• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Encouraçado Potemkin (Броненосец Потёмкин, URSS, 1925)

Sua nota para o filme:

  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    6

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
filmz.ru_f_62337.jpg

Sinopse: Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.

Direção: Sergei M. Eisenstein

Elenco: Grigori Aleksandrov, Vladimir Barsky, Aleksandr Antonov


IMDb

Curiosidades:

- A famosa sequência das escadarias de Odessa não estava no roteiro original de O Encouraçado Potemkin, tendo sido incluída no filme durante sua produção.

- Existem várias edições distintas de O Encouraçado Potemkin, com cenas cortadas da versão original ou com as cenas do filme rearranjadas ao longo de sua duração.
 
Pra um filme dessa época, o diretor do filme soube intercalar muito bem os planos de filmagem.

A cena da escadaria é icônica e o drama da mulher e o carrinho de bebê descendo a escadaria quem diria anos mais tarde iria inspirar outros grandes diretores entre eles Hitchcock e Brian de Palma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo