1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ô duvidasinha cruel..

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Litzhel, 11 Ago 2002.

  1. Litzhel

    Litzhel Delirium

    Bom... eu estava a assistir o filme mais uma vez, quando reparei em uma coisa.. la no começo do filme, quando a Galadriel narra as coisas do Silmarillion e tal, aparece o Sauron guerreando na Ultima Aliança.. e ele usa o anel, mas nao está invisivel. Como ainda nao acabei de ler o RdR, consequentemente nao li a ultima parte do Silma, que fala dos aneis de poder e da 3ª era.. por isso nao sei dizer, o que me questino agora.

    Se o Um Anel, dava a quem usasse, a invisibilidade, porque entao quando Sauron estava usando-o, ele nao estava invisivel?
     
  2. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Oi, Litz! Você por aqui? Apareça sempre! :wink:

    O Anel de Sauron era o mais poderoso, pois ele havia colocado parte de sua própria essência nele(como nas fundações de Barad-Dûr); entretanto era o mais difícil de ser usado. Apenas os grandes sábios da Terra-Média poderiam, talvez, tentar controlá-lo. Mas ele sempre iria acabar corrompendo o usuário, mesmo se ele fosse um Maia, como Gandalf. Pessoas não tão "poderosas" como Frodo e Sam, são muito mais controladas pelo Anel do que o contrário. Simplesmentre carregá-lo já é um fardo, usá-lo é se tornar cada vez mais um escravo da vontade de seu mestre, Sauron.

    Aqueles que são capazes de controlar o poder do Anel, podem teoricamente, ficar invisíveis de acordo com sua vontade. Usá-lo e ficar invisível é sinal de que o usuário não sabe/consegue controlar o seu poder.
     
  3. Robin Oiro

    Robin Oiro Usuário

    Por isso que o Tom Bombadil não ficou invisível então?

    Ou o anel simplesmente não "funcionava" de nenhuma forma com ele?
     
  4. Turambar_theOld

    Turambar_theOld Usuário

    Olha eu naum sei muito bem disso mas pois naum terminei o Silma terminei agora o capitulo do Turim Turambar ( e carinha aarado) .......... e brotou um ideia na minha cabeça , bom como eu vou explicar ......... Quando uma pessoa fraca uza o anel ele os torna em espectros , e quando o anel e retirado quem o estava uzando volta a sua forma fisica, e o fato do Sauron ser um espectro ele presisa do anel para retornar a sua forma fisica e sem o anel ele e um mero espectro, mas com o anel ele tem forma fisica e enorme poder, isso também explica o fato dos Nazgul terem forma fisica, porque ( pelo oq eu entendo ) eles estaum mortos e saum espectros e sem o os seus aneis eles tambem seriam apenas espectros !!!
    ( bom eu naum estou dizendo que estou certo soh estou dizendo que esta eh uma possibilidade )

    Ps: Desculpem os erros hortograficos
     
  5. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Acho que você confundiu ser um "espectro" com estar invisível.
    Um espectro é um ser que perde sua forma física, se "esvaem", por assim dizer. Eles se tornam invisíveis a nós porque não têm mais um corpo.
    O que o Anel faz é tornar a pessoa visível nessa espécie de "outro plano", mas ela não se torna necessariamente um espectro, simplesmente passamos a não enxergá-la...

    Sauron não é um espectro, é um maia. Mas que dispersou muito do seu poder quando precisou contruir novos corpos para si, quando forjou o Anel... no Final da Terceira Era, seu poder era muito menor do que foi quando ele serviu a Morgoth ou mesmo na época da Última Aliança.
    Os Nazgûl sim são espectros e não possuem um corpo. Sem as roupas ou armaduras que usam, os homens e elfos apenas poderiam saber de sua presença pela aura de medo que carregam ao seu redor.
     
  6. Fosco Cachopardo

    Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

    "Gandalf não lhe disse q os aneis concedem poderes de acordo com a capacidade de cada um q os possui? Antes q vc pudesse usar esse poder, sentiria a necessidade de ficar mto mais forte, e treinar sua vontade em relação ao dominio dos outros" Galadriel disse isso a Frodo.
    Quer dizer, qto mais forte a pessoa for mais forte serão tbm os poderes concedidos pelo anel. Se alguem com capacidade suficiente para subjulgar a vontade do Anel, q é a vontade de Sauron, se apoderasse dele, este tomaria para si parte do poder do Senhor do Escuro.
    O Um Anel não é senão uma parte do poder de Sauron confinado em um objeto, ele não deu mais poder a Sauron qdo este o fez. Então, não exerceria efeito nenhum sobre ele (a não ser a capacidade de poder controlar os outros aneis). Não sei quais os poderes um Maia tem, mas se Sauron, antes de fazer o anel pudesse ficar invisivel, com o anel ele tbm poderia, mas não seria o anel q lhe daria esta habilidade.
     
  7. Litzhel

    Litzhel Delirium

    Bom.. quando eu coloquei essa discussao no forum, coloquei tambem lá na lista.. e eu recebi, creio eu, uma resposta melhor à do Maglor.. (nao que eu esteja descartando sua opniao... :wink:)

    Bom.. é essa:

    O Um não torna a pessoa invisível, mas coloca-a no
    mundo dos espíritos. Os outros, que não conseguem
    enxergar o mundo dos espíritos, não conseguem mais ver
    o portador do anel. Por isso Frodo ficava mais visível
    aos nazguls quando colocava os anéis, e os via melhor.
    É porque os nazguls também estavam no mundo dos
    espíritos.
    E Sauron, portanto, sendo um espírito com um fana,
    não tinha esse tipo de reação. Ele não ficava
    invisível porque já era um espírito, e já vivia no
    mundo dos espíritos. E seu fána, seu corpo, era como
    uma roupa que ele vestia (e que no final não podia
    mais tirar, nem torná-la agradável aos homens e
    elfos).


    alguém tem algo a completar?
     
  8. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Perfeita! A resposta da Ingrid lá na lista foi perfeita. Assim podemos até mesmo diferenciar o fána do hröa :)
     
  9. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Assim, então um nazgûl pelado é inofensivo? :roll: Pelo q vc falou, parece q eles só podem tocar nos seres vivos com a roupa, armadura ou armas. Por isso q eles só podem ser feridos com armas élficas?

    (meio off-topic, mas uma coisa leva a outra...)
     
  10. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    A maior arma dos Nazgûl é o medo. E quando eles não estão com suas vestes, o medo em volta deles se torna maior. É dito que quando os Nove saíram à procura do Bolseiro, o Rei-Bruxo não entrou no Condado pois eles poderiam ser descobertos devido à grande aura de medo que emanava dele. :P
     
  11. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Acho q os portadores do anel ficavam invisíveis como forma de tipo "alarme"....

    O cara pegou o anel do Sauron e colocou. Os Nazgul sao alertados. O cara desaparece pra q o anel nao possa ser encontrado por outra pessoa.. talvez seja isso....
     
  12. leoff

    leoff They will bend the knee or I will destroy them.

    Eu tenho uma pergunta capciosa: depois do Vau de Valfenda, comentando sobre Glorfindel, Gandalf diz a Frodo que os elfos (que viveram em Valinor) vivem ao mesmo tempo nos dois mundos: físico (Terra-média) e espiritual (Aman).

    Entao: será que elfos como Galadriel, Glorfíndel e Gildor conseguiriam ver Frodo ou Sam portando o anel, invisíveis? Ou por terem um hröa em vez de fána nao seriam capazes?
     
  13. Linda Sacola

    Linda Sacola Usuário

    Eu concordo com a teoria q o Um o transporta para o mundo espiritual e assim Frodo vê Glorfindel no plano espiritual no Vau, qdo está na tranzição dos dois planos (e no filme é como ele ve a Arwen, cheia de brilho e outras roupas). Mas falar q não os tornas invisivel tbm é um erro. aos olhos humanos eles se tronam invisiveis, sim.Pois se aqueles q não vem o mundo espiritual não os vem eles se tornam invisiveis. Claro q quem o usa está no plano espiritual.
     
  14. Sercelda

    Sercelda Usuário

    Na verdade Lina, ele não fica invisível. Ele projeta sombra, então não está invisível. O que acontece é que os humanos não conseguem enchergá-lo. Acho que alguns elfos, principalmente sindar e avari também não conseguiam ver, mas pessoas como Tom Bombadil, Gandalf (???) e outros seres pudessem pelo menos detectar a presença do ser. A pessoa que coloca o anel é transportado para o mundo dos espectros, mas ela ainda está ali. Tem ainda o corpo físico. Tanto é que Gollum fez aquilo nas Fendas da Perdicão (evitar spoiler :)).

    Não sei se deu para esclarecer, mas na verdade eu também tenho algumas dúvidas a repseito...
     
  15. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Na verdade, ele não estava com o anel nessa hora, mas se transformando em espectro por causa da Faca de Morgul (q tambem brilha qdo vista atraves do anel). Ele estava quase totalmente no plano espiritual, mas não por causa do anel.
     
  16. Elros Tar-Minyatur

    Elros Tar-Minyatur Active Member In Memoriam


    Meu caro, tudo relativo a Tom Bombadil é envolto em mistério. Apenas uma coisa é certa sobre Tom: ele era amarradaço na Fruta D'Ouro.

    Mas, sem viajar, não dá pra saber se Bombadil tinha a capacidade voluntária de não se submeter ao Anel ou se o Anel não tinha uma "área propícia" para trabalhar em Bombadil.
     
  17. Elros Tar-Minyatur

    Elros Tar-Minyatur Active Member In Memoriam

    O assunto, à primeira vista, pode parecer simples, mas não é.

    Sabemos que foi o próprio Sauron quem forjou o Um Anel e que grande parte de seu poder foi transmitido ao objeto. Disso pode-se subentender que Sauron tinha controle absoluto sobre o Um Anel, que era uma extensão de seus poderes. Então ele poderia ficar visível ou invisível à vontade.

    Os Grandes Sábios também eram detentores do conhecimento e do poder acerca dos Anéis, uma vez que em origem fundamental, seu conhecimento e o de Sauron tinham uma fonte comum: Ainur, principalmente Aulë e Melkor.

    Quanto aos humanos e aos hobbits, estes tinham um conhecimento dessas áreas infinitesimamente inferior ao dos noldor e de Sauron, a não ser por uns poucos númenorianos, o que pode levá-los a ser mais facilmente dominados pelo Anel.
     
  18. Elros Tar-Minyatur

    Elros Tar-Minyatur Active Member In Memoriam


    O mundo é um só, não existe um mundo físico e um mundo espiritual, mas uma coisa única. O que muda é a percepção deste mundo. Os Encarnados o vêem de um modo, os Desencarnados de outro (não sou espírita, e os termos Encarnado e Desencarnado que tô usando não tem nenhum cunho religioso, apenas exemplificativo).

    Os elfos que permaneceram na Terra-média após a Primeira Era, tinham uma forma de "maldição" que era ter seu Hröa consumido pelo seu Fëa enquanto permanecessem nas Terras de Cá. Entrtanto esse era um processo muito lento do ponto de vista mortal, mas era algo rápido para os primogênitos, e ainda mais rápido graças ao Sol. Os Três Anéis foram confeccionados com o objetivo principal de criar e manter "bolsões atemporais" ao redor de seus portadores, no intuito de fazer com que estes portadores e aqueles ao seu redor não sentissem a passagem de tempo de modo tão abrupto. Ou seja, não fossem pelos Três Anéis, os elfos relutantes em permanecer na Terra-média se tornariam "espectros" invariavelmente. E nesse estado eles eram mais suscetíveis a influências malignas (Melkor e Sauron).

    No caso dos mortais, aquele que portasse um Anel de Poder não morria, mas não se desenvolvia, porque o Tempo não passava pra ele. Isto era uma aberração, que no final resultaria num cansaço e num tormento horrendos, onde seu corpo sucumbiria e seu espírito ficaria livre, como um "espectro". Então, de modo similar, um Anel de Poder nas mãos de um mortal tinha basicamente o mesmo efeito que um elfo relutante sem Anel nenhum.

    Os elfos, especialmente aqueles que um dia estiveram em Aman, teoricamente possuem um conhecimento tal, que lhes permitia lidar com as percepções Encarnada e Desencarnada, pois estes dois "mundos" lhes eram naturais, pela própria natureza de seu espírito.

    Com os mortais acontecia diferente, pois além da diferente natureza dos espíritos, era-lhes inerente a interação com a percepção física do mundo. Com um Anel de Poder nas mãos, aqueles que foram ensinados, podiam controlar os poderes dos Anéis, mas, uma vez que Sauron teve poder sobre estes, invariavelmente, estes tornaram-se espectros.

    É o caso do Um Anel. Sauron era naturalmente um espírito, isto é, o natural para ele é a percepção espiritual, podendo ele interagir com os dois "mundos" se quisesse. Mas não era o que ocorria com os mortais que Portassem o Um Anel. A percepção destes era jogada pro plano espiritual e não poderia mais ser visto no plano físico pelos que não tivessem a habilidade para tal.

    É difícil falar o que aconteceria com um mortal de posse de um dos Três, já que não houve influência de Sauron nestes.
     
  19. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário


    Por isso eu prefiro o termo "Plano". 8)
     
  20. Linda Sacola

    Linda Sacola Usuário

    Eu sei disso, e não disse q era por causa do anel, :wink: só quiz dizer q ele estava no mesmo plano dos Nazgul, o espiritual, por estar se transformando em um deles e como Gandalf mesmo diz ele estava desaparecendo então é o mesmo efeito q tem qdo se coloca o anel a olhos humanos e outras raças tbm. E q qdo ele coloca o anel lá no valezinho no topo dos ventos ele se transporta para esse plano por isso q ve os Nazguls na sua verdadeira forma.
     

Compartilhar