• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Espelho de Galadriel

meerah_vanya

Usuário
Qual o segredo dele? Pq ele pode mostrar o passado, o presente ou o futuro? Pq essa incerteza? Por que tudo que se vê no espelho é meio confuso? :o?:
 
Olha o que a Galadriel diz ao Sam:

"Remember that the Mirror shows many things, and not all have yet come to pass. Some never come to be, unless those that behold the visions turn aside from their path to prevent them."

"Lembre-se de que o Espelho mostra muitas coisas, e nem todas elas chegam a acontecer. Algumas nunca acontecerão, a menos que aquele que observa as visões volta atrás em seu caminho para prevení-las."
[Tradução livre minha].

Talvez os Sábios como Galadriel soubessem discernir melhor as visões e interpretá-las de formar a tomar atitudes corretas com relação a elas.
Agora, o porque do Espelho ser assim, eu não sei.
 
Essa pergunta nem faz muito sentido, Felagund, poruqe eles não eram usados pra mesma coisa: o espelho mostrava coisas que quem via já sabia ou temia, mas não admitia (note que a destreuição do condado que Sam viu era algo que ele temia e que poderia vir a ser verdade), enquanto os Palantiri eram usados pra se comunicarem uns com os outros, ou então, se a pessoa tivesse uma vontade forte, pra dar uma espiada pela Terra-Média. Em outras palavras, o espelho mostra possibilidades, fatos turvos, enquanto os Palantiri mostram fatos certos e lugares.
 
Cësárin disse:
Essa pergunta nem faz muito sentido, Felagund, poruqe eles não eram usados pra mesma coisa: o espelho mostrava coisas que quem via já sabia ou temia, mas não admitia (note que a destreuição do condado que Sam viu era algo que ele temia e que poderia vir a ser verdade), enquanto os Palantiri eram usados pra se comunicarem uns com os outros, ou então, se a pessoa tivesse uma vontade forte, pra dar uma espiada pela Terra-Média. Em outras palavras, o espelho mostra possibilidades, fatos turvos, enquanto os Palantiri mostram fatos certos e lugares.
é mas com a paantir tbm se pode ver o futuro eu acho, ñ lembro vou ver melhor
 
Mais ou menos. O que Denethor viu foi a enorme força de Sauron e de seus exércitos, e dái "viu" a derrota de Minas Tirith. Quer dizer, ele viu um fato presente e perdeu as esperanças.
 
Cësárin disse:
Mais ou menos. O que Denethor viu foi a enorme força de Sauron e de seus exércitos, e dái "viu" a derrota de Minas Tirith. Quer dizer, ele viu um fato presente e perdeu as esperanças.

Exatamente isso, Denethor viu o que Sauron queria que ele visse e com isso ele se desesperou.
 
-Felagund- disse:
agora tambem fiqei com uma duvida, ql é mais potente o espelho d'agua ou um palantir?

São duas coisas distintas: os Palantír eram globos de cristal que possuíam o dom de verem ao longe, até locais muito distantes; o espelho ninguém sabe como funcionava para além de Tolkien (se é que ele tinha uma ideia definida sobre o assunto), mas é sabido que a sua funcção era a de ver tanto o passado como o presente e como o futuro. E oa palantíri não mostravam o futuro, pelo menos que se saiba.

Mais ou menos. O que Denethor viu foi a enorme força de Sauron e de seus exércitos, e dái "viu" a derrota de Minas Tirith. Quer dizer, ele viu um fato presente e perdeu as esperanças.

O que Denethor viu foi exactamente o que Sauron queria que ele visse; Sauron possuía um verdadeito controle sobre as palantíri, e conseguia vergá-las à sua vontade, fazendo com que Denethor visse coisas que Sauron queria que ele visse, e em vez de ver a realidade se centrasse apenas na escuridão e imensidão dos exércitos de Sauron; isso acabou, como Sauron intencionava, por debilitar e iludir Denethor; este já não via razão para lutar, e com a aparente morte do seu último filho a razão ele deixou-a de ter.
 
Basicamente as palantiri eram como videofones !! :mrgreen:


10º Membro disse:
E a palantíri não mostravam o futuro, pelo menos que se saiba.

Realmente não se sabe se elas podiam mostrar o futuro, mas podem mostrar o passado. Gandalf em certo ponto da historia diz que gostaria de ter uma palantir em mãos para rever Aman e os jardins de Lorien se não me engano.
Bem... talvez ela não mostrasse o passado. Talvez ela simplesmente reavivava as lembranças de quem a possuisse.
Quem sabe né ? :roll:
 
Acho que os palatíri mostravam ao usuário o que no fundo ele não queria ou não podia ver. Isso depois de Sauron os dominar segundo a sua vontade claro. Por exemplo, ele mostrou a Denethor a vastidão de seu poder, e o velho enlouqueceu.
 
meerah_vanya disse:
Qual o segredo dele? Pq ele pode mostrar o passado, o presente ou o futuro? Pq essa incerteza? Por que tudo que se vê no espelho é meio confuso? :o?:

Para descobrir algo, temos de ir ao núcleo: como diz o nome, "espelho" é na mitologia e nas histórias clássicas infantis ou adultas, um objeto importante para quem os tem. Isso falando de espelhos mágicos, não simplesmente aquele pedaço de vidro que reflete. Assim, os espelhos mágicos podem ser fonte de visão para passado, presente ou futuro.

Pegando como exemplo o espelho do conto "Branca de Neve", a rainha que usa-o pergunta para ele quem é a mais bela, o espelho por sua vez "responde" que é ela. Mas na verdade espelhos podem ser traiçoeiros, pois como conhecemos, no conto na verdade quem é bela naquele momento é a Brance de Neve.

Falando do espelho de Galadriel: ele é misterioso, não se sabe totalmente a verdade e nem se aquilo pode acontecer. Galadriel, por sua vez tem um poder místico por ser uma "elfa", é algo meio sobrenatural. Portanto quando Frodo viu através do Espelho dela, ficou meio confuso: nem sempre os espelhos falam a verdade. Na minha opinião, acredito que Tolkien quis fazer como nas mitologias, Galadriel e seu Espelho são sinônimos de msitério; assim fica bem encaixado na obra e coisa do tipo.

Felagund disse:
agora tambem fiqei com uma duvida, ql é mais potente o espelho d'agua ou um palantir?

São comparações parecidas de início, pois os dois podem "ver". Porém como foi dito, os dois são distintos.

O Espelho de Lórien pode ver coisas que foram, coisas que são e coisas que ainda estão por vir (como diria a rainha élfica), e estas coisas nem sempre são verdadeiras, pois tudo depende de quem vê: se é alguém abalado pelos conflitos, como Frodo, as visões poderão ser confusas, pois a pessoa esta insegura de si, ela sabe que carrega algo muito disputado.

O Palantirí é "governado" por Sauron, quem o vê é subjulgado por ele, e quem o vê sabe que aquilo é "forte", claro que tem os que não sabem disso, como Pippin... Mas o Palantirí: mostra e rouba as verdades para que esta usando. Só é roubado as informações aquele que não tem controle de si ou é contra Sauron, isso é, inimigo dele. Enfim, o Palantirí não é mísitco como o Espelho, mas sim um objeto de poder do mal.
 
não que as palantir mostrassem o passado, elas comunicavam entre si e mostravam lugares distantes (tipo Aman e os jardins de Lorien)
 
Muitíssimo obrigada, Sr. Cachopardo, apesar de ainda ter uma pontinha de dúvida, me foi esclarecida a questão... Muitas pessoas não gostam que se faça isso, mas podemos então comparar o Espelho de Galadriel com o Espelho de HP? - não me lembro o nome...

E outra coisinha: Galadriel interferia nas visões de Frodo ou o espelho simplesemnte fazia o trabalho por ele mesmo? Ou ainda: o espelho então captava o que a pessoa temia ser possível, mas que não admitia; e podia fazer com que ela enxergasse isso?
 
meerah_vanya disse:
Muitíssimo obrigada, Sr. Cachopardo, apesar de ainda ter uma pontinha de dúvida, me foi esclarecida a questão... Muitas pessoas não gostam que se faça isso, mas podemos então comparar o Espelho de Galadriel com o Espelho de HP? - não me lembro o nome...

E outra coisinha: Galadriel interferia nas visões de Frodo ou o espelho simplesemnte fazia o trabalho por ele mesmo? Ou ainda: o espelho então captava o que a pessoa temia ser possível, mas que não admitia; e podia fazer com que ela enxergasse isso?

Realmente este não é lugar adequado para se discutir Harry Potter, mas vai: não pode ser comparado - o Espelho dos Invisíveis mostra o maior e mais porfundo desejo de quem para ele olha; o que o Espelho de Galadriel mostra são coisas aleatórias que "são, que foram, e algumas que ainda estão para acontecer". Ambos têm poderes "mágicos"; e é aqui que acabam as semelhanças entre ambos.

Quanto à segunda questão: penso que o Espelho agia por ele próprio; é certo que Galadriel tinha uma visão superior à dos outros seres (humanos ou elfos), mas penso que ela não intreferia nas visões mostradas - era uma magia élfica, engedrada provávelmente por ela, mas, na minha opinião, com uma "vontade" (ou programação, se perceberem melhor) completamente própria, ou melhor, aleatória. Mostrava, talvez, visões aleatóriamente escolhidas do futuro de quem para ele olhasse. O máximo que podemos fazer, face à pouca explicação dada por Tolkien, são suposições.
 
O palantír era a versão Tolkien da Internet... :mrgreen:

E o espelho, uma bola de cristal meio incerta... :mrgreen:

Bem que poderia constar alguma explicação sobre o espelho de Galadriel nos livros, explicar como ele foi feito, por quem, por meio de quais artes mágicas etc...
 
meerah_vanya disse:
Muitíssimo obrigada, Sr. Cachopardo, apesar de ainda ter uma pontinha de dúvida, me foi esclarecida a questão...

De nada, isso até me empolgou em fazer um ensaio sobre tal :think:

Muitas pessoas não gostam que se faça isso, mas podemos então comparar o Espelho de Galadriel com o Espelho de HP? - não me lembro o nome...

Olha, eu não li Harry Potter, mas eu já vi algo a respeito sobre este espelho no filme. Mas o certo não seria fazer uma comparação do Espelho de Galadriel com o Espelho de HP, mas sim uma análise do espelho de HP com as mitologias.

Pelo que eu sei, o personagem Harry tem uma visão de seus pais no espelho, e isso eu acredito que assim como em todas mitologia é uma menção aos espelhos mágicos, aliás, Rowling faz isso. Portanto é sim o mesmo estilo das visões...

meerah_vanya disse:
Galadriel interferia nas visões de Frodo ou o espelho simplesemnte fazia o trabalho por ele mesmo?

Isso é algo de opiniões. Mas para mim, me baseando na explicação de antes, acredito que não seria uma interferência muito direta, penso que seja apenas uma coisa bem neutra, embora possa pesar na consiência. Para dar um exemplo, tem aquela conversa de "telepatia" entre ela e Frodo. E isso é algo inconciente.

Mas na visão de Frodo para o espelho em si, não acredito que tenha interferência, pois Frodo fica como desligado do mundo, apenas centrado no Espelho: seria um contato entre Frodo e o futuro, caso a Sociedade fracassasse. Mas o que é relatado no livro acredito que Tolkien deva ter citado só parte, pois Frodo deve ter tido outras visões.

meerah_vanya disse:
Ou ainda: o espelho então captava o que a pessoa temia ser possível, mas que não admitia; e podia fazer com que ela enxergasse isso?

O espelho seria como um sábio que analiza o ser que o usa, assim como Gandalf que percebe algo pelos olhos de alguém. A pessoa não adimite para si que via perder, dizendo "Eu vou perder" mas este previa isso, ele sentia isto, pois a pressão da guerra sobre este é grande quando este esta ameaçado.

O espelho, vamos dizer assim, podia captar o que este sentia fisicamente e psicologicamente, portanto ele poderia ser "falso" e não dizer as coisas certas.

Galadriel podia ver sim, pois como Gandalf, ela sentiu no Frodo. Ela mesma adimite ter visto o que Frodo viu.
 
"Sr Cachopardo" disse:
O espelho, vamos dizer assim, podia captar o que este sentia fisicamente e psicologicamente, portanto ele poderia ser "falso" e não dizer as coisas certas.
Trocando em miúdos: ele mostrava exatamente o que a pessoa pensava sobre o mundo e sobre si mesma, enfim, sobre as coisas. E isso?

Sr Cachopardo disse:
Pelo que eu sei, o personagem Harry tem uma visão de seus pais no espelho, e isso eu acredito que assim como em todas mitologia é uma menção aos espelhos mágicos, aliás, Rowling faz isso. Portanto é sim o mesmo estilo das visões...

Mas o espelho de HP mostrava o desejo das pessoas... o de Galadriel não...

Você está querendo dizer que as visões é que se pareciam? Que os espelhos eram "primos" por assim dizer?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo