1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Enem deste ano (2010)

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por lisseminte, 7 Nov 2010.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    A decisão da justiça do Ceará vale para todo Brasil (por enquanto).

    Na minha opinião deveria ser cancelado todo o lote que deu problema, e os alunos prejudicados fizessem uma nova prova em uma data pré-marcada. O próprio MEC possui uma prova reserva.

    O justiça neste caso para não prejudicar todo mundo deveria aplicar um princípio que é legal, o chamado princípio da razoabilidade.
     
  2. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Concordo com o Dorak. Da Justiça Federal isso não passa, o MEC não quer cancelar de jeito nenhum, vai fazer muita pressão no tribunal pra não cancelar.

    Sem contar que se cancelarem mesmo vai ser díficil arranjar um jeito de reorganizar essa prova pra ainda esse ano.

    Tomara que não cancelem, acho que fui bem.

    P.S.: Ainda bem que a Ly não foi fiscal onde eu fiz. Um menino da minha escola deixou o celular ligado, o celular tocou. Aí, em vez dele desligar, acabou apertando o viva-voz...
     
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Já aconteceu quase o mesmo num concurso, o celular começou a tocar, a menina deve ter se [email protected]@do toda com medo de ser desclassificada e nem teve a coragem de pegar no celular para desligar, quando a ordem era deixar os celulares desligados, mas pelo que me lembro não foi desclassificada não.
     
  4. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Re: O Enem deste ano

    Dorak, apesar de ser matemático, esse tempo não é real. Em algumas questões gasta-se muito menos tempo para encontrar a resposta correta, enquanto em outras ultrapassamos os 3 minutos facilmente, então fica elas por elas. Acaba que o tempo total torna-se suficiente para fazer com certeza as questões que tu sabe, deduzir as que tu está indeciso, e chutar as que tu não faz a mínima ideia.

    No final de 2003, quando me formei no 3º colegial e tentei a prova para a USP, tínhamos aproximadamente essa mesma relação tempo/questão e isso nunca foi empecilho para as aprovações pra 2ª fase. Eram 4 horas (240 minutos) para fazer 100 questões, e eu sempre terminava faltando 1 hora pro prazo, seja nos simulados, seja na prova propriamente dita.

    Só estou falando isso pra tu não se apegar a esse dado do tempo por questão. É uma lógica falsa! Se tu se empenhou, não há o que temer, o tempo será suficiente!

    Morfindel, achei que tu já fazia faculdade, de Exatas e tal... Tá tentando outra? O que?
     
  5. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    podia sair a noticia "cancelado" e eu ter que trabalhar de novo $.$
     
  6. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Re: O Enem deste ano

    Também achei pouco tempo e sem rascunhos para a prova de matemática, se eu conseguir Geofísica.
     
  7. Dorak

    Dorak -Morgoth! Não me chame de

    Re: O Enem deste ano

    Eu sei que esse tempo não é real. Questões mais simples, diretas e de domínio do aluno com certeza renderão tempo para outras maiores. Mas mesmo assim esse tempo não é suficiente, e digo o porquê: a maioria das questões do ENEM possuem um enunciado enorme, e muitas vezes inútil, que não dão subsídio algum para as questões em si, mero blábláblá.

    Quanto ao tempo da USP, ou para qualquer outro vestibular, é claro que não vai haver empecilho pra 2ª fase (ela tem que ocorrer de uma maneira ou de outra). Já estou acostumado com vestibulares, desde a 7ª série vivo fazendo provas estilo vest....só que a questão agora é diferente, é algo muito mais social e nacional. A idéia do ENEM é ótima: democratizar essa questão do Ensino Superior no país, e tudo mais.

    Mas veja só: o Enem, que sempre foi um exame não levado a sério e sem peso, passou a ser algo crucial, de extrema importância, e tudo isso de uma hora para outra. E após tanta confusão no ano passado, os organizadores continuam a cometer erros simples, que não deveriam ocorrer. Muito mais do que a questão do tempo são os utensílios: você vai fazer uma prova em que não se pode usar, lápis, lapiseira, borracha, relógio, onde não se tem espaço para rascunho e muito mais. Sem falar dos fiscais, a maioria muito mal treinados - se é que há algum treinamento (mas não são todos, tá? a Indily pode me matar aqui)- e que não levavam a sério as próprias regras do concurso - soube de pessoas que fizeram prova com os itens proíbidos já citados, celulares tocando na sala, e tudo numa boa.

    A questão não é só comigo, mas agora pense naquelas pessoas das diversas esferas sociais, e nos diversos níveis de ensino do país. As peças não se encaixam, o sistema é falho, ainda mais pela importância do exame. Do jeito que está acontecendo ele não mede nada, é mais um insulto.


    -edit-
    E como eu falei, sobre o que iria dar essa confusão toda de suspensão.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Só que agora o Ceará entrou com recurso no TRF.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 12 Nov 2010

Compartilhar