• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O espaço sideral na obra de tolkien

Virgo Shaka

Usuário
Eu estava pensando, quando li o tópico sobre a morada dos Ainur e de Eru: quando Ele criou Eä(o q se nao estou enganado seria nosso universo e espaço sideral) havia apenas arda no meio(o q provavelmente seria influenciado pela teoria de q a terra eh o centro do universo); e q depois, Varda "iluminou o céu com as estrelas", como se o céu fosse uma película, ou uma camada de cristal(da mesma forma q seria constituido o espaço segunda akela teoria) e as estrelas apenas pontos luminosos nessa camada.
Então tolkien nunca considerou q o seu mundo pudesse evoluir, q o humanos dessa arda pudessem criar uma tecnologia suficiente pra viajar pelo espaço?Ou o fato de Varda criar as estrelas seria q ela criou os astros do universo?
 
Acho que se Tolkien fosse pensar em suas criaturas no espaço sideral, teríamos uma Trilogia tão grande quanto Senhor dos Anéis, versando apenas sobre este tema...

Ou então, vai ver que a Trilogia Star Wars foi escrita por Tolkien, que vendeu secretamente para George Lucas... sempre que vejo Yoda, penso que ele é um elfo disfarçado... :lol:
 
LOL
não estou dizendo dele escrever sobre suas criaçoes indo pro espaço, mas sim se ele sequer considerou essa possibilidade(axo q nao), pois tudo q ele escreveu sobre isso foi tao....bíblico(podre:p)
 
Acho que se Tolkien resolvesse adentrar neste tema, sua obra perderia muito de seu caráter mitológico... um dos seus principais atrativos...
 
Virgo Shaka disse:
LOL
não estou dizendo dele escrever sobre suas criaçoes indo pro espaço, mas sim se ele sequer considerou essa possibilidade(axo q nao), pois tudo q ele escreveu sobre isso foi tao....bíblico(podre:p)

E é para ser bíblico Virgo, já que essa é a versão dele para o Gênesis! :-)
Para criar a Cosmogonia (mito da criação) de sua obra, Tolkien mesclou o mito de criação da bíblia com os mitos nórdicos.
E como Arda é um mundo de ficção mitológica e não de ficção científica, nós temos Arda no centro de Ëa (a Terra situada no centro do universo é tema recorrente de várias mitologias), as estrelas são Lâmpadas acesas por Varda no firmamento e não outros sóis situados a grandes distâncias, o Sol e a Lua são a flor e o fruto das Duas Árvores de Valinor e não corpos celestes, e por aí vai...
E outra coisa, Tolkien não só considerou de as criações dele irem para o firmamento como ele mesmo pôs um lá!!! Afinal de contas até hoje se você olhar pro céu logo antes do amanhecer você vai ver Ëarendil passeando no seu neu navio com um Silmaril na popa!! :mrgreen:
Mas se você pensou nelas viajarem para o espaço sideral como ele realmente é aí é outra história..... :obiggraz:
 
Sim, eu acho que se o Professor explorasse mais esse tema em suas obras ele sairia do seu objetivo inicial que era criar uma mitologia.

Mas se quer saber a minha opnião sobre os astros e tudo mais, eu digo que não acho que Ea seja o nosso universo e espaço sideral. Primeiro que os dois astros principais para nós, ou pelo menos os mais comuns aqui, o sol e a lua, em Ea não podem ser considerados astros, já que o sol é o último fruto que Laurelin deu após o ataque de Melkor e Ungoliant, e a lua é a última flor de Telperion, ambos colocados em naves que cruzam os céus sendo puxados por dois maiar, Arien(acho que é essa) e Tillion respectivamente.

Então podemos cancelar a teoria de sistemas solares, já que o sol é uma estrela aqui que em sua formação acabou "produzindo" os planetas que giram em torno dele. E sabemos que esse não é o casode Arda.

Outro ponto a ser considerado, no noso universo as estrelas nascem apartir do agrupamento de gases até eles explodirem(acho que é isso, se estiver errada me corrijam) e são gigantescas, em Ea, Varda mesma cria as estrelas, sendo varias delas originárias dos toneis de orvalho de Telperion e Laurelin, como se as estrelas fossem "gotas" no céu, e Varda obviamente deve ter acrescentado algo mais. Isso me leva a crer que de longe as estrelas daqui e de lá podem ser iguais, mas no nosso universo não aguentaríamos nem nos aproximar o bastante de uma estrela, mas em Ea acho que seria possível chegar perto ou pelo menos verificar que não são tão grandes assim.

E mais uma coisa, que eu saiba não há nenhuma menção, nem mesmo bem breve, sobre estrelas cadentes, cometas e etc. Isso obviamente não é necessário a obra, mas acho que se existissem em Ea como existe no nosso universo, pq deveria haver pelo menos um acontecimento de um desses corpos celestes(acho que é assim que se chamam) caindo em Arda ou pelo menos passando perto. Ou se Varda é a criadora talvez tivesse sido falado no Silmarillion, pois lá se fala de acho que tudo que cada Valar criou ou fez.

Tipo, acho que é isso. Mas talvez fosse bom o pessoal dar suas opniões também pq eu posso estar errada e não li o HoME nem o Letters para confirmar certas coisas. Estou fazendo suposições que me parecem as mais certas.
 
Eldarwen disse:
E mais uma coisa, que eu saiba não há nenhuma menção, nem mesmo bem breve, sobre estrelas cadentes, cometas e etc.
Na verdade existe no Silmarillion um trecho que fala que a espada Anglachel (mais tarde renomeada Gurthang pelo Túrin) e sua espada-irmã Anguirel foram forjadas do ferro que caiu do firmamento como uma 'estrela cadente' pelo Elfo Negro Eöl.
Acho que esse é o único trecho de todas as obras que faa algo sobre meteoritos, agora sobre cometas eu nào lembro de ter visto em lugar nenhum.
 
eh, realmente perderia muito desse carater q eh o objetiv inicial...e mesmo assim, estive pensando e a epoca q tolkien escreveu isso, a ideia de se ir ao espaço era meio vaga, certo?entao axo q ele nem se preocupou muito com isso.
alias, vcs jah perceberam tbm q no silma tem um trecho q mais ou menos explica aquele conceito de q a terra era plana?
 
Existe na obra de tolkien, pelo menos todos os planetas da via-láctea...

não me lembro a fonte, mas de cabeça eu me lembro que Vênus se chamava Eärendil eu acho e Plutão era Nenar...

há também o seu, composto de várias estrelas e constelações... vocês podem achar estes desenhos na net... dei uma procurada, mas a página que eu tinha saiu do ar.
 
Fingolfin *§* disse:
Existe na obra de tolkien, pelo menos todos os planetas da via-láctea...

não me lembro a fonte, mas de cabeça eu me lembro que Vênus se chamava Eärendil eu acho e Plutão era Nenar...

Poxa... :osigh:

Se alguém souber direitinho onde eu acho isto, por favor, poste aqui...

Fiquei curioso agora...
 
Dos planetas do Sistema Solar (não Via Láctea) eu sei que Tolkien menciona Vênus (que era Vingilot, o navio do Eärendil, com a Silamril na popa) e Marte (chamada de Borgil). Já das constelações temos as Plêiades (chamada de Remmirath, as estrelas enredadas) a Ursa Maior (chamada de Foice), e Órion (chamada de Menelvagor, o Espadachim do Céu).
Fora esses exemplos eu não lembro de mais nenhum. E todos (menos Vênus) esses exemplos estão no A Sociedade do Anel, logo nos primeiros capítulos.
Se alguem sabe de outros nomes de corpos celestes, e onde nas obras eles são mencionados postem aqui!
 
a fonte era www.tolkien-archives.com ... mas essa página sofreu uns problemas e já não existe mais... era um ótimo ensaio sobre o assunto

http://website.lineone.net/~istari/me-stars.htm aqui vc encontra alguma coisa...

pode também pesquisar por esses nomes na encyclopedia de Arda...

eu consegui algo em frances... não sei se ajuda muito...

Elemmírë Mercure, « Le Joyau d'Etoile » (elen « astre » et mírë « joyau »).

Eärendil Venus, « L'Amoureux de la Mer » (ëar « mer » et -ndil « ami, amoureux »).

Carnil Mars, « La Rouge » (caran « rouge »).

Alcarinquë Jupiter, « La Glorieuse » (alcar « éclat, splendeur » et -inqua « plein »).

Lumbar Saturne, « La Sombre Nuageuse » (lumbo « nuage » et/ou lumbule « ombre »).

Nénar Neptune, « L'Humide » (nen « eau » - le nom a d'abord été attribué à
Uranus, puis Tolkien semble ensuite l'avoir appliqué à Neptune, par association avec le dieu des océans).

Luinil Uranus, « La Bleue » (luin « bleu », voir aussi Nénar).

Bom... como pode ver Nénar pode ser usado pra Netuno ou Uranos (e não plutão como eu tinha dito) mas por algum motivo aí que está escrito em frances e eu não entendo... o autor decidiu por Netuno...

Texto completo em http://www.jrrvf.com/hisweloke/site/articles/geographie/astronomie/

uma pena q o Tolkien Archives não tenha mais esse ensaio... era muito completo, mostrando até o mapa do céu de Arda.

Eu achei apenas esse mapa http://www.seventhage.freeserve.co.uk/r16starspic.html
mas não é tão bom... tá meio confuso...

Veja que a idéia da existencia de astros está mais de acordo com O Senhor dos Anéis doq com o Silmarillion que conta lendas para a criação do Sol, da Lua, da Estrela de Eärendil...

Tolkien nunca teve como reescrever o Silmarillion para adaptar aos fatos contados em O SDA...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo