• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Embate Da Nostalgia

Depois arrumo as imagens e a ordem dos filmes =P

Ah, é com imagem??? Então além da ordem que eu passei pro V, tem que ter:

- Poster original de lançamento no país de origem (no caso de História Sem Fim, é o poster em alemão, etc);




E sim, dez filmes é muito pouco! :disgusti: Eu tive que me rasgar pra não colocar:

- Star Wars
- De volta para o futuro
- A Lenda
- Garotos Perdidos
- Viagem Insólita
- Curtindo a Vida Adoidado
- Sexta Feira 13
- Hora do Pesadelo
- Fievel
- Howard
- Quero Ser Grande
- Rambo
- Namorada de Aluguel
- Admiradora Secreta
- Curso de Verão
- Em Busca do Vale Encantado
- Feitiço de Áquila
- Krull
- Karate Kid
- Mulher Nota Mil
- O Grande Dragão Branco
- O Milagre Veio do Espaço
- Apertem os cintos o piloto sumiu
- Corra que a polícia vem aí
- Os Fantasmas Se Divertem
- Viagem ao Mundo dos Sonhos
 
Última edição:
Namus, a gente não ia fazer duas enquetes de cada vez? Senão vamos ficar 6 meses votando.

Anyway... minha lista... Escolhi não só os filmes velhos como aqueles q eu vi qdo criança/adolescente pq pra mim se não for isso não é nostálgico mas sim os melhores filmes entre 80 e 95

Goonies
Trilogia Indiana Jones
Trilogia De volta Para o Futuro
Curtindo a Vida Adoidado
Feitiço de Áquila
Rocky
Conta Comigo
Os Saltimbancos Trapalhões
Labirinto
Comando para Matar
 
1. História Sem Fim
2. 3 Ninjas Kid
3. Em Busca do Vale Encantado
4. Quero Ser Grande
5. Esqueceram de Mim (ninguém gostava desse? :()
6. Karate Kid
7. O Grande Dragão Branco
8. E.T.
9. Um Tira no Jardim de Infância
10. Curtindo a vida adoidado
 
vá te catar, a lista é minha e eu faço como quiser :blah:

250px-EdgeDropKick.jpg
 
Importa sim, V... Vc deveria ter colocado na seguinte prioridade:

- Ano de lançamento;
- Ordem alfabética por diretor (sobrenome, nome);
- Título do filme;

:hihihi:

Eu perguntei porque eu não sei como vc vai chegar na lista final da enquete.

Quando a gente faz consensos no Cinema, as listas são feitas em ordem de preferência, com os filmes recebendo pontos de acordo com a colocação, aí os pontos são somados pra chegar na lista final.

Se vc só vai pegar os mais citados, facilita pra fazer a lista, mas o resultado provavelmente vai ser mais óbvio do que poderia.

Enfim, whatever. :bamf:

Erunamo disse:
E acho que vc (e não só vc) ainda não pegou bem o espírito do "fator nostalgia"...

Quando eu penso em filme nostálgico, penso em mim com 8-12 anos de idade, na época que meu senso crítico ainda não tava desenvolvido, etc...

Percebe o que você está fazendo? Você está basicamente assumindo que eu não entendi o processo só porque a minha lista é diferente da sua. :roll:

É claro que eu entendi. Digo, não é física quântica. Os 10 filmes que eu escolhi estão entre os que eu mais gostava/assistia quando tinha a faixa etária que você mencionou (esse é o ponto, certo?)

Claro que coisas como STAR WARS, INDIANA JONES, GHOSTBUSTERS, BIG, E.T., LABIRINTO, A HISTÓRIA SEM FIM, O FEITIÇO DE ÁQUILA, KARATE KID, etc (eu poderia continuar ad nauseum*) também poderiam facilmente ter entrado, mas qual é a graça. Eu preferi deixa-los de fora (já que eles obviamente vão aparecer na maioria das listas) favorecendo outros filmes, mais obscuros e igualmente nostálgicos na minha vida.

"Nostalgia" foi totalmente o único fator ali. Nenhum daqueles filmes está no meu Top 10 dos anos 80, pra você ter uma idéia (e alguns nem ao menos aparecem nos Top 10s dos seus anos específicos).

(*Ou é "ad nauseam"?)

Erunamo disse:
Blade Runner e Intocáveis (esse eu reassisti ontem, por sinal :grinlove:) figuram entre meus filmes favoritos de todos os tempos, não como o filme que eu "adorava quando era moleque"... Quando assisti Blade Runner e Intocáveis, eu já tinha senso crítico pra avaliá-los como filmes excelentes, etc...

Interessante você citar justamente esses dois, porque a minha experiência é basicamente o oposto da sua. BLADE RUNNER e OS INTOCÁVEIS estão meio longe de figurar entre os meus filmes favoritos agora, mas eles eram de longe os meus preferidos quando eu tinha 8-12 anos.

Sim, esses dois, especificamente, foram os meus dois filmes preferidos durante muito tempo. Eu tinha ambos gravados da TELA QUENTE e reassisti até estourar a fita. Incrível você ter escolhido justamente eles pra reclamar. :lol:

P.S.: Com esse lance de "senso crítico", parece que você está sugerindo que pra lista ser "honesta" ela tem que conter filmes ruins. Just saying... :roll:

P.P.S.: Uma curiosidade: em termos objetivos (ou seja, sem considerar o "fator nostalgia"), o melhor filme da lista pra mim atualmente seria ROBOCOP. De longe.

***

Em outras notícias, eu tô pensando em trocar alguma coisa ali por O ENIGMA DA PIRÂMIDE, que tinha desaparecido completamente da minha mente apesar de eu ter visto umas três bilhões de vezes na Sessão da Tarde. Aparentemente só a Ana lembrou dele. :clap:

Edit -- na verdade o jovem Sherlock Holmes vai rodar também. Eu estaria cometendo um pecado se não colocasse algo do Carpenter na lista, esp. pq eu acabei de dar uma lida no tópico e notar que ele só foi lembrado duas (2) vezes até agora, uma pelo Erunamo e outra pelo Skywalker. Os filmes que cada um citou (Os Aventureiros do Bairro Proibido e O Enigma de Outro Mundo, respectivamente) são justamente os que eu estou considerando, mas eu ainda nao consegui decidir entre os dois. Acho que eu vou acabar indo com Aventureiros mesmo, que prov. marcou mais a minha infância.

Edit 2 -- sim, foi isso que eu fiz.
 
Última edição:
Eu perguntei porque eu não sei como vc vai chegar na lista final da enquete.

Quando a gente faz consensos no Cinema, as listas são feitas em ordem de preferência, com os filmes recebendo pontos de acordo com a colocação, aí os pontos são somados pra chegar na lista final.

Se vc só vai pegar os mais citados, facilita pra fazer a lista, mas o resultado provavelmente vai ser mais óbvio do que poderia.

Enfim, whatever. :bamf:

Imagina se eu vou perder tempo atribuindo pontuação diferenciada pela posição na lista, etc... Eu tenho mais oq fazer, Doutor Califórnia! :hihihi:


E é claro que a lista será a mais previsível possível... Elas sempre são... A graça dessas votações tá muito mais em postar durante as enquetes dq em eleger o campeão... ;-)


Percebe o que você está fazendo? Você está basicamente assumindo que eu não entendi o processo só porque a minha lista é diferente da sua. :roll:

Se eu quisesse ver a minha lista favorita prevalecer, eu criava o tópico "Os melhores filmes nostálgicos do Tio Namus" e não uma votação... :-P

É claro que eu entendi. Digo, não é física quântica. Os 10 filmes que eu escolhi estão entre os que eu mais gostava/assistia quando tinha a faixa etária que você mencionou (esse é o ponto, certo?)

Claro que coisas como STAR WARS, INDIANA JONES, GHOSTBUSTERS, BIG, E.T., LABIRINTO, A HISTÓRIA SEM FIM, O FEITIÇO DE ÁQUILA, KARATE KID, etc (eu poderia continuar ad nauseum*) também poderiam facilmente ter entrado, mas qual é a graça. Eu preferi deixa-los de fora (já que eles obviamente vão aparecer na maioria das listas) favorecendo outros filmes, mais obscuros e igualmente nostálgicos na minha vida.

"Nostalgia" foi totalmente o único fator ali. Nenhum daqueles filmes está no meu Top 10 dos anos 80, pra você ter uma idéia (e alguns nem ao menos aparecem nos Top 10s dos seus anos específicos).

(*Ou é "ad nauseam"?)
Eu não achei que vc não tinha entendido, eu só acho que vc é do contra, é diferente... :lol:


Não, sério agora... Eu sei que vc tentou fugir dó óbvio (afinal não seria vc se agisse diferente... :-P), etc... Só que na minha opinião é meio inútil colocar na lista um Enigma do Outro Mundo, por exemplo, pra no final das contas ele rodar na primeira votação perdendo de 40 a 2 pra Rei Leão... :roll: Acho muito mais jogo fazer uma lista clichê com votações sempre concorridas e não tão previsíveis... E.T. contra Ferris Buller vc sabe quem ganha? Indiana vs Mcfly? Pois é.

Interessante você citar justamente esses dois, porque a minha experiência é basicamente o oposto da sua. BLADE RUNNER e OS INTOCÁVEIS estão meio longe de figurar entre os meus filmes favoritos agora, mas eles eram de longe os meus preferidos quando eu tinha 8-12 anos.

Sim, esses dois, especificamente, foram os meus dois filmes preferidos durante muito tempo. Eu tinha ambos gravados da TELA QUENTE e reassisti até estourar a fita. Incrível você ter escolhido justamente eles pra reclamar. :lol:
Sim... incrível é um adjetivo que me define bem... :mrgreen:

P.S.: Com esse lance de "senso crítico", parece que você está sugerindo que pra lista ser "honesta" ela tem que conter filmes ruins. Just saying... :roll:

P.P.S.: Uma curiosidade: em termos objetivos (ou seja, sem considerar o "fator nostalgia"), o melhor filme da lista pra mim atualmente seria ROBOCOP. De longe.
Eu já acho Robocop beeeem tosquinho... Mas adorava ele quando era moleque... :roll:


E não, o "lance do senso crítico" não é pra criar uma lista mais honesta e sim "natural"... Te usando como exemplo, vc preferiu "fugir do óbvio" e "é um absurdo não colocar nenhum filme do Carpenter"... Por mais que usando esses dois critérios vc ainda tenha mantido-se fiel a proposta e até concorde com ambos, acho que perde um pouco da tal naturalidade...


E sim, eu prefiro uma "lista natural" com filmes "ruins" mas que foram escolhidos "naturalmente" dq usar o "senso crítico" pra montar uma lista bem pensada, etc...


E de qualquer forma esses são os MEUS critérios pra montar a lista... em momento nenhum eu disse que esse é o melhor ou mais correto método... ;-)
 
Última edição:
Se eu quisesse ver a minha lista favorita prevalecer, eu criava o tópico "Os melhores filmes nostálgicos do Tio Namus" e não uma votação... :-P

Não foi isso que eu quis dizer.

Você disse:

Erunamo disse:
E acho que vc (e não só vc) ainda não pegou bem o espírito do "fator nostalgia"...

Isso implica em (a) eu não entendi a proposta, ou (b) eu estou deliberadamente ignorando a proposta.

Nenhuma das duas é verdadeira, e é isso que eu estou tentando explicar.

Erunamo disse:
Eu não achei que vc não tinha entendido, eu só acho que vc é do contra, é diferente... :lol:

Ou seja, alternativa (b).

Mas não. Eu não tentei fazer algo diferente da proposta. Eu fiz exatamente o mesmo que você, escolhi 10 filmes altamente nostálgicos pra mim. Só porque eles não são iguais aos de todo mundo não significa que a lista não é honesta.

É que entre os trilhões de filmes que eu vi, existem vários que são igualmente nostálgicos. Entre esses, eu preferi pegar algumas escolhas menos óbvias, pra deixar as coisas mais interessantes. E nem foi a maioria das escolhas. Eu tinha certeza que Conta Comigo ia aparecer mais vezes nas listas do pessoal. A Lenda tá aparecendo direto. A escolha menos óbvia é provavelmente Warriors, mas até esse apareceu em outra lista, e qualquer moleque que assistia SBT nos anos 80 viu esse filme e ficou impressionado. Darkman? No-brainer. Assisti com o meu pai e até ele gostou. A Coisa? Outro clássico SBTístico, definitivamente devia estar aparecendo mais. Top Secret? Um dos mais citados até agora. Etc.

Erunamo disse:
Não, sério agora... Eu sei que vc tentou fugir dó óbvio (afinal não seria vc se agisse diferente... :-P), etc... Só que na minha opinião é meio inútil colocar na lista um Enigma do Outro Mundo, por exemplo, pra no final das contas ele rodar na primeira votação perdendo de 40 a 2 pra Rei Leão... :roll:

Ah, então vai ser um campeonatinho. Saquei.

Anyway, você mesmo não acabou de dizer que a graça não é eleger o campeão, e sim postar durante as enquetes?

Tendo isso em vista, você não concorda que as "defesas" dos filmes mais obscuros podem gerar comentários interessantes/engraçados?

Na votação hipotética que você citou aí, por exemplo, eu nunca votaria em O Rei Leão. Não por achar que O Enigma de Outro Mundo é objetivamente "melhor", mas sim porque O Rei Leão não é nem um pouco nostálgico pra mim (quando eu assisti eu já estava passando da idade).

Experiências diferentes, listas diferentes. Você está meio que agindo como se todas as listas tivessem que ser mais ou menos iguais, senão elas não são "verdadeiramente representativas dA Nostalgia", mas o ponto é que o que é nostálgico pra um não é necessariamente nostálgico pra outro. Não existe "A Nostalgia", existe a nostalgia, que é diferente pra cada um.

Erunamo disse:
Acho muito mais jogo fazer uma lista clichê com votações sempre concorridas e não tão previsíveis... E.T. contra Ferris Buller vc sabe quem ganha? Indiana vs Mcfly? Pois é.

Mas é isso que vai acontecer. Ou você acha que a minha lista vai fazer alguma diferença no resultado final?

Erunamo disse:
Sim... incrível é um adjetivo que me define bem... :mrgreen:

Você tá é com inveja porque o meu senso crítico se desenvolveu antes do seu. :nana:

Erunamo disse:
Eu já acho Robocop beeeem tosquinho... Mas adorava ele quando era moleque... :roll:

Off-topic total, mas, putz, acho que o seu senso crítico tá precisando de umas vitaminas. :-P

Se tem um filme de ação perfeito, esse filme é Robocop. Extremamente bem escrito e dirigido, nenhuma fala sobrando, nada fora do lugar, nem um mínimo tropeço no ritmo, totalmente selvagem e freqüentemente hilário, e tem até subtextos relevantes. Um dos poucos filmes que conseguem juntar pathos e sátira num pacote coerente, sem perder a força em nenhum dos dois lados. Final perfeito. Etc. Esse filme é foda. Até a maioria dos srs. criticistas concorda comigo.

(Minha apreciação "crítica" do filme não tem absolutamente nada a ver com o fato dele estar na minha lista, no entanto. E sim o fato dele ter sido, entre outras coisas, o primeiro filme que eu vi mais de 10 vezes. Ou seja, nostálgico. Altamente.)

Erunamo disse:
E não, o "lance do senso crítico" não é pra criar uma lista mais honesta e sim "natural"...

Semântica. Eu diria que no caso nós estamos falando basicamente da mesma coisa.

Mais a seguir:

Erunamo disse:
Te usando como exemplo, vc preferiu "fugir do óbvio"

Mas só porque eu tinha inúmeras opções igualmente nostálgicas, é bom frisar. Entre essas inúmeras opções, eu poderia ter escolhido qualquer coisa, então por que não dar algumas chances pra algumas escolhas menos óbvias?

Digo, eu não fiquei me esforçando pra lembrar de coisas obscuras, aqueles filmes lá estão entre os primeiros que pipocaram na minha cabeça. Aliás, quando eu comecei a fazer a lista os únicos que eu tinha certeza que entrariam eram Blade Runner e Os Intocáveis, por motivos já esclarecidos no post anterior.

Erunamo disse:
e "é um absurdo não colocar nenhum filme do Carpenter"...

...porque eu costumava adorar os filmes do Carpenter quando eu era pivete (Aventureiros, Enigma, Fuga de NY), e não por achar que o John Carpenter tem alguma Importância Na História Do Cinema Segundo O Meu Senso Crítico.

Entende?

Erunamo disse:
Por mais que usando esses dois critérios vc ainda tenha mantido-se fiel a proposta e até concorde com ambos, acho que perde um pouco da tal naturalidade...

Não foram critérios, e sim escolhas. Até o ajuste que eu fiz na lista (tirando Joe Contra o Vulcão e colocando Aventureiros do Bairro Proibido) foi pra deixa-la mais representativa da minha nostalgia (já que eu não vi Joe Contra o Vulcão tantas vezes assim).

Erunamo disse:
E sim, eu prefiro uma "lista natural" com filmes "ruins" mas que foram escolhidos "naturalmente" dq usar o "senso crítico" pra montar uma lista bem pensada, etc...

Eu acho difícil chegar num resultado justo (i.e. que realmente represente os valores nostálgicos da pessoa) sem pensar um pouco.

E eu torno a lembrar que, se eu fosse fazer uma lista baseada em "senso crítico", aqueles 10 passariam longe.
 
tô ficando desesperada aqui, tentando colocar os melhores representantes da minha infância. fiquei na duvida, os filmes dos trapalhões por exemplo (que são troscentos) contam como as trilogias tipo star wars?

aliás, alguém consegue lembrar o nome de um filme dos trapalhões em que a xuxa faz uma noviça que tenta arrecadar dinheiro para salvar um orfanato, os trapalhões ajudam, e uma parte do filme é em desenho animado?

anyway, acho que a lista fica assim:

curtindo a vida adoidado
os caça fantasmas
alladin
indiana jones
de volta para o futuro
loucademia de polícia
3 ninjas
As tartarugas ninja
Esqueceram de mim
super xuxa contra o baixo astral

os que eu cheguei a cogitar:
feitiço do tempo
meu primeiro amor
quero ser grande
esse filme dos trapalhões que eu esqueci o nome...
 
Isso implica em (a) eu não entendi a proposta, ou (b) eu estou deliberadamente ignorando a proposta.

Nenhuma das duas é verdadeira, e é isso que eu estou tentando explicar.
Não achei que fossem... Mesmo pq vc esqueceu de considerar a razão correta... :-P


(c) Termos conceitos diferentes sobre "fator nostalgia" e maneiras de lidar com ele.


No seu primeiro post vc disse:

Como o "fator nostalgia" não é algo muito fácil de avaliar, talvez algumas coisas mudem (se eu tiver paciência de continuar pensando).

Baseado nesse trecho, julguei que vc não tivesse entendido totalmente a proposta/critérios para definir a lista e citei o meu conceito para criar a minha... Em momento nenhum tive a intenção de dizer "Os seus critérios estão errados, mas eu tenho aqui a cartilha do Tio Namus que ensina como fazer isso da maneira correta"... Quis apenas ilustrar um modelo que pudesse te ajudar de alguma forma a realizar o seu desejo em alterar a lista... ;-)


Mais adiante quando vc explicou suas motivações, percebi que vc não tava com dúvida em "avaliar o fator nostalgia" e sim em ponderar melhor os nomes da sua lista...


Mas não. Eu não tentei fazer algo diferente da proposta. Eu fiz exatamente o mesmo que você, escolhi 10 filmes altamente nostálgicos pra mim. Só porque eles não são iguais aos de todo mundo não significa que a lista não é honesta.
Em momento algum eu disse que ela não era... ;-)


Acho a sua lista totalmente honesta e dentro da proposta da votação... =]


Mas sim, nossos critérios para montá-la são diferentes, ao meu ver, ainda que igualmente válidos... :yep:


É que entre os trilhões de filmes que eu vi, existem vários que são igualmente nostálgicos. Entre esses, eu preferi pegar algumas escolhas menos óbvias, pra deixar as coisas mais interessantes. E nem foi a maioria das escolhas. Eu tinha certeza que Conta Comigo ia aparecer mais vezes nas listas do pessoal. A Lenda tá aparecendo direto. A escolha menos óbvia é provavelmente Warriors, mas até esse apareceu em outra lista, e qualquer moleque que assistia SBT nos anos 80 viu esse filme e ficou impressionado. Darkman? No-brainer. Assisti com o meu pai e até ele gostou. A Coisa? Outro clássico SBTístico, definitivamente devia estar aparecendo mais. Top Secret? Um dos mais citados até agora. Etc.
Exatamente, foi oq eu quis dizer com critérios diferentes.... Ao passo que vc tenta "caprichar" na lista com escolha menos óbvias, etc, eu já prefiro pegar os filmes que na minha concepção são os que mais me marcaram na época em que foram vistos, independete de serem ruins ou o clichê dos clichês... É a tal distinção entre "naturalidade" e "senso crítico" que eu fiz...


Mas só porque eu tinha inúmeras opções igualmente nostálgicas, é bom frisar. Entre essas inúmeras opções, eu poderia ter escolhido qualquer coisa, então por que não dar algumas chances pra algumas escolhas menos óbvias?
Sim, eu se quisesse tb montaria fácil uma lista com 32 filmes nostálgicos altamente "dignos"...


Digamos que ambos partimos do mesmo princípio, que foi pegar os filmes mais marcantes da infância, mas vc está aplicando alguns filtros extras, entende?


Enfim, estou me tornando repetitivo na explicação e não sei a distinção ficou clara... Mas como disse, ambas são válidas...


Ah, então vai ser um campeonatinho. Saquei.
Sei lá, cara... Em última análise todas são campeonatinhos ao meu ver... Não é pq nos consensos do cinema as escolhas são mais embasadas que no fim das contas não termina no reducionismo do campeonatinho... Vcs se levam mais a sério por lá, só isso... :lol:


Anyway, você mesmo não acabou de dizer que a graça não é eleger o campeão, e sim postar durante as enquetes?

Tendo isso em vista, você não concorda que as "defesas" dos filmes mais obscuros podem gerar comentários interessantes/engraçados?
Ok, you gotta a point... :think:


Experiências diferentes, listas diferentes. Você está meio que agindo como se todas as listas tivessem que ser mais ou menos iguais, senão elas não são "verdadeiramente representativas dA Nostalgia", mas o ponto é que o que é nostálgico pra um não é necessariamente nostálgico pra outro. Não existe "A Nostalgia", existe a nostalgia, que é diferente pra cada um.
Vc viajou nessa, Vzito... :doido:Vc tá se deixando levar pela representação forumlesca do Tio Namus amigo da criançada e baluarte da nostalgia que dá cascudo em todos aqueles que cometem sacrilégios contra a preceitos nostálgicos, etc... Vc melhor dq ninguém sabe oq é criar um "Avatar" de personalidade... ;-)


[Tio Namus]
Tá querendo ensinar o padre a rezar missa, é? I'm The Nostalgia and Nostalgia is me... :cool:


Vai lá pro Cinema que aqui mando eu, profanador maldito!:fire:
[/Tio Namus]


Mas é isso que vai acontecer. Ou você acha que a minha lista vai fazer alguma diferença no resultado final?
Se bobear faz, ué... Top Secret, por exemplo, é um filme relativamente obscuro, mas já está com 3 votos(sendo um deles seu), e na frente de coisas muito mais óbvias...


Even the smallest person can change the course of the future. :mrgreen:


Você tá é com inveja porque o meu senso crítico se desenvolveu antes do seu. :nana:
Eu não, tá doido... Tu devia ser um molequinho cara de mamão chato pra caralho falando que "Blade Runner é phodástico, apesar do uso excessivo de voice overs", etc... Jamais que eu te chamaria pra jogar Atari na minha casa! No máximo se vc levasse Pitfall, Hero e River Raid e NÂO abrisse a boca pra falar de cinema!


Off-topic total, mas, putz, acho que o seu senso crítico tá precisando de umas vitaminas. :-P

Se tem um filme de ação perfeito, esse filme é Robocop. Extremamente bem escrito e dirigido, nenhuma fala sobrando, nada fora do lugar, nem um mínimo tropeço no ritmo, totalmente selvagem e freqüentemente hilário, e tem até subtextos relevantes. Um dos poucos filmes que conseguem juntar pathos e sátira num pacote coerente, sem perder a força em nenhum dos dois lados. Final perfeito. Etc. Esse filme é foda. Até a maioria dos srs. criticistas concorda comigo.
Não sei se foi intencional, mas citar os "srs. criticistas" aí no final invalidou qualquer credibilidade que a sua consideração sobre o filme poderia ter... :lol:


Sou mais Um Rôbo em curto-circuito 2... Me fez chorar e tudo na época...:cry:


Digo, eu não fiquei me esforçando pra lembrar de coisas obscuras, aqueles filmes lá estão entre os primeiros que pipocaram na minha cabeça. Aliás, quando eu comecei a fazer a lista os únicos que eu tinha certeza que entrariam eram Blade Runner e Os Intocáveis, por motivos já esclarecidos no post anterior.


...porque eu costumava adorar os filmes do Carpenter quando eu era pivete (Aventureiros, Enigma, Fuga de NY), e não por achar que o John Carpenter tem alguma Importância Na História Do Cinema Segundo O Meu Senso Crítico.


Não foram critérios, e sim escolhas.
Eu ainda acho que são critérios... :roll:


Mas pode ser uma questão de semântica mesmo, como vc disse...


Eu acho difícil chegar num resultado justo (i.e. que realmente represente os valores nostálgicos da pessoa) sem pensar um pouco.
É, semântica de novo... Pra mim "pensar um pouco" é "lembrar de como o filme X me afetava naquela época" e dentre as Xs possibilidades, escolher as que mais afetavam e formar uma lista.
 
Última edição:
Prometo que esse vai ser curto. :-P

Erunamo disse:
Digamos que ambos partimos do mesmo princípio, que foi pegar os filmes mais marcantes da infância, mas vc está aplicando alguns filtros extras, entende?

É. Ok. Pode ser.

Vai ver é o meu desejo de não ver a coisa abarrotada de filmes de fantasia, mas é totalmente compreensível que isso aconteça porque (a) nossa infância (e quando digo "nossa" eu quero dizer "dos usuários com mais de 20 anos") aconteceu exatamente durante uma onda de filmes de fantasia (engraçado que esteja acontecendo outra enquanto falamos nesse momento), (b) crianças são basicamente o único tipo de ser humano que realmente adora esse tipo de coisa (fora nerds nostálgicos :-P) e (c) estamos na Valinor (um lugar cheio de nerds nostálgicos).

Mas eu gostaria muito de ver mais comédias nonsense aparecendo por aí; AIRPLANE! não tá dando as caras muitas vezes, e era um dos filmes mais pop entre a pivetada da época.

Edit -- na verdade, revendo as listas eu notei que AIRPLANE! simplesmente não apareceu em momento algum. Você citou ele como um dos que ficaram de fora, mas foi só isso.

What gives, povo.

Erunamo disse:
Sei lá, cara... Em última análise todas são campeonatinhos ao meu ver... Não é pq nos consensos do cinema as escolhas são mais embasadas que no fim das contas não termina no reducionismo do campeonatinho... Vcs se levam mais a sério por lá, só isso... :lol:

Não, vc não entendeu. Eu não usei "campeonatinho" num sentido pejorativo, insinuando que o que vc está fazendo é menos "importante" de alguma forma. Eu estava falando sobre o processo.

O que eu quis dizer é que você pretende fazer um esquema de chaves, com disputas mano a mano do tipo Filme Tal x Filme Tal até chegar numa "final" (como nos tópicos de "maiores heróis/vilões", etc). Tipo uma Copa do Mundo, ou algo assim. (Pelo menos foi isso que eu entendi quando você começou a citar disputas hipotéticas.)

Nos consensos não rolam enquetes, então o esquema que você está fazendo é totalmente diferente (e eu apóio ele; é muito mais adequado/divertido pra esse subfórum).

Erunamo disse:
Vc viajou nessa, Vzito... :doido:Vc tá se deixando levar pela representação forumlesca do Tio Namus amigo da criançada e baluarte da nostalgia que dá cascudo em todos aqueles que cometem sacrilégios contra a preceitos nostálgicos, etc... Vc melhor dq ninguém sabe oq é criar um "Avatar" de personalidade... ;-)

[Tio Namus]
Tá querendo ensinar o padre a rezar missa, é? I'm The Nostalgia and Nostalgia is me... :cool:

Vai lá pro Cinema que aqui mando eu, profanador maldito!:fire:
[/Tio Namus]

roflcopter.

Erunamo disse:
Se bobear faz, ué... Top Secret, por exemplo, é um filme relativamente obscuro, mas já está com 3 votos(sendo um deles seu), e na frente de coisas muito mais óbvias...

Tomara.

Erunamo disse:
Even the smallest person can change the course of the future. :mrgreen:

Nerd nostálgico. :-P

Erunamo disse:
Eu não, tá doido... Tu devia ser um molequinho cara de mamão chato pra caralho falando que "Blade Runner é phodástico, apesar do uso excessivo de voice overs", etc... Jamais que eu te chamaria pra jogar Atari na minha casa! No máximo se vc levasse Pitfall, Hero e River Raid e NÂO abrisse a boca pra falar de cinema!

Até parece. :lol: Na verdade eu obviamente não tinha a mínima noção dos (vários) problemas que a versão de Blade Runner imposta pelo estúdio claramente tem. Eu até gostava do final feliz, e com certeza nem teria entendido a versão do diretor.

Eu achava Blade Runner foda porque era no futuro e tinha andróides e carros voadores e violência. :joy:

Erunamo disse:
Não sei se foi intencional, mas citar os "srs. criticistas" aí no final invalidou qualquer credibilidade que a sua consideração sobre o filme poderia ter... :lol:

Blah, essa birra com críticos já tá ficando demodê.

Tá certo que vários deles são bem retardados (esp. os brasileiros), mas a maioria estudou, e realmente sabe do que está falando, além de ter uma paixão verdadeira pela coisa.

Se até cineastas estudam o trabalho da Pauline Kael (aliás, eu tenho que comprar o livro dela), então é porque críticas têm algum valor.

Erunamo disse:
Sou mais Um Rôbo em curto-circuito 2... Me fez chorar e tudo na época...:cry:

Johnny 5, é isso? Eu lembro vagamente do primeiro.

Eu tenho um pouco de medo de rever essas coisas, porque eu sei que elas são ruins e eu não quero profanar as minhas memórias.

Eu revi KRULL recentemente, e putz. Minhas memórias vagas e esparsas davam de dez a zero no filme em si. Puta decepção.
 
Última edição:
1-De Volta Para O Futuro(Robert Zemeckis,1985)
2-Curtindo A Vida Adoidado(John Hughes,1986)
3-Top Secret(Jim Abrahams/David Zucker/Jerry Kucker,1984)
4-Comando Para Matar(Mark L.Lester,1985)
5-Chuva De Milhões(Walter Hill,1985)
6-Os Caça-Fantasmas(Ivan Reitman,1984)
7-Conta Comigo(Rob Reiner,1986)
8 -O Feitiço De Áquila(Richard Donner,1985)
9-Os Caçadores Da Arca Perdida(Steven Spielberg,1981)
10-Admiradora Secreta(David Greenwalt,1985)


Tive que deixar de fora:

Sem Licença Para Dirigir
Esqueceram De Mim
Os Fantasmas Se Divertem
Trocando As Bolas
O Rei Leão
Máquina Mortífera
Os Aventureiros do Bairro Proibido
A Lenda
Loucademia De Polícia
Apertem Os Cintos O Piloto Sumiu
 
Minha lista (foi difícil escolher):

  • Os Caçadores da Arca Perdida
  • Super-homem
  • Pinóquio
  • Tubarão
  • Simbad e o Olho do Tigre
  • Poltergeist
  • Yellow Submarine
  • Krull
  • Inferno na Torre
  • Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu

Ficaram de fora:
. Spartacus
. Fúria de Titãs
. Papillon
. Alien
. Pink Floyd - The Wall
. De Volta para o Futuro
. Que Espere o Céu
. Os Dez Mandamentos
. Um Tira da Pesada
. Os Embalos de Sábado à Noite

Especiais para TV:
. O Natal do Snoopy
. Rudolf, A Rena do Nariz Vermelho
. Retorno a Oz
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo