• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O ESCATOLÓGICO, o Juízo Final, o Amargedom / Condenação de Melkor e Gorthaur?

Lord Khamûl

Usuário
Algo me intrigou muito!

As vezes pode parecer estranho e ambíguo o que vou levantar, mas preciso:

Baseados em algumas informações sobre a Segunda Profecia de Mandos http://www.valinor.com.br/artigos/textos-de-tolkien/a-segunda-profecia-de-mandos/

e sobre uma discussão aqui neste tópico: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=45674&highlight=ju%EDzo+final

Eu li algumas coisas nos Contos Inacabados e em algumas cartas especificamente a carta 211, fiquei imaginando coisas...:roll:, o livre arbítrio, a indestrutibilidade e tal...:roll:

Bom, eu enumerei alguns pontos:

1- Esse fim de Melkor ou batalha final estaria para acontecer?

2- Eru libertaria Melkor e o mesmo teria o direito a uma liberdade temporária para ver até que ponto ele iria com sua maldade e quais seriam seus seguidores para essa última batalha com características escatológicas?

3- Qual o real comprometimento de Arda com esses eventos?

4 -E com relação a Sauron? Teria ele a condição se reencarnar em um corpo físico com seus espectros para luterem a favor de Melkor?

5- Qual a influência e envolvimento dos homens nesta participação escotológica?

6- Qual o fim para todas as coisas?

7- Melkor de joelhos reconhecendo o poder celestial de Eru e logo em seguida lançado no inferno onde as almas nunca dormem e sim vivem no tormento eterno?

São perguntas que talvez soem com "bobas", mas é preciso, pois lendo sobre varios eventos seculares de nossa realidade, me veio uma lembrança:

Eu comparei Melkor ao Anticristo, a besta 666... E assim vai...

Louco né!...
 
Última edição:
Eu acharia muito interessante de Melkor e seus seguidores realmente mudassem seus corações para o Bem. Assim a paz reinaria em Arda! :grinlove:
 
De acordo com a Segunda Profecia de Mandos, ponderando de forma breve, Melkor não será libertado por Eru (pelo quem me recordo, quem prendeu melkor no eterno vazio foram os Valar). Ele descobrirá como fugir de lá.. e assim alguns de seus servos que estão presos com ele seguiraão seu lider.. a Batalha Final ocorrerá nos campos de Valinor.

"Naquele dia Tulkas lutará com Melkor, e à sua direita estará Fionwë (filho de Manwë e Varda) e à sua esquerda estará Turin Turambar, filho de Hurin, Mestre do Destino; e será a espada negra de Turin que trará a Melkor a morte e fim definitivo; e então os Filhos de Hurin e todos os homens estarão vingados".

"Então os Silmarils serão recuperadas do mar da terra e do céu; pois Eärendil descerá e dará aquela chama a qual mantinha posse (o Silmaril). Então Fëanor utilizará as Três e com seu fogo reacenderá as Duas Árvores, e uma grande luz surgirá; a as Montanhas de Valinor serão rebaixadas, para que a luz possa atingir o mundo todo. Naquela luz os Deuses se tornarão novamente jovens, e os Elfos despertarão e todos os mortos ressuscitarão, e o propósito de Ilúvatar estará completo em relação a eles. Mas dos Homens naquele dia a profecia não fala, com exceção de Turin apenas, e ele é nomeado entre os Deuses".

basicamente isso.. nada de inferno para Melkor ou seus seguidores, nada de outra prisão..

REFERÊNCIA
 
Última edição:
Nossa, Saitor! Não são perguntas bobas, pelo contrário, elas são tão profundas e complexas que suspeito que nem o próprio Tolkien teria as respostas. Eu acho que esse seria o final das coisas como conhecemos, e talvez um recomeço. Talvez os Valar voltem a ser Ainur e habitar o vazio.
 
Eu acharia muito interessante de Melkor e seus seguidores realmente mudassem seus corações para o Bem. Assim a paz reinaria em Arda! :grinlove:

Não estamos tratando de filmes da disney ^^
brinks

cara, essas dúvidas são dúvidas reais no nosso cotidiano. e, pondo nosso cotidiano como se vivessemos em arda, essas perguntas soam completamente interessantes.
vou acompanhar toda a dialética daqui ^^
parabéns por mais um belo tópico
 
Nossa Alberto!

Isso é na verdade muito complexo, profundo e que nos remetem a pensamentos que podem ser comuns a alguns aqui sobre o fim de todas as coisas (se é que existem).
Embora minha preferência e conhecimento é mais para o espiritismo eu tenho que colocar alguns pontos, mas tenho que antes analisar (copiar e colar) suas perguntas para ver se posso responder.

Há algumas características nas obras que me lembram em alguns pontos um momento atual voltado para a escologia (doutrina que estudo o fim dos tempos/cristianismo).

Realmente eu vejo Melkor ou o sinto como o Lúcifer ou o próprio anticristo personificado em uma pessoa (homem).

Questões:

1, 2 e 3 - tenho que ler essas cartas e dar uma olhada nos Contos e Silmarillion, mas se há indícios de um fim dos tempos para Melkor, acho que é viável associá-lo ao anticristo e/ou Lúcifer no fim dos tempos de reinado do inimigo de Deus/Eru - 666 no cerco a Israel, onde todas as nações se voltam contra o estado israelense e quando tudo parece que está no fim, Jesus Cristo desce e pisa na Terra juntamente com seus anjos, Gabriel e através de uma batalha prendem Lucifer durante mil anos.... Se verificar desta forma o fim de Melkor há algumas semelhanças interessantes, ou seja, nós homens de Arda estamos no fim dos tempos...

4 - Não sei ao certo sobre o destino de Sauron e os espectros em um retorno para auxilio de Melkor...

5 - Acho que os homens têem envolvimento direto ou indireto no destino de Arda e Terra...

6 - O fim seria a paz eterna aos homens...os elfos seriam uma sombra do passado que nunca voltaria...

7 - Não sei ao certo o destino de Melkor, mas a morte dele poderia ser o próprio lançamento ao inferno, mas não um inferno onde se tem fogo e enxofre mas sim em um vazio de sofrimento, angústia e dor de alma...solidão e tormentos diabólicos que ele mesmo criou...

Muito profundo mesmo!

Parabéns!!!
 
Hum... não vou fazer nenhuma analogia com o Fim dos Tempos (o bíblico, não o do Shymalan); como já disseram em outros tópicos, o Legendarium bebe de muitas fontes mitológicas e cristãs.

Melkor escapará no final dos tempos, como reza o Silmarillion. Isso significa que, tanto Arda quando o poder que manteve o Vala aprisionado estarão enfraquecidos devido ao desgaste de milhares e milhares de séculos (sempre lembrando que nem mesmo os Ainur estão a salvo da carga crescente das Eras); o que é uma ironia pois, o lugar para onde Melkor foi mandado está fora da contagem do Tempo e mesmo não possuindo o esplendor de outrora, ele será capaz de romper os Portões da Noite para um último acerto de contas com os Valar.

O resto da Profecia, todo mundo já sabe como termina. Apesar de minha objeção ao fato de que será Túrim o algoz de Morgoth, não deixa de ser uma forma de justiça poética para a família de Húrin.
 
Hum... não vou fazer nenhuma analogia com o Fim dos Tempos (o bíblico, não o do Shymalan); como já disseram em outros tópicos, o Legendarium bebe de muitas fontes mitológicas e cristãs.

Melkor escapará no final dos tempos, como reza o Silmarillion. Isso significa que, tanto Arda quando o poder que manteve o Vala aprisionado estarão enfraquecidos devido ao desgaste de milhares e milhares de séculos (sempre lembrando que nem mesmo os Ainur estão a salvo da carga crescente das Eras); o que é uma ironia pois, o lugar para onde Melkor foi mandado está fora da contagem do Tempo e mesmo não possuindo o esplendor de outrora, ele será capaz de romper os Portões da Noite para um último acerto de contas com os Valar.

O resto da Profecia, todo mundo já sabe como termina. Apesar de minha objeção ao fato de que será Túrim o algoz de Morgoth, não deixa de ser uma forma de justiça poética para a família de Húrin.

Eu também não prefiro ffazer comentario sobre o fim do tempos.

A parte em que você (Elring) fala que Melkor vai "romper os Portoões da noite" me deixa encucado, acho que a explicação para isso esta no poder dicipado de Melkor. Para onde foi esse poder depois que suas criaturas passaram de existir? Não seria de volta a fonte de onde veio?
 
1- Esse fim de Melkor ou batalha final estaria para acontecer?
Sim!

2- Eru libertaria Melkor e o mesmo teria o direito a uma liberdade temporária para ver até que ponto ele iria com sua maldade e quais seriam seus seguidores para essa última batalha com características escatológicas?
Não. Ele escapou.

3- Qual o real comprometimento de Arda com esses eventos?
Total. Afinal era a arda que melkor queria.

4 -E com relação a Sauron? Teria ele a condição se reencarnar em um corpo físico com seus espectros para luterem a favor de Melkor?
Não!

5- Qual a influência e envolvimento dos homens nesta participação escotológica?
Ajudariam os Valar, como sempre foi. Afinal, estaria ali alguém que quer destruir o mundo onde eles vivem.

6- Qual o fim para todas as coisas?
Que isso? Discussão filosófica? Mitologicamente só quem sabe responder essa pergunta é Eru


7- Melkor de joelhos reconhecendo o poder celestial de Eru e logo em seguida lançado no inferno onde as almas nunca dormem e sim vivem no tormento eterno?
Não. Melkor destruindo. Ponto final.

São perguntas que talvez soem com "bobas", mas é preciso, pois lendo sobre varios eventos seculares de nossa realidade, me veio uma lembrança:

Eu comparei Melkor ao Anticristo, a besta 666... E assim vai...

Louco né!...
Nenhuma pergunta é boba.

O que acontece é que você está tentando encaixar duas coisas diferentes. O mundo real e o Universo de Tolkien.

Apesar de Tolkien ter escrito a história para ser a nossa mitologia, sabemos que isso é só fantasia. Que não é real. Então, volto a dizer o que o próprio Tolkien disse no livro.
Não há alegorias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo