• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Dragão Na Minha Garagem

Engethor

Son of Jango
O Dragão Na Minha Garagem
-- por Carl Sagan

"- Um dragão que cospe fogo pelas ventas vive na minha garagem.

Suponhamos que eu lhe faça seriamente essa afirmação. Com certeza você iria querer verificá-la, ver por si mesmo. São inumeráveis as histórias de dragões no decorrer dos séculos, mas não há evidências reais. Que oportunidade!

- Mostre-me – você diz. Eu o levo até a minha garagem. Você olha para dentro e vê uma escada de mão, latas de tinta vazias, um velho triciclo, mas nada de dragão.

- Onde está o dragão? – você pergunta

- Oh, está ali – respondo, acenando vagamente. – Esqueci de lhe dizer que é um dragão invisível.

Você propõe espalhar farinha no chão da garagem para tornar visíveis as pegadas do dragão

- Boa idéia – digo eu –, mas esse dragão flutua no ar.

Então, você quer usar um sensor infravermelho para detectar o fogo invisível.

- Boa idéia, mas o fogo invisível é também desprovido de calor.

Você quer borrifar o dragão com tinta para torná-lo visível.

- Boa idéia, só que é um dragão incorpóreo e a tinta não vai aderir.

E assim por diante. Eu me oponho a todo teste físico que você propõe com uma explicação especial de por que não vai funcionar.

Qual a diferença entre um dragão invisível, incorpóreo, flutuante, que cospe fogo atérmico, e um dragão inexistente? Se não há como refutar a minha afirmação, se nenhum experimento concebível vale contra ela, o que significa dizer que o meu dragão existe? A sua incapacidade de invalidar a minha hipótese não é absolutamente a mesma coisa que provar a veracidade dela. Alegações que não podem ser testadas, afirmações imunes a refutações não possuem caráter verídico, seja qual for o valor que possam ter por nos inspirar ou estimular nosso sentimento de admiração. O que eu estou pedindo a você é tão somente que, em face da ausência de evidências, acredite na minha palavra.

A única coisa que você realmente descobriu com a minha insistência de que há um dragão na minha garagem é que algo estranho está se passando na minha mente. Você se perguntaria, já que nenhum teste físico se aplica, o que me fez acreditar nisso. A possibilidade de que foi sonho ou alucinação passaria certamente pela sua cabeça. Mas, nesse caso, por que eu levo a história tão a sério? Talvez eu precise de ajuda.

Pelo menos, talvez eu tenha subestimado seriamente a falibilidade humana. Apesar de nenhum dos testes ter funcionado, imagine que você queira ser escrupulosamente liberal. Você não rejeita de imediato a noção de que há um dragão que cospe fogo na minha garagem. Apenas deixa idéia cozinhando em banho-maria. As evidências presentes são fortemente contrárias a ela, mas, se surgirem novos dados, você está pronto a examiná-los para ver se são convincentes. Decerto não é correto de minha parte ficar ofendido por não acreditarem em mim; ou criticá-lo por ser chato ou sem imaginação – só porque você apresentou o veredicto escocês de "não comprovado".

[...]

A única abordagem sensata é rejeitar em princípio a hipótese do dragão, manter-se receptivo a futuros dados físicos e perguntar-se qual poderia ser a razão para tantas pessoas aparentemente normais e sensatas partilharem a mesma ilusão estranha. "

Extraído do livro de Carl Sagan: "O Mundo Assombrado por Demônios - a ciência vista como uma vela no escuro" - Companhia das Letras
http://sites.uol.com.br/scm2000/dragao.html
(negrito por minha conta)

(Para quem quiser o trecho completo, no idioma original:
http://www.users.qwest.net/~jcosta3/article_dragon.htm )


--
Depois desse texto, dizer mais o quê? Nada do que eu escrever aqui vai fazer justiça às palavras acima.

Se o dragão não explica nada, não queima nada, não altera nada, não serve para nada, eu repito a pergunta de Sagan, "o que significa dizer que o meu dragão existe?"

Aquilo é que é ser mente aberta. Sugeriu-se de tudo para se ter uma evidência do dragão. Na ausência de evidências, a posição lógica é rejeitar a hipótese do dragão. Caso surjam novos dados, reavalia-se.

Ultimamente parece que há carência de "matadores" de dragões invisíveis...
 
Na verdade o cetiscismo, a crítica a dúvida são posições que podem ser bastante antipáticas. Num mundo onde é quase um crime ter uma postura não-tão-simpática e ir contra as carinhas sorridentes dos comercias de pasta de dente ou de energéticos de TV, muitas vezes abrimos mão da verdade em troca de empatia ou simpatia. Talvez o mundo esteja se tornando cada vez mais imaturo.

Imagine quantos não odeiam James Randi e o Fantástico só por terem realizaod um serviço à humanidade desmascarando um charlatão de marca maior e assumido como o Thomas Green Morton? Galileu quase foi queimado por basicamente os mesmos motivos.
 
realmente deriel existe uma falta de pessoas q estao aki para desmascarar as pessoas e quando estes existem ele esbarram em milhares de pessoas q preferem apenas acredita pq o moço tem uma carinha tao bunitinha q nao pode estar mentindo....

a figura do questionador virou uma especie de chato, as crianças na escola preferem ouvir besteira q questionar.....

eu acredito q o muindo esta chegando em uma encruzilhada ou as pessoas param de acreduitar em qualquer coisa q escutem ou o mundo vai viram uma gaiola das loucas....

abraços Dwarf
 
O Randi já tinha aparecido a uns dois anos no discovery. Ele e a fundação dele.

O mais engraçado é o site do TGM.... já passei mal de tanto rir ao ler a história dos "poderes" dele.

Mas daqui a pouco a globo coloca mais outros absurdos para as pessoas acreditarem. Nunca vou esquecer o destaque que ela deu a um globo repórter no qual dizia que as forças armadas russas possuiam alienígenas aprisionados. Eu era pequeno e podia ter sucumbido a esse absurdo.

Ou então os programas de fofoca que passam durante a tarde farão isso por ela.
 
Gente, eu concordo com o q vcs tao falando, de q tem muito charlatão por ai querendo aparecer inventando moda, fazendo com q as pessoas prefiram acreditar q o Fantastico é a realidade e q quem questiona isso nao um bando de chatos!
MAs dizer q o mundo esta rumando em direção a um untro de ignorantes é um pouco de exagero!

Isso q vcs reclamam hoje sempre exitiu, des de q o mundo é mundo sempre existiu aqueles q eram contra o avanço cientifico!
´Provavelmente na antiguidade quando o primeiro homem descobriu como cotrolar o fogo e encinar para os outros, muitos devem ter preferido acreditar q ele tinha poderes magicos ao fazer aquilo e nao q havia uma rasao para o q ele estava fazendo, ou entao chamaram ele de charlatão ou estar usando algum truque para enganar os oturos utilizando a "luz sagrada"!
Ta, eu to viajando, mas existe exemplos reais na historia de q sempre houveram pessoas para retardadar o avanço cientifico, e q preferiram acreditar nas ideias fantasiosas mais antigas do q nas com provas concretas!
o q temos hoje é aquilo q tivemos sempre!
Sempre vai haver gente como nos, q tenta divulgar as ideias cientificas e desmascarar os chalatões e sempre vao haver aqueles q querem a todo custo divulgar a fantasia e o sobrenatural!

Nao vamos fazer mais uma teoria de conspiração né? :mrgreen:
 
a figura do questionador virou uma especie de chato, as crianças na escola preferem ouvir besteira q questionar.....
meu irmão menor, minha prima, filho de qq pessoa, estão sendo educados a ouvir, abaixar a cabeça en concentir...
a geração q aprendeu a perguntar, "PQ? pq aquele Gen. Filho de uma P.uta ta na presidencia. fazendo o q bem entende, enquanto nós, o povo, naum temos quem queremos para nos representar la?!" eh a que criou esse sistema, ja que, quem ta por cima, naum quer descer... (opnião apenas)

quer ver um exemplo?! aula de matematica em qq sala do 2º grau
alguem tem duvida na parte x da matéria e o mlq pergunta, vem seguido um affffff geral.
Pq?! eh mais facil ficar queto, fingir q aprende... colar de quem pergunta e passar de ano, do q perguntar, aprender, e subir e comandar os imbecis q colam, naum aprendem. (opnião)

acredito eu (= acho q :o?: :o?: :o?: ) que eh isso
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo