• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O futuro da humanidade?

Brunno Zenni

Usuário
Como vocês acham que será o futuro da humanidade?
seremos mortos em 2012 conforme nostradamus?
seremos extintos pelo aquecimento global e por nossas poluições?
teremos o mesmo destino dos dinosauros?

Eu acredito que sejá mais provavel alguma catastrofe no espaço destruir a Terra do que morrermos pelo aquecimento global, quanto a 2012, acredito que só em filmes hehe, mas o que é certo é que em alguns milhões de anos, a terra não será mais habitavel, por que?
Existe uma estrela com uma massa gigantesca que ao chegar no fim de seu periodo de vida, que esta previsto para alguns milhões de anos, entrará em colápso e explodirá, formando um buraco negro com o centro apontado para a terra, desse centro é liberado uma onda de radiação destrutiva, chamada de raios-gama, que esteriliza qualquer planeta em seu caminho, inclusive a Terra.

Segundo o Cientista Aaaron Dar, do Instituto de Pesquisa Espacial Technion, de Israel:
No lado da Terra que estiver sujeito à explosão, ondas chamuscantes vão atravessar a atmosfera e chegarão à superfície.

Apenas momentos depois da chegada da radiação, a temperatura atmosférica vai começar a subir rapidamente.

Todo material orgânico na superfície da Terra começará a queimar. Nesse estágio, os sobreviventes podem se esconder em prédios e abrigos. Mas o pior ainda estará por vir.

A primeira explosão de raios-gama vai durar uma fração de segundo. Momentos depois, virão os raios cósmicos, que inundarão nosso planeta por dias. Eles não deixarão nenhum lugar para nos escondermos.

Os raios cósmicos são partículas altamente energéticas que viajam pelo espaço com uma velocidade semelhante à da luz.

Esses raios assolarão a atmosfera, depositando vastas quantidades de energia e criando um enxame de partículas destrutivas "filhas".

Tais partículas vão penetrar milhares de metros de pedras de forma que poucas cavernas oferecerão proteção e até mesmo criaturas do fundo do mar serão afetadas por doses letais de radiação.

Os ecossistema da Terra serão destruídos.

No momento os astrônomos não sabem que estrela monitorar. Estrelas visíveis do Hemisfério Sul, como a gigante Eta Carinae, devem explodir em algum momento dos próximos 1 milhão de anos. Essa, pelo menos, não está apontando para a direção da Terra.

Fora a possibilidade da explosão dessa estrela ainda existe a possibilidade de grandes asteroides colidirem com a terra, uma possibilidade é de asteroides que orbitam saturno ao se colidirem uns com os outros, lançar um deles para fora da orbita e vir em direção a terra.

Ainda uma terçeira opção, caso nenhum grande asteroide colida com a terra e nem a estrela se exploda, deve se lembrar que a lua se distancia da terra 4 cm todo ano, o que acontecerá daqui uns 4 bilhões de anos quando a lua sair de orbita com a terra?
Para começar, os dias seriam 48 vezes mais longos. Durante a noite, as temperaturas matariam todo mundo de frio. Ao longo do dia, ninguém suportaria o calor. No litoral, ventos violentíssimos de 200 km/h seriam uma brisa comum. Algum sinal de vida? Esquece: não sobraria quase nada, a não ser bactérias e vermes super-resistentes, tsunames iriam varrer grande parte dos litorais, os continentes iriam mudar de forma, regiões interioranas como o Centro-Oeste brasileiro ficariam muito mais secas e iriam virar desertos, enfim, seria um caos total.


Com todas essas possibilidades de destruição da terra, vocês acham possivel que com a evolução da tecnologia espacial, poderiamos ao prever uma destruição da terra, evacuar a terra e morarmos no espaço em grandes naves ou até mesmo encontrar e migrar para um outro planeta que seja possivel a existencia de vida?

Já existem Arquitetos e Engenheiros espanhóis que anunciam que "Galactic Suite", o primeiro hotel projetado no espaço, será inaugurado em 2012 com o preço de US$ 4 milhões por uma estadia de três dias, clique aqui para ver a matéria.

E esse não é o primeiro projeto de hoteis no espaço, alguns incluem até mesmo piscinas dentro do quarto, com a agua contida em forma de uma esfera apenas com ventiladores, seria isso o primeiro passo para a evolução da vida humana longe da Terra?

Outras pesquisas como a reprodução de vida no espaço, desde o sexo, passando por toda a gestação e o nascimento, maquinas desenhadas para o trabalho de partos e outras cirurgias no espaço, todas essas pesquisas não estão sendo feitas por mera curiosidade dos cientistas, tudo isso busca gerar a possibilidade de no futuro vivermos fora da terra, seja por prazer e luxo de pessoas mais ricas, ou por causa de uma catastrofe que destrua o planeta.

O que vocês acham?
será uma realidade vivermos no espaço no futuro?
 
O espaçoporto inaugurado recentemente parece muito com as estruturas do planeta tattooine de Guerra nas estrelas XD

Para o caso de explosões de radiação a ciência ainda está em estágio de desenvolvimento de tecnologias. Atualmente eles vêm trabalhando com controle de campos de força para espaço-naves devido as radiações que ocorrem no espaço. Talvez em alguns milhares de anos tenhamos algo eficiente o bastante para criar abrigos ou proteções para áreas de emergência...

Para o problema da lua (daqui a 4bi de anos) temos o mesmo problema do sol (vai estar mais perigoso nessa época). Porém se a tecnologia continuar em bom ritmo deve dar para colonizar todo o sistema solar num prazo relativamente curto (eu chuto isso para daqui uns 1000-2000 anos). Se tudo der certo, com uns 5 ou 10 mil anos uma tecnologia confiável para visitar sistemas solares mais próximos deve aparecer.
 
e se descobrissemos como viajar pelos buracos de minhoca no espaço e conseguissemos chegar em apenas algumas horas a uma outra galaxia aonde tenha um outro planeta como a terra?

muitos acreditam que foi por esses buracos de minhoca que nós humanos chegamos aqui na terra, pois se parar pra pensar vai ver que se tem alguma coisa diferente no planeta, somos nós
todas as religiões antigas falam de deuses, anjos, etc, que vieram dos céus, alguns deuses até se reproduziam com pessoas da terra, e se for ver as estatuas e esculturas, desenhos em paredes de caverna, todos representam esses "deuses" muito parecidos com os humanos
será então que uma civilização mais avançada já não sofreu uma destruição em seu planeta e teve de deixa-lo e usando os buracos de minhoca no espaço conseguiu chegar até a Terra para deixar sua genetica por aqui?
isso explicaria os grandes monumentos como piramides e coisas do tipo, que nos intrigam até hoje, afinal o homem não pode ter do nada desenvolvido uma inteligencia tão superior para construir tais coisas, a explicação seria que isso foi ensinado por essa cultura avançada que chegou aqui
outra pista são as culturas como por exemplo a chinesa que fala em dragões, quando se for parar pra pensar podem muito bem serem naves espaciais, pois sempre tem alguem que viaja sobre eles ou dentro de suas barrigas, eles voam e soltam fogo e fumaça, como na epoca as pessoas não tinham nunca visto nada parecido para explicar o que eram aquelas coisas que voavam, o mais perto que chegaram foram os dragões

enfim, teria a hipótese descrita no primeiro post já acontecido com outra civilização e que deu origem a vida humana na Terra?
 

seremos mortos em 2012 conforme nostradamus?

Existe muitas confusões a respeito de Nostradamus por causa das interpretações que fazem das suas famosas centúrias

Uns falam que segundo ele, o mundo terminaria em 1999 (já é passado), outros 2012 e no filme oficial dele que foi exibido várias vezes no Brasil pelo SBT em 3797.

Independente disso, ainda acho mais fácil o ser humano se auto-extinguir pela poluição e esgotamento completo do meio ambiente do que agentes externos.
 
Como o FÚRIA disse, eu também acho muito mais fácil, e provável, nossa auto-destruição através da poluição e do aquecimento global, do que uma catastrofe, ou uma estrela, ou a lua.

Para aqueles que não acreditam em aquecimento global, a um tempo eu vi uma reportagem que uma cidade do litoral ( pequena) já "desapareceu" por causa do avanço do mar. Uma onda, ou um tsunami ocasional pode ser considerado um fenomeno da natureza, mas esse aumento no nível do mar, está diretamente ligado ao derretimento das calotas polares, isso não é algo normal. :T

Eu gostei das teorias do nosso amigo beorzenni, eu também acho que com alguns anos, seria possível a vida fora da Terra, seja em tipos de 'naves' ou até em outros planetas e sistemas solares. Mas acho muito mais fácil a humanidade se matar aqui na Terra, antes de possuir essa técnologia. Mesmo que ja tenha até hotéis fora daqui, se o mundo acabasse e uma dúzia de pessoas estivessem salvas em uma dessas estações, iriam morrer cedo ou tarde sem comida ou água.


Eu admito que sou um pouco pessimista, mas só por ser mais realista :T

Eu acredito que a humanidade não passa, de forma alguma, de 2100



Tenken :lily:
 
Não acredito em profeciais.
Mas vejo o futuro retratado como nos filmes A Estrada, O Livro de Eli e no universo do game Fallout.

Não acho que a humanidade seja extinta completamente, e muito menos que o governo esteja construindo naves ou barcos gigantes pra salvar a população..

Não é uma visão pessimista, mas bastante plausível. Basta lembrar da guerra fria e de o quão ja estivemos próximos de uma catástrofe global causada por nós mesmos e motivada por política..
 
2012 vêm do calendário maia, que basicamente acertou praticamente tudo até agora. É bom se prepararem. :mrgreen:

O lado bom é que ele não fala nada de fim do mundo, mas sim de mudança. Se nós vamos sobreviver a isso ou não, é outra história. :jornal:

De qualquer maneira, compartilho precisamente da opinião do Caio. 2100 é o que considero como o prazo máximo para o atestado de óbito da humanidade, seja destruídos pelo planeta, pelo espaço ou por nós mesmos (a mais provável).
 
2012 vem do fim do calendario maia, que era circular e por isto pode muito bem representar um fim de um circulo de acontecimentos traçados por eles. Os calculos alem disto deviam ser demasiados complexos para q se justificasse produzir outro circulo tão cedo, alem de muito provavelmente tal fato conter algum ritual necessario a cofecção de outros circulos... isto se os mesmos nao estiverem perdidos...

ou seja, exietm muitas teoria bem plausiveis para o termino do mesmo em 2012.

Inclusive uma boa teoria para parametro de fechamento de um ciclo seria o alinhamento terrestre com o buraco negro no centro da galaxia, embora duvide q ISTO fosse calculado pelo maias...


Eu acredito num declinio gradual para um estado de barbarie, principalmente cultural, com o aumento cada vez mais gradativo do numero de pessoas excluidas da sociedade, e com o deterioramento dos valores e da cultura em geral. cada vez mais os que tem tem muito com mais, os que não tem com menos. A cultura esta cada vez mais fraca. Acredito q este caminho pode levar a pontos extremos, e pode chegar a pontos de extrema revolta e nos pontos onde movimentos contra culturais surgem como guerilhas contra a pobreza vingente, e pontos onde o numero de ignorantes sera de tal maneira maior e mais prejudicado em relação aos que detiverem os recursos financeiros e culturais que os mesmos sobrepujarão as "fronteiras de segurança" estabelecidas pela elite. Deste ponto extremo pode surgir uma reviravolta na humanidade, SE sobrevivermos a força das guerras, e SE o plante aguentar até lá.

Talvez uma grande revolução da Ciencia posso mudar isto, desta vez não vejo uma revolução q a "religião" possa promover para evitar a barbarie.

Se superado isto, ou pelo menos contornado, pra mim é quase certo q o crescimento da Ciencia deste século, seguindo inclusive o quanto ela ja acelera, é certo que teremos plena capacidade para explorar e colonizar outros pontos do universo. No minimo.
 
Última edição:
2012 vem do fim do calendario maia, que era circular e por isto pode muito bem representar um fim de um circulo de acontecimentos traçados por eles. Os calculos alem disto deviam ser demasiados complexos para q se justificasse produzxir outro circulo tão cedo, alem de muito provavelmente tal fato conter algum ritual necessario a cofecção de outros circulos... isto se os mesmos nao estiverem perdidos...

Eu acredito num declinio gradual para um estado de barbarie, principalmente cultural, com o aumento cada vez mais gradativo do numero de pessoas excluidas da sociedade, e com o deterioramento dos valores e da cultura em geral. cada vez mais os que tem tem muito com mais, os que não tem com menos. A cultura esta cada vez mais fraca. Acredito q este caminho pode levar a pontos extremos, e pode chegar a pontos de extrema de revolta e nos pontos onde movimentos contra culturais surgem como guerilhas contra a pobreza vingente, e pontos onde o numero de ignorantes sera de tal maneira maior e mais prejudicado em relação aos que detiverem os recursos financeiros e culturais que os mesmos sobrepujarão as "fronteiras de segurança" estabelecidas pela elite. Deste ponto extremo pode surgir uma reviravolta na humanidade, SE sobrevivermos a força das guerras, e SE o plante aguentar até lá.

Talvez uma grande revolução da Ciencia posso mudar isto, desta vez não vejo uma revolução q a "religião" possa promover para evitar a barbarie.

Se superado isto, ou pelo menos contornado, pra mim é quase certo q o crescimento da Ciencia deste século, seguindo inclusive o quanto ela ja acelera, é certo que teremos plena capacidade para explorar e colonizar outros pontos do universo. No minimo.

Sábias palavras. Toda civilização entra em declínio logo após o seu apogeu.. E concordo que a religião por si só não possa evitar a barbarie (pra não dizer que ela possa ser a principal causadora de um conflito global definitivo..).

Citando algumas teorias "wikipedianas" sobre a decadência da espécie humana:

- Guerra nuclear, química ou biológica em escala global;
- Pandemia;
- Falha da tecnologia moderna;
- Ameaças extraterrestres (biológicas / naturais)
- Esgotamento das reservas de óleo

e por ai vai.. :P
 
Sábias palavras. Toda civilização entra em declínio logo após o seu apogeu.. E concordo que a religião por si só não possa evitar a barbarie (pra não dizer que ela possa ser a principal causadora de um conflito global definitivo..).

Citando algumas teorias "wikipedianas" sobre a decadência da espécie humana:

- Guerra nuclear, química ou biológica em escala global;
- Pandemia;
- Falha da tecnologia moderna;
- Ameaças extraterrestres (biológicas / naturais)
- Esgotamento das reservas de óleo

e por ai vai.. :P

Todo nosso sistema economico, cultural, e de subsistencia se baseia por um lado em recursos fadados a serem cada vez mais escassos, e com isto cada vez mais exclusivos e caros; por outro lado num sistema de credito que a muito perdeu o lastro e por isto esta cada vez mais virtual e teorico, por tanto fragil, e integrado de maneira global(efeito domino); e por outro lado, cada vez mais depedende de tecnologia e de sistemas de controle e gerenciamento da mesma, cada vez mais complexos e autonomos.

Uma combinação extremamente perigosa.

enquanto isto o investimento bélico das grandes potencias é massiço.
 
Última edição:
2012 vem do fim do calendario maia, que era circular e por isto pode muito bem representar um fim de um circulo de acontecimentos traçados por eles. Os calculos alem disto deviam ser demasiados complexos para q se justificasse produzir outro circulo tão cedo, alem de muito provavelmente tal fato conter algum ritual necessario a cofecção de outros circulos... isto se os mesmos nao estiverem perdidos...

ou seja, exietm muitas teoria bem plausiveis para o termino do mesmo em 2012.

Inclusive uma boa teoria para parametro de fechamento de um ciclo seria o alinhamento terrestre com o buraco negro no centro da galaxia, embora duvide q ISTO fosse calculado pelo maias...

Esse é o ponto: não duvide :lol:. Os maias foram os responsáveis pelo calendário mais preciso até hoje, e faziam calculos e medições astronomicas na base da régua que os cientistas da NASA de hoje não saberiam nem por onde começar, não fossem os computadores. É claro que não dá pra fazer muito além de especular, mas eu não duvidaria, mesmo considerando qual seria o grau exato do conhecimento deles acerca desse fato.

Eu acredito num declinio gradual para um estado de barbarie, principalmente cultural, com o aumento cada vez mais gradativo do numero de pessoas excluidas da sociedade, e com o deterioramento dos valores e da cultura em geral. cada vez mais os que tem tem muito com mais, os que não tem com menos. A cultura esta cada vez mais fraca. Acredito q este caminho pode levar a pontos extremos, e pode chegar a pontos de extrema revolta e nos pontos onde movimentos contra culturais surgem como guerilhas contra a pobreza vingente, e pontos onde o numero de ignorantes sera de tal maneira maior e mais prejudicado em relação aos que detiverem os recursos financeiros e culturais que os mesmos sobrepujarão as "fronteiras de segurança" estabelecidas pela elite. Deste ponto extremo pode surgir uma reviravolta na humanidade, SE sobrevivermos a força das guerras, e SE o plante aguentar até lá.

É um comentário bem simplório de minha parte, mas estou meio que no aguardo por isso. Tenho um amigo que vai me forjar um machado, e não vejo a hora de poder usá-lo. :mrgreen:

Talvez uma grande revolução da Ciencia posso mudar isto, desta vez não vejo uma revolução q a "religião" possa promover para evitar a barbarie.

Se superado isto, ou pelo menos contornado, pra mim é quase certo q o crescimento da Ciencia deste século, seguindo inclusive o quanto ela ja acelera, é certo que teremos plena capacidade para explorar e colonizar outros pontos do universo. No minimo.

Conan, religiões nunca promovem revoluções. Elas são o que existe de mais reacionário e conservador no mundo. :lol:

De qualquer maneira, o problema não está na dificuldade de manter a humanidade viva. A nossa ciência atual tem pleno potencial para isso. A dificuldade está em superar a barreira dos interesses. Se algo for realmente interferir na vida humana aqui na Terra, os únicos que iriam se salvar seriam aqueles que tem grana para pagar uma viagem para o espaço, ou qualquer coisa do genero, e eles só sentiriam falta do resto da humanidade quando notassem que não teria mais ninguém para trabalhar por eles. O poder econômico de uma pessoa determinaria o direito dela sobreviver e entrar para um mundo onde a lógica seria o dinheiro perder totalmente o seu valor.

De qualquer maneira, eu apostaria muito mais em cidades submersas, construídas dentro de bolhas enormes e presas ao chão apenas por cabos de aço ou qualquer coisa do gênero, para evitar acidentes com o leito submarino. Não sei se haveria tempo e tecnologia para a construção, mas facilitaria os transportes e diminuiria os custos, creio eu.
 
citei religião entre aspas, mas acho q caberia mais ali pensamentos filosoficos... como o iluminismo por exemplo...

ja uma revolução cientifica, falo de algo tão profundo, tão profundo, que os paradigmas de poder, mesmo o financeiro, teriam de mudar totalmente.

como a mente tendo dominio e ate transcedendo a materia, só pra citar um exemplo. Obvio q a força motriz de tais descobertas esta por um lado financiado por quem detem os meios, e por outro executado por uma elite intelectual... Mas certas descobertas podem ate mesmo mudar o conceito de quem somos junto ao universo.

e concordo contigo, eu pretendo me juntar as hordas, embora va ser muito dificil aturar a musica que va ditar suas tropas(provavelmente belo ou ivete sangalo)

zueiras a parte, não sei se um ponto extremo vai ocorrer enquanto estiver vivo, e realmente mesmo me simpatizando com as massas, a deterioração cultural em si vai ser uma lastima...

na verdade gosto muito da frase "Se estourar uma guerra entre as bestas e os homens, fico do lado das feras", ou algo do tipo, do cara q esqueci o nome(autor de desobediencia civil)
 
Última edição:
Interessantes pontos de vista! :D

Se considerarmos apenas as causas naturais, a lista de maneiras de desaparecermos é imensa hehe
 
Uma coisa que eu acredito até 2100 é que infelizmente jamais haverá paz entre Israel e Palestina. Se em vários séculos eles jamais se entenderam, não será tão cedo que vão conseguir.

Já tenho acompanhando em noticiários e documentários que eles já travam grandes discordias mais recentmente pela posse e controle de mananciais de água e neste século se um dia vier a ocorrer a 3a. guerra Mundial, algo que jamais pode ser descartado, a causa disso será pela posse do bem mais precioso que temos.
 
É uma possibilidade, e a gente pode se preprar, porque temos a maior bacia hideografica do mundo, localizada principalmente no estado de Minas gerais
 
Ouço muito falar sobre a iminente guerra pelos mananciais de água (sendo um dos maiores localizado no Brasil, o aquífero do Guarani), mas ainda acho que a guerra viria por razões como fontes de energia, diferenças etnicas, política, religião, etc etc.. A estupidez humana traria a guerra por motivos mais banais e menos urgentes antes de lembrarmos que precisamos de água e comida para continuar reinando sobre a Terra..

=/
 
citei religião entre aspas, mas acho q caberia mais ali pensamentos filosoficos... como o iluminismo por exemplo...

ja uma revolução cientifica, falo de algo tão profundo, tão profundo, que os paradigmas de poder, mesmo o financeiro, teriam de mudar totalmente.

como a mente tendo dominio e ate transcedendo a materia, só pra citar um exemplo. Obvio q a força motriz de tais descobertas esta por um lado financiado por quem detem os meios, e por outro executado por uma elite intelectual... Mas certas descobertas podem ate mesmo mudar o conceito de quem somos junto ao universo.

Entendo o que quer dizer. Entretanto, é algo ainda por demais abstrato, e sem perspectiva próxima. Concordo com essa possibilidade, mas acredito que dificilmente aconteceria antes de uma mudança provocada por outros tipos de forças.

e concordo contigo, eu pretendo me juntar as hordas, embora va ser muito dificil aturar a musica que va ditar suas tropas(provavelmente belo ou ivete sangalo)

Não se preocupe, é só montarmos nossa própria horda, que funcionaria aos ritmos de AC/CD e Motörhead. :mrgreen:

zueiras a parte, não sei se um ponto extremo vai ocorrer enquanto estiver vivo, e realmente mesmo me simpatizando com as massas, a deterioração cultural em si vai ser uma lastima...

Eu acho isso relativo. Não existe um estado de legítima deteriorização cultural. Cada tempo e povo tem sua própria cultura, que vem, vai e se adapta de acordo com a situação. Perdemos uma coisa hoje para ganhar uma nova amanhã. Aliás, dada a possível ausência de aparelhos eletrônicos de comunicação à distância, incluindo televisões e afins, poderíamos ter uma valorização ainda maior de coisas que associamos à cultura em termos locais. Teatros ambulantes poderiam retornar à sua glória antiga, por exemplo. Rodas de violão e coisas do gênero poderiam se tornar ainda mais comuns, e não apenas uma diversão diferente em alguma noite aleatória.

Quanto à barbárie, se você parar pra pensar, ela sempre esteve presente, durante toda a história humana. É fácil pensar que o ser humano se tornou um pouco melhor quando o cenário à nossa volta passa essa imagem, mas as condições precárias das periferias mundiais, pessoas trabalhando horas e mais horas por dia para ganhar uma ninharia que nem alimenta sua família direito enquanto outras pessoas se hospedam em hóteis forrados a ouro, as guerras feitas para a obtenção de ainda mais lucro e não pela obtenção de um território (ou coisa do gênero) vitais para a sobrevivência do povo x, além do sempre crescente desenvolvimento bélico que nos brinda com armas de destruição em massa e de efeitos duradouros no ambiente e nos descendentes de suas infelizes vítimas, entre uma porção de outras coisas, estão aí para provar que, barbárie por barbárie, a humanidade não declina mais. Apenas temos medo de que essas coisas passem a nos atingir diretamente.

na verdade gosto muito da frase "Se estourar uma guerra entre as bestas e os homens, fico do lado das feras", ou algo do tipo, do cara q esqueci o nome(autor de desobediencia civil)

"Se uma guerra rebentar entre os homens e as bestas selvagens, estou do lado dos ursos"

Seria Henry David Thoreau, mas na verdade essa frase não é dele, mas de John Muir, que basicamente compartilhava o mesmo tipo de pensamento. :lol:

Pessoalmente, eu considero Thoreau muito, mas muito foda mesmo. Não fiz mais do que ler sobre ele, mas morro de vontade de pegar um dos livros dele na mão. :mrgreen:

Ele tem uma porção de frases de cunho ecológico também, mas peguei essas duas relativas à política e economia:

"Qualquer idiota pode fazer uma regra e qualquer idiota a seguirá"

"O homem mais rico é aquele cujos prazeres são mais baratos"
 
Ouço muito falar sobre a iminente guerra pelos mananciais de água (sendo um dos maiores localizado no Brasil, o aquífero do Guarani), mas ainda acho que a guerra viria por razões como fontes de energia, diferenças etnicas, política, religião, etc etc.. A estupidez humana traria a guerra por motivos mais banais e menos urgentes antes de lembrarmos que precisamos de água e comida para continuar reinando sobre a Terra..

=/


bem provavel q razões mais sociais venham a deteriorar antes mesmo de razões da natureza do planeta...

mas a tendencia é acabarmos mais rapidamente com nossos recursos conforme aumente as crises sociais...

claro, q correndo por fora todo um movimento q tenta mudar este quadro de tragedia ecologica(movimentos q dificilmente vão atigir a industria)

Eu acho isso relativo. Não existe um estado de legítima deteriorização cultural. Cada tempo e povo tem sua própria cultura, que vem, vai e se adapta de acordo com a situação. Perdemos uma coisa hoje para ganhar uma nova amanhã. Aliás, dada a possível ausência de aparelhos eletrônicos de comunicação à distância, incluindo televisões e afins, poderíamos ter uma valorização ainda maior de coisas que associamos à cultura em termos locais. Teatros ambulantes poderiam retornar à sua glória antiga, por exemplo. Rodas de violão e coisas do gênero poderiam se tornar ainda mais comuns, e não apenas uma diversão diferente em alguma noite aleatória.

Bem, tento pensar assim até como uma ponta de esperança, e porque tambem vejo como um movimento natural ao caos instalado... Quem sabe um renascimento da quase extinta boemia? :P

Tem um amigo meu q chamo de "o ultimo dos boemios", o tonho aqui da valinor, meio q como simbolo da chepa final da boemia e a falta de total espirito boemio das novas gerações...

mas acho q isto so se dara mais forte ja na situação extrema, ate la a mediocridade sera cada vez mais forte.

no maximo movimentos contra culturais um tanto proporcionais, ou mediante acontecimentos pontuais...

se bem q depois do dia q tive uma aula de poetica sobre as letras de chico buarque de um pedreiro q nao sabe ler nem escrever num buteco extremamente pé sujo perdido no centro da cidade, não duvido de mais nada

mas só ver q eleição pra quem vai ganhar um BBB é mil vezes mais importante e tem mais votos "concientes" que eleição pra presidente.

Apenas temos medo de que essas coisas passem a nos atingir diretamente.

A hora q a orda de miseraveis bater a porta e adentrar os cada vez mais murados e gradeados condominios, a tendencia é a coisa ficar feia.

P.S.: não citei o resto deste trecho pq nada a comentar alem de achar uma explanação perfeita do q pode representar a barbarie atual

"Se uma guerra rebentar entre os homens e as bestas selvagens, estou do lado dos ursos"

Seria Henry David Thoreau, mas na verdade essa frase não é dele, mas de John Muir, que basicamente compartilhava o mesmo tipo de pensamento. :lol:

Isto, thanks!!!!

Pessoalmente, eu considero Thoreau muito, mas muito foda mesmo. Não fiz mais do que ler sobre ele, mas morro de vontade de pegar um dos livros dele na mão. :mrgreen:

Tambem acho as ideias dele foda, eu li o Desobediencia Civil e sobre a vida dele(q pra mim foi o mais foda)


"Qualquer idiota pode fazer uma regra e qualquer idiota a seguirá"

as duas são boas, mas esta é sensacional! :clap:
 
Última edição:
O A estupidez humana traria a guerra por motivos mais banais e menos urgentes antes de lembrarmos que precisamos de água e comida para continuar reinando sobre a Terra..

=/

É por isso que a maior ilusão que o ser humano criou pra si próprio foi acreditar piamente que quando Neil Armstrong pisou na Lua em 1969, foi retratado muito bem no cimena em filmes e produções da época, aquela euforia absurda que na virada do século XX já estaríamos todos vivendo como os Jetsons (famoso desenho animado da dupla Hanna & Barbera), passeando em naves espaciais ao invés de automóveis e no mínimo morando na Lua e em Marte.

Só que muito antes de pensar habitar outros mundos poderá não haver tempo suficiente pra isso. Só mesmo na dor e na desgaça o ser humano deixa de lado a vaidade, as richas e se une pela sobrevivência comum só que pelo visto só farão quando sentirem a água batendo no pescoço e não no joelho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo