• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O estado de Melkor após a Guerra do Anel

The Dark Elf

Usuário
Estava lendo o texto, da seção "Textos e Ensaios" da própria valinor... o testo é "Melkor Morgoth"

...Bom, no texto, esta escrito que Morgoth é Melkor sem sua natureza mais poderosa, isso pelo fato dele "doar" seus poderes (pequena porcentagem ao inico) as seus servidores..Orcs, Trolls, Balrogs, Dragões e também em suas mentiras.
Isso tornou-se descontrolavel a partir do momento q esses seres começaram a se reproduzir desenfreadamente... isso culmina q seus poderes foram sendo drenados lentamente, MAS SEMPRE DRENADOS. Manwë ficou mais forte que Melkor, digo, Morgoth. :roll:

Ta, isso eh o q ta no texto, e quem leu sabe, mas pra quem naum leu, isso eh um bom resumo...

mas ficou uma duvida... Se ele [Morgoth] se enfraquecia a casa criatura maligna que nascia, como estaria ele (em poderes) ao término da Guerra do Anel? Ou sera que ao invés dele ser drenado, era o próprio Sauron que era drenado lenta e gradativamente após a 2ºera? :o?:
 
Já coloquei minha teoria nesse outro tópico, mas dá pra resumir aqui:

Creio que essa "dissipação" do poder de Melkor ocorria apenas enquanto ele estava ligado fisicamente à Arda (principalmente à Terra-média), de posse de seu corpo físico (um hröa).

Ao final da Guerra da Ira, ele foi "assassinado" pelos Valar, perdendo assim seu hröa e o vínculo direto com a TM.

Isso não tornou a TM "pura", pois seu poder continuou disseminado pela matéria física do continente, mas era agora uma "entidade" à parte: o "veneno" estava lá, mas a "cobra" não mais existia (não existia no Universo Material - - já que Melkor foi aprisionado no Vazio).

Por isso, após seu "assassinato", Melkor não teve mais seus poderes "sugados" por suas criaturas: essas eram "infectadas" pelo poder do Vala que já estava espalhado pela TM, uma vez que tais criaturas também usavam hröa, que é feito da "carne" de Arda. :wink:
 
e nisso a terra se enfraquecia?
naum consigo imaginar como seria isso..

e outra... quer dizer q sauron naum tinha nada a ver com isso?|
 
The Dark Elf disse:
e nisso a terra se enfraquecia?
naum consigo imaginar como seria isso..

e outra... quer dizer q sauron naum tinha nada a ver com isso?|

Sauron era um servidor... ele não disseminava seu poder nos orcs ou outras criaturas... só mais tarde que ele veio a fazer a mesma coisa que Melkor, so que ao inves de espalhar sua essência por toda a terra média, Sauron fez isso em seu anel...
 
Skylink disse:
Sauron era um servidor... ele não disseminava seu poder nos orcs ou outras criaturas... só mais tarde que ele veio a fazer a mesma coisa que Melkor, so que ao inves de espalhar sua essência por toda a terra média, Sauron fez isso em seu anel...

Concordo com você Skylink. Seria extenuante demais para Sauron que era bem inferior a Melkor deixar-se ser drenado para a vida de milhares de orcs continuarem. Ele já estava bem enfraquecido em razão do Um Anel, creio que ele não se deixaria ser drenado. :)

Bem, do resto eu tenho que ler o texto ainda. :lol:
 
Dark Elf disse:
mas ficou uma duvida... Se ele [Morgoth] se enfraquecia a casa criatura maligna que nascia, como estaria ele (em poderes) ao término da Guerra do Anel? Ou sera que ao invés dele ser drenado, era o próprio Sauron que era drenado lenta e gradativamente após a 2ºera?

O Tilion já explicou muito bem a sua dúvida; pra mim o problema é a idéia de que a cada orc que nasce, Morgoth se enfraquece. Isso só seria assim caso cada orc e criatura tivesse que ser "feita" por vez, mas não foi assim. Os orcs eram deturpações de seres vivos, e podiam se reproduzir. A "essência Morgoth" em cada um era passada à prole, sem necessidade de "gasto" do poder novamente.
O mesmo com dragões e todas as outras criaturas.

Dark Ef disse:
na verdade, sua desgraça foi o forjamento do UM... mas isso todos sabemos

O Um prolongou a permanência Sauron como inimigo dos povos-livres até o fim da TE. Sem Anel, ele já teria sido derrotado muito antes. :P
 
Se Melkor pegou os elfos e os trasformou em orcs, por que ele era drenado ???
O poder para criar os elfos não veio dele, logo ele não deveria perder poder quando os orcs se multiplicavam, certo ???
 
Aí é que tá. Esse negócio de Melkor disseminar seu poder nos orcs e outras criaturas que ele "criou", está associado com teorias que explicam a origem dos orcs de um jeito diferente do que está no Silma.

Uma coisa pra que o Tolkien tinha que dar uma resposta ao explicar a origem dos orcs é se eles eram independentes da vontade do seu "criador" ou "deturpador" - no caso Melkor. E pelo comportamento deles, é muito difícil de caracterizá-los como não tendo absolutamente vontade própria.

No Silma, os orcs são elfos deturpados, o que explica a maneira como eles agiam independentemente de Melkor: eles tinham fëar.

No Myths Transformed, a explicação é de que os orcs eram criaturas de origem não élfica (por alguma razão o Tolkien acabou decidindo que os orcs não teriam origem élfica) , e nesse caso para explicar a independência deles, o Tolkien disse que eles deviam ter uma parte do espírito do Melkor neles. Isso está no ensaio sobre os Orcs tirado dos HoME e publicado na Valinor.
 
é verdade, mas nem mesmo Tolkien se mostrava muito decidido quanto a origem dos orcs. Eu acho que ele ainda tinha intenção de mudar alguns pontos sobre isso..
 
Tolkien não chegou a conclusão sobre mtas coisas, mas os orcs eu acho q são de origem elfica
 
Eu prefiro acreditar que Morgoth 'criou' os orcs a partir dos elfos e que estes passaram a drenar o poder de Melkor, mas não seus descendentes. Isso ajuda a explicar o fato dos orcs/trolls e outros bichos perderem muito de seu poder ao longo dos anos, mesmo antes da queda de Utumno e das Thangorodrim e do aprisionamento do Inimigo Escuro.

Sauron certamente não transferiu poder próprio a nenhum outro servidor, mas apenas ao seu Um Anel. A partir dele, disseminou sua maldade nos outros anéis. Portanto, pode-se dizer que os 9 nazgül foram transformados pelo poder maligno de Sauron.

De qualquer forma, acredito que com o passar das eras, tanto Melkor quanto Sauron voltariam a restabelecer seu antigo poder, talvez alimentando-se da "chama imperecível", porquê não?
 
Concordo com o riff com relação ao surgimento dos orcs, mas nem os Nazgul sugavam nenhum poder de sauron? que os orcs e trolls das segunda e terceira era não o faziam eu estou convencido, mas e os espectros do anel?? eles só existiam por causa do Um, logo eu penso que algum eles deviam levar...
 
bombadil disse:
Sauron certamente não transferiu poder próprio a nenhum outro servidor, mas apenas ao seu Um Anel. A partir dele, disseminou sua maldade nos outros anéis. Portanto, pode-se dizer que os 9 nazgül foram transformados pelo poder maligno de Sauron.

Quando escrevi esse parágrafo no post anterior, quis dizer exatamente isso, que tendo transferido grande parte de seu poder ao seu Um Anel, todos aqueles que usassem os anéis menores seriam afetados pelo poder impregnado no Anel Governante.

Conclui-se, portanto, que os Nazgul tomaram parte do poder do Anel, ou seja, do próprio Sauron. Suas 'vidas' de espectros só foram possíveis por causa desse poder.
 
Creio que essa "dissipação" do poder de Melkor ocorria apenas enquanto ele estava ligado fisicamente à Arda (principalmente à Terra-média), de posse de seu corpo físico (um hröa).


O corpo físico de Melkor era um hröa? Não seria um fána? :o?:
 
Melkor tinha um corpo físico (hröa), claro. Como ele teria lutado com Fingolfin?
Ainda que seu poder já estivesse em parte dissipado, Melkor usava um hröa um pouco maior que o de um elfo/homem. Tanto que na luta contra Fingolfin ele chega a pisar no pescoço do Noldo com o pé.

*adoro essa passagem* 8-)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo