• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O futuro: Conexão 1gbps

Regente

Serenity Painted Death
No Brasil, os serviços de banda larga que prometem maior velocidade são o Speedy, que tem um plano de 2 Mbps, e o Ajato, de 2,1 Mbps. Eles até podem ser instalado em residências, mas seus preços tornam isso quase inviável: as mensalidades custam R$ 1.277,90 e R$ 549,90, respectivamente.
A Telefônica oferece um plano de 1 Mbps com preço mais razoável -R$ 178,90, valor um pouco menor que o cobrado pela Net pela versão topo de linha do Vírtua, que atinge 1,2 Mbps e custa R$ 209,90 mensais.
Essas conexões são rápidas, mas nem se comparam às disponíveis em alguns países. Na Suécia, por exemplo, a companhia de telecomunicações Bredbandsbolaget (www.bredband.com) lançou um serviço de 100 Mbps que custa US$ 80 mensais (cerca de R$ 184).
Parece muita velocidade, e é mesmo. Mas o provedor Yahoo! promete oferecer, no Japão (bbpromo.yahoo.co.jp), uma conexão incrivelmente potente: 1 Gbps, ou aproximadamente 1.000 Mbps. Em Hong Kong, a empresa HKBN (www.hkbn.net) montou um serviço com essa capacidade. Ele custa o equivalente a US$ 215 mensais (cerca de R$ 495).
As conexões ultravelozes são possíveis porque usam redes de fibra óptica, com mais capacidade do que as linhas de telefonia e TV a cabo. Em áreas urbanas desenvolvidas e com alta concentração de usuários, é economicamente viável levar a fibra até cada casa.

Universidades
A Internet já foi reduto exclusivo de universidades e instituições de pesquisa. Por isso, o meio acadêmico tem as conexões mais velozes. Na semana passada, a Embratel venceu uma licitação para instalar uma rede com velocidade superior a 2,5 Gbps (máximo teórico de 10 Gbps). O projeto vai interligar dez pontos de rede, presentes em universidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador e Distrito Federal. (BG)
Inveja dos japoneses.

Mudar de site, independente da sua carga de imagens, seria tão rápido quanto mudar de canal!
 
Se você não tiver um computador super potente, o tempo que vai levar para o navegador montar o site, renderizar as figuras, enfim, todo o layout, vai ser maior que o tempo que leva para baixar toda a página — e não vai fazer muita diferença, vai esperar, não pelo download, mas pela exibição.

Além disso, se o site tiver muitas imagens, ainda assim vai ser um problema pois é necessário fazer uma conexão para cada imagem da página. E isso sempre vai levar algum tempo, talvez mais que o necessário para transferir os dados em si.
 
Isso me lembrou de um colega que estava morando na Holanda e me disse que usava uma conexão de 20mb lá. Eu fiquei surpreso, pois não imaginava que a diferença daqui pra lá era tão alta.
Bah, eu me contento ainda com uma conexão de 300kb. :g:
 
Mas já já as imagens vão estar dando lugar completamente aos videos. Ae vai ser outra história, e conexões acima de 1Gb vão ser extremamente bem aceitas.
 
Sem falar que não podemos nos iludir com largura de banda apenas em uma ponta do circuito. Se você tiver uma conexão ultra-rápida mas um dos roteadores no meio do caminho não suportar, sinto muito, você vai cair para a velocidade compatível.

Estou atrás de uma conexão de 9Mbps (acho que os 7Mbps restantes são do link do provedor da Universidade, não entram na conta do link acadêmico com a RNP). Mesmo assim tem alguns sites que são lerdos para abrir. Toda a largura de banda da Universidade não favorece a minha navegação, mas favorece o todo (muitos usuários baixando ao mesmo tempo, cada um em um site diferente). Essa é a justificativa para ter uma banda passante larga o bastante: acomodar todos os usuários. O resto é apelo comercial.
 
De q adianta vc ter uma conexão de 1gb de recebimento se em nenhum lugar vc consegue que te enviem dados sequer próximo dessa velocidade?
 
realmente, vai ser meio difícil
conseguir fazer com que este tipo de velocidade
seja padronizado, para que lhe enviem dados numa velocidade compatível,
vai demorar um tempo. por enquanto, temos de nos contentar
com nossas dezenas de Mbps (não é o meu caso, com "44Kbps :mrgreen:")

mas isso pouco me interessa.
não tenho dinheiro nem pra comprar um pente
de 64 de memória SDRAM pc100MHz! :lol:
 
Fingolfin disse:
De q adianta vc ter uma conexão de 1gb de recebimento se em nenhum lugar vc consegue que te enviem dados sequer próximo dessa velocidade?


Se eles vão lançar essa internet no Japão, lá provavelmente ela vai se tornar algo comum e daí vão haver hosters q tenham a mesma velocidade.
 
Myamoto Musashi disse:
Se eles vão lançar essa internet no Japão, lá provavelmente ela vai se tornar algo comum e daí vão haver hosters q tenham a mesma velocidade.
Sim, vão existir... no Japão. Eu acredito que isso levará algum tempo até chegar aqui, do outro lado do mundo e abaixo da linha que divide os países pobres e ricos. Se as empresas de telecom, que são as principais operadoras no Brasil (sem contar a própria Embratel, que gerencia o backbone) fizeram poucos investimentos nos últimos anos e vêem a dificultando a adoção de novas tecnologias, imagina trocar toda a caríssima infra-estrutura que eles adquiriram só para atender os mimos dos usuários mal-agradecidos.

Eu ainda estou louco para que a maldita Anatel aceite que PLC é um tipo de acesso de banda larga e páre de entravar a adoção, sem ficar passando a mão na cabeça de suas afilhadas que oferecem ADSL. Ainda não está 100%, mas os equipamentos estão melhorando a cada dia e as dificuldades encontradas no Brasil também são muito parecidas com as dos EUA, o que pode favorecer a melhoria do serviço (se bem que pensando por um lado, cair a rede se alguém ligar o chuveiro não é tão ruim assim, pode melhorar, mas ainda não é o caos).
 
Erulasto disse:
(se bem que pensando por um lado, cair a rede se alguém ligar o chuveiro não é tão ruim assim, pode melhorar, mas ainda não é o caos).
Imagina casa de "downloader"... Vai feder bastante... :g:
Também cai se alguém acender uma lâmpada, não é isso? Já li sobre essas redes em algum lugar na INFO Exame, e tenho um amigo na Europa (França) que fez uma LAN na casa dele com PLC.
 
Fiquei imaginando esse caso...:lol: realmente, seria deplorável... :blah:

No Brasil existem muitas operadoras testando PLC, uma delas é a CEMIG. Em uma das palestras, disseram que o maior problema no Brasil são as instabilidades que são inseridas pelo cabeamento aéreo de alta tensão e a iluminação pública. Segundo eles, nos EUA estão surgindo alguns equipamentos para contornar esses inconvenientes, pois a estrutura de fornecimento de energia é bem parecida com a nossa.

Fizeram testes em uma escola aqui em MG e não tiveram muitos problemas, apenas esses incômodos. A maior barreira é a Anatel dizendo que esse tipo de tecnologia exige regulamentação especial, quando para mim e para boa parte com um mínimo de bom senso isso é apenas embromação, continua sendo o mesmo acesso de banda larga já regulamentado. Malditas empresas de telefonia e sua madrinha...

Agora, pior que a casa de downloaders... Imagina a mesma casa, um deles olhando para o chão, a mão na nuca se coçando e esfrengando um pé no chão de um lado para outro, todo sem graça, tentando dizer para o outro: "Err... eu esqueci de usar o filtro e acabo de fritar seu modem PLC na tomada..." :lol::lol::lol:
 
Erulasto disse:
Agora, pior que a casa de downloaders... Imagina a mesma casa, um deles olhando para o chão, a mão na nuca se coçando e esfrengando um pé no chão de um lado para outro, todo sem graça, tentando dizer para o outro: "Err... eu esqueci de usar o filtro e acabo de fritar seu modem PLC na tomada..." :lol::lol::lol:
MARAVILHA, ALBERTO! :lol:
Imagina: dwlder p*to da vida porque estava fazendo dl de um arquivo gigantesco e a conexão caiu. Já vai chamando quem ligou alguma coisa de filho da p*ta quando vê a irmã passando pelo corredor com um copo de café fresquinho na mão... Cabeças vão rolar :g:
 
Ah parem ae, as operadoras de telecom, BrT no meu caso, nos escravizam. Pagamos aqui por 300k o equivalente ao que um americano (que nem são eles que têm as melhores conexões do mundo) paga por 5Mbps, isso é injusto.
Mas me esclareçam: meu professor que estava falando disso nos disse que teoricamente tais operadoras têm condições de nos oferecer até 10Mbps, mas fica restringindo pois "300k é suficiente para um usuário mediano".... otários são os que se contentam com 300k. Também é necessário que nos dêem grande velocidade de upload, se é assim, como anexaremos email, conversaremos com webcam e enviaremos arquivos em geral com excelencia?
A pergunta: as operadoras têm mesmo condições de nos dar conexões bem melhores ou falta o aparato, ainda?
 
A rede telefônica instalada no Brasil não suporta mais de 2mbps se não me engano. Redes mais velozes somente redes internas de universidades e órgãos do governo.
 
FURIA, tem como aumentar sim um pouco as conexões, mas não indefinidamente. Aumentar a velocidade traz problemas no sinal (atenuação a grandes distâncias, material do cabeamento, infra-estrutura, interferências, ruídos etc.). Uma linha telefônica pode requerer alguns repetidores de sinal para evitar a atenuação.

Não tenho certeza, mas penso que o ADSL seja o último ponto em que seja aproveitável nossa malha telefônica sem a necessidade de uma transformação total (e no Brasil a atualização ocorre muito lentamente, quando ocorre). Por isso estou torcendo para o PLC emplacar rápido, prefiro reclamar com a CEMIG (que me atende rápido) a reclamar com a Telem*rd* (que finge que me atende).

Outras alternativas: conexão via satélite, wireless, etc.

Quanto ao upload, nem sempre é necessário. A maior parte dos streammings de vídeo são baseados em diferença entre um quadro e o anterior, minimizando a quantidade de informação que trafega (só o que efetivamente mudou). Quanto aos anexos de e-mail, estou começando a pensar que aquela piada de colocar um elefante em um envelope para passar debaixo da porta não é tão furada assim... se eu puder me livrar desses elefantes, fico contente :lol:
 
PCL - Por que ainda não vingou:

PURA BUROCRACIA NESTE PAÍS DE MERDA!!!!
Cara, isso aí é barreira dos provedores e esses desgraçados que estão com medo de falir!
 
Obrigado pelos esclarecimentos, Erulasto!

Aykürsch, podeixar que a queda dessas desgraçadas é inevitável. Nós teremos o melhor, mesmo que demore muito!
 
Em breve trocarei minha conexão a rádio por PLC! :babar:

O meu vizinho colocou, meus pais se interessaram, e estão pensando em colocar no PC público daqui, porque se fosse a rádio teriam que quebrar as paredes (problema com fiação).

Aê, alguém sabe me dizer qual a velocidade máxima que uma rede PLC pode alcançar?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo