1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

o eh o seguinte soh novo por aqui....pergunta:

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por elpholegolas, 16 Out 2004.

  1. elpholegolas

    elpholegolas Usuário

    :D queria sabe onde eu posso encomtrar material sobre Valino na Primera Era ou sobe os Noldor( aquele clã de elfos que foi exilado para terra media...) oq era Quendi?Eldar? e afinal que eh Arda? :mrgreen: [/img]
     
  2. Fafa

    Fafa Visitante

    No Silmarillion.
    Quendi = elfos
    Eldar: São os elfos que aceitaram o convite dos Valar para partir na grande jornada à Aman (isso não significa que eles tenham chegado).
    Arda: uma parte de Eä (universo?), o mundo onde viviam os Valar, homens, elfos, etc.
     
  3. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    depende da informação q vc qer da 1º era eu recomendo ou o Silma ou o Atlas da TM
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Como o Fallen Dior disse, material para a 1ª Era temos O Silmarillion como mais recomendado. Mas na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    você encontra informações gerais, biografias, textos, ensaios, etc, que complementam de forma bacana a leitura e servem como fonte de pesquisa.

    Quendi é o nome dado pelos Elfos a eles mesmos, significando "Aqueles que falam com vozes".

    Eldar foi o nome dado aos Elfos pelo Vala Oromë quando este os encontrou em Cuiviénen. Mais tarde o termo Eldar passou a se referir apenas aos Elfos que aceitaram o convite e partiram para a Grande Marcha rumo a Valinor (não necessariamente tendo chegado à Valinor, caso que ocorreu com muitos Elfos, como o Fallen Dior mesmo citou).

    Arda é o nome do planeta, é a Terra. A Terra-Média fica em Arda, por exemplo.
     
  5. Fafa

    Fafa Visitante

    Segundo o C.I. os eldar são os elfos pertencentes às famílias dos vanyar, noldor e teleri. O que contradiz a seguinte genealogia presente na galeria de imagens da Valinor:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  6. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Contradiz por que?? Essa genealogia também se encontra nO Silmarillion... e está correta. Lembre-se que os Falmari, os Sindar, os Nandor, e os Silvestres são nada mais do que divisões dos Teleri.
     
  7. Fafa

    Fafa Visitante

    Sim, e nesta genealogia os nandor, mesmo sendo parte dos teleri, não são eldar, portanto deve estar incorreta.
     
  8. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Está incluído no mesmo colchete. O que une os Nandor aos Teleri também une os Nandor aos Eldar e também une os Nandor aos Quendi. Capice? Tá certo sim.
     
  9. Fafa

    Fafa Visitante

    Se a intenção fosse incluir todos os teleri, o colchete poderia ser mais esticado ainda, o que aparenta é que queria-se incluir nos eldar apenas os teleri que foram para aman e os sindar.
     
  10. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    isso tá com cara de diga amigo. :mrgreen:
     
  11. Erunámo Lótuion

    Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

    Dior, a chave abrange os teleri sim! Veja, esta sobre o nome, logo está incluído também! Você pode estar confundido com a classificação entre Moriquendi e Calaquendi, veja isso. Os Nandor e todas as divisões dos Teleri estam incluídos entre os Eldar.

    Todos os que não quiseram nem começar a Grande Viagem, não importanto qual raça sejam, são classificados Avari.
     
  12. Fafa

    Fafa Visitante

    Eu não estou duvidando que os nandor sejam eldar, pelo contrário, estou falando que para mim parece que nesta imagem mostra (erroneamente) os eldar como sendo apenas vanyar, noldor e teleri que foram para Aman (é o que a chave abrange) .


    Não entendi bulhufas, nem patavinas. :ahn?: :eh:
     
  13. elpholegolas

    elpholegolas Usuário

    o fallen...num eh por nada naum mais vc ta meio confuso melhor vc da uma olhadinha na historia dos elfos d novo....
     
  14. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Nossa, em três dias já ficou tão bom em elfos assim??? :P

    Os suplementos, biografias e etc do Dúvendor são muito bons. Eu costumo dar uma olhada neles quando me vem uma dúvida.
     
  15. Fafa

    Fafa Visitante

    Em qual parte da "história dos elfos" vossa sapiência deseja que eu dê uma olhadinha? :eh: 8O
     
  16. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Os Eldar :mrgreen:

    Uma vez, aconteceu de Oromë cavalgar mais para o leste em sua caçcada, e ele se voltou para o norte, às margens do rio Helcar, passou à sombra das Orocami, as Montanhas do leste. Então de repente ele ouviu Nahar relinchar. No silêncio da terra sob as estrelas, ele ouviu, longe, o canto de muitas vozes. Foi assim que os Valar encontraram afinal os Quendi.
    Contudo, muitos dos quendi se apavoraram com sua chegada. Pois Melkor enviou sombras e espíritos malévolos para espioná-los e armar-lhes emboscadas. Cada vez que um deles saissem e não retornassem era dito que O Caçador o apanhara. Oromë então demorou-se um pouco entre eles, e então voltou veloz por terra e mar a Valinor, trazendo notícias a Valmar e falou das sombras que pertubavam Cuiviénen. Muito se discutiu sobre a melhor decisão a se tomar. Então, Manwë, descendo a Valmar, convocou o Círculo da Lei, e até Ulmo veio.
    Nessa reunião, os Valar decidiram atacar Utummo e capturar Melkor, para que os Filhos de Ilúvatar pudessem viver tranquilamente. Finalmente os portões de Utummo foram arrombados e Tulkas se apresentou para defender os Valar. Lutou com Melkor e o imobilizou com o rosto no chão.
    Reuniram-se então novamente os Valar num conselho, e ali os eles descidiram convocar os Quendi para morar sob a Luz das Árvores. Mas os elfos no início não estavam dispostos a dar ouvidos à convocação, pois até então somente haviam visto os Valar encolerizados, em guerra, com excessão apenas à Oromë.
    Oromë foi então enviado até eles para escolher embaixadores que se dispusessem a vir a Valinor falar em nome de seu povo. Eles foram Ingwë, Finwë e Elwë, que mais tarde se tornaram Reis. Quando chegaram lá, eles se espantaram com a beleza e glória das árvores e quando Oromë os levou de volta a Cuiviénen eles falaram a seu povo, aconselhando-os a obedecer à convocação dos Valar.
    Foi ai que ouve a primeira cisão dos Elfos pois familiares de Ingwë, e a maior parte dos familiares de Elwë e Finwë foram influenciados pelas palavras dos seus senhores e se dispuseram a partir. Esses foram conhecidos para sempre como os ELDAR, nome que Oromë deu aos elfos no início. Muitos não respeitaram a convocação e não quiseram ir. Esses são os Avari, os Relutantes.
    Na frente da caminhada vinham os seguidores e familiares de Ingwë, eles eram o VANYAR, os preferidos dos Valar, e aqueles que remanesceram até o fim em Valinor. Em seguida vinha os NOLDOR, o povo de Finwë. O grupo maior vinha no final, eles são chamados de TELERI, pois se demoraram no caminho. Dois senhores tinham eles, pois eram muito numerosos. Elwë Singollo e Olwë, seu irmão. Foram esses os 3 clãs de eldalië, que, tendo passado para o extremo oeste são chamados de CALAQUENDI, os elfos da luz.
    Mas houveram outros eldar que de fato partiram para a marcha mas se perderam ou desviaram ao longo do caminho. Esses eram na sua maioria do clã dos teleri. Ora os teleri habitaram por muito tempo a margem oriental do Anduin, com o desejo de ali permanecer, mas os vanyar e os noldor o atravessaram e Oromë os conduziu pelas passagens das montanhas. E quando Oromë já estava mais adiante os teleri contemplaram nos montes sombrios e sentiram medo. Ergueu-se então Lenwë do clã de Olwë e renegou a marcha, e muitos o seguiram, eles foram conhecidos como NANDOR.
    Quando chegaram no grande mar os Vanyar e Noldor esperaram pois Oromë foi a Valinor pedir ajuda. Enquanto isso, as hostes dos Teleri atravessavam as Montanhas e cruzavam as terras de Eriador, sempre com o incentivo de Elwë Singollo. No entanto no meio do caminho Elwë se perdeu e encontrou Melian, a Maia e se apaixonou. Ao segurar sua mão, um encanto caiu sobre ele e os dois ficaram na mesma posição durante anos.
    Assim o povo de Elwë o procurava e não o encontrava e Olwë assumiu o trono dos Teleri e partiu. Mas quando Ulmo chegou para ajudar na travessia dos Eldar os Teleri ainda estavam na terramédia, longe do mar e só ouviram o chamado de Ulmo quando já era tarde demais. Muitos ficaram para procurar Elwë mas muitos correram até a costa de Beleriand ao saberem que Finwë e Ingwë já haviam atravessado o mar. Passado muitos anos Ulmo deu ouvido as suplicas dos noldor. Ulmo então voltou a costa de Beleriand para buscar os Teleri, e muitos se mostraram com desejo de partir. Ossë acompanhou as hostes de Olwë e quando chegaram na baia de Eldamar ele as chamou. Todos imploraram a Ulmo para que suspendessem a viagem e ele os ouviu e mandou que Ossë fixasse a ilha no fundo do mar. A ilha de Tol Eressëa, onde os teleri viveram. E aqueles teleri que chegaram a Aman ficaram conhecidos como LINDAR, os Cantores, nome que os Teleri davam a si mesmo, mas apenas aqueles que terminaram a marcha para o extremo Oeste continuaram a ser chamados assim.
    Enquanto isso Elwë Singollo saiu do encanto, e com Melian montou um reino com aqueles dos Eldar que ficaram a sua procura e outros que não foram para Aman, e seu povo foi chamado de SINDAR, os elfos-cinzentos. Elwë foi chamado de Elu Thingol na língua daquela terra. Eles formaram o ultimo dos reinos dos Eldar.

    Os Eldar:

    Vanyar - Rei Ingwë
    Noldor - Rei Finwë
    Teleri - Rei Elwë mas Olwë liderava também uma grande hoste - (antes da divisão)
    - Os Teleri depois se dividiram entre:

    - Lindar - Rei Olwë (Teleri que chegaram a Aman)
    - Sindar - Rei Elwë Singollo(Elu Thingol)
    - Nandor - Rei Lenwë(Aos Nandor que moraram em Ossiriand foi dado o nome de Laiquendi)
     
  17. elpholegolas

    elpholegolas Usuário

    acjo que nosso caro colaborador ja disse tudo...mais eu realmente num qiuis ofender o seu "ego" afinal quem sou eu....
    outra coisa eu anum leio sobre elfos soh a tres dias.....sempre gostei dos mesmos mais numca me registrei a nenhum site....
    flw....desculpem c ofendi alguem....pq esse eh um site de ajuda cujo topico "diga AMIGO e emtre".....
     
  18. Imrahil de Dol Amroth

    Imrahil de Dol Amroth Encantador de Vagalumes

    Perfeita o desenvolvimento do Fingolfin!
    Elphlegolas, vc postou sua pergunta no local correto. E com certeza não feriu ninguém!
     
  19. Peregrino

    Peregrino Estrela de Valinor

    No máximo arranhou o orgulho de nosso colega Fallen Dior ¥, que provavelmente há anos estuda a obra de Tolkien ao dizer:
    Mas nada que ele não consiga dormir a noite :lol:
     
  20. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Toda essa celeuma por causa de uma chave. Quando a chave superior pega a "pontinha" da chave inferior ela inclui todo o conjuto que esta abrange e não somente o que está imediatamente embaixo daquela oras....
     

Compartilhar