• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Enem deste ano (2010)

Oi, nesse fim de semana eu fiz a prova do Enem. Apesar de achar um absurdo eles terem me mandado para um bairro tão longe de casa, tive a impressão de que a prova estava menos complicada do que a do ano passado. (a de inglês estava fácil e não tinha nada de texto longo!) Enfim, não sei se eu fui bem, porque matemática e fisíca é o que me ferra. Talvez, se estudasse mais... :mrgreen:

O tema da redação também não era trabalhoso, fácil de se refletir. Porém, fiquei alarmada com certos boatos de que a prova seria cancelada por causa de alguns erros na parte do gabarito (trocaram o nome das áreas, colocando no número das questões erradas) e teve tipos de prova que tinha questão faltando. O que vocês pensam? O ENEM é válido, mesmo com isso? E qual a sua opinião geral desse exame que é aplicado todos os anos e que muitos dos estudantes do ensino médio participam? (também, né, o ENEM dá vantagem nos pontos para se entrar nas universidades federais...)
 
Última edição:
Re: O Enem deste ano

Achei um tanto fácil. Só não estudei nada, acho que se estivesse estudado teria tirado um rendimento melhor. Teve muita interpretação de texto, e algumas questões na parte de matemática e física nem precisaram fazer contas. =]
O melhor de tudo foi quando terminei a prova. Encontrei um amigo meu e ficamos bebendo cerveja com outros estudantes na frente do campus. :cerva:
 
Re: O Enem deste ano

Também fiz a prova. Como não estudei -passei esse ultimo ano mais preocupado com a escola :roll:- acredito que não fui bem no 1º dia, já o segundo dia eu acho que fui bem melhor, mas não o suficiente para certos cursos pretendidos.

Em comparação com a do ano passado, a prova desse fim de semana estava mais fácil, sim. Pelo menos na minha opinião. Mas se comparado à "prova roubada", aí não há o que falar, a desse ano estava mais difícil.

Agora minha opinião sobre o exame no geral é que ele foi válido...válido no sentido de que o exame ocorreu, não há o que reclamar. O resultado vai ficar. Mas tudo não passa de uma palhaçada! A prova não mede em nada o nível do ensino médio do país e vai levar um bom tempo até eles conseguirem acertar a medida nisso aí.

É um absurdo o número de questões se comparado com o tempo disponível. Essa média de 3 minutos por questão... isso não existe!!! Os textos da prova são enormes, basta ver a prova de Ciências Humanas, ou a de Ciências da Natureza e sem falar dos cálculos (eles colocam cada número complicado).
Outra revolta minha: a prova de Ciências Humanas tinha espaço para rascunho, já a prova de Matemática não tem. Bacana isso, né?
 
Re: O Enem deste ano

minha mulher trabalhou como cordenadora e disse que os alunos ficaram confusos com o negócio da troca das 'Ciências' nos cabeçalhos e que alguns responderam na ordem e outros não, e que os superiores não sabiam o que falar... mais uma vez o ENEM com problemas... :no:
 
Re: O Enem deste ano

Soma-se a isso a bagunça das questões de Inglês e Espanhol. Estavam todas juntas no mesmo caderno.

Peguei a Folha Branca, e a Rosa hoje.
 
Re: O Enem deste ano

Olha, trabalhei como coordenadora de fiscais... a confusão como gabarito no primeiro dia deu o que fazer...
Entretanto nos demos conta disso e com menos de 15 minutos depois que a prova tinha começado (era exatamente 13:15) eu já havia passado nas 21 salas das escola que eu tava avisando para que não marcassem nos gabaritos ainda até que tivéssemos uma posição do pessoal do MEC... aí um aluno me confrontou quase aos gritos:
"e quem já marcou?"

Fui ver e o ser tinha marcado 8 questões....

Na hora falei "vc quem faz a prova e não lê o que ta fazendo e nem onde ta marcando e eu que levo o grito?!"
Ele retrucou grosso "vcs são incompetentes!"
E eu rindo retruquei "num sou eu que ta brincando de fazer bolinhas sem ler o conteúdo mocinho, afinal em 15 minutos não dava tempo de alguém que realmente faz essa prova com seriedade resolver 8 questões, então arque com sua pressa!"
___________________

O pessoal que revisa a prova realmente foi incompetente, pois ela é revisada inumeras vezes antes de imprimir e ainda fizeram aquela jossa, mas neguinho sair culpando fiscal q tá la trabalhando só pra receber e ficar de fusuê na TV me irrita.
___________________

Quanto a prova de ingles e espanhol, elas ficaram esse ano no mesmo caderno propositalmente, mas tbém achei bem falho ser uma folha seguida da outra causando confusão total.
___________________
Já a falta das questões, pelo menos nos malotes que trabalhei não tivemos isso!

Se acho o enem válido?
Eu acho é um gasto desnecessário de grana, pq pelo que vejo da maioria de quem faz as provas, não existe comprometimento e seriedade para avaliar nada ali.
 
Re: O Enem deste ano

Olha, trabalhei como coordenadora de fiscais... a confusão como gabarito no primeiro dia deu o que fazer...
Entretanto nos demos conta disso e com menos de 15 minutos depois que a prova tinha começado (era exatamente 13:15) eu já havia passado nas 21 salas das escola que eu tava avisando para que não marcassem nos gabaritos ainda até que tivéssemos uma posição do pessoal do MEC... aí um aluno me confrontou quase aos gritos:
"e quem já marcou?"

Fui ver e o ser tinha marcado 8 questões....

Na hora falei "vc quem faz a prova e não lê o que ta fazendo e nem onde ta marcando e eu que levo o grito?!"
Ele retrucou grosso "vcs são incompetentes!"
E eu rindo retruquei "num sou eu que ta brincando de fazer bolinhas sem ler o conteúdo mocinho, afinal em 15 minutos não dava tempo de alguém que realmente faz essa prova com seriedade resolver 8 questões, então arque com sua pressa!"
Ainda bem que você estava calma Ly. :lol:

O pior é ele tentar reenvidicar algo nessas condições.

E sim, tem muitos que fazem a prova por fazer. Quando eu fiz, ficaram poucos até o último minuto de prova, sendo que um monte saia com o tempo mínimo de permanência na sala.
 
Re: O Enem deste ano

Achei esse Enem razoavelmente fácil, apesar de saber que não fui tão bem quanto esperava.

Quanto a questão da falha no cartão resposta, na minha sala, nada foi dito até a fiscal ver que eu já estava começando a marcar, depois disso ela avisou a todos sobre o erro. Quase morri do coração pensando que tinha perdido três questões de graça. Só as 15h, mais ou menos, nos informaram que a ordem correta era a do caderno e não a do cartão.

Por essa falha e pelo vazamento do tema da redação acho que não será anulado, já pela a falta de questões em algumas provas amarela, não sei. É esperar para ver...
 
Re: O Enem deste ano

Escritor reclama que Enem errou ao citar trecho de livro

Laurentino Gomes diz que pergunta de história tem data errada.
Professores de cursinho viram erros em outras questões.

O escritor Laurentino Gomes, autor dos livros “1808” e “1822”, criticou nesta segunda-feira (8) a falta de uma revisão mais rigorosa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um trecho do livro do autor foi citado com erros de informação na prova de ciências humanas, aplicada no sábado (6).

A questão cita a data de 1810 como ano da abertura dos portos no Brasil. Segundo Gomes, o ano correto é 1808. “Quando fiquei sabendo, fiquei assustadíssimo. Corri para ver se o erro era do livro, mas não era”, afirmou.

Gomes usou o Twitter para se defender. Na rede social, postou: “A prova do Enem, que usa meu livro 1808 como fonte, cita 1810 como data da abertura dos portos. O correto é 1808. Erro do MEC, não meu!”

Em seu site, o escritor afirmou ainda: “Erros de revisão costumam ser relativamente comuns em jornais, revistas e livros. Nas primeiras edições do próprio '1808' o nome de Tiradentes aparecia como José Joaquim da Silva Xavier, quando o correto é Joaquim José. Mas uma prova do Enem, alvo frequente de críticas de professores e estudantes, deveria merecer uma checagem mais cuidadosa.”

Em entrevista ao G1, nesta segunda-feira, Gomes afirmou que considera o Enem um avanço para a educação brasileira, pela necessidade de avaliação dos estudantes, mas disse que deveria haver mais cuidado na elaboração. “Quem prepara as provas têm que ser mais cuidadoso”.

Para o autor, quem elaborou a questão confundiu a abertura dos portos no país, em 1808, com o tratado comercial com a Inglaterra, firmado em 1810, que funcionou como uma espécie de ampliação da abertura dos portos.

A professora de história do cursinho Objetivo, Selma dos Santos Rofino, também viu o erro de data. “É 1808, não 1810, mas não compromete a questão”, afirmou.

A resolução comentada do cursinho Anglo cita o erro de data também. A correção diz: "Das cinco alternativas, a C é a única possível como resposta, já que as demais contêm erros históricos evidentes. Tão evidentes quanto as falhas de elaboração da questão. Primeiro: não foi conquistada a 'região do Rio da Prata', mas apenas a que corresponde ao atual Uruguai. Segundo: mais do que uma represália à aliança franco-espanhola, a ocupação da Banda Oriental foi a concretização de um antigo projeto lusitano na região platina. Terceiro: a conquista da Banda Oriental não foi consequência de nenhum dos eventos citados na questão. Quarto: três dos eventos relatados contêm erros: D. João não fugiu de 'um possível ataque de Napoleão', e sim do ataque; a abertura dos portos foi decretada em 1808, não em 1810; e, por fim, D. João tornou-se rei de Portugal em 1818, não em 1816.”

Procurado, o Ministério da Educação ainda não respondeu se a questão pode ser anulada.

Outros erros em questões foram relatados por professores de cursinho. Veja alguns exemplos:

O professor de geografia do Anglo, Reinaldo Scalzaretto, vê erro no enunciado da questão 1 do exame (prova azul), que fala sobre concentração de terras no Brasil. Segundo o professor, no lugar de dizer que o gráfico representa a "totalidade dos imóveis rurais no Brasil", o enunciado deveria dizer que representa as "áreas ocupadas pelos imóveis". "Está errado. Não há resposta correta", disse.

Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do Etapa, disse que a questão 156 (prova amarela) e 147 (prova azul) admite uma interpretação dupla. Segundo Carvalho, se o aluno interpretar que houve engarrafamento nos dois trajetos, chega à resposta da alternativa B. Se interpretar que o engarrafamento ocorria no primeiro trecho, ou no segundo, ou nos dois, pode apontar a alternativa D como correta. “Para mim, o ideal é que as duas respostas sejam aceitas.”

Segundo o coordenador de física do cursinho Etapa, Marcelo Monte Forte da Fonseca, a questão 54 (prova azul), que fala sobre Júpiter tem problemas. “Fizeram a pergunta em cima de uma coisa que não tem resposta. É uma brincadeira boba”, disse. De acordo com o professor, a notícia usada como fonte afirma que ainda se busca uma explicação para o fenômeno citado na questão, que é o desaparecimento de uma das faixas do planeta.

O professor de história do Brasil do Anglo, José Carlos Moura, cita ainda uma questão sobre a Guerra de Canudos, de número 21 (prova azul). Há duas respostas possíveis, segundo o professor. A alternativa A e a D. Na resolução comentada do cursinho, o professor diz: “A questão é problemática, há duas possibilidades de resposta. A alternativa A elenca conjuntos de objetos e motivos para justificar o interesse do Iphan pela região. Contudo a alternativa D também aponta razões para o reconhecimento das ruínas pelo Instituto, pois elas constituiriam documentos das 'práticas e representações de uma sociedade', afirma a resolução comentada do cursinho."

Fonte.
 
Re: O Enem deste ano

Ainda bem que você estava calma Ly. :lol:
Me colocaram na função pq sou brava :rofl: Assim num abaixo a cabeça qdo tentam "montar cavalo".... mas admito que segurar meu gênio foi bem fácil...
tirando no final que sujeitinho saiu ligando celular dentro da escola e eu fui falar "moço, celular ligado só fora da escola por favor".... meu... o cara veio gritando! que ódio!
"vai se fuder ô, vem fazer eu ligar"

Peguei o celular, fui até o portão com ele me seguindo ai entreguei e falei, pronto, fique a vontade e saí
2 vezes meu tamanho (sorte q tinha policiais por ali)

"aprenda algo meu caro... tamanho não é documento e aqui vc me deve respeito. Num to trabalhando pra ser insultada por moleque besta que se acha maduro. Aprenda como tratar os outros ou o próximo a te enfrentar vai ser aquele ali, (mostrei o policial) pois aqui dentro a autoridade sou eu. Tenha um ótimo dia e até amanhã!" e mandei ele sair ... mas esse deve ter xingado até meus bisnetos!
 
Re: O Enem deste ano

:shock: Medo da Indily.

Tô brincando. Ela fez bem em colocar esse povo no devido lugar. A maioria estava tentando fazer o seu trabalho, estudantes e fiscais, então, isso aí de ficar esquentadinho e só reclamar com quem aplica a prova não tá com nada.

-----

Lembrei de outro fato que me deixou p*** da vida.
O Inep proíbe de levar lapiseira, e usar relógio ...MAS onde eu fiz prova tinha um policial militar fardado e com uma arma na cintura fazendo o ENEM. É brincadeira uma coisa dessas, não acham? :disgusti:
 
Re: O Enem deste ano

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 foi cancelado em todo o Brasil nesta segunda-feira (8). A decisão partiu da juíza Carla de Almeida Miranda Maia ...

[ame="http://www.google.com/search?hl=pt-BR&q=enem+2010+cancelado&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai="]fonte[/ame]

OBRIGADO SENHOR....eu não fiz >.<
 
Re: O Enem deste ano

É um absurdo o número de questões se comparado com o tempo disponível. Essa média de 3 minutos por questão... isso não existe!!! Os textos da prova são enormes, basta ver a prova de Ciências Humanas, ou a de Ciências da Natureza e sem falar dos cálculos (eles colocam cada número complicado).
Outra revolta minha: a prova de Ciências Humanas tinha espaço para rascunho, já a prova de Matemática não tem. Bacana isso, né?

Num é?, tinha uma questão que não me lembro, que eu resolvi no rascunho de espanhol, não sei o porque de um rascunho em espanhol.

minha mulher trabalhou como cordenadora e disse que os alunos ficaram confusos com o negócio da troca das 'Ciências' nos cabeçalhos e que alguns responderam na ordem e outros não, e que os superiores não sabiam o que falar... mais uma vez o ENEM com problemas... :no:

A fiscal mandou responder na ordem do caderno como se não houvesse erros. Se eu for mal quero que seja por meu esforço não por erro alheio.

Lembrei de outro fato que me deixou p*** da vida.
O Inep proíbe de levar lapiseira, e usar relógio ...MAS onde eu fiz prova tinha um policial militar fardado e com uma arma na cintura fazendo o ENEM. É brincadeira uma coisa dessas, não acham? :disgusti:

Eles sempre falam que não pode um bocado de coisas, mas quando se chega lá: desliguem os celulares e coloquem os relógios debaixo a carteira. Eu nem ligo mais para esses avisos, mas arma pelo que me consta é proibido, tava no edital, como se fosse preciso avidar isso, e pelo jeito é.
 
Re: O Enem deste ano

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 foi cancelado em todo o Brasil nesta segunda-feira (8). A decisão partiu da juíza Carla de Almeida Miranda Maia ...

fonte

OBRIGADO SENHOR....eu não fiz >.<

Isso aí foi só a Justiça do Ceará. A prova foi suspensa por enquanto, mas quando chegar no ambito da Justiça Federal isso não passa...o MEC vai pedir o cancelamento disso e eles revalidam as provas.
 
Última edição:
Espero que cancelem. Fui ledor: já tô com meus R$240 garantidos e posso duplicar esse valor. :hanhan:
 
Bem, de acordo com essa notícia.
AS decisões ja foram tomadas, até segudna ordem o Enem 2010 está em suspensão nacional.

"
A disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes', afirmou a decisão da juíza."

http://estadao.br.msn.com/educacao/artigo.aspx?cp-documentid=26266272
 
Ah, que cancelem logo isso de uma vez!
Não me importo em fazer a prova novamente... acho até bom, assim posso conseguir uma nota melhor.
Mas será que todo ano vai ser a mesma coisa? :gotinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo