• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Grande Truque (The Prestige, 2006)

SPOILERS

O que eu quis dizer foi isso: Os tais momentos surpreendentes do filme não são surpreendentes, você saca eles antes mesmo da revelação, porém...

Sim, mas eu não vejo como isso pode ser necessariamente uma crítica (considerável, pelo menos) do filme, a não ser que você o veja como um enigma descartável - desvenda uma vez e joga fora - o que não é o caso, já que você mesmo diz que viu referências a Márquez, etc.

... o filme faz questão que você saque os tais "segredos", ele vai contra o que é dito durante toda a projeção: manter segredo. A trama não tenta criar um suspense sobre os mágicos, desde o começo joga na nossa cara o que acontece e o que irá acontecer.

Eu não acho que a intenção do Nolan foi necessariamente deixar a trama fácil/óbvia de se compreender. Acho que foi mais o caso de facilitar a superfície pra dar mais espaço pra platéia começar a cavar mais fundo. Tanto que muita gente acho que o filme era realmente só o que eu falei ali em cima: um enigma descartável. O que não é o caso; basta revê-lo que a natureza metafórica da história fica bem clara, vários tipos de leituras e interpretações sedutoras começam a se formar na sua cabeça, o que dá peso e resonância à obra. O filme continua misterioso, mesmo depois de sua história se compreendida.

E eu aumentei a nota do filme antes mesmo de revê-lo, quando estava pensando e escrevendo sobre ele, comecei a achar detalhes muito mais sinuciosos, aposto que na segunda assistida ele chegue a 67 (pois no tópico de 2006 eu subi para 60 já).

Legal. Mas 67 ainda parece pouco. Quando for rever, preste bastante atenção no diálogo da cena em que o Cutter leva o juiz para ver a máquina de Tesla. E também na cena perto do final em que o financiador do Angiers vê ele fazendo o "truque". Perceba tudo que ele diz.
 
Spoilers

Sim, mas eu não vejo como isso pode ser necessariamente uma crítica (considerável, pelo menos) do filme, a não ser que você o veja como um enigma descartável - desvenda uma vez e joga fora - o que não é o caso, já que você mesmo diz que viu referências a Márquez, etc.

Mas em nenhum momento isso foi uma crítica da minha parte, talvez na primeira frase que você grifou tenha soado como se eu estivesse acabando com o filme, embora não tenha sido a minha intenção.

O que quis dizer é que a partir do momento que desvendamos tal enigma, nos prendemos ao fato de que a história do filme, em seu enigma raso, vai contrário com o que significa. Ex: O segredo jamais deve ser revelado, mas ele é revelado para o público logo após ele acontecer. O importante da trama é: qual a verdadeira promessa da história? Entreter o público e fazer um filme sobre mágica ou sobre mágicos?


Eu não acho que a intenção do Nolan foi necessariamente deixar a trama fácil/óbvia de se compreender. Acho que foi mais o caso de facilitar a superfície pra dar mais espaço pra platéia começar a cavar mais fundo. Tanto que muita gente acho que o filme era realmente só o que eu falei ali em cima: um enigma descartável. O que não é o caso; basta revê-lo que a natureza metafórica da história fica bem clara, vários tipos de leituras e interpretações sedutoras começam a se formar na sua cabeça, o que dá peso e resonância à obra. O filme continua misterioso, mesmo depois de sua história se compreendida.

Sim, sim. A questão do enigma descartável foi apenas um aviso. Depois que você descobre o tal enigma é que você percebe o fundo da história, se não desvendar o truque desde o começo você não pode se ater ao resto. Por isso que eu disse que minha nota sumiu depois de eu pensar no filme, porque eu achava uma coisa ao desvendar o enigma, depois consegui me aprofundar e fazer isso durante o filme e ter a 'sacada' de tudo é o que torna ele divertido.

O segredo do filme está mesmo em não ter o segredo na tela e na história, mas em como ela é contada, o mistério real do filme então não é revelado logo de cara como ele quer demonstrar, em que basta olhar atentamente para o truque se revelar.


Legal. Mas 67 ainda parece pouco. Quando for rever, preste bastante atenção no diálogo da cena em que o Cutter leva o juiz para ver a máquina de Tesla. E também na cena perto do final em que o financiador do Angiers vê ele fazendo o "truque". Perceba tudo que ele diz.

Foi só uma estimativa, o mercado pode estar em alta no dia, etc.
 
O Jackman está também escolhendo um pouco melhor os papéis (pelo menos eu acho). Um período em que ele se envolve em duas filmes bons como Scoop e o Grande Truque perdoa qualquer Swordfish :dente:
 
Esse aqui é powerhouse.

Um dos melhores filmes que já vi na vida.

Bla bla bla. Eu gosto mais de The Prestige que vocês. Seguem SPOILERS.

Cara, a única menção de Scarlett nesse tópico aqui é da Almië (eu falei 'Scarlett ainda no topo' no tópico de 2006). Qual é o problema com vocês, seus viadzinhos. A Olivia não é interpretada pela Scarlett, ela é a Scarlett, ela é a Sedução. A Sedução apareceu para Angier, que se desvirtuou de vez para a rivalidade paranóica contra Borden e seu Homem Transportado. Daí ele manda a Sedução para o Borden, que também se corrompe do trabalho para a obsessão sobre Angier e seu Homem Transportado. Ela apareceu, fodeu com o cara (conotativa e denotativamente), foi embora, fodeu com o outro cara (conotativa e denotativamente) e foi embora, sem mais nem menos. Ela é a Sedução. Mas o irmão gêmeo ("Fallon") é o Abnegado, fiel à esposa e à engenharia de ilusionismo, leal, portanto resistente à tentação da Sedução. Logo ele continua vivão.

Viu, isso é que um comentário inteligente. Vão passear com a metalinguagem serelepe, e as assistidas atrasadas e em vídeo, e as notas a princípio ruins ou não-ótimas (Kain 69, Bullets Muleta 5_, e inclusive MdA 63). Vocês são uma vergonha, seus posers e wannabes e tietes de críticos e seguidores. Já eu soube reconhecer de cara a obra-prima que The Prestige é. Eu fui o primeiro a rejeitar o consenso esnobe depois abraçado pela Academia, que só viu direção de arte e de fotografia. Eu dei 4 de 4 estrelas antes de todos. Eu é que sei gostar desse filme e o filme gostou de mim em reciprocidade: fui abençoado pelo destino e adquiri um DVD original de The Prestige por R$15,00 (babem, Os Infiltrados também) num estabelecimento comercial e através de meios lícitos. Eu então posso dizer "se não venho a The Prestige, The Prestige vem a mim". Eu sou o Apreciador Verdadeiro. Durmam com isso. Morram com isso. Ahahahaha!!! AHAHAHAHAHAHAAHAHAAHAHAHAHAHAHAH!!!!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

















attachment.php

- Narf.
 

Anexos

  • p&c.jpg
    p&c.jpg
    53,1 KB · Visualizações: 233
Acessando a página de The Prestige no IMDb (aqui) descobri pra minha surpresa que o filme está em #87 e classificado não mais como Sci-Fi (além de Drama e Thriller), mas sim Fantasy. Peço encarecidamente que todos vocês em massa rolem a página até o final, cliquem 'update' e reportem esse erro, porque fala sério.
 
Acessando a página de The Prestige no IMDb (aqui) descobri pra minha surpresa que o filme está em #87 e classificado não mais como Sci-Fi (além de Drama e Thriller), mas sim Fantasy. Peço encarecidamente que todos vocês em massa rolem a página até o final, cliquem 'update' e reportem esse erro, porque fala sério.

Filmes relacionados lá na página: Harry Potter e o Cálice de Fogo, Sin City, o Fantasma da Ópera. Suponho que seja por causa do género, não?
 
Eu assisti o filme hoje descompromissadamente e como é bom a gente se surpreender com uma história. Nem vou reclamar da direção porque no fim das contas o roteiro compensa e muito.

Eu peguei esse filme umas três vezes e na última hora trocava por outro. Meu arrependimento é não ter assistido antes. Apesar de ter desvendado alguns dos segredos lá pelo meio do filme...

Fallon(tá na verdade esse eu só suspeitava ser o dublê, mas nãoa achava que era irmão), Barão, etc... eu me surpreendi com as sutilezas mesmo. As diferenças entre os gêmeos e as reações causadas na esposa. O fato de Fallon não saber qual o nó(pois quem fez foi o Borden), etc...

Mas o que mais me surpreendeu foi justamente a virada na trama, quando entra a parte da ciência mesmo. Foi inesperado, assustador e inteligente!

Só me dá arrepio quando encontro a Piper Perabo num filme. Ela nem é uma atriz assim 'péssima', mas quando vejo ela na tela só penso "Ugh, Coyote ugly, Coyote ugly!!!"
 
Por algum motivo infernal só pude ver inteiro nessa semana e agora estou puto por não ter visto antes.

Gostei de toda a relação Hugh/Bale, acredito inclusive que o C. Bale está atuando ligeiramente melhor do que a cara estática de sempre mas o grande destaque é a direção do Nolan, o cara dá uma aula do que fazer e de como fazer. Impressionante. O roteiro merece destaque tb (embora eu tenha matado os segredos quando vi o Fallen e quando vi o primeiro teste da máquina) por manter o clima e a história coesos.

Nota: 8,5/10
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo