1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por imported_Rafaela, 1 Abr 2010.

  1. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Eu sempre tive vontade de ler esse livro (tenho meio que um problema com a palavra "clássico", principalmente se for inglês ou americano, como é o caso desse, eu não resisto) e um dia assistindo Diários do Vampiro o Stephan falou que gostava dele. Bem, aí resolvi ler. Peguei ontem na biblioteca da universidade.

    Para quem não conhece a obra segue um resumo vide Wiki:

    Introdução:
    Resumo:
    E aí, quem conhece? Estou no começo ainda mas gostei muito da forma que foi escrito e quero saber de outras opiniões. XD

    O livro tem várias edições mas como sempre coloco uma capa escolhi essa:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    PS: só uma curiosidade - é o livro favorito do Jared Padalecki, o Sam de Supernatural.
     
  2. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

  3. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Li sua resenha e gostei bastante. Basicamente é tudo o que já ouvi falar do livro. Parece ser realmente bom, todos falam bem, e pelas 5 págs que já li gostei da forma da escrita. Quando eu terminar de ler posto aqui o que achei.
     
  4. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Depois que li O Curioso Caso de Benjamin Button fiquei bastante a fim de ler esse..
    Mas ainda não procurei para comprar/emprestar...
     
  5. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Livro bem legal, apesar de Fitzgerald ser bastante conhecido por Suave é a Noite, e recentemente, através do lançamento e sucesso do filme, pel'O Curioso Caso de Benjamim Button; confesso que me apetece bem mais O Grande Gatsby do que aquele primeiro.
    A trama é mais fluída, o Gatsby é icônico, um personagem muito legal e seus pensamentos e ações me agradam mais do que aqueles praticados pelo Dick Diver, protagonista do Suave é a Noite.[/align]
     
  6. Petra

    Petra Usuário

    Interessante, não tenho preconceito contra clássicos e nunca li O curioso caso de Benjamim Button, mas assisti o filme e gostei bastante.
    Também gostei da sinopse do livro, parece ser bem interessante. Vou colocar na minha lista de leitura :sim:
     
  7. -Arnie-

    -Arnie- Usuário

    eu acho esse título massa. (;
     
  8. Chatov

    Chatov Usuário

    Um bom livro, pequeno, despretensioso e interessante. Mostra um pouco do talento e criatividade que Fitzgerald demonstrou com maestria em seus contos.
     
  9. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Estou gostando muito do livro, mas a edição que eu peguei, certamente não é a melhor, tem alguns erros de ortografia (Ed. Civilização Brasileira, 1965), mas estou gostando pq alguém leu o livro e no fim de cada capítulo colocou suas observações e eu acho interessante lê-las, ver seu ponto de vista sobre o livro, que é um pouco diferente do meu.
     
  10. -Arnie-

    -Arnie- Usuário

    Rafaela, que erros de ortografia são esses? Coisas como palavras como "êle" ou escritas com "ff" ? Se for, não é erro, é porque era outra norma ortográfica, que mudou em 1971 e durou até 2008. :sim:

    Ou não, hm
     
  11. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Não. Isso eu tinha reparado, mas sei que o livro é de 1965, então tem essas diferenças mesmo no português, mas é erro de concordância. Peguei umas 3 frases que estão escritas erradas, umas nem dá para saber o que é. Tipo, as traduções do tradutor do Google.
     
  12. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Terminei o livro. O final teve uma grande reviravolta e confesso que não esperava o que aconteceu. O autor narra com muitos detalhes a sociedade rica da época, como todos eram superficiais e...

    O sofrimento do Nick, pela morte do Gatsby é bem real, sei lá, o autor descreveu de forma bem detalhada, parece até algo que ele sentiu em sua vida. E o descaso da Daysi pela morte de seu antigo amor, que lutou tanto por ela, me indignou!!!
     
  13. Ahh eu quero ler. Gostei muito do resumo.
     
  14. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Pode ser que tenha sido bem tapado de não ter visto isso, mas o Gatsby é um desses magnatas que lucraram em cima da proibição da venda de bebidas alcoolicas?

    Não lembro de ter visto isso explícito no livro, embora a sugestão seja inegável, até mesmo o modo de vida e os trejeitos e atitudes do Gatsby deixam essa suposição fundamentada. O passado obscuro de Gatsby é explicado mas depois posto em questão. Fiquei confuso agora.[/align]
     
  15. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Lucas, foi exatamente essa conclusão que tive. Ele fez de tudo para poder ficar rico e ir atrás da mulher que amava (não lembro o nome dela agora).
     
  16. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Essa busca pelo dinheiro não parece ter sido exclusividade dele, já que a Daisy também se deixou ludibriar por uma vida fácil ao lado de Tom, que era rico o suficiente para lhe dar uma vida confortável.

    Não tinha pensado nessa parada do Gatsby ser rico para poder ficar com Daisy, achei que ele o fazia mais por outras razões que não essa. Agora que você falou faz sentido sim, achei que só a Daisy é que tinha se "se deixado corromper". Numa sociedade que vivia com tanta grana e opulência como esses magnatas dos anos 20, a corrupcão pelo dinheiro devia ser uma constante, né?
     
  17. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Estava pensando agora: se o Gatsby era um gangster (sei lá se dá para chamá-lo assim), O Grande Gatsby se aproxima bastante do que O Poderoso Chefão é para a máfia, não?

    Obviamente que a extensão do livro do Puzo (e do filme do Coppola) é maior, e o mote dos livros é diferentes, mas ainda assim dá para comparar as duas obras pela romantização que fazem acerca dos dois grupos.

    O que me leva a pensar que Gatsby tem atividades ilícitas são as insinuações que Tom Buchanan faz a ele quando, ao descobrir do affair de Jay e Daisy, resolve pesquisar o passado de Gatsby e descobre que ele teve envolvimento com negócios de drugstores, ao passo que diz algo mais ou menos assim: "Hoje em dia se vende de tudo nessas drugstores, não é Sr. Gatsby?"

    O próprio fato de Gatsby ter o sobrenome Gatz e criar histórias de seu passado que justifiquem sua fortuna, além do próprio desconhecimentos das pessoas acerca do passado dele (uns dizem que ele era espião alemão, ou que era assassino foragido ou sobrinho do Kaiser Guilherem e por aí vai) podem constituir fatos que corroboram a hipótese de que ele tinha negócios escusos.[/align]
     
  18. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]O Grande Gatsby foi (e ainda é, em certos aspectos) uma esfinge para mim. Li-o pela primeira vez no ano passado, procurando não só degustar a história (esperando um bocado do livro, até mesmo pela propaganda que já me tinham feito dele) como também entender porque o livro é considerado um clássico (um procedimento/mania que tenho).

    Ao final da primeira leitura fiquei me perguntando sobre o porque do status de clássico, e a questão foi martelando na minha cabeça, de modo que busquei ler ao menos mais uma obra de Fitzgerald,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que, embora tenha gostado, ainda permaneci um tanto cético, em relação a ambos os livros.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/align]
     
  19. _Paulinha

    _Paulinha Usuário

    Adorei esse livro. Achei muito bem escrito. Sofri um pouco no final (acho que vou naquele tópico sobre o livro que gostaríamos de mudar o final...rss).

    Jordan: "Gosto de grandes festas. Elas são tão íntimas! Nas pequenas reuniões, não há isolamento algum."

    Nick: "Às vezes, em meu espírito, eu as seguia até seus apartamentos, em esquinas de ruas ocultas, e elas se voltavam e sorriam, antes de desaparecer na cálida obscuridade de uma porta."

    So beautiful...
     
  20. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    [align=justify]Meu, sei que isso já está se tornando idéia fixa da minha parte, mas, apesar de gostar pra caramba de O Grande Gatsby, o acho supervalorizado.

    Estava olhando uma
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (eu e minha obsessão por listas) e ele está em segundo lugar.

    Enfim, para ver se eu consigo exorcizar esse fantasma de ceticismo que tenho com O Grande Gatsby de uma vez por todas: o que vocês acham?[/align]
     

Compartilhar