• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O exército dos mortos

Archbalt

Saruman
Uma coisa que acho muito intrigante é o fato de Aragorn ter libertado o exército dos mortos tão cedo. Eles são invencíveis, nada os deteriam. Então por que ele não mandou os mortos invadirem mordor e exterminarem o exército de Sauron?
 
Bom uns dos motivos é que eu acho que se aragorn não os libertasse naquela hora os mortos poderiam pensar que ele não iria cumprir a promessa e ninguem gostaria de comprar briga com um exercito desses, muito menos Aragorn.
 
concordo com glaurung, e tb penso q nao estava no acordo entre eles.

se nao, podia ser algo:
"ta, agora destruam isso!"
"agora, derrotem isso"

"agora, limpem o castelo"
(brincadeira!)


bom, quero dizer com isso q nao da pra abrir casos a parte em um acordo
 
Além disso, eles cumpriram a promessa deles, e Aragorn teria que cumprir a dele imediatamente apos o feito.
E alem do mais, Sauron era temido pelos povos nao pelo anel e sim por sua força destrutiva, pois estava organizando um exercio dito indestrutivel.Se Aragorn nao tivesse libertado os mortos, iria perder a graça do livro, pois era quase certo que Gondor iria derrotar Sauron.
 
Mas no livro não é como no filme...
A participação ativa em batalha dos mortos não é aquela onda devastadora como no filme.. eles apenas causavam um terror sobrenatural nos inimigos...
 
Bom, primeiro: O juramento dos mortos era de ajudar Isildur na guerra contra Sauron. Como Sauron foi "destruído" naquela guerra (no caso, o anel), o juramento deles perderia o sentido, mas eles não seriam libertados. Como não tinha mais Sauron, não tinha mais como cumprir o juramento. Aí talvez eles ficassem lá nas Sendas dos Mortos, assombrando, ou talvez Aragorn se apiedasse deles e os libertasse. =]

Segundo: Aragorn deu a palavra de que, se eles o ajudassem naquela guerra, consideraria a promessa cumprida. Aragorn, sendo um homem de palavra, não ia "se aproveitar" deles e deixá-los ir só quando bem entendesse.
 
Última edição:
Para mim, o principal ponto da questão é a promessa de Aragorn. Os mortos o ajudaram afim de serem libertados. Como um rei honrado, Aragorn não poderia começar seu reinado quebrando uma promessa, não seria correto, tratando-se do personagem.
 
Exatamente. Para Aragorn e qualquer um guerreiro respeitavel naquela época, a honra da palavra era algo de grande valor. Com certeza ele não iria quebrar sua promessa.
 
Mas se Aragorn tivesse feito a promessa diferente, contra sauron, eles ganharíam facilmente então, já que os mortos são invencíveis, teria Sauron alguma chance contra eles?


Por que será que não foi essa a promessa de Aragorn, libertá-los após derrotar Sauron?
 
Archbalt disse:
Mas se Aragorn tivesse feito a promessa diferente, contra sauron, eles ganharíam facilmente então, já que os mortos são invencíveis, teria Sauron alguma chance contra eles?


Por que será que não foi essa a promessa de Aragorn, libertá-los após derrotar Sauron?
Invencíveis? Na verdade não, afinal, eram fantasmas. Aquela coisa deles saírem detonando os inimigos é coisa do filme. O que eles fizeram foi amedrontar os inimigos que estavam na região sul de Gondor, principalmente os corsários. Isso desestabilizou o inimigo e facilitou as coisas pro exército de verdade, sair massacrando.
Contra orcs, trolls, etc, não creio que o exército dos mortos teria poder de intimidação.
 
Mas como eles matavam as pessoas que entravam na carverna aonde eles viviam?
Acho que mesmo sendo fantasmas, podiam causar danos no mundo real, assim como os espectros.
 
Archbalt disse:
Mas como eles matavam as pessoas que entravam na carverna aonde eles viviam?
Acho que mesmo sendo fantasmas, podiam causar danos no mundo real, assim como os espectros.
Pra mim, a pessoa lá dentro morria de desespero ou se perdia na escuridão do local. Não creio que eles fossem capaz de causar dano ao mundo físico. E os Espectros tinham corpos, mas não podiam ser vistos. Lembra que Frodo os vê no Topo do Vento quando coloca o Anel?
 
Na verdade, os fantasmas nunca mataram ninguem em sua caverna e nem tem nenhum relato disso no livro...O unico corpo que o grupo encontra esta tentando abrir uma porta...Provavelmente as pessoas que morriam se perdiam la dentro e nao conseguiam sair...por isso morriam tantos...de certa forma, a prasença dos fantasmas prejudicava o censo das pessoas em todos os sentidos do termo...Eles soh iriam para guerra para "assustar" os adversarios...quem venceu os corsarios de umbar foram os proprios homens que Aragorn reagrupou e conduziu a vitoria
 
Ulmo disse:
Na verdade, os fantasmas nunca mataram ninguem em sua caverna e nem tem nenhum relato disso no livro...O unico corpo que o grupo encontra esta tentando abrir uma porta...Provavelmente as pessoas que morriam se perdiam la dentro e nao conseguiam sair...por isso morriam tantos...de certa forma, a prasença dos fantasmas prejudicava o censo das pessoas em todos os sentidos do termo...Eles soh iriam para guerra para "assustar" os adversarios...quem venceu os corsarios de umbar foram os proprios homens que Aragorn reagrupou e conduziu a vitoria


sim concordo com o Ulmo, não sei pq o PJ, n mostrou o Aragorn com um exercito de homens teria sido mais legal, do que fantasmas super poderosos, uma das maiores forçadas de barra da triologia depois é claro da Arwen estar morrendo pelo poder do sauron estar aumentando
 
Archbalt disse:
Mas como eles matavam as pessoas que entravam na carverna aonde eles viviam?
Acho que mesmo sendo fantasmas, podiam causar danos no mundo real, assim como os espectros.

Eu acho que não. Se você ler no livro, nunca há indicação de que eles causassem danos "físicos". O exército servia, como o Pandatur disse, como meio de intimidar o adversário. Talvez conseguissem provocar o movimento de objectos, mas nada de sair matando tudo e todos. Quanto aos que morriam no túnel, penso que é dado a entender que era por se perderem, devido à desorirentação e ao pavor que a presença dos espíritos causava, acabando por morrer de causas naturais, como fome e principalmente cansaço. Aquele filho de um antigo rei de Rohan que eles encontram, por exemplo, morreu de exaustão, ao tentar mover uma rocha que lhe bloqueava o caminho.

Quanto ao filme, o pior foi realmente toda a "invenção" à volta do exército dos mortos. Aquilo de eles ganharem a guerra para Gondor foi muito triste, foi um finalzinho despachado e sem graça para um guerra das mais bem filmadas de sempre no cinema. Ninguém, a não ser quem gosta de efeitos especiais à farta e sem nexo, gostou daquilo. Enquanto eu via o filme pensava: "Bolas, lá se vai o Oscar de Melhor Filme, que merda.". Mas os tipo da Academia foram simpáticos.

Seria muito melhor arranjar um exército de Homens do Norte e pô-los a lutar ao lado do Aragorn. Nem havia necessidade de acrescentar tempo à fita, era só substituir a inclusão de Elrond por eles e mudar um ponto ou outro do argumento. Seria muito mais bonito a guerra ser ganha pela coragem e esforço dos que nela combatiam do que por um exército de fantasmas verdes.
 
Mas eles não poderiam então atacar os nazgûl, já que estão no mundo dos espíritos?

Talvez poderiam ajudar assim já que era um exército de mortos, derrotariam os nazgûl.
 
Archbalt disse:
Mas eles não poderiam então atacar os nazgûl, já que estão no mundo dos espíritos?

Talvez poderiam ajudar assim já que era um exército de mortos, derrotariam os nazgûl.
Não havia "mundo dos espíritos". Os nazgûl encontravam-se no "unseen", enquanto todo o resto, inclusive o exército dos mortos (que podiam ser vistos) estavam no "seen". De forma bem resumida, podemos dizer que o exército dos mortos era "intangível". Os nazgûl só eram "invisíveis". Assim penso eu.
 
Pandatur disse:
Invencíveis? Na verdade não, afinal, eram fantasmas. Aquela coisa deles saírem detonando os inimigos é coisa do filme. O que eles fizeram foi amedrontar os inimigos que estavam na região sul de Gondor, principalmente os corsários. Isso desestabilizou o inimigo e facilitou as coisas pro exército de verdade, sair massacrando.
Contra orcs, trolls, etc, não creio que o exército dos mortos teria poder de intimidação.

os fantasmas afugentaram os corsários e permitiu que aragorn chegasse a gondor em seus navios, causando desorientação ao exército de sauron que contava com a força dos corsários pra derrotar gondor..... assim quando aragorn desembarcou com seu punhadinho de homens dos barcos essa desorientação os ajudou a derrotar os orcs....

é assim que eu me lembro.... faz uns 2 anos que não releio o sda.... hehehehe
 
Mas dessa forma, o exército dos mortos não pode machucar ninguém, então, como isildur iria usa-los contra sauron? Somente com o medo? Então aragorn poderia usar da mesma forma.
 
Na época de Isildur eles eram vivos...

Eles morreram e viraram fantasmas porque negaram lutar para Isildur.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo