1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Elmo do Horror (Victor Pelevin)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Meia Palavra, 7 Jun 2011.

  1. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    O mito do Minotauro é uma das histórias mais famosas da antiguidade clássica, tendo transformado-se em parte do inconsciente coletivo humano. Por isso não é de se espantar que tenha sido escrita e reescrita inúmeras vezes, inclusive por autores tão famosos quanto Júlio Cortázar (que o fez em Os Reis).

    Um autor menos conhecido, mas bastante importante e profundo, que enveredou pela mesma trilha foi o russo Victor Pelevin. Na Rússia ele é bastante famoso- e polêmico, tendo sido acusado de indecente e anti-nacional pelos grupos de extrema direita do país- mas por aqui sua circulação é um pouco restrita fora dos círculos acadêmicos.

    Em O Elmo do Horror ele reescreve esse mito consagrado de um modo um tanto quanto perturbador. Existe um labirinto, existe um minotauro, e existe um Teseu. As semelhanças diretas param por aqui. O resto é metáfora.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar