• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Futuro

Os homens "normais" decaíram no sentido de que, pelo menos do que diz respeito aos orientais e sulistas, se aliaram a Sauron e o veneravam. "Decair" aqui seria no sentido de "corromper-se".

Mas se o significado pretendido for o de "decair em magnitude", como a diminuição da duração de vida, então só mesmo os númenoreanos que decaíram, uma vez que o resto dos homens nunca teve sua duração de vida afetada: essa nunca foi aumentada ou reduzida... simplesmente continuou a mesma de sempre.
 
Se com o aumento de vida média tu está querendo dizer da vida dos homens no "nosso mundo, o real", então não, não há explicação tolkieniana para isso. (A explicação "real" é óbvia, como sabemos: melhorias na qualidade de vida, etc.)

Em Tolkien, o aumento do período de vida dos númenoreanos foi um caso à parte, uma vez que foi uma "graça" concedida a eles pelos seus feitos e sofrimentos contra Morgoth na Terra-média.
 
Valeu Tilion :D

Vcs jah pensaram se raça dos homens tm vai viver até o fim de Arda?
Tipo pq os cada indivíduo dos elfos vão viver em Arda, mas com relação a raça humana (como um todo, naum individualmente) Tolkien fala algo sobre os humanos no fim? Se eles vão deixar de existir ou vão continuar até o fim de Arda?
 
Soh uma coisa, como q uma "graca" concedida a apenas UM homem, Elros, pode ter sido espalhada para toda uma comunidade como a dos numenorianos? pelo q eu entendi, os homens de antigamente viviam realmente mais, e com o passas das eras foram definhando, assim como os elfos, pois mesmo os que nao nasceram na luz das arvores como os grandes patriarcas das 3 grandes familias eram mto mais poderosos e tudo mais do que os que vieram no final, que nao detinham o vigor dos primordios, como Legolas que nada mais era do que um bom arqueiro, ou ateh mesmo Gil Galad que em nada podia se comparado aos antigos.. isso que ele era considerado forte..
Acho q tambem a obra da mto espaco a diversas interpretacoes, e inumeras teorias, mas tambem acho q esta nao tem como ser diluida.. ta mto na cara.
 
Simples: porque a graça foi concedida aos homens das Três Casas (não apenas à de Elros, que é a de Bëor), e foi estendida aos descendentes desses.
 
Futuro

Olórin of Lórien disse:
Mas a vida média dos homens tem aumentado nos últimos séculos. Em termos de Tolkien isso poderia ser explicado?
Essa vida longa de antigamente era uma vida natural. A de hoje em dia é totalmente artificial.
 
Re: Futuro

Dimitri disse:
Olórin of Lórien disse:
Mas a vida média dos homens tem aumentado nos últimos séculos. Em termos de Tolkien isso poderia ser explicado?
Essa vida longa de antigamente era uma vida natural. A de hoje em dia é totalmente artificial.

Não só artificial... metodos de higiene e saude são empregados... naquela época já se usava medicamentos com base em plantas, como a Erva do Rei q Aragorn usa em Frodo...

Estamos falando não na pessoa q vive por causa de aparelhos e medicamentos, mas q morre de velhice mesmo.
 
Re: Futuro

Fingolfin *§* disse:
Não só artificial... metodos de higiene e saude são empregados... naquela época já se usava medicamentos com base em plantas, como a Erva do Rei q Aragorn usa em Frodo...

Estamos falando não na pessoa q vive por causa de aparelhos e medicamentos, mas q morre de velhice mesmo.
Eu estou falando o seguinte.
Hoje, um pessoa com expectativa de vida com 60 anos, vive uns 10 anos a mais por causa da tecnologia. Na Terra Média uma pessoa com 150, por exemplo, de expectativa de vida tivesse os mesmos aparatos médicos que temos ele viveria uns 10 a 20 anos a mais.
Se daqui a um tempo nosso tempo a mais de vida aumentar pra uns 100 anos, 150 anos, não será os mesmos 150 anos da Terra Média.
 
Re: Futuro

Dimitri disse:
Fingolfin *§* disse:
Não só artificial... metodos de higiene e saude são empregados... naquela época já se usava medicamentos com base em plantas, como a Erva do Rei q Aragorn usa em Frodo...

Estamos falando não na pessoa q vive por causa de aparelhos e medicamentos, mas q morre de velhice mesmo.
Eu estou falando o seguinte.
Hoje, um pessoa com expectativa de vida com 60 anos, vive uns 10 anos a mais por causa da tecnologia. Na Terra Média uma pessoa com 150, por exemplo, de expectativa de vida tivesse os mesmos aparatos médicos que temos ele viveria uns 10 a 20 anos a mais.
Se daqui a um tempo nosso tempo a mais de vida aumentar pra uns 100 anos, 150 anos, não será os mesmos 150 anos da Terra Média.

Tem razão. Não seria nem um pouco perto da plenitude de, por exemplo, o Aragorn com 150 anos.

Mas tem algo que também está aumentando e não sei se tem algo a ver com tecnologia: a altura média. A cada geração a altura média da população aumenta. Não poderiam ser resquícios da linhagem númenoriana, que alcançavam grandes estaturas?

(provavelmente eu estou viajando... mas estamos aqui pra isso, não? :mrgreen: )
 
Soh uma coisa, como q uma "graca" concedida a apenas UM homem, Elros, pode ter sido espalhada para toda uma comunidade como a dos numenorianos?

Pelo que lembro a graça, ou a longevidade, era so paras os decendentes de Elros, ou seja para os reis de nuumenos, que foi se apagando a medida q o sangue de Elros ia se apagando, e q os homens iam afastando seus corações dos Valar, e ouvindo as mentiras de Sauron
 
A graça foi dada a todos numenorianos... mas a elros foi dado muito mais... enquanto ele viveu cerca de 500 anos os demais Numenorianos viviam por volta de 200 anos...


tanto q Elendil e Os Fiéis não eram descendentes diretos da casa Real e ainda assim tinham a vida prolongada... até mesmo Aragorn q nasceu gerações e gerações depois.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo