1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O estado de Melkor após a Guerra do Anel

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por The Dark Elf, 20 Ago 2003.

  1. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    Estava lendo o texto, da seção "Textos e Ensaios" da própria valinor... o testo é "Melkor Morgoth"

    ...Bom, no texto, esta escrito que Morgoth é Melkor sem sua natureza mais poderosa, isso pelo fato dele "doar" seus poderes (pequena porcentagem ao inico) as seus servidores..Orcs, Trolls, Balrogs, Dragões e também em suas mentiras.
    Isso tornou-se descontrolavel a partir do momento q esses seres começaram a se reproduzir desenfreadamente... isso culmina q seus poderes foram sendo drenados lentamente, MAS SEMPRE DRENADOS. Manwë ficou mais forte que Melkor, digo, Morgoth. :roll:

    Ta, isso eh o q ta no texto, e quem leu sabe, mas pra quem naum leu, isso eh um bom resumo...

    mas ficou uma duvida... Se ele [Morgoth] se enfraquecia a casa criatura maligna que nascia, como estaria ele (em poderes) ao término da Guerra do Anel? Ou sera que ao invés dele ser drenado, era o próprio Sauron que era drenado lenta e gradativamente após a 2ºera? :o?:
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Já coloquei minha teoria
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    outro tópico, mas dá pra resumir aqui:

    Creio que essa "dissipação" do poder de Melkor ocorria apenas enquanto ele estava ligado fisicamente à Arda (principalmente à Terra-média), de posse de seu corpo físico (um hröa).

    Ao final da Guerra da Ira, ele foi "assassinado" pelos Valar, perdendo assim seu hröa e o vínculo direto com a TM.

    Isso não tornou a TM "pura", pois seu poder continuou disseminado pela matéria física do continente, mas era agora uma "entidade" à parte: o "veneno" estava lá, mas a "cobra" não mais existia (não existia no Universo Material - - já que Melkor foi aprisionado no Vazio).

    Por isso, após seu "assassinato", Melkor não teve mais seus poderes "sugados" por suas criaturas: essas eram "infectadas" pelo poder do Vala que já estava espalhado pela TM, uma vez que tais criaturas também usavam hröa, que é feito da "carne" de Arda. :wink:
     
  3. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    e nisso a terra se enfraquecia?
    naum consigo imaginar como seria isso..

    e outra... quer dizer q sauron naum tinha nada a ver com isso?|
     
  4. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Sauron era um servidor... ele não disseminava seu poder nos orcs ou outras criaturas... só mais tarde que ele veio a fazer a mesma coisa que Melkor, so que ao inves de espalhar sua essência por toda a terra média, Sauron fez isso em seu anel...
     
  5. Goba

    Goba luszt

    Concordo com você Skylink. Seria extenuante demais para Sauron que era bem inferior a Melkor deixar-se ser drenado para a vida de milhares de orcs continuarem. Ele já estava bem enfraquecido em razão do Um Anel, creio que ele não se deixaria ser drenado. :)

    Bem, do resto eu tenho que ler o texto ainda. :lol:
     
  6. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    Ele tambem estava muito enfraquecido apos a queda de Numenor
     
  7. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    na verdade, sua desgraça foi o forjamento do UM... mas isso todos sabemos
     
  8. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    e tambem quando ele foi morto após a última aliança de elfos e homens.
     
  9. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    O Tilion já explicou muito bem a sua dúvida; pra mim o problema é a idéia de que a cada orc que nasce, Morgoth se enfraquece. Isso só seria assim caso cada orc e criatura tivesse que ser "feita" por vez, mas não foi assim. Os orcs eram deturpações de seres vivos, e podiam se reproduzir. A "essência Morgoth" em cada um era passada à prole, sem necessidade de "gasto" do poder novamente.
    O mesmo com dragões e todas as outras criaturas.

    O Um prolongou a permanência Sauron como inimigo dos povos-livres até o fim da TE. Sem Anel, ele já teria sido derrotado muito antes. :P
     
  10. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Se Melkor pegou os elfos e os trasformou em orcs, por que ele era drenado ???
    O poder para criar os elfos não veio dele, logo ele não deveria perder poder quando os orcs se multiplicavam, certo ???
     
  11. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Aí é que tá. Esse negócio de Melkor disseminar seu poder nos orcs e outras criaturas que ele "criou", está associado com teorias que explicam a origem dos orcs de um jeito diferente do que está no Silma.

    Uma coisa pra que o Tolkien tinha que dar uma resposta ao explicar a origem dos orcs é se eles eram independentes da vontade do seu "criador" ou "deturpador" - no caso Melkor. E pelo comportamento deles, é muito difícil de caracterizá-los como não tendo absolutamente vontade própria.

    No Silma, os orcs são elfos deturpados, o que explica a maneira como eles agiam independentemente de Melkor: eles tinham fëar.

    No Myths Transformed, a explicação é de que os orcs eram criaturas de origem não élfica (por alguma razão o Tolkien acabou decidindo que os orcs não teriam origem élfica) , e nesse caso para explicar a independência deles, o Tolkien disse que eles deviam ter uma parte do espírito do Melkor neles. Isso está no ensaio sobre os Orcs tirado dos HoME e publicado na Valinor.
     
  12. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    é verdade, mas nem mesmo Tolkien se mostrava muito decidido quanto a origem dos orcs. Eu acho que ele ainda tinha intenção de mudar alguns pontos sobre isso..
     
  13. Riff

    Riff Usuário

    Tolkien não chegou a conclusão sobre mtas coisas, mas os orcs eu acho q são de origem elfica
     
  14. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Eu prefiro acreditar que Morgoth 'criou' os orcs a partir dos elfos e que estes passaram a drenar o poder de Melkor, mas não seus descendentes. Isso ajuda a explicar o fato dos orcs/trolls e outros bichos perderem muito de seu poder ao longo dos anos, mesmo antes da queda de Utumno e das Thangorodrim e do aprisionamento do Inimigo Escuro.

    Sauron certamente não transferiu poder próprio a nenhum outro servidor, mas apenas ao seu Um Anel. A partir dele, disseminou sua maldade nos outros anéis. Portanto, pode-se dizer que os 9 nazgül foram transformados pelo poder maligno de Sauron.

    De qualquer forma, acredito que com o passar das eras, tanto Melkor quanto Sauron voltariam a restabelecer seu antigo poder, talvez alimentando-se da "chama imperecível", porquê não?
     
  15. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    Concordo com o riff com relação ao surgimento dos orcs, mas nem os Nazgul sugavam nenhum poder de sauron? que os orcs e trolls das segunda e terceira era não o faziam eu estou convencido, mas e os espectros do anel?? eles só existiam por causa do Um, logo eu penso que algum eles deviam levar...
     
  16. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Quando escrevi esse parágrafo no post anterior, quis dizer exatamente isso, que tendo transferido grande parte de seu poder ao seu Um Anel, todos aqueles que usassem os anéis menores seriam afetados pelo poder impregnado no Anel Governante.

    Conclui-se, portanto, que os Nazgul tomaram parte do poder do Anel, ou seja, do próprio Sauron. Suas 'vidas' de espectros só foram possíveis por causa desse poder.
     
  17. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário


    O corpo físico de Melkor era um hröa? Não seria um fána? :o?:
     
  18. Goba

    Goba luszt

    Sauron tinha um fána, um hröa não seria capaz de suportar tamanho poder.
     
  19. bombadil

    bombadil FATHERLESS

    Melkor tinha um corpo físico (hröa), claro. Como ele teria lutado com Fingolfin?
    Ainda que seu poder já estivesse em parte dissipado, Melkor usava um hröa um pouco maior que o de um elfo/homem. Tanto que na luta contra Fingolfin ele chega a pisar no pescoço do Noldo com o pé.

    *adoro essa passagem* 8-)
     
  20. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    Mas o quanto maior? E os outros Valar também usavam o mesmo tamanho que Melkor?
     

Compartilhar