• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Qual a nota do filme?

  • 10

    Votos: 18 17,3%
  • 9

    Votos: 19 18,3%
  • 8

    Votos: 29 27,9%
  • 7

    Votos: 18 17,3%
  • 6

    Votos: 6 5,8%
  • 5

    Votos: 6 5,8%
  • 4

    Votos: 2 1,9%
  • 3

    Votos: 2 1,9%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 4 3,8%

  • Total de votantes
    104
Pensaram em muita besteira, tipo essas montarias de orcs.
** Posts duplicados combinados **
Tentaram explicar a Galadriel verde, mas não gostei.

Duas confirmações legais foram a destruição da balista em Laketown e Radagast dando seu cajado para Gandalf.
 
A cena do Beorn ficaria fantástica, bem podia ter feito essa adaptação. Bem, Beorn estará no funeral, então de repente, quem sabe, podemos ver alguma coisa parecida. Mas duvido muito.
 
Thórin, Fili, Kili e Bilbo se afastaram do campo de batalha, então sem chance de ter uma cena do Beorn com esses personagens.

Pode ser que aconteça, o que duvido muito também, que Dáin esteja ferido e Beorn o auxilie. Beorn (um anti-herói), em tese não tem porque estar no enterro de um anão. Talvez surja um motivo na versão estendida... "Dáin convidando a besta para a cerimônia dos anões, em agradecimento aos serviços prestados em batalha". Enfim, uma viagem...
 
Uai, porque isto é um problema? Para mim é extremamente natural o povo passar a usar montarias assim que aprendem como domá-las, afinal, quem gosta de marchar centenas de kilometros a pé? Ainda mais por se tratar de um líder.


Tirando alguns povos das estepes asiáticas, nenhum exército se locomovia totalmente em cima de montarias. O grosso das tropam marchavam. A cavalaria acompanhava no mesmo ritmo. Então, gostassem ou não, a maioria marchava centenas de quilômetros a pé, mesmo depois de séculos sabendo domar cavalos. E mesmo nas Grande Guerras mundiais, depois da invenção do motor, horas e horas de marcha continuaram indispensáveis.

Mas isso tudo vale para Humanos. Anões são outra história.
Por motivos óbvios, os Anões não montavam cavalos.
Anões são baixos, mas são fortes, robustos, e na guerra, equipados com armadura espessa, machados e espadas. Isso dá um peso e tanto. Qualquer animal, para carregar um anão, precisaria ser baixo e incrivelmente forte, além de ágil e disciplinado para poder ser usado em batalha.
A única citação que se tem de Anões em montarias são os pôneis. Mas só para transporte, não para guerra. Tanto que antes da batalha dos cinco exércitos os pôneis foram soltos da montanha.
Qualquer animal de pequeno porte que aguente um Anão armado até os dentes perderia em agilidade. Sem contar que a lista de animais domesticáveis não é tão longa assim. O próprio javali não é um deles.
Lembrando que não basta domar um animal como se doma um leão no circo. Ele tem que ser inteiramente confiável, disciplinado, responder rápido e precisamente ao comando para que seja efetivo em batalha.
Com isso, é melhor confiar nas próprias pernas. E no caso dos anões, apesar de curtas, são muito resistentes. O exército de Dain marchava dia e noite, chegando na montanha antes do horário previsto.
Eles definitivamente não precisavam de montarias, e estavam melhor sem elas.
 
Colocaram até uma diatryma como montaria dos orcs. Ainda bem que não vingou.

E essa fauna aí? Pelo amor de Deus! Isso tudo foi ideia do John Howe?

Algumas armaduras estão para lá de exageradas, parecendo caveleiros do zodiaco. Ponto para o PJ por ter recusado.

Agora, para mim, o maior erro é o visual de Thorin, Kili e Fili.

Eu tenho para mim que a decisão final foi seguramente influenciada pela afetada da Phellipa, de colocar os caras com um visual mais homem e que atraísse as menininhas.

Mas não há a menor duvida de que as artes conceituais de Thorin com barba longa era muito melhor do que o escolhido.

Gostaria de ter gravado a cena do Beorn resgatando Thorin.

OBS: Agora, tem uma coisa que me chamou a atenção. Dias antes colocaram uma suposta cena do funeral. Na verdade, pelas fotos, percebe-se que tal cena era uma arte conceitual. Não sabemos, portanto, se PJ filmou ou não o funeral. Medo!
 
Última edição:
Tirando alguns povos das estepes asiáticas, nenhum exército se locomovia totalmente em cima de montarias. O grosso das tropam marchavam. A cavalaria acompanhava no mesmo ritmo. Então, gostassem ou não, a maioria marchava centenas de quilômetros a pé, mesmo depois de séculos sabendo domar cavalos. E mesmo nas Grande Guerras mundiais, depois da invenção do motor, horas e horas de marcha continuaram indispensáveis.

Mas isso tudo vale para Humanos. Anões são outra história.
Por motivos óbvios, os Anões não montavam cavalos.
Anões são baixos, mas são fortes, robustos, e na guerra, equipados com armadura espessa, machados e espadas. Isso dá um peso e tanto. Qualquer animal, para carregar um anão, precisaria ser baixo e incrivelmente forte, além de ágil e disciplinado para poder ser usado em batalha.
A única citação que se tem de Anões em montarias são os pôneis. Mas só para transporte, não para guerra. Tanto que antes da batalha dos cinco exércitos os pôneis foram soltos da montanha.
Qualquer animal de pequeno porte que aguente um Anão armado até os dentes perderia em agilidade. Sem contar que a lista de animais domesticáveis não é tão longa assim. O próprio javali não é um deles.
Lembrando que não basta domar um animal como se doma um leão no circo. Ele tem que ser inteiramente confiável, disciplinado, responder rápido e precisamente ao comando para que seja efetivo em batalha.
Com isso, é melhor confiar nas próprias pernas. E no caso dos anões, apesar de curtas, são muito resistentes. O exército de Dain marchava dia e noite, chegando na montanha antes do horário previsto.
Eles definitivamente não precisavam de montarias, e estavam melhor sem elas.

Dáin era um anão habilidoso, um grande guerreiro. Ele foi o único montado em um javali/porco.

E tanto você disse que nenhum exército se locomovia totalmente em cima de montarias, que o exército dos anões chegou a pé.

Enfim, fiquei sem entender
Colocaram até uma diatryma como montaria dos orcs. Ainda bem que não vingou.

E essa fauna aí? Pelo amor de Deus! Isso tudo foi ideia do John Howe?

Algumas armaduras estão para lá de exageradas, parecendo caveleiros do zodiaco. Ponto para o PJ por ter recusado.

Agora, para mim, o maior erro é o visual de Thorin, Kili e Fili.

Eu tenho para mim que a decisão final foi seguramente influenciada pela afetada da Phellipa, de colocar os caras com um visual mais homem e que atraísse as menininhas.

Mas não há a menor duvida de que as artes conceituais de Thorin com barba longa era muito melhor do que o escolhido.

Gostaria de ter gravado a cena do Beorn resgatando Thorin.

OBS: Agora, tem uma coisa que me chamou a atenção. Dias antes colocaram uma suposta cena do funeral. Na verdade, pelas fotos, percebe-se que tal cena era uma arte conceitual. Não sabemos, portanto, se PJ filmou ou não o funeral. Medo!

O Grimnir postou umas duas fotos de uma cena, supostamente o dito funeral! Parece que foi filmado sim... é quase certo que estará na EE.
 
Dáin era um anão habilidoso, um grande guerreiro. Ele foi o único montado em um javali/porco.

E tanto você disse que nenhum exército se locomovia totalmente em cima de montarias, que o exército dos anões chegou a pé.

Enfim, fiquei sem entender

Existe também as cenas do trailer, que provavelmente vão aparecer na versão estendida dos anões montados em caneiros. Mas isso é irrelevante. Anões usando montaria de guerra não deveriam existir. Nem 500, nem 50, nem 2, nem mesmo um único anão deveria estar montado.

O fato de Dain ser habilidoso e grande guerreiro não faz com que o porco se transforme numa montaria habilidosa e prática para ser usada em batalha.

Lembrem-se que por mais que os anões sejam fodas, e eu sou um grande fã deles, eles são serem imperfeitos, criados por Aule, e estão fora do contexto da música de Eru. São apenas algumas notas soltas e dissonantes dentro do grande tema. Diferente dos Filhos legítimos de Ilúvatar, os anões não se adequam à música, mas sim à visão restrita de seu subcriador. O seu fëa veio de Eru, que os adotou, mas toda a compleição física foi moldada por Aule, e esse os fez visando trabalhar na montanhas, fortes, resistentes, baixos e disformes. Na sua concepção limitada que tinha música, "criou" seres limitados. Não foram moldados para cavalgar. Isso é inerente à sua criação.

O filme pode ser bacana, saltar ao olhos com as imagens bonitas. Mas é uma representação de algo que já foi escrito e muito bem trabalhado e definido. E de acordo com os originais criadores dos anões, Aule, Eru, e Tolkien, eles não foram feitos para cavalgar. Ir contra isso é invencionice.
Tudo bem se gostarem das invencionices e acharem que ficaram boas na tela. O filme é uma adaptação, e não existe nenhum dever de seguir as obras escritas à risca.
Mas eu me reservo no direto de gostar do original, como foi trabalhado por décadas e décadas em uma infinidade de textos que vão muito além dos livros publicados em vida pelo autor.
Não sou contra todas a mudanças, são meio distintos e é impossível adaptar um texto nas telas de forma 100% fiel. Mas não aceito todas de bom grado. Eu tenho meu respeito aos originais escritos, e se a mudança não me parecer boa não será bem vinda. Como exemplos, não gostei de ver anão nenhum montado em guerra, como também não gostei da caracterização de muitos deles da comitiva, em especial Thorin, Fili e Kili.

Ótimo que pessoas achem os filmes perfeitos, nota 10. Bom pra elas, se divertem mais. Mas eu não partilho dessa opinião, e me baseio nas obras escritas para isso. Nem toda alteração agrega algo positivo. Acho que Tolkien escreveu algo muito complexo pra ser alterado a torto e a direito sem nenhuma justifica plausível.
 
Não foram moldados para cavalgar. Isso é inerente à sua criação.

E de acordo com os originais criadores dos anões, Aule, Eru, e Tolkien, eles não foram feitos para cavalgar. Ir contra isso é invencionice.

Oi? De onde você tirou isso?

— Bravo! — disse Balin, que estava na porta da estalagem aguardando a chegada dele. Naquele mesmo momento todos os outros apareceram na curva da estrada que vinha da vila. Estavam montados em pôneis, e pendurados em cada pônei vinham todos os tipos de bagagens, pacotes, embrulhos e parafernália. Havia um pônei muito pequeno, aparentemente destinado a Bilbo.

Fonte: Capítulo 2, Carneiro Assado, O Hobbit

O livro fala sobre pôneis o tempo todo.
 
Transporte é uma coisa, batalha é outra. São habilidades completamente diferentes.
Como eu já citei, os anões soltam os pôneis da montanha antes da batalha dos cinco exércitos, eles não os usam como montaria de guerra.
Eu explicitei a diferença entre os dois no meu segundo post e, desde então, sempre que me refiro às montarias, é no sentido de guerra.
 
Dáin era um anão habilidoso, um grande guerreiro. Ele foi o único montado em um javali/porco.

E tanto você disse que nenhum exército se locomovia totalmente em cima de montarias, que o exército dos anões chegou a pé.

Enfim, fiquei sem entender


O Grimnir postou umas duas fotos de uma cena, supostamente o dito funeral! Parece que foi filmado sim... é quase certo que estará na EE.

A cena que o Grimmir postou foi retirada do livro Chronicles.
 
Transporte é uma coisa, batalha é outra. São habilidades completamente diferentes.
Como eu já citei, os anões soltam os pôneis da montanha antes da batalha dos cinco exércitos, eles não os usam como montaria de guerra.
Eu explicitei a diferença entre os dois no meu segundo post e, desde então, sempre que me refiro às montarias, é no sentido de guerra.

Foi mal, você tem razão.

Eu realmente preferi não ver a infantaria montada em carneiros, mas não me incomodei com a ideia do javali - mas sim com a execução. Os carneiros em si também não péssimos, mas eles poderiam ter sido usados, ao invés de montaria, como força para carregar as balistas dos anões (que aparecem no trailer, mas não no filme).

Olhando o livro do terceiro filma, PJ poderia ter feito muito, mas MUITO mais merda. Aquelas montarias dos orcs são ridículas.

@Brunus, funciona maios ou menos assim: Os livros da série "chronicles" costumam dar boas dicas dos conteúdos extras dos filmes. Os capítulos sobre o funeral de Thórin e a visão de Gandalf são bons exemplos. Só que você tem razão, as imagens que eu postei anteriormente são realmente do livro e não screenshots do filme.
 
Foi mal, você tem razão.

Eu realmente preferi não ver a infantaria montada em carneiros, mas não me incomodei com a ideia do javali - mas sim com a execução. Os carneiros em si também não péssimos, mas eles poderiam ter sido usados, ao invés de montaria, como força para carregar as balistas dos anões (que aparecem no trailer, mas não no filme).

Olhando o livro do terceiro filma, PJ poderia ter feito muito, mas MUITO mais merda. Aquelas montarias dos orcs são ridículas.

@Brunus, funciona maios ou menos assim: Os livros da série "chronicles" costumam dar boas dicas dos conteúdos extras dos filmes. Os capítulos sobre o funeral de Thórin e a visão de Gandalf são bons exemplos. Só que você tem razão, as imagens que eu postei anteriormente são realmente do livro e não screenshots do filme.

Eis a minha preocupação. Ainda não sabemos se ele filmou o funeral e a coroação de Dain. O livro dá-nos a referência que houve pelo menos a ideia.

Foi anunciado que a versão estendida terá apenas 30 minutos certo?
 
Eis a minha preocupação. Ainda não sabemos se ele filmou o funeral e a coroação de Dain. O livro dá-nos a referência que houve pelo menos a ideia.

Foi anunciado que a versão estendida terá apenas 30 minutos certo?

Bem, eu acho uma aposta bem razoável, ainda mais considerando o universo de possíveis cenas.
 
Mas vejam bem. Por mais que seja uma screenshot de uma revista, parece realmente uma cena filmada... não uma mera arte conceitual. Ainda tenho esperanças.
** Posts duplicados combinados **
Alguém ai se queixou do Bilbo não estar com o baú cheio de ouro que foi enterrado na caverna dos Trolls. Não sei de quem foi o post...

Não é verdade. Vi o filme de novo... Bilbo estava segurando o baú sim. Foi na cena que se despediu do Gandalf.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo