• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Expurgo fez falta?

Só mesmo Freud pode explicar o por que de alguns não entenderem ou se conformarem da falta do Expurgo.

E,pelo contrário do que alguns acham,"Retorno do Rei" é o filme que deixa menos "buracos".Senti apenas falta do Boca de Sauron e de parte das Casas de Cura(não exatamente do romance entre Éowyn e Faramir).Saruman não chegou a fazer tanta falta,até porque no começo do filme PJ deu um jeito dele não aparecer mais,quando Gandalf manda Barbárvore guardar a torre de Orthanc e vigiar Saruman.

Voltando ao Expurgo:É a parte mais dispensável NO FILME,além do que,o filme ficaria com um novo ritmo,sem muito impacto,já que o Expurgo é um capítulo que DESTOA TOTALMENTE do resto do livro.E caso o Expurgo fosse introduzido no filme,restaria muito pouco tempo para mostrar as coisas bem mais importantes.Talvez a batalha em Pelennor fosse reduzida a um "Abismo de Helm parte II"(com relação ao tempo),e coisas como a Coroação de Elessar,Morannon,Montanha da Perdição e Portos Cinzentos poderiam ter a qualidade comprometida.PJ foi BASTANTE feliz em não mostrar o Expurgo,até porque "RdR" não faz parte de "O Hobbit" :obiggraz: !

Têm gente que ainda acha que TUDO no livro deveria ser colocado no filme....é....falta de bom senso é o termo certo para aqueles que queriam o Expurgo...

Mesmo assim,entendo o que os puristas sentem a respeito da ausência de certas coisas,afinal,quem leu o livro e curtiu pra caramba um determinado capítulo,mas que não foi filmado por PJ,deve ter tido a sensação de decepção ou coisa similar,mas cada um tem uma visão do livro,e eu,graças a Eru,SENTI POUCA FALTA DO EXPURGO!!!

Eu apenas queria ver o Boca mostrando o Mithril de Frodo e tirando quase totalmente as esperanças da Sociedade...
 
Eu gostei mt de como ficou o filme e acho q não fez falta o Expurgo.
Claro q o fim do Sarumam fez falta, mas toda a sequencia d Expurgo de mostrar
o qt os hobbits mudaram e amadureceram, q eles viraram herois, q a Guerra do
Anel não foi so nas redondezas de Mordor... seriam cenas mais pra nós fans,
as outras pessoas não iriam entender e não iriam esperar pra ver td isso depois
q o anel foi destruido.
Não sei se é pq eu ja tinha me conformado de q não haveria Expurgo, eu achei o filme otimo, gostei mt do final. Se bem q eu acho q o PJ podia ter filmado esta cena pra VE, neh? :mrgreen:
 
Senti muita falta mas creio que caso fosse gravado tomaria muito espaço e eu achei que as batalhas já foram corridas o bastante.
quem sabe algum dia lancem SdA: O Expurgo do Condado. :wink:
 
Eu até entendo o que o Elendil quer dizer, mas mesmo assim, não importa, eu sempre sentirei falta do expurgo, por razões já expostas por outros.

Na verdade, eu mesmo não sei dizer se terá ou não, na EE; na primeira página eu disse que não, mas quem sou eu? Eu tenho um receio imenso de criar uma falsa expectativa em torno disso...
 
Ka Bral o Negro disse:
Na verdade, eu mesmo não sei dizer se terá ou não, na EE; na primeira página eu disse que não, mas quem sou eu? Eu tenho um receio imenso de criar uma falsa expectativa em torno disso...

A chance de ter na EE beira 0%. As cenas não foram filmadas e ao que tudo indica, Bag End em chamas no espelho da Galadriel no FOTR foi simplesmente uma homenagem. Fora isso, como mencionei anteriormente, colocar o Expurgo seria uma tarefa de edição digna de deuses.

É triste :(
 
No geral num fez falta....
acho que o expurgo estragaria o clímax do filme....
ou, como mtos usaram "destoaria" o filme! :D

seria interessante ver nas telas, mas do jeito que o filme está ficou melhor sem Expurgo mesmo!

no livro eu num achei que destoa, tem lógica, pois o Condado num eh inatingível etc...
mas no filme.... depois de todas aquelas batalhas grandiosas no Pelennor, com Olifantes e milhares e milhares de pessoas e orcs, depois da fantástica destruição do Anel, e de termos a coroação do Rei, com aquele " ar " de final de filme, de repente eles chegam no Condado e têm que lutar contra uns Rufiões :|

Tipo... seriam lutas que num exigiriam praticamente nenhum tipo de efeito digital ou coisa parecida, então acho que contrastaria muito com a gigantesca e impactante Batalha do Pelennor, e até mesmo com a destruição do Anel, que são o clímax do filme!
 
Só mesmo Freud pode explicar o por que de alguns não entenderem ou se conformarem da falta do Expurgo

Que frase insana e ridícula é essa? Você acha que todos são como você, que não vê o menor significado no Expurgo do Condado?

Ou vocês acham que ele só serviu para dar um mero reconhecimento aos hobbits? Ou explicar o que aconteceu com Saruman no final? Ou para dar um clímax final na obra?
Para mim, foi muito mais do que isso. Na minha opinião, Tolkien quis mostrar que, independente do Anel estar destruído ou não, o Mal nunca vai se extinguir. Guerras e batalhas não bastam para por um fim na maldade. Como Gandalf diz em A Sociedade do Anel, "Sempre, depois de uma derrota e uma pausa, o Mal toma outra forma e cresce novamente".
Eu penso que o expurgo não foi um epílogo de SdA... Mas foi um prólogo para a 4ª era, como se quisesse dizer "O Mal existe nos corações e desejos, não apenas em anéis".
Apesar de o capítulo merecer uma atenção especial, notei que muitos disseram que quebraria o ritmo do filme... Mas eu acho que seria indispensável estar dentro da VE, e isso foi um vacilo enorme de PJ...
 
Eu queria ver o Expurgo na versão estendida,mas não na versão de cinema!

3 horas e 20 seria bem pouco tempo para colocar o Expurgo!Claro que se o filme tivesse 4 horas eu iria querer o Expurgo.Mas não retiro uma palavra do que eu coloquei antes:O Expurgo é até mais dispensável que "As Casas de Cura",Boca de Sauron e Saruman...

Eu me preocupo com ritmo e impacto,por isso,o Expurgo seria uma coisa bastante estranha NO FILME,diferente do livro,onde imaginamos de maneira diferente a narrativa...

Se da maneira com PJ terminou o filme,que,para os não-fãs pareceu meio arrastado,imagina se o Expurgo fizesse parte do filme?Todo mundo sairia do cinema antes de aparecer os Portos Cinzentos :roll: ...

Eu não sou o dono da verdade,mas não é só eu que pensa assim...

E tem mais:Saruman teria que morrer como no livro e não numa roda de espinhos como PJ queria(saiu até uma foto do Saruman morto...)
 
Muito antes de sair o filme, li uma reportagem que falava da exclusão do expurgurgo no filme.... achei um absurdo, afinal... esse capitulo é praticamente uma conclusão do livro.... porém, depois de assistir ao filme, percebi que foi melhor assim, pois naum se adaptaria ao filme. Melhor sentir falta do que lamenter por naum ficar bom.
 
pois é, imagina, ja no final, todos cansados de batalhas, todos emocionados, ja durou 3 anos, precisa de um final, tudo parece bem e eles se deparam com o condado dominado e tal?? eu acho q ia forçar mtooo, ja que a Shelob ficou para o RdR... :roll:
 
Eu andei conversando com alguns amigos que assitiram SDA, ADT e agora RdR, mas que não leram o livro e pra eles a triologia fechou com RdR sem lagunas. Alguns falaram que queriam ver Saruman em RdR, mas outros ficaram satisfeitos com o filme do geito que está. Mas no geral niguém sentiu que algo ficou faltando. Esse é a visão de algumas pessoas que não leram o livro que eu pude conversar sobre o filme.
 
Bem,meus amigos que tb conhecem o livro tb estão de acordo comigo:eles acham que da maneira como PJ dirigiu o filme,não houve nenhuma sensação de que faltava algo no fim do filme;tudo foi editado de maneira bastante satisfatória.É estranho pensar no filme,após a destruição do "Um Anel", ir diretamente para o Expurgo,já que a duração do filme deixaria complicado colocar o reencontro de Frodo e o resto da Sociedade em Minas Tirith,o casamento de Sam e Rosinha,os 4 hobbits bebendo cerveja e tal,e até os Portos Cinzentos poderia ficar de fora se o Expurgo fosse colocado no filme...TEMPO e RITMO FORAM OS PROBLEMAS PRINCIPAISl...
 
Uhum. Mas você já pensou que o Expurgo fez falta para algumas pessoas só no sentido de "po, queria ter visto essa parte em filme"? Pois é...
 
Eu acho que o expurgo fez e não fez falta. Fez falta, porque é a parte do livro que mostra os feitos dos 4 hobbits para o povo do condado....eu fiquei meio grilado de ver os 4 voltando para o condado depois de um tempão daquele e ver aquele velhim lá fazendo uma careta pra eles, como se nada tivesse acontecido. Eu não acho que fez falta por essa questão de "o mal sempre existirá", etc, etc, etc...até porque todo mundo tem que ter o bom senso de que o Sauron não era o único mal da Terra-Média...depois de a morte dele nenhum reino simplesmente abandonaria suas práticas militares, parando de treinar seus soldados e abandonando seus postos de defesa, etc...Mas eu acho que poderia sim ter um expurgo do condado muito bom no filme...eu acho que o PJ tem mais do que competência pra fazer uma sequencia que faria a platéia voltar a sentir aquela emoção de tensão e adrenalina, de ver os 4 hobbits organizando uma revolta....isso eu acho que seria completamente possível...bastaria usar os 20 minutos de filme que não existem (como eu já disse antes, o filme tem 3 horas de relógio, não tem 3:20 não!!!!) e talvez mais uns 10 minutinhos de brinde. Mas isso é o que poderia ter sido feito né?....Por outro lado, acho que não fez muita falta, porque é algo que eu sempre soube que não haveria, e que não causou em mim uma sensação de falta.
 
Para o filme em geral não fez falta alguma. Iria até estragar o ótimo desfecho que teve. Iria ser incomodo ter o Expurgo do Condado, afinal tem-se vários desfechos dando um clima de fim de filme, e se chegassem no Condado e ainda tivessem mais problemas pra enfrentar ia ficar extremamente cansativo entediante e até forçado. Fora que os hobbits sairam do Condado justamente para salva-lo, se chegasse no fim do filme e eles não tivessem conseguido fazer isso ia ser muito frustrante para grande parte do público.
Porém eu gostaria de ver o Expurgo do Condado filmado, já que é uma parte do livro que é muito legal. Pena que no contexto do filme esta parte não funcione.
 
o saruman sim fez falta, aquele 'deixe o saruman na torre pq ele ano tem mais poder' colocou um ponto final no cara de uma maneira muito estranha. Nao apareceu se quer um fio daquele cabelo gigante.... 8O
 
Blind-Guardian disse:
Como qualquer outra parte do livro, fez falta!!! qualquer coisa tirada do livro faz falta! mais os não fãs talvez não iriam gostar de ver isso, então expurgo eu acho que só na extendida

Realmente fez falta como qualquer outra partedo livro.
Mas as pessoas q ñ conhece a estoria como nóis, ñ entenderia o Expougo do Condado, mas eu gostaria de ter o Expougo do Condado para mostrar q ele os Hobbts tambem sofreram, pq sem a cena pareceu, q os robbts nem sabiam o q estava acontecendo no mundo q eles viviam. Parecia q o mundo poderia acaba e eles lá em suas casas comendo e bebendo, se divertindo
Esperamos q o expougo do Condado estejam na extendida, para a nossa felicidade
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo