• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O guia do mochileiro das galáxias (Douglas Adams)

Meia Palavra

Usuário
Hoje começo a postar uma sequência de resenhas sobre uma das séries mais divertidas e originais que eu já li. Estou falando do Guia do Mochileiro das Galáxias, do autor Douglas Adams. A obra completa é definida como uma “trilogia de quatro livros mais um”, isso porque o último livro pode ser lido como uma história independente dos outros quatro e foi escrito anos depois.

A narrativa apresenta como característica básica a sátira e o bom humor. Douglas Adams descreve o comportamento humano de forma irônica e engraçada, que muitas vezes pode ser comparada a realidades do nosso cotidiano. Dessa maneira, o leitor consegue se identificar com as situações propostas no livro, mesmo que a obra seja ficção científica pura e inclua casos extremamente diferentes e irreais, sem falar em diversas criaturas extraterrestres.

Continue lendo...
 
noooooossa!
eu lembro quando li esses livros!
fizeram parte da minha adolescência :)
pena que na época eu não tinha nenhum, peguei todos emprestados com amigos.

ai, saudades daqueles tempos: eu passava parte das férias do colégio com uma pilha de livros emprestados e outra lendo os livros da biblioteca pública :)
 
Está no meu top10. Não só o primeiro como a trilogia toda. O non sense do humor e o preciosismo de detalhes aparentemente irrelevantes criaram um tipo de humor e ritmo de narrativa absurdamente engraçados e fluidos.
 
Li ano passado por influência do Meia. Gostei demais do primeiro, ainda não tive oportunidade de ler os outros. O trecho da baleia acho que foi uma das partes em que eu mais dei risada com o livro.

Ótima idéia uma série de resenhas sobre a trilogia, parabéns Meia, e Dindii.
 
Eu morro de vontade de ler os livros, ainda não me apareceu a oportunidade, mas todo mundo que já leu fala muito bem deles, e eu morri de rir com o filme (embora as pessoas que leram os livros costumem xingá-lo).
 
Eu li os três primeiros e achei o Douglas Adams genial e muito engraçado. Já vi gente dizendo que só o primeiro é bom, mas achei o segundo e terceiro tão bons quanto, o humor continua afiado.

A parte da baleia é mesmo muito boa. Gosto também do Guia ensinando a voar. :lol:
 
o Adms era um apaixonado e assíduo leitor de praticamente tudo que dissesse respeito à ciência. Os seus livros abusam de sátiras e tiradas inteligentes sobre as mais variadas ideias científicas, principalmente aquelas mais estranhas e surreais - a física quântica é um prato cheio para ele.

O resultado é que seus livros acabam nos fazendo refletir sobre a estranheza da própria natureza e nossa limitadíssima capacidade de compreendê-la. E é justamente sobre isso que ele quer que nós pensemos. Existe muita coisa além da comicidade extravagante no Mochileiro das Galáxias.

Contudo, não é obrigatório conhecer tudo isso para ler a série, mas certamente as piadas e tiradas tem um outro sabor para quem consegue compreender o sentido oculto nas entrelinhas.
 
Ontem terminei o primeiro. É uma leitura bastante fluida, de fato. Um senso de humor bem bizarro (que me agrada) e algumas grandes sacadas. Críticas até político/econômicas. Logo no prefácio rola uma crítica ao "amor" humano pelo dinheiro. Críticas sobre o real poder do presidente na sociedade. A parte que fala do peixe-babel é muito boa: "por derrubar os obstáculos à comunicação entre os povos e culturas, foi o maior responsável por guerras sangrentas, em toda a história da criação." O motivo de destruição da terra também foi uma ótima sacada :rofl:

Mas, ainda assim, é uma leitura mais para divertir mesmo. Não é algo que mude a vida.

edit: Esqueci de comentar: a Wikipedia foi inspirada no Guia, né? rs
 
Eu lembro de ter levado cada um dos cinco para meu clube de leitura real *físico* e quase ler o livro inteiro nas reuniões e quando o povo parava de rir pedia mais... lindo
 
Comprei esse livro influenciada pelo dia da toalha e agora resolvi ler, e ó, gostei bastante, já estou providenciando a compra dos outros livros da série.
Irônico, divertido, rápido e com uma história boa, tudo que um livro precisa para ser bom.
 
ó o que está para chegar

Untitled+3.png
 
Manteria distância só por essa sinopse com ar de narrador da sessão da tarde.

Btw, soa até pretensioso esse "volume seis" da série.
 
eles perderam a chance de fazer piada, na realidade. já não tinha aquela da quadrilogia de cinco livros? poderiam dizer que esse é o livro "e meio", ou algo assim. mas vá lá, saindo pela galera record e com texto do colfer, o público-alvo é o infanto-juvenil, então talvez eles nem sacassem a piada. :maizem:
 
Que terrível. Provavelmente vou acabar lendo só de curiosidade, e ficar xingando depois. Eu reparei que eles estavam relançando a série toda com esse design novo e colocando nas vitrines e balcões e tudo mais, achei estranho até porque não vende tanto, tinha que ter algo nesse nível por trás. Voltado pro público infanto-juvenil, com certeza, e nem sei se esse público gosta da série.
 
Ótima série!
Douglas Adams era ateu convicto e além da politica, faz criticas a religião com tiradas geniais. Ele escreveu uma das teorias mais interessantes que já ví acerca da criação do universo.

"Há uma teoria que indica que sempre que qualquer um descobrir exatamente o que, para que e porque o universo está aqui, o mesmo desaparecerá e será substituído imediatamente por algo ainda mais bizarro e inexplicável... Há uma outra teoria que indica que isto já aconteceu."
 
Alguém conhece o "Dia da Toalha"? Eu li por aí que tem a ver com esses livros, mas como não li nenhum, não entendi a conexão... Podem me explicar?
 
no guia do mochileiro há um momento em que se diz que tudo o q vc precisa para estar preparado para qualquer coisa é uma toalha - o livro tem humor do tipo nonsense. aí criaram o dia da toalha para homenagear o douglas adams, que morreu acho que em 2001.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo