• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O fogo e os maiar de fogo

Valeu os karmas e os thanks pessoal. :cerva:

Para falar a verdade eu nem lembrava que Eru intervia tanto na música, precisei dar uma relida. Eru pode ter proposto o fogo no tema inicial, no primeiro tema, mas não vejo motivo para ele ser um elemento especial, e sim que Eru tenha proposto os quatro elementos (e tantas outras coisas elementares) em formas bem iniciais e que os ainur posteriormente elaboraram melhor. Nessa elaboração é que apareceriam os ainur que dedicaram-se a parte da música referente a cada elemento específico, como Ulmo e as águas, e que posteriormente criaram isso em Eä (não entendi quem disse que só Eru cria coisas, Eä iniciou vazia - não no sentido ontológico, mas no prático mesmo).

E eu acho que os balrogs tinha sim uma predisposição ao fogo, ou a algo que, na Eä e na criação das coisas, viria a ser manifestado na criação do fogo como o conhecemos. Não lembro de nenhuma referência direta, mas "espíritos de fogo" indica para mim algo característico do índivíduo e não algo temporal apenas - não que o espírito seja de fato de fogo (esse trecho da Arien interpreto simplesmente como Arien deixando as vestes humanóides e assumindo a forma "material" de uma chama, assim como Yavanna assumia de uma árvore, ou maiar, talvez, pudessem assumir de rochas ou montanhas) e sim que tinha "características espirituais" que, na matéria e na criação das coisas, identificava-se com o fogo.

Nesse sentido continuo achando que Melkor é o grande responsável pelo fogo, embora o Vilya ter mencionado o "fogo bom", que envolve as silmarilli, Telperion, Anor (na verdade os três são "aparentados"). E mesmo o Ainullindalë utilizando o nome Fogo Secreto ou Chama Imperecível como algo bom indica isso, não há fogo aqui, mas o próprio uso da metáfora indica uma boa visão do fogo. Então penso que Melkor (e agregados) talvez tenham sido os ainur que trabalham com o fogo na música - e posteriormente o fogo foi trabalhado por outros ainur e houve outros usos, esses ainur sendo, talvez, os espíritos de fogo mais inclinados para o bem.

Tanto é que, se não me engano, na cosmogonia (ou um rascunho de) onde o Sol é o centro de Arda e tudo mais, é descrito que houve uma epóca de grandes erupções, fogos - o cenário inicial era um cenário hostil e pouco propício a vida, e só depois o fogo foi amenizado e usado para o "bem comum" (embora posteriormente o abandono do Sol por Arien ausa estragos), que manifestasse na luz do Sol, de Telperion, das silmarilli... Embora aqui, observamos, já há uma distância considerada do fogo como ele é imaginado, tornando-se "luz" ou algo do tipo - uma característica do fogo mas não o fogo em si. (não me venham dizer que fogo é luz e calor que eu sei :dente:)
 
Nesse sentido continuo achando que Melkor é o grande responsável pelo fogo, embora o Vilya ter mencionado o "fogo bom", que envolve as silmarilli, Telperion, Anor (na verdade os três são "aparentados"). E mesmo o Ainullindalë utilizando o nome Fogo Secreto ou Chama Imperecível como algo bom indica isso, não há fogo aqui, mas o próprio uso da metáfora indica uma boa visão do fogo. Então penso que Melkor (e agregados) talvez tenham sido os ainur que trabalham com o fogo na música - e posteriormente o fogo foi trabalhado por outros ainur e houve outros usos, esses ainur sendo, talvez, os espíritos de fogo mais inclinados para o bem.

Haran, sua idéia é de que Melkor tenha sido quem primeiramente e mais trabalhou com o tema (fogo) na música, é isso?

Acho interessante a idéia que você colocou de "...Melkor (e agregados) talvez tenham sido os ainur que trabalham com o fogo na música - e posteriormente o fogo foi trabalhado por outros ainur e houve outros usos."

Mas ainda fico confusa quanto a criação, não acho que o fogo tenha sido "invenção" de Melkor ou mesmo que tenha surgido a partir da sua música.
 
Valeu os karmas e os thanks pessoal. :cerva:

Tanto é que, se não me engano, na cosmogonia (ou um rascunho de) onde o Sol é o centro de Arda e tudo mais, é descrito que houve uma epóca de grandes erupções, fogos - o cenário inicial era um cenário hostil e pouco propício a vida, e só depois o fogo foi amenizado e usado para o "bem comum" (embora posteriormente o abandono do Sol por Arien ausa estragos), que manifestasse na luz do Sol, de Telperion, das silmarilli... Embora aqui, observamos, já há uma distância considerada do fogo como ele é imaginado, tornando-se "luz" ou algo do tipo - uma característica do fogo mas não o fogo em si. (não me venham dizer que fogo é luz e calor que eu sei :dente:)


Sim, é verdade! Ao entrarem em Arda, Melkor foi o primeiro a erguer os vulcões para destruir as criações de Ulmo, Aulë e Yavanna. O poder do Vala era tal que os demais Ainur tiveram de gastar algumas centenas de milhares de anos para controlar os distúrbios que assolavam o planeta. E como ele tornou-se Senhor da Matéria, ele conseguiar manipular o magma sob a terra para fazê-la explodir em qualquer parte.

Seria Orodruin um vulcão com resquícios do poder de Melkor? Pois, foi para lá que Sauron se dirigiu para forjar o Um Anel e, se não me engano, ele não manipulava o elemento fogo.
 
Seria Orodruin um vulcão com resquícios do poder de Melkor? Pois, foi para lá que Sauron se dirigiu para forjar o Um Anel e, se não me engano, ele não manipulava o elemento fogo.


Ótima suposição! Mas uma montanha tão longe de Angband merecer tamanho poder :think:. Mesmo assim fiquei intrigado com essa idéia...
 
Haran, sua idéia é de que Melkor tenha sido quem primeiramente e mais trabalhou com o tema (fogo) na música, é isso?

Acho interessante a idéia que você colocou de "...Melkor (e agregados) talvez tenham sido os ainur que trabalham com o fogo na música - e posteriormente o fogo foi trabalhado por outros ainur e houve outros usos."

Mas ainda fico confusa quanto a criação, não acho que o fogo tenha sido "invenção" de Melkor ou mesmo que tenha surgido a partir da sua música.

Sim, em resumo acho que Melkor foi aquele que mais trabalhou com o fogo na música, e mais inicialmente. Porém vejo a música apenas como prenúncio do que os ainur fariam em Arda, e posteriormente elfos, homens e tudo mais, isto é, ela não faz surgir nada por si mesma, apenas é uma previsão da história de Eä. Tudo na música seria concretizado por aquele que cantou. Assim, como fora Aulë, Manwë, Ulmo e Melkor (e talvez maiar agregados) que mais trabalharam na construção inicial de Arda, parece-me natural que Melkor fique com o fogo, até mesmo com a relação quatro valar - quatro elementos, embora saibamos que não necessariamente haja quatro elementos em Arda. Pode até ser que tudo existisse em um estado mais "primitivo" no tema proposto por Ilúvatar, mas cada ainu ou grupo de ainur trabalhou no tema e, em Arda, teria concretizado-o.

No caso do fogo, ele é inicialmente hostil e perigoso, mas há uso bons dele, o que na música pode ter sido cantado pelos espíritos de fogo que não seriam corrompidos, ou em associação a outros ainur não corrompidos (Aulë + espíritos de fogo = forjadura, ou Yavanna + espíritos de fogo = Telperion, do mesmo jeito que Oromë + Yavanna = animais predadores, Ulmo + Melkor = geada, e assim vai).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo