• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Espelho de Galadriel

Sr. Cachopardo disse:
meerah_vanya disse:
Muitíssimo obrigada, Sr. Cachopardo, apesar de ainda ter uma pontinha de dúvida, me foi esclarecida a questão...

De nada, isso até me empolgou em fazer um ensaio sobre tal :think:

O Sr. Cachopardo e os seus ensaios, eheh. :wink:

[quote="Cachopardo"
Muitas pessoas não gostam que se faça isso, mas podemos então comparar o Espelho de Galadriel com o Espelho de HP? - não me lembro o nome...

Olha, eu não li Harry Potter, mas eu já vi algo a respeito sobre este espelho no filme. Mas o certo não seria fazer uma comparação do Espelho de Galadriel com o Espelho de HP, mas sim uma análise do espelho de HP com as mitologias.

Pelo que eu sei, o personagem Harry tem uma visão de seus pais no espelho, e isso eu acredito que assim como em todas mitologia é uma menção aos espelhos mágicos, aliás, Rowling faz isso. Portanto é sim o mesmo estilo das visões...[/quote]

Não; os espelhos são muito diferentes, independentemente da sua fonte mitológica ou não - O Espelho dos Invisíveis tinha um objectivo muito diferente do Espelho de Galadriel - um mostrava o mais profundo dos desejos, o outro mostrava "coisas que são, que foram, e algumas que ainda estão para ser", algumas que era mesmo até falsas, no que toca a futuro, pois algo era alterado através do caminho.

Cachopardo disse:
Mas na visão de Frodo para o espelho em si, não acredito que tenha interferência, pois Frodo fica como desligado do mundo, apenas centrado no Espelho: seria um contato entre Frodo e o futuro, caso a Sociedade fracassasse. Mas o que é relatado no livro acredito que Tolkien deva ter citado só parte, pois Frodo deve ter tido outras visões.

Não acho: para mim o que Tolkien relatou foi exactamente o que aconteceu na altura; não vejo razão para Tolkien "ocultar" acontecimentos, aida por cima perfeccionista como ele era, tentaria desenvolver ao máximo a cena.


Cachopardo disse:
Galadriel podia ver sim, pois como Gandalf, ela sentiu no Frodo. Ela mesma adimite ter visto o que Frodo viu.

Sim, Galadriel tinha um poder de visão que poucos tinham em Endor, próprio dos elfos superiores; ainda por cima sendo Galadriel um dos elfos mais poderosos que já existiram, a par de Fëanor; ela tinha uma espécie de "poder telepático", relacionado com magia élfica, ou poder subcriativo élfico, que lhe permitia ler a mente das pessoas, pelo menos parcialmente, aquilo que era mais superficial, como é demonstrado do livro quando ela aparece pela primeira vez, no encontro da Sociedade com ela e Celeborn em Caras Galadhon.
 
Itarillë disse:
Sr Cachopardo disse:
O espelho, vamos dizer assim, podia captar o que este sentia fisicamente e psicologicamente, portanto ele poderia ser "falso" e não dizer as coisas certas.
Trocando em miúdos: ele mostrava exatamente o que a pessoa pensava sobre o mundo e sobre si mesma, enfim, sobre as coisas. E isso?

Sim, mas digamos com distúrbios. Frodo temia sim fracassar, pois desde o início sabia que aquilo seria difícil e que um ser muito mal poderia encontrá-lo.

O Espelhos, na minha opinião (digo novamente), captava os fatos do ser e variava eles para ver até que ponto esta pessoa pode chegar, digamos que testava sua capacidde, quando este que usa o Espelho não agüenta mais ele leva um "choque" e a sessão "tratamento de Espelho" termina.


Mas o espelho de HP mostrava o desejo das pessoas... o de Galadriel não...

Você está querendo dizer que as visões é que se pareciam? Que os espelhos eram "primos" por assim dizer?

Como eu disse anteriormente, não li nenhum livro da Rowling, portanto não sabia disso. Mas baseando-me no que você diz eu analizo:

O desejo das pessoas podem ser sim mostrados no Espelho, porque ele mostra o futuro, mas nem sempre nos caos de sessão no Espelho ele irá mostrar os desejos positivamente, ele irá mostrar pelo lado negativo para testar esta pessoa, esta pessoa vai saber que o lado negativo é o nível pior a se chegar em sua missão, portanto ele irá tentar se superar. O espelho seria como um conselheiro que mostra o que a pessoa deve superar, às vezes colocando, claro, uma pitada de mentiras...

Primos os espelhos não eram. O de Galadriel é algo mísitoc e mágico, coisa de elfo de alto nível... O de HP é um espelho comum que quem olha para ele pode tentar ver o futuro, mas este de HP seria uma ligação entre o desejador e o desejo, pois não precisiaria de um espelho para tal pessoa encontrar com seu desejo.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Não acho: para mim o que Tolkien relatou foi exactamente o que aconteceu na altura; não vejo razão para Tolkien "ocultar" acontecimentos, aida por cima perfeccionista como ele era, tentaria desenvolver ao máximo a cena.

Não tem um techo do livro que fala justamente de algumas visões "simples", como Bilbo na lareira (não tenho certeza se é realmente o Bilbo na lareira), e depois fala que Frodo teve muitas outras visões daquele tipo, mas não especificou quais eram?

Preciso conferir, não tenho certeza da página...
 
Sr. Cachopardo disse:
Itarillë disse:
Sr Cachopardo disse:
O espelho, vamos dizer assim, podia captar o que este sentia fisicamente e psicologicamente, portanto ele poderia ser "falso" e não dizer as coisas certas.
Trocando em miúdos: ele mostrava exatamente o que a pessoa pensava sobre o mundo e sobre si mesma, enfim, sobre as coisas. E isso?

Sim, mas digamos com distúrbios. Frodo temia sim fracassar, pois desde o início sabia que aquilo seria difícil e que um ser muito mal poderia encontrá-lo.

O Espelhos, na minha opinião (digo novamente), captava os fatos do ser e variava eles para ver até que ponto esta pessoa pode chegar, digamos que testava sua capacidde, quando este que usa o Espelho não agüenta mais ele leva um "choque" e a sessão "tratamento de Espelho" termina.

Na minha opinião o que o espelho mostrava era a realidade distorcida pelo que as pessoas sentiam, mais do que os sentimentos e edeias das pessoas com disturbios. Frodo sentia-se receoso quanto ao destino que a sua missão iria tomar, e portanto o espelho mostrou-lhe coisas que tinham a ver com isso, mas que normalmente eram realidade, que Frodo acabava por compreender à sua maneira; o espelho mostrou a Frodo aquilo algo influênciado pela sua maneira de ver, ou que Frodo entendia de uma maneira diferente do que seria mesmo a realidade, como acontece quando a mente de alguém está tomada por um pensamente que se torna fixo.
Mas o espelho de HP mostrava o desejo das pessoas... o de Galadriel não...

Cachopardo disse:
Você está querendo dizer que as visões é que se pareciam? Que os espelhos eram "primos" por assim dizer?

Como eu disse anteriormente, não li nenhum livro da Rowling, portanto não sabia disso. Mas baseando-me no que você diz eu analizo:

O desejo das pessoas podem ser sim mostrados no Espelho, porque ele mostra o futuro, mas nem sempre nos caos de sessão no Espelho ele irá mostrar os desejos positivamente, ele irá mostrar pelo lado negativo para testar esta pessoa, esta pessoa vai saber que o lado negativo é o nível pior a se chegar em sua missão, portanto ele irá tentar se superar. O espelho seria como um conselheiro que mostra o que a pessoa deve superar, às vezes colocando, claro, uma pitada de mentiras...

Primos os espelhos não eram. O de Galadriel é algo mísitoc e mágico, coisa de elfo de alto nível... O de HP é um espelho comum que quem olha para ele pode tentar ver o futuro, mas este de HP seria uma ligação entre o desejador e o desejo, pois não precisiaria de um espelho para tal pessoa encontrar com seu desejo.

Acho que não devíamos comparar os espelhos. São livros e realidades diferentes, baseados em factos e coisas diferentes, escritos com pessoas que têm ideias diferentes e que em termos de tempo e espaço se diferenciam. Não podemos comparar de uma maneira correcta para qualquer das obras os dois espelhos. O Espelho de Galadriel foi escrito com um maior "cuidado"; não estou a desmerecer as obras de Rowling, que aliás aprecio bastante, apenas estou a dizer que os estilos com que se escreveram os livros são deferentes; Rowling é muito mais "leve", e escrito de uma maneira mais "simples" do que Tolkien escreveu os seus livros. Em termos mitológicos seria intressante fazer uma comparação, mas não num local onde o principal objectivo é o estudo de Tolkien.
 
10º disse:
O Sr. Cachopardo e os seus ensaios, eheh :wink:

Se esta se referindo ao ensaio do Saruman e Hitler publicado dois dias atrás na SdP, tudo o que a Idril fez foi dar um empurrãozinho em seu pupilo :mrgreen:

Aham, fala do Gandalf no iníico do filme

10º disse:
Não acho: para mim o que Tolkien relatou foi exactamente o que aconteceu na altura; não vejo razão para Tolkien "ocultar" acontecimentos, aida por cima perfeccionista como ele era, tentaria desenvolver ao máximo a cena.

Eu confesso que ficou um tanto confuso minha fala. Não quero dizer que Tolkien quis falar apenas as coisas necessárias na narração. Pelo contrário, pelo detalhismo e crítica consigo mesmo, Tolkien contou muito bem os acontecimenros na área do espelho. Mas por exemplo, entre uma passagem e outra de visão de Frodo, quem sabe ele (personagem) tenha visto coisas rápidas e insignificantes. Mas isso é apenas uma opinião minha, delírio sim.

Itarillë disse:
Não tem um techo do livro que fala justamente de algumas visões "simples", como Bilbo na lareira (não tenho certeza se é realmente o Bilbo na lareira), e depois fala que Frodo teve muitas outras visões daquele tipo, mas não especificou quais eram?

N'O Hobbit ? O que eu sei é que Bilbo vez ou outra tinha vontades de estar em sua cama, na sua confortável toca de hobbit, sob a Colina. E isso era um anseio dele, não uma visão, as visões são futuros do quem sabe pode acontecer e as visões não são exatamentes às coisas já presenciadas por tal pessoa. Anseio é um desejo que uma pessoa tem em fazer de novo uma coisa, por exemplo: você assitiu um filme e meses depois tem vontade de rever este, assim antes que isso aconteça você terá um desejo de estar fazedno aquilo que você fez...
 
Aversani disse:
Cësárin disse:
Mais ou menos. O que Denethor viu foi a enorme força de Sauron e de seus exércitos, e dái "viu" a derrota de Minas Tirith. Quer dizer, ele viu um fato presente e perdeu as esperanças.

Exatamente isso, Denethor viu o que Sauron queria que ele visse e com isso ele se desesperou.
e o pipin?ele pego a palantir e viu minas tirith pegando fogo, e na época ainda ñ começara os ataqes
 
O Espelho em Hp Chama-se Espelho de Ojesed, e mostrava a quem o visse o desejo mais íntimo e sincero de quem o usasse... o de Galadriel mostravam, bem, uma coisa diferente pra cada pessoa, segundo o que a pessoa estivesse sentindo. Talvez fosse o espelho das preocupações mais sinceras. Só pra constar, no SdA, quem olhou no espelho e quais foram as respectivas emoções? (estou em Ouro Preto, e meu Sociedade ficou na casa dos meus pais...)
 
Imrahil de Dol Amroth disse:
Só pra constar, no SdA, quem olhou no espelho e quais foram as respectivas emoções? (estou em Ouro Preto, e meu Sociedade ficou na casa dos meus pais...)

Falando sobre o Frodo, esta escrito no livro da Sociedade que Frodo, no final de sua "sessão", deparou-se com o 'Olho'. Ele, pelo que podemos perceber, estava ficando com medo e mais assuatador era seu encontro com o futuro: a visão do olho mais tarde tornaria-se real, em Orodruin.

Sabes quando alguém leva um susto e o seu coração bate aceleradamente num repente ? É isso que Frodo pode ter sentido quando caiu para trás após a água começar a evaporar e o 'Olho' mais intenso ficava. Acredito que no geral, pelo Espelho mostrra coisas destorcidas, a pessoa pode ficar com medo sim, pois a função deste é testar o usuário para ver até que ponto ele pode ser levado/chegar.
 
Sr. Cachopardo disse:
10º disse:
Não acho: para mim o que Tolkien relatou foi exactamente o que aconteceu na altura; não vejo razão para Tolkien "ocultar" acontecimentos, aida por cima perfeccionista como ele era, tentaria desenvolver ao máximo a cena.

Eu confesso que ficou um tanto confuso minha fala. Não quero dizer que Tolkien quis falar apenas as coisas necessárias na narração. Pelo contrário, pelo detalhismo e crítica consigo mesmo, Tolkien contou muito bem os acontecimenros na área do espelho. Mas por exemplo, entre uma passagem e outra de visão de Frodo, quem sabe ele (personagem) tenha visto coisas rápidas e insignificantes. Mas isso é apenas uma opinião minha, delírio sim.

Sim, mas eu pessoalmente não concordo com isso. Até ao mais infímo promenor foi mostrado, na minha opinião.


Felagund disse:
e o pipin?ele pego a palantir e viu minas tirith pegando fogo, e na época ainda ñ começara os ataqes

Isso foi uma visão que Sauron lhe mostrou; isso não significa que o Palantír mostrasse o futuro. O que aocnteceu na altura foi que Sauron, muito mais poderoso do que Pippin, conseguiu vergar por completo o palanít à sua vontade e mostrar o que lhe apetecesse ao Hobbit; alguém por si só não veria o futuro, naquela ocasião foi apenas uma "visão" que Sauron com o seu poder conseguiu mostrar com a pedra, muito provávelmente com o intuíto de desesperar Pippin. Aliás, é possível, e igualmente provável que tenha feito coisas semelhantes como Denethor.
 
Felagund disse:
e o pipin?ele pego a palantir e viu minas tirith pegando fogo, e na época ainda ñ começara os ataqes

Isso o que o 10º falou eu concordo, mas para mim não foi exatamente isso, ou pelo menos esta faltando algumas informações:

Pippin sempre foi um hobbit curioso e metido nas coisas dos outros, nas coisas dos magos. Ele era um simples pequeno, um hobbit do distante Condado, que estava nas terras de Rohan - Gondor, algo desconhecido para ele; portanto era de seu interesse saber o que se passava ao seu redor, afinal, seu destino estava diretamente ligado as decisões e batalhas.

Esta bem, mas afinal o que isso tem nexo com o conteúdo ? Por Peregrin ser curioso, ele pegou o Palantirí para saber mais sobre aquilo: o que seria para ele aquela misteriosa pedra preta que emitia uma luz de fogo ? Assim, pegando o Palantirí, ele entra em contato com Sauron, que por sua vez pensa (segundo os relatos por Gandalf) que é Pippin quem esta com seu precioso.

Sendo assim, mais tarde no conselho breve de Gandalf com os Três Caçadores e mais Théoden, além de outros responsávies pelo curso de Arda, eles decidem que segundo o que Pipin falou para eles, o que aparentava ser verdade - e é - que no futuro, em breve, os exércitos do Escuro tomariam Minas Tirith. Mas reduzindo todas estas informações para uma explicação: a guerra nos pellenor & cia era iminente, mas com Pippin a coisa ficou mais séria.

Assim, o palantír não preve o futuro, mas baseia-se no presente para quem sabe desvendar o futuro. Premonição de algo é diferente da previsão de futuro, que assim o Espelho fazia com muito mais exatidão e com muito mais variedade, enfim, 'era melhor'.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo