• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Fracasso de Frodo

Frodo fracassou em alguns pontos como desconfiar de Sam e no fim ao tentar fugir sem destruir o Um!!
mas o seu fracasso não foi um fracasso total! ta certo, se não fosse por Sam ele não conseguiria e se não fosse Gollum também não!
a questão é: se não fosse Frodo o portador e sim Sam (exemplo), o anel iria dominá-lo na mesma proporção que fez Frodo tentar fugir no final???
e vamos supor que sim, Sam é o portador e esta dominado na mesma proporção que Frodo estava, iria ele conseguir destruir o Um???
não!!
1º- porque Sam não aceitaria a ajuda de Gollum e nem chegaria a Mordor;
2º- na hora "H" quem iria carregá-lo montanha acima? Frodo? tsc...tsc...
por isso acho que apesar de ter falhado em certos momentos, Frodo era a pessoa (ou hobbit) certo para tal missão e Tolkien, brilhantemente, usa isso para apimentar ainda mais o desfecho impressionante que nos encanta por suas peculiaridades!!!!!
 
Bem, sempre acreditei que as coisas sao como tem de ser, e com essa linha filosofica nao creio que Frodo tivesse alternativa.
Em ceta altura da jornada ele notou que nao voltaria para casa, e que logo teria uma morte horrivel, e mesmo assim ele continuou, nao vejo isso como "falha".
Quanto a corupção, se Frodo fosse "imune", nao teria lógica, afinal o que nos torna humanos é o fato de sermos declinados a essas coisas, ou seja dessa forma o professor Tolkien mostra a superação de frodo e tambem que ele era humano.
Por essas e outras esplicação nao creio que Frodo tenha "falhado"

Valeu
 
Acredito que Frodo não tenha falhado em seu principal objetivo, visto que este era sim a destruição do Um e não o ato de jogá-lo no nas Fendas da Perdição, mas isto não se deu por grandeza pura e simples de Frodo. Claro que ele "resistiu" por muito tempo ao poder do anel, mas as recaídas que ele teve em seu caminho poderiam e, teriam o feito fracassar se não fosse Sam.

Esse sim, ao meu ver, merece o crédito de Herói do SDA, mais do que o próprio Frodo, pois demonstrou coragem, fidelidade, companheirismo e manteve o ímpeto de nunca desistir do seu objetivo.

Com isto foi o principal responsável pelo objetivo final alcançado, enfim o personagem de Sam, criado por Tolkien, detém todos os atributos de Herói. Clichê? talvez.

É certo que Tolkien ao desenhar, com maestria, a caminhada de Frodo e Sam mostra que ninguém, absolutamente ninguém poderá alcançar nenhum objetivo na vida se não acreditar nos outros, por mais impossível que possa parecer. A grandeza de uma amizade (Frodo x Sam) ou até mesmo de um voto de confiança (Frodo x Gollum), pode mudar toda uma história.
 
Frodo falhou sim. O fato de q o resto do mundo iria falhar no lugar dele na hora H não muda o fato de q ele falhou. Mas ele foi o responsavel por 90 por cento da destruição do Anel, então ta perdoado:mrgreen:(mesmo talvez ele tendo feito isso só pra fikar um poko mais com o Anel)

Mas comparando as outrsas pessoas, ele se saiu bem. Os "Grandes Herois" Boromir e Isildur sucumbiram ao Anel só com uma olhadinha nele (Boromir teria matado Frodo pelo Anel, e só tinha visto ele uma vez). Saruman não precisou nem olhar e foi corrompido. Smeagol matou Deagol após dar uma olhadela nele... enfim, Frodo não foi tão mal.

E o Sam não é nenhum santo. Se fosse ele no lugar de Frodo, ele teria abandonado ou matado o Gollum. Além do mais, foi ele q impediu a reabilitação do Gollum, segundo Tolkien, e com o Gollum reabilitado as coisas teriam sido mais faceis. E ainda por cima, Sam era orgulhoso, e por isso ele me cheira a vitima facil para o Anel.
 
Também acho que sim,
Vendo agora por este lado, vejo que Tolkien construiu muito bem seu "herói". Não o fez imune a todos os males só porque era o protagonista, o Portador do Anel, aquele a quem Gandalf confiou a destruição do Mal da Terra-média. Tolkien criou Frodo como um hobbit qualquer: tão falho e passível de tentações quanto qualquer outro hobbit do condado, inclusive como um outro de seus protagonistas, Bilbo.

Achei o final surpreendente, digno dO Senhor dos Anéis, um heroi de "Carne e Osso" como nós.
 
Nenhum caminho é perigoso ou longo demais quando temos um amigo ao lado.
Frodo não fracassou ele fez oq tinha que fazer nas circunstancias a q teve que fazer...
mesmo pq não foi imposto a somente ele fazer isso e sim a todos da comitiva sendo q se Frodo tivesse morrido no caminho ficaria ao proximo ter q destruir o UM (ou não).
felizmente existia um Gollum no fim do caminho q enfeitiçado pelo seu "vicio" pelo UM ajudou a todos,mesmo sem o saber, a por um fim a mais um vilão maldoso dificil de matar DERRETE SAURONNNNNNNN
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo