• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O erro de Saruman

Saruman não poderia ter evitado a sua própria ruína?Em outras palavras:Ele poderia ser equilibrado(como Gandalf)e não ser tão cobiçoso?Eu não consigo me conformar com o mago mais poderoso dos 5,que se deixou levar pela sedução do poder absoluto.Saruman era o mais sabio dos 5 magos e,mesmo assim,foi fraco,não soube escolher o caminho certo_O que levou Saruman a seguir o caminho da sua própria destruição?Talvez o problema seja muito mais complexo do que imaginamos...
 
Pois é... é como Gandalf sempre diz: "É perigoso se aprofundar nas artes do Inimigo, para o bem ou para o mal."
E foi isso que Saruman fez. Não sei se existe explicação mais concisa...
 
Falou tudo máscara. Primeiramente ele demonstrava interesse nas forças de Sauron para descobrir uma fraqueza e explora-la para o bem, mas com o tempo ele se deixou seduzir por esses poderes e passou para o outro lado
 
Isso me lembra os Noldor.... (eu não li Silmarilion, portanto posso estar errado), que eu saiba Sauron conseguiu enganar os Noldor, pois estes desejavam muito conhecimento, e Sauron "os dá" o conhecimento, mas assim os engana e faz o Anel do Poder para controlar todos os anéis feitos, e governar Terra-Média... o que também seeria sobre o que Gandalf disse, pois tanto os Noldor quanto Saruman, ao se aprofundarem nas técnicas do Inimigo, acabam fazendo o mal.
 
Saruman era mais sabio que Gandalf no que diz respeito ao conhecimento das forjas dos aneis do poder.
E ele aparentemente desde que se aprofundou nesse assunto, tinha como objetivo, ter para si o Um anel e não ajudar os povos da TM a destrui-lo. E era extremamente orgulhoso de seu poder e tinha inveja de Gandalf por isso qdo este da a Saruman a chance de se redimir, ele a rejeita e foge.

Qto aos Noldor, eles sempre tiveram em si o desejo e a habilidade de subcriarem e Sauron utilizou-se dessa habilidade e orgulho que eles tinham para induzi-los a criarem os anéis do poder.
 
Ambos, noldor e Saruman fizeram "maquinaria", q eh ao q parece a maior "agresão" q alguem podia fazer quanto a natureza de Arda
 
Ah sim, entendi maquinária no sentido literal da palavra... Se bem que Saruman fez maquinaria no sentido literal da palavra... Em Isengard havia várias máquinas a vapor, e no Condado ele "automatizou" o moinho de Ted Ruivão
 
Mas deve-se lembrar que Saruman era "considerado" o mais sábio. No entanto, Gandalf de fato o era desde o início. É só lembrar que Círdan o reconheceu e o confiou em segredo o Anel de Fogo, e não aos outros Istari, quando chegaram a Terra-média. Também das palavras da própria Varda, "Não como terceiro",referindo-se a Gandalf.
 
Também das palavras da própria Varda, "Não como terceiro",referindo-se a Gandalf.

Realmente, ele chegou em ultimo :lol:
Mas deve-se lembrar que Saruman era "considerado" o mais sábio. No entanto, Gandalf de fato o era desde o início.

Depende do tipo de sabedoria, Gandalf era sabio com pessoas, Saruman era sabio com maquinas.
 
Imaginem se Saruman estivesse do lado da Sociedade na luta contra Sauron!Com certeza haveria mais facilidade em derrotar Sauron.Seria bom ver Saruman ao lado de Gandalf,mas....infelizmente Saruman escolheu a sombra,a cobiça o derrotou... :(
 
Imaginem se Saruman estivesse do lado da Sociedade na luta contra Sauron!Com certeza haveria mais facilidade em derrotar Sauron.Seria bom ver Saruman ao lado de Gandalf,mas....infelizmente Saruman escolheu a sombra,a cobiça o derrotou...

Tlvez não, olha bem, Saruman tinha o palantír, aí qndo foi derrotado o Gríma jogou o palantie pela janela, aí o Aragorn se reveleu pra Sauron q atacou antes do esperado e foi derrotado, se Saruman não fosse do mal ele não teria perdido o palantir, Sauron não atacaria antes do esperado, e como suas tropas estariam em Mordor e não em Gondor, eles pegariam Frodo e Sam passeando por lá, então ainda bem q saruman os traiu :pray:
 
Aragorn disse:
Saruman era o mais sabio dos 5 magos e,mesmo assim,foi fraco,não soube escolher o caminho certo_O que levou Saruman a seguir o caminho da sua própria destruição?Talvez o problema seja muito mais complexo do que imaginamos...

Ele era o mais poderoso entre os Istari, mas não o mais sábio. É mais provável que a sua ruína tenha sido o orgulho, coisa que os sábios não costumam demonstrar. Lembrem-se que ele foi mandado para a Terra Media para ajudar os povos livres contra a Sombra que se levantava mais uma vez. Talvez ele tenha visto que aqueles povos "inferiores" que ele deveria ter ajudado estavam além de qualquer esperança assim que se deparou com o poder de Sauron. Talvez, então, Saruman tenha pensado que, ao invés de destruir o Senhor do Anel, poderiam colocar outro em seu lugar. Alguém que fosse bastante poderoso, conhecedor das tradições e influente entre os sábios. Ele próprio, por que não? ;) O que impediria que esse desejo crescesse a ponto de virar uma obsessão? :D
 
Acho mais ou menos o que o Ea falou....


Conforme o tempo passsava, o Istar descobria mais coisas sobre as "artes" do Inimigo, e depois de tanto as estudar, acabou sendo corrompido, pois agora começava a desejar o Anel, o Poder. Resolve então se aliar com Sauron, para "juntos" governarem a Terra-Média com a Sombra novamente.
Porém, Saruman traiu tanto o bem quanto o mal, e acredito que o Anel o dominou ainda mais, a medida do tempo, que ele logo traiu Sauron também, querendo o Anel só para ele, e todo o Poder da Terra-Média também.
 
Não, ele nem usou o anel, ele desejou, era maldade dele msmo, não como gollum q se tornou mal depois de ver o anel.
 
Vamos evitar o uso de palavrões.

Será que o Saruman, por ser tão poderoso, um maia, da mesma "ordem hierárquica" que Sauron, não poderia ser mais suscetível à corrupção do Anel? Uma ambição muito grande, mais um potencial tão grande para controle, não poderia fazê-lo tentado pelo Anel da mesma forma que um simples hobbit que o usa?

É só uma idéia ingênua, mas uma idéia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo