• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Esoterismo do Senhor dos Anéis

The White

Usuário
O site gnóstico www.fundasaw.org.br de Curitiba, fez um estudo sobre o SdA e entre muitas outras coisas diz que: "o filme retrata uma realidade elemental ocorrida em tempos tão remotos da terra e em dimensões astrais que a humanidade não alcança imaginar."

Para quem tem curiosidade em ler esta matéria na íntegra e descubrir as ligações ditas por ele haverem, por exemplo, entre A Terra-Média e a Origem do Mal e a Os Anéis de Poder e os dois Caminhos, o link é: http://www.fundasaw.org.br/senhor_aneis/index.shtml

[Alerta Valinor: é importante ressaltar que a matéria em questão é uma opinião particular do respectivo site e seus autores e deve ser lido de forma crítica e tendo consciência que é uma interpretação da obra que não encontra respaldo nas idéias ou intenções do próprio Tolkien, encontradas em sua biografia e cartas. Tolkien não era um místico]
 
Eu acho q eles levaram muito em consideração o q eles acham e não o que Tolkien achava(como vc disse), bom, pelo menos eles gostam da estória...
 
tp eu acho que cada um deve acreditar no que seu coração diz...
vivemos em tempos muitos dificeis, e nada do que se fala eh real...e muitos de nós nao sabemos o que se passava na mente de Tolkien quando "ele" "criou" suas "historias" ou qnd "fez" as linguas de arda...
e sendo assim devemos ver o que cada personagem nos transmite...se vc nao os considera real, saiba que por vc ser fã do sda ela é viva em seu coração e mente, e isso já é o bastante...
vc sabe q quando se le uma pequena passagem do livro em sua mente as palavras se tornam imagens, e vc ve os personagens nao como no filme, mais com outras fisionomias...e digo isso a todos...
bom cada um tire sua conclusão....
Beijos a toda a equipe valinor...
GaLaDr|eL...a Elbereth...

Nem tudo o que é ouro fulgura...(Bilbo)
 
O conteúdo até que tem algo bom para extrair, mas é bom ter alguns cuidados ao ler textos desse tipo. E isso vai realmente da maneira que a pessoa interpreta.....Mas, é melhor não "viajar" muito como eu acho que foi o caso do autor lá do texto. Tolkien vai bem mais do que "misticismo". Aliás, ele não era católico??
 
Eu acho q esses caras viajaram demais nas obras.. tdo bem, é nisso q eles acreditam, né??
fazer o q

Nai anar kaluva tielyanna
 
Varda Elbereth disse:
Tolkien vai bem mais do que "misticismo". Aliás, ele não era católico??

Fervoroso. Esse texto com certeza não seria de seu agrado. Mas é um texto interresante, apesar da visão estranha do autor.
 
E blá blá blá! Mais um dos fúteis comentários de mais um crítico. :|
O texto sobre Gandalf foi apenas um resumão do que tem sobre ele ao longo do livro! Valeu pela notícia The White, mas esse povo está começando a exagerar ao falar que Tolkien tem alguma coisa a ver com fenômenos místicos. Daqui a pouco irão falar que ele era hippie! Humpf...sinceramente! :x

GaLaDr|eL disse:
vc sabe q quando se le uma pequena passagem do livro em sua mente as palavras se tornam imagens, e vc ve os personagens nao como no filme, mais com outras fisionomias...e digo isso a todos...
bom cada um tire sua conclusão....
Beijos a toda a equipe valinor... (...)
Eu também acho, mas com a vinda dos filmes, algumas pessoas mudaram o seu modo de imaginar a ação e o desenvolvimento do livro. Mas eu ainda continuo vendo Mith (óia a intimidade! 8-)) com muuuuito mais poderes que no filme! :mrgreen:

_____
" What you want for me?!?!?!
To know my enemy!"
 
Ou o autor traçou um paralelo entre SDA e suas crenças pessoais ( alguns até interessantes, mas cabe a cada um de nós discernir o fantástico do que é interessante termos como considerações pessoais )..... ou ele delirou legal, misturando diversos dogmas religiosos, teorias maluquetes e idéias absurdas, pondo tudo isto num caldeirão onde de fato existem balrogs e elfos em nosso mundo real!!!
Não deixou de ser divertido! :wink:

Concordo com o que Mithrandir The White escreveu... na minha visão Gandalf tem um cajado muito maior do que o do filme (vide as passagens : A Voz de Saruman e A Boca de Sauron )...quando Gandlaf fala...os demais abaixam a orelhas! E tenho dito!
:twisted:
 
Ou o autor traçou um paralelo entre SDA e suas crenças pessoais ( alguns até interessantes, mas cabe a cada um de nós discernir o fantástico do que é interessante termos como considerações pessoais )..... ou ele delirou legal, misturando diversos dogmas religiosos, teorias maluquetes e idéias absurdas, pondo tudo isto num caldeirão onde de fato existem balrogs e elfos em nosso mundo real!!!
Não deixou de ser divertido! :wink:

Concordo com o que Mithrandir The White escreveu... na minha visão Gandalf tem um cajado muito maior do que o do filme (vide as passagens : A Voz de Saruman e A Boca de Sauron )...quando Gandlaf fala...os demais abaixam a orelhas! E tenho dito!
:twisted:
 
Muitos falam o que acham das obras dos outros, muitas vezes fazendo um paralelo a conceitos próprios.

Este é mais uma caso. Ao contrário do que qualquer relação feita à vida de Tolkien (utilizando-a como fonte de pesquisa para entendimento de suas obras), outras referências não podem ser feitas.

Se um espírita fizer uma interpretação das obras de Tolkien, ela será de uma forma. Se for um budista, a interpretação será outra, e assim por diante.

Não estou fazendo nenhuma crítica a qualquer religião, mas se houvesse qualquer referência, esta provavelmente seria com base no catolicismo, tendo em vista a vida do autor. No entanto, este mesmo já deixou claro que não há nenhuma referência em suas obras, embora se possa encontrar semelhanças a conceitos religiosos ou mitológicos.

Desta forma, prefiro acreditar nas palavras do autor, e não me deixar levar por uma outra forma de visão das obras.

Na verdade, somente Tolkien poderia tirar qualquer dúvida acerca de suas obras, e qualquer significado.
 
A "Mitologia" de Tolkien é tão profunda e bem elaborada que poderia se dizer que de forma mais sutil ela não deixa de existir, para o leitor... rsrs... eu já havia visto este site gnóstico antes, mas acho que realmente esses caras deram umas viajadas. Apesar disso, existe muita coisa interessante, como sobre o que diz respeito aos Nazgûl. Agora, o resto, é algo bem complicado, em Ocultismo existem teorias que embasam bem tudo isso que o site fala. Aliás, existem pessoas que veneram Valar do panteão criado nas obras de JRR Tolkien [Melkor, Manwë... etc]... como existem alguns que veneram os deuses criados por Lovecraft. "Há muito mais mistérios entre o céu e a Terra do que pensa tua vã filosofia"... [Shakespeare, me parece que não era muito do agrado de Tolkien, acho um outro ótimo autor]
 
:o?:

Eu particularmente acho q vces estao pegando muito pesado com suas criticas pessoais sobre o dito texto gnostico, o autor em nenhum momento difama ou ofende a excelente obra de nosso estimado Tolkien, pelo contrario ele nos proporciona uma visao maior, expandida do universo criado por Tolkien, sem, de maneira nenhuma, criticar a obra...
Acho q vces deveriam ler novamente , dessa vez com a mente mais aberta e prestando mais atenção...
Na minha opiniao eu gostei.

Valeu!
 
sidark disse:
:o?:

Eu particularmente acho q vces estao pegando muito pesado com suas criticas pessoais sobre o dito texto gnostico, o autor em nenhum momento difama ou ofende a excelente obra de nosso estimado Tolkien, pelo contrario ele nos proporciona uma visao maior, expandida do universo criado por Tolkien, sem, de maneira nenhuma, criticar a obra...
Acho q vces deveriam ler novamente , dessa vez com a mente mais aberta e prestando mais atenção...
Na minha opiniao eu gostei.

Valeu!

Não se trata de uma crítica por difamação ou ofensa, mas sim que assim como a Bíblia (e isso ocorre muito hoje em dia), cada um dá a interpretação que quiser.

No entanto, a crítica vai por novamente estarem se aproveitando da obra para faturar algum (não é o caso) ou chamar a atenção.

Isso é normal ocorrer quando algo pode ser explorado de muitas formas, mas com certeza o texto não revela a intenção do autor dos livros, e por conseqüência, não expressa o sentido do mesmo.

O prefácio do livro é claro ao esclarecer isso, e é triste ver que estão tentando aproveitar-se de tais fatos para chamar a atenção.

Seria a mesma coisa se falassemos que Harry Potter é um incentivo principalmente às crianças de começarem a trabalhar a bruxaria.

Não é essa a intenção, com certeza, assim como o texto citado não passa de mais uma viagem na estrada dos 15min de fama.

E ainda lhe digo, que nós não pegamos pesado, você tem que ver comos os ditos "puristas" das obras de Tolkien massacraram os filmes, e com certeza apedrejariam e crucificariam o texto citado.

A nossa crítica baseia-se no fato de que o texto não pode ser encarado como resumo final da ópera, até porque somente quem poderia dar esta seria o próprio Tolkien. E como suas raízes e fundamentos eram eminentementes católicos (fervoroso, por sinal), é difícil de acreditar que o texto expresse a intenção do autor dos livros.

Mas como já disse, fica difícil de se ter a certeza de qual era a intenção dele.
 
Eu acho q eles só querem mais gente p essa igreja gnóstica, e como disseram lá em cima, Tolkien era católico e não ia gostar muito de ver Sda como um texto mistico 8O
 
Ainda estou a ler os textos, mas não é a primeira vez que eu vejo esse tipo de coisa, e infelizmente não será a última: interpreta-se alguma coisa de acordo com os próprios "interesses", deturpando o sentido original, sem levar em consideração as opiniões do próprio autor sobre a sua Obra e os motivos da sua criação.
 
Pessoal os gnosticos sao muito antigos, eles ainda trazem o conhecimento do "cristianismo Primitivo" antes de tornar-se romano, ou seja "catolico".....Falo porque estudo isso ha anos.....E conheco esse pessoal, sei que nao ha nenhum interesse.....E nao ha comercio entre eles.....E se voces pesquisarem a palavra 'catolico' significa em grego: UNIVERSALISTA.
 
nulyan disse:
Pessoal os gnosticos sao muito antigos, eles ainda trazem o conhecimento do "cristianismo Primitivo" antes de tornar-se romano, ou seja "catolico".....Falo porque estudo isso ha anos.....E conheco esse pessoal, sei que nao ha nenhum interesse.....E nao ha comercio entre eles.....E se voces pesquisarem a palavra 'catolico' significa em grego: UNIVERSALISTA.

Muito embora o assunto da notícia não é sobre a verdade ou não da Gnose, é importante ressaltar que as diferenças são muito maiores.

A Gnose não traz em sua definição um único fundamento religioso, mas sim de todos, como um rápida leitura do referido site já nos demonstra.

Assim, se fossemos comparar as duas linhas espirituais (se assim pudermos defini-las), verificaremos que as diferenças são grandiosas, e tendo em vista que Tolkien era fundamentalmente católico, acredito que o texto gnóstico não pode ser aplicado aos livros de SDA.

Ora, Tolkien nasceu em 1892, e teve sua formação religiosa no catolicismo europeu do início do século passado, que era muito mais rigoroso do que hoje. E lembrem-se, Tolkien era um católico fervoroso.

Muitos até já fizeram uma analogia das suas obras com a Bíblia, e encontraram muitas semelhanças, o que demonstra que, se houve algum fundamento religioso que possa ter influenciado suas obras, com certeza foi o catolicismo, eis que era a realidade que vivia.

Desta forma, por mais que estejamos vivendo um período onde o misticismo está em alta, entendo que o texto gnóstico não pode servir como explicação da obra de Tolkien, por mais que respeito aqueles que seguem a Gnose ou qualquer outro fundamento religioso ou espiritual.

Estamos tratando de fatos (Tolkien era católico fervoroso e suas obras sofeream influência por isso), e não de conceitos (quem é melhor: o catolicismo ou a gnose, ou seja lá quem for), que são pessoais.
 
nulyan disse:
Celeborn eu te entendo....E fico contente com sua resposta gentil....Obrigada!!!!

Espero que realmente não tenha te ofendido ou qualquer coisa do tipo, realmente não é a minha intenção, pois como já disse, mesmo tendo as minhas opiniões pessoais acerca dos referidos fundamentos religiosos, em nenhum momento quiz (e nem quero) discutir quem é o melhor ou quem está certo.

Fiz tão somente uma análise de fatos, como já disse.

Se por acaso ocorreu de ter ofender, peço que me perdoe. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo