• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O enigma de Boromir

Segundo... as Palantiri não tinham a abilidade de penetrar nas mentes das pessoas... essa não é nem de longe a finalidade delas.
exato a finalidade delas era a comunicação, videofone da TM :mrgreen:
Então, por que quando Pippin olha para ela ele fica meio doidão?
Tipo, ele não fica no estado normal dele. Vcs entendem?
Por que deu de cara c/ Sauron ué, ele nunca foi muito corajoso e ñ fazia a menor idéia doque ia ver... imagina de repente dá de cara c/ O mal que assumbra toda a TM, é p/ ficar desesperado mesmo
 
Pooka disse:
E SAruman? Num podia ter sido ele? Afinal ele influenciou o rei do Rohan...

Mas não foi o Saruman quem dominou o rei Théoden. No filme foi, mas no livro o rei fica fraco por causa das palavras do lacaio de Saruman, Gríma Língua-de-Cobra. A palantír não tem nada haver aqui. Afinal Rohan não tinha nehuma delas.

Ceblanth :mrgreen:
 
Não era o palantir q influenciava a mente e sim o poder de quem a usa no caso Sauron. Pippin viu Sauron de frente... Assim como Aragorn, Saruman e Denethor. Dos três só o primeiro depois de encarar o senhor do escuro continuou legal... o resto ficou"babão" como o amigo falou.
Imagina então, é claro q dar de cara com Sauron era uma experiência forte, o poder de lidar com a mente era de Sauron não do Palantir que foi criado para comunicação.
No caso da dominação do rei Theoden, acho meio confuso no livro, mas a meu ver foi sim uma espécie de feitiço de Saruman, que se fez presente pela língua de Gríma...

Or I may be wrong...
Saudações cordiais.
 
Ceblanth disse:
Pooka disse:
E SAruman? Num podia ter sido ele? Afinal ele influenciou o rei do Rohan...

Mas não foi o Saruman quem dominou o rei Théoden. No filme foi, mas no livro o rei fica fraco por causa das palavras do lacaio de Saruman, Gríma Língua-de-Cobra. A palantír não tem nada haver aqui. Afinal Rohan não tinha nehuma delas.

Ceblanth :mrgreen:

entendi.. mas eu quando falei disso num quis dizer q ele teria feito alguma magia foi pelo lingua mesmo... Pois se fosse pensar pelo filme ai SAruman la mais parece um puxa saco do Sauron doq qq outra coisa! :disgusti:

Mas c ta certo, se bem q no final se ficar pensando em toda essa teoria de conspiração a culpa vai ser da Rosinha! hehehehe! :mrgreen:
 
mr_head disse:
No caso da dominação do rei Theoden, acho meio confuso no livro, mas a meu ver foi sim uma espécie de feitiço de Saruman, que se fez presente pela língua de Gríma....

Num achei confuso não. Tá bem explicado. Fala que Théoden fica daquele jeito, porque ouve tudo o que Gríma fala, se acomoda e fica impotente. Ele acredita piamente nas conversas de Gríma. Ainda mais depois que seu filho, Théodred morreu.

Bom, mas falando do tópico, ninguém pensou na possibilidade mais fácil de todas. Denethor detinha uma das Palantiri. Então, ele ficou sabendo que o Um estava nas mãos de um dos pequenos e ficou sabendo do Conselho. Chamou Boromir e pediu para ele ir até lá e ver o que tava pegando.
Lembrem que quando Boromir viu o Um ficou suspreso? Se ele ficou suspreso ele não sabia que o Um estava alí. Por tanto, nem seu pai sabia. Denethor teria contado a Boromir com quem estaria o Um. Mas se nem o rei sabia, seu filho tb não sabia.
Boromir foi até o Conselho para descobrir o que tava pegando na Terra-Média fora das fronteiras de Gondor e descobriu mais do que queria.

Ceblanth :mrgreen:
 
hmm..... talvez...... mas o boromir num tinha recebido essa mensagem num sonho?

bem, pelo menos pelo sauron a gente sabe que num foi :mrgreen:
 
E SAruman? Num podia ter sido ele? Afinal ele influenciou o rei do Rohan...

Não. O que provocou a insanidade em Denethor foi o confronto via palantir com o próprio senhor do escuro. O mesmo confronto que submeteu Saruman a ele.


mas então pelo o que Denethor viu nela, ele perdeu a razão...


Sauron usurpou a palantir de Minas Ithil. A de Orthank ficou com Saruman. A de Minas Tirith lá ficou sem ser usada até o reinado do mordomo Denethor II, pai de Boromir e Faramir. Algunas das palantiri se perderam até por conta do declínio de Gondor, outras foram tragadas no afundamento de Numenor, a maior, de Tor Eressea, lá repousa muito bem obrigado... Há quem acuse na ação das Palantiri relações com o declínio de Arnor, mas eu não me atrevo a afirmar isso.

De qualquer forma, as três em uso em fins da 3 Era e de poder conhecido estavam com Saruman, Sauron e Denethor. E Sauron inventou um novo uso para as palantir, como disse. Se a palantir permitia o contato mental entre os que usassem ao mesmo tempo as palantir e uma visão para além (lembram da "Espada Justiceira, Me dê a Visão além do alcance"? por aí...). Ou seja, era não só um meio de comunicão como também um artefato visionário. Mas se não usado por alguém de direito poderia fugir do controle do portador. E com Sauron, o manipulador, agindo com sua necromancia por meio do artefato, tentando subjulgar ao estabelecer o link com outro usuário da palantir, bom, dá pra entender o que aconteceu com Denethor.

O poder de controlar as palantiri era proporcional a legitimidade de quem a usava... Sauron conseguiu dominar Saruman, mas a Denethor, que tinha legitimidade para usá-las, pelo cargo que exercia mesmo não sendo o rei legítimo, só trouxe loucura, mas nunca dominação. Aragorn, rei legítimo dos Dunedain, poderia usar a pedra e enfrentar, por meio dela, a de Minas Ithil, que por ventura, nas mãos de Sauron, poderia estar em consonância.
 
É só ver no Silma a real utilidade delas...
São meios de comunicação e não ferramentas de controle mental !!!
 
esse topico num era pra discutir se a mensagem sobre os Pequenos que Boromir e Faramir receberam vinha de Sauron? :eek:
 
"Mais fortes que de Morgul encantos
Conselhos lhe darão lá"
Se Sauron pudesse ter influenciado os sonhos dos irmãos, vcs não acham que ele teria tratado Morgul melhor? No trecho escrito acima, diz que Minas Morgul é fraca perante o poder de Valfenda e Elrond. Tá certo que Sauron já se arrastou de joelhos uma vez(antes de Númenor afundar), mas garanto que ele não faria isso de novo. Dizer que o poder do Meio-Elfo era maior que o seu, um Maiar legítimo, seria muita humilhação.
Não teria sido obra de Mandos? :o?: :think:
 
Dagnir Glaurunga disse:
esse topico num era pra discutir se a mensagem sobre os Pequenos que Boromir e Faramir receberam vinha de Sauron? :eek:

Sim, mas isso diz respeito diretamente as informações que chegaram a Denethor mediante o uso da Palantir de Minas Tirith.
 
Bem, sobre quem enviou o sonho para Faramir, se fosse alguem presente na TM, seria o bom e velho Gandalf, Olórin em sua juventude no Oeste que está esquecido, então ele poderia influenciar o sonho dos homens, portanto se fosse alguém na Terra Média, seria o Gandalf, apesar de que eu duvido muito disso.
Concordo que poderia ser um dos Valar, especialmente Ulmo que é conhecido por mandar mensagens por sonhos, como mandou para Turgon, Tuor e etc.
Sobre o poder dos palantíri, eles tinham apenas poder de comunicação, e Sauron conseguiu controlar Saruman e Denethor porque seu poder era maior, e ele, apesar de não ter o direito real de usar a palantir, tinha mais poder mental do que Denethor e Saruman.
Mas Sauron não conseguiu controlar Denethor porque esse tinha uma grande força de vontade e a única coisa que ele conseguiu fazer, foi mostrar o que quis para Denethor, e, Denethor vendo o tamanho do poder de Barad - Dur, e vendo o pequeno exército que Gondor tinha para se defender, e acima de tudo, vendo seu último filho à beira da morte, enlouqueceu.
É essa minha opinião...

FLW

Fëanor
 
Ceblanth disse:
Então, por que quando Pippin olha para ela ele fica meio doidão?
Tipo, ele não fica no estado normal dele. Vcs entendem?

Alguma coisa ela deve fazer com a mente. Não em sonhos. Mas quando se olha para ela. Pode ser que ela meta um monte de mensagens subliminares e quando a pessoa for dormir o sonho aparece.

Ceblanth :mrgreen:

Pippin fica quase em estado de choque. Mas tb o pobre do hobbit deu de cara com Sauron. Sauron interrogou o Pipin naquela hora, ele não leu a mente dele, apenas exerceu a pressão da propria personalidade para fazer o hobbit falar.
Quanto ao regente, ele já era arrogante desde de cedo, vide o conto dos anos, ai ele tendo encontros constantes com Sauron no palantir só foi piorando o estado mental dele.

Nem Sauron nem Elrond tiveram nada haver com os sonhos do Faramir, que só receberam credito quando Boromir sonhou tb, se esse sonho foi "enviado" por alguem, deve ter sido algulm Valar, Ulmo é uma boa hipótese, mas não a única. Ou talvez pelo proprio Eru.
O proprio Elronde fala no início do conselho que ele não convocou ninguem, as pessoas tinham ido lá com outros objetivos, Legolas foi dar um recado do papi, Gimli foi acompanhamdo Gloin que foi falara das intimidações que os anoões da montanha solitária estavam sofrendo, e po ai vai.
 
The Berserk disse:
Primeiro... tentem ver o texto com outros olhos... talves não seja uma mensagem com más intensões.

Segundo... as Palantiri não tinham a abilidade de penetrar nas mentes das pessoas... essa não é nem de longe a finalidade delas.
eu concordo que o palantir nao tenha a habilidade de influenciar mentes, mas pode estabelecer comunicacao, e com isso sauron pode usar seus poderes (nao lembra na vez do pippin?)
de qualquer forma nao acho que foi o sauron, por causa do que disseram aí sobre os contos

sobre ter sido elrond que convocou, nao é verdade (pelo menos nao foi _elrond_ que convocou, foi tipo destino):
Elrond disse:
este é o proposito de todos terem sido chamados aqui. chamados, eu digo, embora eu nao tenha chamado voces ate mim, estrangeiros de terras distantes. voces vieram e estao aqui reunidos, nesse exato momento, por acaso, como pode parecer. mas nao eh assim. acreditem que foi ordenado que nós, que estamos aqui sentados, e ninguem mais, encontremos uma solucao para o perigo do mundo

a ideia de ulmo ter feito o boromir ir é legal, mas.. eu prefiro achar que os homens tem algum poder, por menor que seja (em comparacao aos elfos), e que eles podem ver coisas em sonhos.. principalmente o faramir, que é bem 'numenoriano', um dos 'homens altos' e tal..
 
"Ver em sonhos" eles podem, tanto que viram. :P
O que pega, inclusive no caso dos elfos, é que os sonhos não saem do nada, não nesses casos assim "proféticos".

Não faz muito sentido que tenha sido algum inimigo que mandou a mensagem para Boromir e Faramir, ela era um fator negativo para eles. Eu não consigo ver explicação melhor do que Valar dando uma ajudinha ali, nenhuma outra que eu penso agora faz sentido.
 
(nao lembra na vez do pippin?)
Sauron não usou poder nenhum... essa historia de controlar mentes sem os anéis não existe na Terra média, ele apenas interrogou Pipin rapidamenente porem isso o amendrontou muito e poderia ter arrancado sua sanidade.

O sonho que Faramir e Boromir tiveram talvez descenda do antigo poder do povo do ponente de prever o futuro(Ao atravessar as portas de Moria, cuidado Gandalf!)
Não creio que alguem tinha enviado essas mensagens... pois alem dos Vala quem poderia? Olorin o senhor dos sonhos talvez porem acho que encarnado ele não poderia...
 
Vixi...
Quanto ao Boromir e Faramir, seus sonhos se devem a essa possivel previsao do futuro, mas creio eu que esses sonhos sao obras do destino...

:D
 
Bem,
Anlisando bem, acho que esse sonho,,, e todos estarem naquele momento na casa de Elrond, tudo isso faz parte da magia sutil que rege a Terra Média, os acasos que mudam o rumo da história, temos também outro exemplo que foi o encontro casual de Gandalf e Thorin em Bri, que deu inicio a Busca de Erebor, que terminou com a restauração do Reino Sob a Montanha, com a morte de Smaug e com o achado do anel...
Portanto, acredito eu, o que fez Faramir ter esse sonho premonitório, e todos estarem lá em Valfenda naquela hora, faz tudo parte do destino....
Tudo estava destinado a acontecer, por isso aconteceu.
Eu sei que isso não é muito conclusivo e que vem a ser um pensamento até meio besta, mas acho que é isso...

FLW

Fëanor
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo