aconteceu. Concordo com quase tudo que o Kanawati disse, mas eu acho que essa questão da suposta inconsistência do Gandalf enfrentar o Sauron no O Hobbit e se "esquecer" disso no SdA ainda dá para explicar. Teremos ainda o ataque das forças do CB a Dol Guldur. Sauron vai ser expulso e fingir derrota, como é dito nos livros. Imagino que todos vão pensar que o belzebu foi derrotado de novo, só para ele aparecer mais forte uns 70 anos depois. Isso se o PJ fizer o favor de seguir um pouquinho mais Tolkien de perto nesse último filme.
Vc acaba de dar esperanca onde nao havia nenhuma.

:)
 
Última edição:
Eu sempre entendi que só os Uruk-Hai se arriscavam na luz do sol...

Digo, no livro Hobbit a regra "orcs não saem no sol" ´parece bem mais rígida do que em SdA, tanto que só na trilogia lemos sobre orcs viajando de dia...

Bel, a impressão que eu tenho é que os livros são mais consistentes do que os filmes. Isso pq qnd Tolkien escreveu OSdA, algumas das "regras" que ele criou em O Hobbit foram refinadas. Entendo que de acordo com os livros orcs podem andar de dia, mas preferem não faze-lo.

Na trilogia original, só os Uruk-hai andam de dia e quando as tropas de Mordor marcham para Gondor, as nuvens negras estão lá avançando também (o que visualmente ficou muito bom). Acontece que em O Hobbit os orcs andam de dia e no mesmo filme Gandalf, durante a fuga dos goblins, diz que somente a luz do dia poderá salvá-los. Ou seja, uma bagunça de conceitos.

Então Gandalf já sabe sobre a volta do inimigo desde muito antes do aniversario do Bilbo. Caraca, ele LUTOU contra ele!! Os dois lá cara a cara aumentando o Ki DragonBallZ-style e... tá bom? Quando ele vai conversar com Saruman em A Sociedade do Anel ele deveria ter falado: "Eu lutei contra Sauron nas ruinas de Dol-Guldur e o poder dele era OVER 9000'.

Acho que @Elendil explicou bem. Hope is kindled.

Kanawati, não filmaram LOTR pensando em filmar O Hobbit 10 anos depois. Por isso as incongruências.

Cara, esse argumento não vale. Eu até entendendo incongruências entre algumas coisas escritas em O Hobbit e OSdA. Só que quando PJ gravou OSdA, O Hobbit já estava lá escrito. Por mais que ele não pensasse em filma-lo, as informações já estavam lá, todas disponíveis.
 
Última edição:
@Grimnir

Por mais que os livros já tivessem sido escritos ao tempo das filmagens da primeira trilogia, PJ, à época, não teve o compromisso de agradar aos fãs de O Hobbit. E isso porque os livros envolviam (e envolvem) temáticas distintas, foram (e são) direcionados a um público diferente e possuem, um em relação ao outro, suas discrepâncias narrativas.

PJ se preocupou (não totalmente, claro, devido ao excesso de mudanças) com aqueles que já tinham lido LOTR. Não imagino ele pensando: "Vamos fazer um filme LOTR, mas não podemos ir de encontro aos eventos de O Hobbit, aquele livro escrito por Tolkien quase duas décadas antes de publicar LOTR e que originariamente foi escrito para crianças".

Parece que para alguns, aqui, PJ deveria ter filmado LOTR pensando nos acontecimentos de O Hobbit. Ora, se mesmo em relação à trilogia LOTR ele não foi fiel e o roteiro sofreu diversas adaptações, porque haveria de pensar em manter um vínculo com os eventos de O Hobbit, um filme sequer cogitado?

Portanto, não há como estabelecer conexões entre acontecimentos de filmes que não foram pensados conjuntamente. O fim da estrada, trilhando esse pensamento, é a frustração.

Do contrário, voltaremos à mesma situação: comparar os filmes com os livros, o que já se provou não dar certo, principalmente em se tratando de PJ, que está muito mais preocupado com a essência, do que propriamente com os pormenores.
 
Cara, esse argumento não vale. Eu até entendendo incongruências entre algumas coisas escritas em O Hobbit e OSdA. Só que quando PJ gravou OSdA, O Hobbit já estava lá escrito. Por mais que ele não pensasse em filma-lo, as informações já estavam lá, todas disponíveis.

So posso concordar. Ficou estranho mas como já disseram, pode ser que ainda tenha jeito.
Se sauron esta forte o suficiente pra descajadar (inventei agora) o Gandalf e nada for feito para pelo menos dar a impressão que ele foi derrotado de novo no proximo filme, vai ser muito difícil engolir que o Gandalf seguiu sua vida normalmente sem importar.
 
Não faz sentido, @Gandin. Especialmente se você considerar que embora O Hobbit seja para crianças e que foi escrito sem pensar nos eventos de OSdA, Tolkien posteriormente escreveu observações e complementos sobre a aventura de Thórin.
 
Se sauron esta forte o suficiente pra descajadar (inventei agora) o Gandalf e nada for feito para pelo menos dar a impressão que ele foi derrotado de novo no proximo filme, vai ser muito difícil engolir que o Gandalf seguiu sua vida normalmente sem importar.

vão dizer que a memória dos dróides foi apagada e... ooops.

eu só acho que mesmo que pj não tenha feito o sda pensando em hobbit, ele obviamente está fazendo o hobbit pensando em sda. qual o sentido de ele colocar o legolas zoando a família do gloin e uma série de outras coisas que conectam o hobbit com sda e deixar justamente essa ponta solta? eu ainda acho que ele vai fazer algo que dê alguma coerência para isso, e se não fizer, vai merecer o monte de xingão que vai ganhar dos fãs, heheh.
 
@Grimnir e @Gandin, leiam esse artigo. https://atolkienistperspective.word...-and-yazneg-the-trios-tangled-design-history/

Ele elucida bastante algumas dúvidas sobre a confusão em torno da questão Azog-Bolg que discutíamos antes. Resumo da ópera: PJ trollou bonito o Conan Stevens, que teve anúncio oficial no facebook, foto com o diretor, entrevistas publicadas e aparições (não caracterizado) em 1 ou 2 videoblogs. Agora o cara só tem mesmo aquela cenazinha de 2 segundos com o Dwalin no 1º filme, no flashback em Moria, e nada mais. Deu até pena do cara.
 
E pior que o Conan Stevens se queimou bonito com a produção de Game of Thrones ao ir fazer o Hobbit. Substituíram ele no papel do Gregor Clegane sem nem avisar e agora foi a vez do Hobbit fazer o mesmo. Ficou sem uma coisa nem a outra. Dizem que ele é muito temperamental e cheio de si.
 
@Grimnir e @Gandin, leiam esse artigo. https://atolkienistperspective.word...-and-yazneg-the-trios-tangled-design-history/

Ele elucida bastante algumas dúvidas sobre a confusão em torno da questão Azog-Bolg que discutíamos antes. Resumo da ópera: PJ trollou bonito o Conan Stevens, que teve anúncio oficial no facebook, foto com o diretor, entrevistas publicadas e aparições (não caracterizado) em 1 ou 2 videoblogs. Agora o cara só tem mesmo aquela cenazinha de 2 segundos com o Dwalin no 1º filme, no flashback em Moria, e nada mais. Deu até pena do cara.


Cara.. quem diabos é John Rawls? O filósofo? Deve ser um ator bem desconhecido esse "primeiro azog". Enfim, o cara acabou interpretando o tal do Yazneg, o Orc que lidera a emboscada dos Orcs e Wargs no primeiro filme.

Um trecho interessante, que confirma o que eu disse aqui no fórum:

Yet another set of questions were being asked as to how Bolg could have been slain in Film 1 when he was clearly going to be part of Films 2 & 3. Quick-thinking and witty fans immediately came to the conclusion that this had to do with a particular Necromancer and his capability of bringing back the dead...

Portanto - assim como eu pensava - deu a entender que Bolg realmente foi morto em Azanulbizar. Pelo menos com o hit que Dwalin deu nele. Mas é plausível a ideia de que Sauron tenha o ressuscitado valendo-se de necromancia.

Então ficou: Manu Bennett acabou interpretando Azog, que originariamente seria interpretado por Conan Stevens. Este por sua vez teve apenas uma breve aparição, como Bolg, em Azanulbizar. Então Lawrence Makoare terminou fazendo o Bolg totalmente em CGI, o mesmo ator que interpretou Lurtz (o Orc que flecha Boromir), o Rei Bruxo e Gothmog, o Orc aleijado que lidera os exércitos de Sauron em Pelennor).

Não dá pra entender PJ mesmo. Eu não me importei com esse novo Bolg, mas se fôssemos pensar, não custava deixar aquele do primeiro filme. Talvez PJ e Stevens não tenham se dado muito bem.
 
Estou contente porque hoje fui buscar minha versão estendida de "O Hobbit" e o pacote veio com um ingresso pra assistir "A Desolação de Smaug"! :pula:

Só vale pra os dias de semana de segunda a quinta, mas na próxima segunda-feira eu assisto! :eba:

(E aí vou poder ler este tópico inteiro.)
 
Minha impressão geral é praticamente a mesma de todo mundo. Apesar de ser interessante todo aspecto técnico (como o Smaug, o HFR, etc) e estar revendo a Terra-Média novamente, o filme é muito inchado, tendo nele muitas passagens desnecessárias. Como por exemplo, em pleno clímax, todo o plano mirabolante e longo que envolve os anões tentando afogar/queimar/sufocar/sei lá o dragão com o ouro, tudo só para no final ele chacoalhar-se e #partiu. Ou optar por deixar parte da comitiva na cidade do lago, e fazer o clímax dividir-se entre Erebor e o dragão e.... a procura de uma erva para curar Kili. Dava pra ter feito dois filmes, ou talvez até um só, tranquilamente, ficaria bem melhor.

Interessante é a visão menos idealizada dos elfos, que aparecem por exemplo pressionando um orc. A princípio pareceu-me mais uma liberdade em relação ao material de Tolkien, mas há pequenas indicações que aquilo ali poderia ser possível. Já a 'luta de classes' na cidade de Lago pareceu-me bem forçada...

Uma coisa mais curiosa, mas aí é purismo mesmo, é, se é que eu entendi bem, Legolas dizer que as espadas também eram de seus antepassados (fala parecida com a do Elrond no primeiro filme), enquanto a casa de Thranduil é uma das poucas casas reinantes que não têm ligação com os alto-elfos da Primeira Era (Elwë, Finwë, Ingwë). É uma liberdade estranha, já que serve apenas para repetir a frase de Elrond. Talvez usem isso como parte de um argumento que permita Legolas devolver as armas aos anões.
 
Por onde começar? Acho que é um filme bom para quem nunca leu o livro (como eu). Mas é impossível não o comparar com a trilogia de Lotr e talvez esse esteja sendo o maior problema. Lotr foi magnifico e não tem como o Hobbit chegar aos pés dele. A essência é totalmente diferente, enquanto lotr é uma coisa mais pesada, sem descanso, hobbit é calmo e divertido. Se você piscar em lotr, você perde muita informação, enquanto no hobbit não! Eu gostei da ideia do pj separar o livro em três filmes, mas acho que ele poderia ter aproveitado o tempo para incrementar com informações e curiosidades dos outros livros e não para sair inventando coisas por aí. Desnecessário foi a Tauriel ali... Tudo bem que ele quis dar um ar feminino no filme, ok, colocasse ela como a guarda, mas aquele triangulo amoroso? (Ok, o Killi ficou uma gracinha com ela, but...) Como disse a minha amiga "eu paguei pra ver o hobbit e acabei assistindo uma novela". O romance tomou conta do filme, um romance que nem real de Tolkien é. Tirando o fato da Tauriel ser ruiva, sendo que a unica familia Elfica que tem cabelos ruivos são os Nerdanel, tá, tá, tá. É complicado engolir, mesmo ela sendo legalzinha. Meus sentimentos de legolas girl não me permitem aceitar um romance ali, hahaha. Fiquei toda emocionada com os anões abrindo Erebor, foi uma cena bonita, mas como vocês já citaram eles não podiam simplesmente "ir embora", dava pra ter sofrido um pouquinho mais ali né?! Bilbo praticamente salva eles o tempo TODO. E eu acho impressionantemente ridículo a maneira como Gandalf nem suspeita que o anel está com o Bilbo, como assim depois de 60 (? tá certo?) anos que ele vai descobrir? Até porque quando se começa a assistir A Sociedade do Anel, é como se o mal estivesse a pouco tempo se reconstituindo, sendo que na verdade, já estava bem antes... A cena dos anões em Mirkwood foi perfeita, sem mais. Só fiquei pensando no quão drogados eles estavam hahahahahaha, dorgas de bree/bri. Legolas arrasando como sempre, matando todo mundo, ai meu feels. Poréeeeeeeeeem, que Legolas era aquele? Um legolas totalmente diferente daquele que conhecemos inicialmente, todo mundo diz "mas ele amadureceu em lotr", mas para mim foi ao contrário, ele estava maduro demais no hobbit e "criança" de mais em lotr. Em lotr ele é tão sereno, amigo, companheiro, delicado, perfeito e bla bla bla... no hobbit ele apenas foi arrogante, sério e cachorrinho do Thranduil, que poderia ter tratado o filho melhor, confesso. Thranduil é um "deus do sexo" hahaha, tão arrogante e maravilhoso, ai que homem! É como eu imaginava mesmo. Já citei que sempre tive curiosidade de ver Mirkwood? Fiquei feliz pelo pj ter dando enfase nessa parte e ter mostrado bastante. Uma coisa que me deixou bem confusa, foram os guardas da chave terem ficado bebados com vinho, que eu me lembre, elfos não ficam bebados... Em lotr o Legolas bate aposta de bebida e não surge efeito nele, então????????? Bom, é isso. Hobbit é um filme gostoso pra se assistir de tarde e passar o tempo, retornar a terra-média, mas senhor dos anéis é filme pra se assistir de noite até o amanhecer, sofrer junto, chorar junto, lutar junto. Infelizmente as vezes parece que o pj está tentando ficar na sombra do sucesso passado... Esperar mais um ano pelo próximo é muita dor no meu core :( Daria nota 7 pro filme, pelos efeitos ótimos (tirando que as vezes se percebia o computador ali, como os poneis correndo...) pela terra média, pela atuação e tudo mais!
 
Estou contente porque hoje fui buscar minha versão estendida de "O Hobbit" e o pacote veio com um ingresso pra assistir "A Desolação de Smaug"! :pula:

Só vale pra os dias de semana de segunda a quinta, mas na próxima segunda-feira eu assisto! :eba:

(E aí vou poder ler este tópico inteiro.)


Bons tempos nos quais os fãs madrugavam na fila do cinema para a estreia de As Duas Torres ou Retorno do Rei, e ainda assistiam a todas as sessões da estreia (3 vezes em apenas um dia!) :issoaih:


bebela disse:
Hobbit é um filme gostoso pra se assistir de tarde e passar o tempo, retornar a terra-média, mas senhor dos anéis é filme pra se assistir de noite até o amanhecer, sofrer junto, chorar junto, lutar junto

Porque, naturalmente, os livros da trilogia do Anel levam a isso. Em O Hobbit não há um escopo dramático. exceto pelo final do livro como sabemos. E é exatamente no terceiro ato que teremos essa entrega do PJ. No livro, não há nenhum momento como a queda de Gandalf da ponte de Khazad-dûm ou a morte de Boromir, ou a batalha do Abismo de Helm, isso pq ainda estamos falando de A Sociedade do Anel e As Duas Torres. Mas naquilo que O Hobbit (o filme) precisava acertar sem erro, acertou, como o Jogo de Adivinhas entre Bilbo e Gollum, os Anões e canções em Bolsão, Bilbo x Smaug....isso BASICAMENTE é o "coração" do livro até chegarmos à Batalha dos Cinco Exércitos.

Não nos prendemos tanto emocionalmente ao livro quanto nos prendemos em SDA, pq a história deste é imensamente mais profunda e com linhas narrativas complexas e com personagens vivendo seus momentos derradeiros dentro de uma jornada decisiva para derrotar Sauron. O Hobbit não tem isso, é mais uma aventura gostosa. PJ até está fugindo do livro, tentando deixá-lo mais como SDA, e aos poucos está caminhando para isso, na minha opinião, embora eu tenha criticado romance estapafúrdio, a extensão da cena de Smaug vs Anões (mas na terceira assistida já gostei mais..hehe)

Ansioso pela versão estendida, pois é onde tudo realmente importa, como sabemos. Ali PJ poderá dar espaço a coisas que não tiveram o espaço na versão de cinema!




---
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo