1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Saruman não poderia ter evitado a sua própria ruína?Em outras palavras:Ele poderia ser equilibrado(como Gandalf)e não ser tão cobiçoso?Eu não consigo me conformar com o mago mais poderoso dos 5,que se deixou levar pela sedução do poder absoluto.Saruman era o mais sabio dos 5 magos e,mesmo assim,foi fraco,não soube escolher o caminho certo_O que levou Saruman a seguir o caminho da sua própria destruição?Talvez o problema seja muito mais complexo do que imaginamos...

2. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

Pois é... é como Gandalf sempre diz: "É perigoso se aprofundar nas artes do Inimigo, para o bem ou para o mal."
    E foi isso que Saruman fez. Não sei se existe explicação mais concisa...

3. Uruk-hai

Uruk-hai Usuário

Falou tudo máscara. Primeiramente ele demonstrava interesse nas forças de Sauron para descobrir uma fraqueza e explora-la para o bem, mas com o tempo ele se deixou seduzir por esses poderes e passou para o outro lado

4. Riff

Riff Usuário

Ele estudou tanto os aneis q acabou cobiçando-os, se (editado)

5. Inexistence

Inexistence Usuário

Isso me lembra os Noldor.... (eu não li Silmarilion, portanto posso estar errado), que eu saiba Sauron conseguiu enganar os Noldor, pois estes desejavam muito conhecimento, e Sauron "os dá" o conhecimento, mas assim os engana e faz o Anel do Poder para controlar todos os anéis feitos, e governar Terra-Média... o que também seeria sobre o que Gandalf disse, pois tanto os Noldor quanto Saruman, ao se aprofundarem nas técnicas do Inimigo, acabam fazendo o mal.

6. Guilbor

Guilbor Old Man

Saruman era mais sabio que Gandalf no que diz respeito ao conhecimento das forjas dos aneis do poder.
    E ele aparentemente desde que se aprofundou nesse assunto, tinha como objetivo, ter para si o Um anel e não ajudar os povos da TM a destrui-lo. E era extremamente orgulhoso de seu poder e tinha inveja de Gandalf por isso qdo este da a Saruman a chance de se redimir, ele a rejeita e foge.

Qto aos Noldor, eles sempre tiveram em si o desejo e a habilidade de subcriarem e Sauron utilizou-se dessa habilidade e orgulho que eles tinham para induzi-los a criarem os anéis do poder.

7. Riff

Riff Usuário

Ambos, noldor e Saruman fizeram "maquinaria", q eh ao q parece a maior "agresão" q alguem podia fazer quanto a natureza de Arda

8. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Os Noldor fizeram maquinaria? Como assim?

9. Riff

Riff Usuário

Segundo tolkien, tentar controlar a natureza como eles fizeram foi maquinaria, ele disse isso numa carta, não me lembro qual :think:

10. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Ah sim, entendi maquinária no sentido literal da palavra... Se bem que Saruman fez maquinaria no sentido literal da palavra... Em Isengard havia várias máquinas a vapor, e no Condado ele "automatizou" o moinho de Ted Ruivão

11. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

Mas deve-se lembrar que Saruman era "considerado" o mais sábio. No entanto, Gandalf de fato o era desde o início. É só lembrar que Círdan o reconheceu e o confiou em segredo o Anel de Fogo, e não aos outros Istari, quando chegaram a Terra-média. Também das palavras da própria Varda, "Não como terceiro",referindo-se a Gandalf.

12. Riff

Riff Usuário

Realmente, ele chegou em ultimo :lol:
    Depende do tipo de sabedoria, Gandalf era sabio com pessoas, Saruman era sabio com maquinas.

13. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

"Sabedoria para o bem."

14. Imaginem se Saruman estivesse do lado da Sociedade na luta contra Sauron!Com certeza haveria mais facilidade em derrotar Sauron.Seria bom ver Saruman ao lado de Gandalf,mas....infelizmente Saruman escolheu a sombra,a cobiça o derrotou... :(

15. Riff

Riff Usuário

Tlvez não, olha bem, Saruman tinha o palantír, aí qndo foi derrotado o Gríma jogou o palantie pela janela, aí o Aragorn se reveleu pra Sauron q atacou antes do esperado e foi derrotado, se Saruman não fosse do mal ele não teria perdido o palantir, Sauron não atacaria antes do esperado, e como suas tropas estariam em Mordor e não em Gondor, eles pegariam Frodo e Sam passeando por lá, então ainda bem q saruman os traiu :pray:

16. Eärendil

Eärendil Usuário

Ele era o mais poderoso entre os Istari, mas não o mais sábio. É mais provável que a sua ruína tenha sido o orgulho, coisa que os sábios não costumam demonstrar. Lembrem-se que ele foi mandado para a Terra Media para ajudar os povos livres contra a Sombra que se levantava mais uma vez. Talvez ele tenha visto que aqueles povos "inferiores" que ele deveria ter ajudado estavam além de qualquer esperança assim que se deparou com o poder de Sauron. Talvez, então, Saruman tenha pensado que, ao invés de destruir o Senhor do Anel, poderiam colocar outro em seu lugar. Alguém que fosse bastante poderoso, conhecedor das tradições e influente entre os sábios. Ele próprio, por que não? ;) O que impediria que esse desejo crescesse a ponto de virar uma obsessão? :D

17. Inexistence

Inexistence Usuário

Acho mais ou menos o que o Ea falou....

Conforme o tempo passsava, o Istar descobria mais coisas sobre as "artes" do Inimigo, e depois de tanto as estudar, acabou sendo corrompido, pois agora começava a desejar o Anel, o Poder. Resolve então se aliar com Sauron, para "juntos" governarem a Terra-Média com a Sombra novamente.
    Porém, Saruman traiu tanto o bem quanto o mal, e acredito que o Anel o dominou ainda mais, a medida do tempo, que ele logo traiu Sauron também, querendo o Anel só para ele, e todo o Poder da Terra-Média também.

18. Riff

Riff Usuário

Não, ele nem usou o anel, ele desejou, era maldade dele msmo, não como gollum q se tornou mal depois de ver o anel.

19. pra mim o Sauruman era um ambicioso, e acobou se fodendo por causa disso....
    bem feito pra ele huhu :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

20. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Vamos evitar o uso de palavrões.

Será que o Saruman, por ser tão poderoso, um maia, da mesma "ordem hierárquica" que Sauron, não poderia ser mais suscetível à corrupção do Anel? Uma ambição muito grande, mais um potencial tão grande para controle, não poderia fazê-lo tentado pelo Anel da mesma forma que um simples hobbit que o usa?

É só uma idéia ingênua, mas uma idéia.

Compartilhar