• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2010 O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futuro?

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
Já cansei de ver gente dizendo que

"O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa influencia, ou dita o andamento e o jeito de jogar do mundo do futebol nos anos posteriores"

E não concordo. Acho que ao justamente o contrário, os clubes ditam como as seleções jogam. A Espanha é um reflexo do Barça, a Alemanha, joga parecido com o Bayern. Já a Itália Campeã de 2006 não ditou nada, o futebol melhorou nos últimos 4 anos (na minha opinião), principalmente a evolução dos times ofensivos.

O que acham?
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

A Itália de 2006 foi super crtiticada. Ninguém queria seguir, a não ser seleções limitadas e sem qualidade.

Nessa Copa é mais fácil quererem seguir a Alemanha que é um exemplo positivo de seleção grande que tá promovendo uma renovação com qualidade e futebol bem jogado.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

Eu acho que influi muito mais no sentido de ser ofensivo/defensivo do que em tática de jogo em si.

Ou seja: nos anos 90 qdo jogar com líbero era quase obrigatório na Europa você tinha quase todas as seleções jogando assim; hoje tivemos uma volta ao 4-3-3 mas modificado (em vez de 2 pontas natos, são, em geral, meio cmapistas mais ofensivos abertos).

E os CLUBES jogam assim na Europa, as seleções seguem. Mas a ofensividade (ou falta dela) fica de lição sim; daí a eterna briga "Futebol arte X Futebol de Resultados".
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

E tem mais, não acho essa seleção tão ruim assim não. Ainda acho o estilo da de 94 muito pior.

Das Copas q eu vi, o único momento onde a seleção encantava com um futebol lindo que eu me lembro é a seleção do 2o semestre de 2005. Que jogou a Copa das Confederações e depois aquele jogo contra o Chile cheio de gols de comercial da Nike.

Essa seleção joga mais compacta e não sabe atacar sozinha, mas eles partem num contra ataque feroz que é bonito de se ver sim. Se vc pega aquele 3 x 0 na Itália e ve como o Brasil acabou com o jogo em apenas 5 minutos, faz parecer tão fácil que a superioridade se sobressai
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

Acho que influencia as seleções menores. As que ainda não tem identidade e buscam melhores resultados.
A final com 2 seleções retranqueiras em 2006 e 2002 (além da grecia 2004) influenciam sim os pequenos de hoje entrando todos ferrolhados. Dificultando em muito sairem tantos gols quanto era antes.
A própria África começou seu processo de ferrolhamento na copa passada com aquele timeco de Togo. E na copa de agora nenhuma seleção africana joga leve, todas na defensiva.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

O ruim é tentarem seguir a Suiça. Seleçãozinha sem vergonha que não acrescentou nada.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

Se o estilo de jogo da Espanha pegar, a FIFA vai ter que fazer que nem no basquete e colocar um tempo máximo até o arremate.
Senão são 90 minutos tocando por lado e nada de gol.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

O que a Suíça faz defensivamente não é grandes novidades para o futebol, mas poderia investir, toda a sua escola futebolística, no poder ofensivo para os próximos anos.

É aquela coisa, acho que eles conseguem melhorar o time no ataque sem comprometer em quase nada seu poder de anular o adversário, e aí sim, eles vão se tornar uma Seleção com alguma força.

Acho que, para ganhar títulos importantes (Copa do Mundo ou Eurocopa), vale um mandamento dos deuses do futebol: "Acrescentai alguma coisa ao jogo, e nós vos agraciaremos". Quem não contribui para a evolução do esporte, quem não traz algo novo que atropela, pela falta de previsibilidade, o adversário, não costuma ganhar muita coisa.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

O Barça joga com a Espanha. A diferença é o Messi, que se cansa do toque de bola, dribla 8 jogadores e faz o gol. :mrgreen:
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

O Barça joga com a Espanha. A diferença é o Messi, que se cansa do toque de bola, dribla 8 jogadores e faz o gol. :mrgreen:

E talvez o que seja aquilo de que a Espanha mais carece: ele tem qualidade para arriscar o chute de uma distância maior. Isso pode fazer toda a diferença num jogo com a Holanda.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

Mas a Espanha é a seleção que mais chuta de fora dos 4 semifinalistas. São 60% das finalizações espanhola. Enquanto que os outros 3 ficam em torno de 50% (a Alemanha menos ainda, 45%).

Eu vejo alguns comentaristas comparando a Espanha a time de basquete e faz sentido.
Um time de basquete moderno europeu. Toca, toca, toca, toca, e chuta de 3 pontos. Com jogos terminando com os 2 times abaixo dos 50 pontos.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

Os caras só não fizeram gol em 1 jogo. Para de ser reclamão.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

Mas isso é óbvio, né?
Chegar na final implica em fazer gols.
Uruguai também só não fez gol em 1 jogo.

Mas não implica em fazer apenas 1 gol por jogo. Apenas o suficiente pra vencer.
Pra mim isso é definição de pragmatismo. A diferença é que Suiça/Grecia não deixam o jogo fluir na base do ferrolho, enquanto que a Espanha não deixa o jogo fluir na base do toque de bola pra passar o tempo. É um pragmatismo mais agradavel, mas ainda não é futebol arte na minha cabeça.
 
Última edição:
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

A Espanha dominou bem na posse de bola, mas nas finalizações teve um aproveitamento baixo. Não a toa teve penaltis perdidos, gols cara-a-cara com o goleiro que não entrava de jeito nenhum e por aí vai.

Curiosamente já teve participações que nem passou da 1a. fase como em 98, mas sempre deixava pelo menos uma goleada em alguém, o apelido Fúria sempre se deveu a isso.

E justo numa copa com o elenco mais talentoso de sua história em que ela só fez no máximo 2 gols em 2 jogos ela se sagrou campeã. Só o futebol permite esse tipo de coisa.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

Ela foi apenas a 6ª seleção dessa copa em numero de gols marcados. E a 12ª na média de gols por jogo.
 
Re: O estilo de futebol jogado pela seleção campeã da Copa, influencia o futebol futu

7 jogadores do Barça nessa Furia. Mais 3 do Real e um do Sevilha.

Nesse caso a seleção copiou o time.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo